Acordeonista, pianista, professor, compositor e maestro, Ricardo Pesce é professor e criador do Curso de Acordeon Popular no Centro Livre de Música (CLM) da Sec. de Cultura de São Bernardo do Campo (SP) desde 2018, onde por ele já passaram mais de 100 alunos presenciais. Nesta escola, Ricardo leciona para turmas de até 20 alunos e está fundando a primeira Orquestra Sanfônica de São Bernardo (2020). Foi professor substituto na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo).
Bacharel em Composição Popular pela Faculdade Santa Marcelina, Ricardo começou a tocar piano aos 5 anos, estudando do erudito aos ritmos populares e folclóricos brasileiros, norte americanos, sul americanos e europeus. Em 2001 começou a tocar acordeon, já fez oficinas com Gabriel Levy e Toninho Ferragutti. Baseado na sua experiência em piano e em composição, somada com sua vivência em diversos trabalhos musicais, com a influência de diversos estilos populares e eruditos, Ricardo desenvolveu seu próprio método de estudos no acordeon, o qual usa diariamente para seu desenvolvimento pessoal e também para ensinar seus tantos alunos, sempre de forma maleável e criativa.
Ricardo Pesce já tocou ao lado de Bibi Ferreira, Wagner Tiso, Theo de Barros, Antônio Nóbrega, entre outros. É integrante do trio de música argentina Jogando Tango (2009); do grupo de música instrumental autoral Araticum (2012); do trio de forró Trio Canjica (2016). Já tocou dos mais diversos estilos da música popular. Compõe e grava trilhas para filmes, peças de teatro e publicidade desde 2008. Músico/ator e co-criador da trilha sonora da peça “Um beijo em Franz Kafka” (2018), que recebeu dez indicações no Prêmio Cenym 2019, duas delas relacionadas à criação e execução da trilha sonora. Se apresentou no Festival Les Apéros Musique de Blesle (FRA, 2014), Festival Internacional de Tango de La Falda (ARG, 2011), no Festival da América do Sul de Corumbá (MS, 2010), participou do Festival de Sanfona de Limoeiro do Norte (CE, 2010) e foi premiado "Melhor Músico Acompanhador" no Festival de Música da Faculdade Santa Marcelina (SP, 2007).