Luciano Alves

Pianista, professor de piano e compositor

Olá, sou Luciano Alves (professor, pianista, tecladista, compositor e autor de métodos de música). Possuo sete CDs lançados mundialmente e cinco livros distribuídos no mercado brasileiro. Aproximadamente 70 faixas dos meus CDs estão disponíveis nos sites iTunes, Amazon, Raphsody etc. 

Sou um dos sócios fundadores da escola de música CTMLA - Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (Rio de Janeiro) a qual, desde 2003, engloba cursos de todos os instrumentos, canto, iniciação musical, produção e home studio. No  CTMLA, leciono piano (clássico e popular), teoria, harmonia e improvisação tendo já ministrado aulas para algumas centenas de alunos muitos dos quais estudam comigo há mais de 10 anos. Além disso, leciono por Skype para vários países desde 2012. 

Minhas metas 
1. Ajudar os iniciantes (ou iniciados) a progredirem com eficiência e rapidez no maravilhoso universo do estudo de piano.

2. Tornar os cursos de piano e teclados do CTMLA acessíveis aos estudantes de vários países. 

Minha metodologia de ensino foi idealizada tanto para os estudantes que querem tocar apenas por diversão quanto para aqueles que almejam uma carreira de músico profissional bem sucedido.

Toda experiência que adquiri ao longo de muitos anos atuando como músico e professor é aqui compartilhada, através de lições gradativas. Assim, os alunos absorvem sólidos fundamentos musicais e técnicos de forma que possam tocar com muita confiança e descontração. Afinal, tocar em casa ou para um grande público tem que ser sempre muito prazeroso.


Biografia resumida
Luciano iniciou estudos de piano clássico aos sete anos de idade. Aos 14 formou-se em teoria musical pela UFRJ e passou a atuar como pianista e diretor musical em peças teatrais enquanto que, simultaneamente, ministrava suas primeiras aulas de piano e formava seus primeiros conjuntos. Posteriormente, cursou piano erudito no CBM (Conservatório Brasileiro de Música) e percepção musical no Curso Preparatório da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira). 

Em 1976, ingressou no conjunto Os Mutantes, com o qual excursionou pelo Brasil e Itália, gravando o LP Mutantes ao Vivo. Com o grupo, morou em Milão durante o ano de 1977, onde produziu seus primeiros arranjos e participou de gravações com artistas italianos. De volta ao Brasil, passou a fazer direção musical e a tocar em shows com vários artistas da MPB no Brasil e no exterior, além de criar arranjos e reger orquestras para as gravadoras Warner, CBS, Polygram etc. Como músico de estúdio, gravou mais de 60 discos com renomados artistas da MPB.

Desde 1985 vem se apresentando individualmente ou com sua banda no Brasil e no exterior. Na área da música clássica, apresentou-se em concertos como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky.

Em 1991 realizou tournée na Dinamarca, divulgando seus discos e a música instrumental brasileira. Nesta ocasião, foi convidado para ministrar cursos sobre música brasileira e informática em diversas universidades dinamarquesas.

A partir de 2010, Luciano passou a apresentar-se em duo com a cantora Bettina Graziani, interpretando standards da MPB, jazz e blues com arranjos inéditos. 

Em 2013 foi lançado o CD Luciano Alves plays Chopin no qual interpreta 12 peças. Este CD foi gravado em Nova York, utilizando um piano Steinway D Centennial. No ano seguinte, gravou e filmou em Nova York, 12 vídeos com novas performances do CD Luciano Alves interpreta Ernesto Nazareth

  • Students
    247
  • Courses
    1
  • Reviews
    57