Matheus Aredes
Mestre cervejeiro
About me
Matheus Aredes é formado em Administração de Empresas. Trabalhou por 13 anos como bancário. Começou então a fazer cerveja em casa.
Por amor ao hobby, escolheu sua nova profissão. Graduou-se mestre cervejeiro e mestre malteador pela VLB Berlim, escola na qual tem como professor ‘papa cervejeiro’ Wolfgang Kunze e Paul Kohlbach criador do Kohlbach Index e em cujo laboratório foram isoladas as cepas da Fermentis S-04 e S-23.
Trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose fermentada com bactérias láticas e adição de sementes de coentro e sal de cozinha.
Se formou Mestre em Estilos e Avaliação Sensorial pela Siebel Chicago/EUA. Também cursou Fermentação Avançada e Práticas de Laboratório na White Labs em San Diego/EUA.
Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.
Se tornou juiz pelo BJCP tendo experiência em julgamento e organização de concursos.
Trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP.
Foi professor do curso mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte. Lecionando Lúpulo e o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização).
Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e desenvolver projetos na área de lúpulo.
Recentemente iniciou o estudo para criar um novo Modelo de Cálculo de Amargor, que é uma fórmula matemática onde estima o amargor da cerveja. Devido à importância do projeto, já participou de congressos internacionais onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops), John Palmer (How to Brew), Charles Bamforth, John Mallett (livro Malte).
Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek.