Gerenciamento de Projetos e Preparatório Certificação CAPM

Curso completo para a certificação CAPM e aceito pelo PMI como educação formal. Gerenciamento de projetos para todos!
4.4 (490 ratings) Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a
course's star rating by considering a number of different factors
such as the number of ratings, the age of ratings, and the
likelihood of fraudulent ratings.
5,969 students enrolled
Free
Start Learning Now
  • Lectures 75
  • Contents Video: 12.5 hours
    Other: 17 hours
  • Skill Level Intermediate Level
  • Languages Portuguese
  • Includes Lifetime access
    30 day money back guarantee!
    Available on iOS and Android
    Certificate of Completion
Wishlisted Wishlist

How taking a course works

Discover

Find online courses made by experts from around the world.

Learn

Take your courses with you and learn anywhere, anytime.

Master

Learn and practice real-world skills and achieve your goals.

About This Course

Published 8/2014 Portuguese

Course Description

Resumo: curso preparatório completo e gratuito, aceito pelo PMI® como educação formal, para a certificação CAPM®. Criado pelo professor Frederico Aranha e distribuído oficialmente pelo Site Campus - a sua escola de gestão na internet. Você pode obter seu certificado com horas de estudos pela plataforma EAD do Site Campus.

Este é um curso introdutório e que pavimenta o caminho para duas das certificações mais importantes do mercado de gerenciamento de projetos: CAPM® e PMP®. O curso apresenta os elementos fundamentais do gerenciamento de projetos, o PMI® - Project Management Institute - e também o guia PMBoK® - Project Management Body of Knowledge. Afinal de contas, o que é um projeto e o que faz o gerente de projetos? Esta é apenas uma das questões que buscamos responder com este curso. Talvez mais importante do que isso, você está pronto para entrar no mundo do gerenciamento de projetos?

Entenda como as estruturas organizacionais impactam a gestão de projetos. Você sabe o que é uma parte interessada? Entenda como as partes interessadas devem ser tratadas em um projeto e porque é tão importante tê-las junto do trabalho de planejamento para que as mudanças necessárias sejam feitas a um custo menor antes de o produto em si estar em desenvolvimento. Independente de como você optar por gerir seus projetos, com certeza este curso vai lhe ajudar a construir uma visão holística a respeito da área.

Integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições, partes interessadas. Áreas do conhecimento que compõe o elemento central do guia de gerenciamento de projetos PMBoK®, principal fonte utilizada na construção deste curso. Descubra os cinco grupos de processo que irão lhe ajudar a estruturar melhor seus projetos, o ciclo de vida dos projetos e como aplicar a lógica da elaboração progressiva versus a elaboração preditiva.

Embora possa ser utilizado como primeiro passo para a certificação PMP®, este curso aborda com mais ênfase a certificação CAPM®. Para ser um PMP® é preciso experiência e isso não se pode ensinar. A certificação CAPM® é voltada para profissionais que atuam em equipes de projetos, não como gerentes, mas como parte da equipe de suporte ao trabalho de gestão. Você está pronto para começar?

E não se esqueça: você pode fazer este curso online pela plataforma EAD do Site Campus, onde poderá gerar seu certificado de conclusão de curso com horas, que é válido para realização do exame CAPM®. Site Campus é o distribuidor dos cursos do professor Frederico Aranha. Site Campus - a sua escola de gestão na internet.

What are the requirements?

  • Ter vontade de aprender
  • Alguma experiência com gerenciamento de projetos
  • Noções de administração de empresas

What am I going to get from this course?

  • Preparar o aluno para a certificação CAPM
  • Iniciar os alunos no gerenciamento de projetos
  • Apresentar o PMI
  • Apresentar o PMBoK
  • Ensinar estruturas organizacionais
  • O papel do gerente de projetos
  • Influências organizacionais
  • Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos

What is the target audience?

  • Profissionais de gerenciamento de projetos
  • Equipes de gerenciamento de projetos
  • Estudantes

What you get with this course?

Not for you? No problem.
30 day money back guarantee.

Forever yours.
Lifetime access.

Learn on the go.
Desktop, iOS and Android.

Get rewarded.
Certificate of completion.

Curriculum

Section 1: Apresentação Geral
17:32

Nesta primeira aula será apresentado o funcionamento do Curso Preparatório da Certificação CAPM®, sua divisão em módulos de: Apresentação, Influências Organizacionais, Processos de Gerenciamento de Projeto e um módulo para cada uma das 10 Áreas do Conhecimento do Guia PMBoK®. Ao fim do curso há um módulo destinado à prova final, o módulo de encerramento e por fim, o módulo contendo o material completo do curso em slides.

Os objetivos do curso são preparar os alunos para trabalhar com melhores práticas de gestão de projetos, preparar os alunos para a prova de Certificação CAPM® do PMI®, e contribuir para o desenvolvimento do mercado brasileiro.

Será apresentado o papel do gerente de projetos, suas responsabilidades, habilidades e funções dentro do projeto, além da apresentação das atividades como a elaboração do Termo de Abertura do Projeto, o desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Projeto, desenvolver o cronograma, o Plano de liberação dos Recursos Humanos, recolher Lições Aprendidas, identificação e planejamento de resposta aos riscos, elaboração e estruturação do Plano de Comunicações entre outros.

17:26

Nesta segunda aula será apresentado: o PMI® (Project Management Institute), sua origem, seu trabalho na área de gerenciamento de projetos; o PMBoK® (Project Management Body of Knowledge), principal instrumento de comunicação para com seus membros e com a comunidade em geral, como sendo um guia com a reunião do conhecimento em gerenciamento de projetos e boas práticas; os benefícios do profissional, com ou sem experiência, de filiar-se ao PMI®, como a oportunidade de trabalhos voluntários em GP e o networking; e será também apresentado as outras certificações oferecidas pelo PMI® como o PMP®, PgMP®, PMI-ACP® e outras.

9 questions

Testes relacionados a primeira aula do curso.

14:20

Nesta aula será apresentado em detalhes a certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management), destinada aos profissionais que trabalham em equipes de gerenciamento de projetos. Será tratado do reconhecimento oferecido aos profissionais que estão iniciando a carreira em gerenciamento de projetos, e membros de equipes que desejem demonstrar conhecimento, bem como a aplicação dos conhecimentos nas práticas do dia a dia.

Será tratado sobre os requisitos para candidatar-se à certificação, como a escolaridade nível médio, a experiência em projetos (1500 horas) ou educação em gestão (23 horas). Também será apresentado o passo a passo para a inscrição (envio, revisão, pagamento, auditoria, elegibilidade e aprovação!)

Por fim será abordado os detalhes do exame, a quantidade de questões do exame por capítulos do PMBoK® e quantidade estimada para a aprovação.

13 questions

Testes relacionados a segunda aula do curso.

28 pages

Slides apresentados no módulo 1 do preparatório CAPM.

Section 2: Influências Organizacionais
19:58

Nesta aula será tratado sobre as Influências Organizacionais, começando sobre a definição de projeto, sua temporalidade, seu objetivo e a definição conforme o PMBoK®. Será feito também a relação através de exemplos com a distinção entre projeto e serviço.

Posteriormente serão apresentados os Grupos de Processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento), as áreas de conhecimento, e a definição de gerenciamento de projetos.

As restrições conflitantes é outro assunto relevante abordado na aula e que trata das áreas de conhecimento que influenciam no sucesso do projeto. Por fim, trata das partes interessadas, uma área nova da 5ª edição do PMBoK®, sua definição e influências no projeto, e concluindo sobre o ciclo de vida dos projetos.

Pratique com testes!
16 questions
10:22

Nesta aula será tratado as fases de um projeto, que podem se sobrepor e podem ser divididas conforme a necessidade do projeto em questão, e a elaboração progressiva, onde as fases podem se repetir.

Será tratado sobre os portfólios, projetos agrupados para melhor gerenciamento estratégico da empresa, e programas, projetos que compartilham objetivos e até recursos em comum.

Também será tratado sobre o escritório de projetos, o PMO (Project Management Office), onde são organizados os recursos do projeto, padrões e equipes dos projetos.

Por fim, será apresentado o papel do gerente de projetos e as influências e estruturas organizacionais (funcional, matricial, projetizadas) das empresas, refletindo na maturidade em Gerenciamento de Projetos.

08:38

Nesta aula de continuação será tratado mais a fundo sobre as estruturas organizacionais das empresas (funcional, matricial fraca, matricial balanceada, matricial forte, projetizada e composta). O papel do gerente de projeto em cada uma delas, sua autoridade, responsabilidade, as vantagens e desvantagens de cada uma para o gerenciamento do projeto.

Pratique com testes!
13 questions
27 pages

Slides apresentados no módulo 2 do preparatório CAPM.

Section 3: Processos de Gerenciamento de Projetos
04:47

Nesta aula você acompanhará Frederico Aranha enquanto ele explora conceitualmente e por exemplos o que é um processo. Faz uma distinção entre os processos do projeto (definição de atividades, estimativa de custos, identificação de riscos...) e processos e produto (produção, suporte, análise de requisitos...)

08:15

Nesta aula você acompanhará Frederico Aranha enquanto ele explora os processos de gerenciamento de projetos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento) apresentados no PMBoK® 5ª Edição. Distribuídos entre áreas de conhecimento, os processos são apresentados de forma superficial para colaborar na construção de uma visão geral sobre o gerenciamento de projetos, suas interações, a elaboração progressiva, os grupos de processos versus as fases do projeto e os limites do projeto . O curso, posteriormente, oferece aulas explorando cada um dos processos em detalhe.

Pratique com testes!
13 questions
11:58

Nessa aula será abordada uma visão geral dos grupos de processos de iniciação e planejamento. Será apresentado as tratativas antes da iniciação do projeto, as principais atividades deste grupo de projeto inicial, e seus dois processos por área de conhecimento. Com relação ao grupo de processo planejamento será apresentado sua característica iterativa e incremental, as principais atividades de planejamento, e de forma superficial os 24 processos por área de conhecimento.

Pratique com testes!
14 questions
12:13

Nessa aula será abordada uma visão geral dos grupos de processos de execução, monitoramento/controle e encerramento. Será apresentado as principais atividades da execução, e superficialmente seus oito processos por área de conhecimento. Com relação ao grupo de processos monitoramento e controle será apresentado sua importância para o projeto, as principais atividades de monitoramento e controle, e de forma superficial os onze processos por área de conhecimento. Sobre o encerramento será apresentado as principais atividades finais do projeto e de forma superficial os dois processos de encerramento por área de conhecimento.

13 questions

Testes referentes a sétima aula deste curso.

17:08

Encerramento do terceiro módulo. Apresentando um pouco de cada área de conhecimento resumidamente, para você imergir depois detalhadamente em casa área. Nesta aula será apresentado superficialmente cada uma das dez Áreas de Conhecimento do PMBoK® (Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições, e Partes Interessadas), e apresentado cada um dos 47 processos em seus respectivos Grupos de Processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento).

11 questions

Testes sobre a oitava aula do curso.

45 pages

Slides apresentados no módulo 3 do preparatório CAPM.

Section 4: Gerenciamento da Integração
19:48

Neste módulo você irá conhecer a Área de Conhecimento Integração, sua importância para o projeto e a relação com outras áreas de conhecimento. Também será possível identificar, através de uma visão geral, os 6 processos de gerenciamento da integração. Como principal conteúdo desta aula 15 será tratado o primeiro processo do Gerenciamento da Integração, enquadrado pelo Grupo de Processos Iniciação, que é o Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto, processo que formalmente autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente de projetos a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: a Especificação do Trabalho do Projeto – ETP, bussiness case, acordos...; suas ferramentas e técnicas; e por fim sua saída principal, o próprio Termo de Abertura do Projeto, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre o Termo de Abertura.

09:24

Nesta aula 16 será tratado um dos principais processos do GP que é Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. É um processo do Grupo de Processos Planejamento e que permite definir, preparar, coordenar todos os planos auxiliares (de outras áreas de conhecimento) e integrá-los a um plano de gerenciamento de projeto abrangente. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: o Termo de Abertura do Projeto (desenvolvido no processo da aula 15), saída de outros processos (linhas de base geradas nos demais processos de planejamento, plano de configurações e plano de gerenciamento de mudanças) e outras entradas; suas ferramentas e técnicas (opinião especializada, brainstorming e outras); e por fim sua saída principal, o próprio Plano de Gerenciamento do Projeto, com suas linhas de base de outros processos, seus planos de gerenciamento, fases do projeto, e outros documentos, tudo de acordo com o PMBoK.

5 questions

Testes sobre o Plano de Gerenciamento do Projeto

14:03

Nesta aula 17 será tratado o processo do Grupo de Processos Execução que é Orientar e Gerenciar o trabalho do projeto, processo este que permite a liderança e realização do trabalho definido no Plano de Gerenciamento do Projeto, definido na aula anterior, e de implementação das mudanças aprovadas para atingir os objetivos planejados. O principal benefício dele é o fornecimento do gerenciamento geral do trabalho do projeto. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: o Plano de Gerenciamento do Projeto (desenvolvido no processo da aula 15), as solicitações de mudanças aprovadas (saída do processo de Realizar o Controle Integrado de Mudança, assunto da aula 19) e outras entradas; suas ferramentas e técnicas (opinião especializada, sistema de informações do gerenciamento de projetos, reuniões – técnica principal - e outras); e por fim suas saídas: as entregas (o produto, resultado ou capacidade singular e verificável para realizar um serviço cuja execução é exigida para concluir um processo, fase ou projeto, planejado no escopo e que serão objeto de estudo do próximo módulo), os dados de desempenho do trabalho (dados e medições em estado bruto que serão transformados em relatórios) e atualizações do Plano de Gerenciamento do projeto e outros documentos do projeto, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre a orientação do trabalho do projeto.

12:21

Nesta aula será tratado o primeiro processo de dois do Grupo de Processos Monitoramento e Controle na Área de Conhecimento Integração, que é Monitorar e controlar o trabalho do projeto, o qual permite o acompanhamento, análise e registro do progresso para atender os objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento de projetos. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: o plano de gerenciamento do projeto (aula 16), previsões de cronograma (módulo 6) e custos (módulo 7), mudanças validadas (assunto da aula 19), informações sobre o desempenho do trabalho e outros; suas ferramentas e técnicas: opinião especializada, técnicas analíticas e outros; e por fim suas saídas: solicitações de mudança, relatórios de desempenho de trabalho e atualizações do Plano de Gerenciamento do projeto e outros documentos do projeto, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre monitoramento e controle do trabalho do projeto.

12:33

Nesta aula será tratado o segundo processo do Grupo de Processos Monitoramento e Controle na Área de Conhecimento Integração, que é realizar o controle integrado de mudanças, processo que permite revisar todas as solicitações de mudança, aprovar as mudanças e gerenciar as mudanças sendo feitas nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, e comunicar a disposição dos mesmos. O controle integrado de mudanças evita riscos do projeto decorrentes de mudanças não avaliadas. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: o plano de gerenciamento do projeto (aula 16), relatórios de desempenho do trabalho, solicitações de mudanças e outros; suas ferramentas e técnicas: opinião especializada, reuniões e ferramentas de controle de mudanças; e por fim suas saídas: solicitações de mudança aprovadas, registro de mudanças e atualizações do Plano de Gerenciamento do projeto e outros documentos do projeto, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre realizar o controle integrado de mudanças.

08:46

Nesta aula 20 será tratado o processo Encerrar o Projeto ou Fase do Grupo de Processos Encerramento que permite a finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto para encerrar formalmente o projeto ou a fase. O principal benefício deste processo é o fornecimento de lições aprendidas, o encerramento formal do trabalho do projeto e a liberação dos recursos organizacionais para utilização em novos empreendimentos. É nesse processo que o GP revisa todas as informações prévias dos encerramentos de fases anteriores, assegurando que o projeto alcançou seus objetivos. Será tratado detalhadamente todas a suas entradas: o plano de gerenciamento do projeto (aula 16), entregas aceitas e ativos de processos organizacionais; suas ferramentas e técnicas: opinião especializada, técnicas analíticas e reuniões; e por fim suas saídas: a transição do produto, serviço ou resultado final e atualizações nos ativos de processos organizacionais, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre o encerramento da fase ou projeto.

36 pages

Slides apresentados no módulo 4 do preparatório CAPM.

Section 5: Gerenciamento do Escopo
17:13

Neste módulo você irá conhecer a área de conhecimento gerenciamento do escopo do projeto, os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Também será possível identificar, através de uma visão geral, os seis processos de gerenciamento do escopo do projeto. Planejar o gerenciamento do escopo será o primeiro processo a ser desenvolvido neste módulo, este tem como principal objetivo criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado. Serão tratadas detalhadamente todas suas entradas (Plano de gerenciamento do projeto, Termo de Abertura do Projeto...), suas ferramentas e técnicas, e por fim suas saídas, que são os Planos de gerenciamento do escopo e dos requisitos, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Questões sobre o planejamento do escopo.

15:13

Nesta aula falaremos sobre Coletar os requisitos, este processo é responsável por determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas afim de atender aos objetivos do projeto. Serão tradas detalhadamente as entradas (Planos de gerenciamento do escopo, requisitos, partes interessadas...), suas ferramentas e técnicas, e por fim suas saídas, que são a Documentação dos requisitos e Matriz de rastreabilidade dos requisitos, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Questões sobre a coleta dos requisitos.

13:39

Nesta aula será apresentado o processo Definir o Escopo, este é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício desse processo é que ele descreve os limites do projeto, serviços ou resultados ao definir quais dos requisitos coletados serão incluídos e quais serão excluídos do escopo do projeto. Suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas (Especificação do escopo do projeto e Atualizações nos documentos do projeto) serão detalhadamente explicadas, com base no PMBoK®.

5 questions

Questões sobre a a definição do escopo.

15:11

Nesta aula será apresentado o processo Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), este é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue. Suas entradas (Especificação do escopo do projeto, Documentação dos requisitos...), ferramentas e técnicas e saídas (Linha de base do escopo e Atualizações nos documentos do projeto) serão detalhadamente explicadas, com base no PMBoK.

5 questions

Questões sobre a criação da EAP.

09:54

Entrando no grupo de processos de Monitoramento e Controle, nesta aula estudaremos o processo Validar o escopo. Este processo tem como objetivo formalizar a aceitação das entregas concluídas do projeto. O principal benefício deste processo é que ele proporciona objetividade ao processo de aceitação e aumenta probabilidade da aceitação final do produto, serviço ou resultado, através da validação de cada entrega. Serão tratadas detalhadamente suas entradas (Matriz de rastreabilidade dos requisitos, entregas verificadas...), ferramentas e técnicas e, por fim suas saídas que são as Entregas aceitas, Solicitações de mudança, Informações sobre o desempenho do trabalho e Atualizações nos documentos do projeto, com base no PMBoK®.

5 questions

Questões sobre a validação do escopo.

07:54

Finalizando os processos da área de conhecimento gerenciamento do escopo, nesta aula desenvolveremos o processo Controlar o escopo. Este é o processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e do escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo. O principal benefício deste processo é permitir que a linha de base do escopo seja mantida ao longo de todo o projeto. Serão tratadas detalhadamente suas entradas, ferramentas e técnicas e, por fim suas saídas, que são as Informações sobre o desempenho do trabalho, Solicitações de mudança, Atualizações no plano de gerenciamento do projeto, Atualizações nos documentos do projeto e Atualizações nos ativos de processos organizacionais, sempre de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Questões sobre o controle do escopo.

42 pages

Slides apresentados no módulo 5 do preparatório CAPM.

Section 6: Gerenciamento do Tempo
15:36

Nesta aula veremos que planejar o gerenciamento do tempo é o processo que visa estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto. Seu principal benefício é o fornecimento de orientação e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado ao longo de todo o projeto. O plano de gerenciamento do cronograma pode ser formal ou informal, altamente detalhado ou generalizado, baseado nas necessidades do projeto, e inclui os limites de controle apropriados. Nesse processo são estabelecidas a linha de base do escopo, que inclui a especificação do escopo do projeto e os detalhes da estrutura analítica do projeto (EAP) usados para a definição das atividades, a estimativa de duração e o gerenciamento do cronograma; e outras informações que podem influenciar na elaboração do cronograma.

5 questions

Questões sobre o planejamento do tempo.

06:55

Depois de planejado o cronograma e criado sua EAP, você precisa definir as atividades do seu projeto. A melhor forma de fazer isso é ir em cada pacote de trabalho e detalhar ali as atividades para realizar aquela entrega macro. Veremos que definir as atividades é o processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto, onde ocorre a divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base para estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos do projeto.

5 questions

Questões sobre a definição das atividades.

11:02

Sequenciar as atividades é o processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. Seu principal benefício é definir a sequência lógica do trabalho a fim de obter o mais alto nível de eficiência em face de todas as restrições do projeto.

5 questions

Questões sobre o sequenciamento das atividades.

09:00

Estimar os recursos das atividades é o processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. O principal benefício deste processo é identificar o tipo, quantidade e características dos recursos exigidos para concluir a atividade, permitindo estimativas de custos e de duração mais exatas.

5 questions

Questões sobre a estimativa dos recursos das atividades.

14:00

Estimar as durações das atividades é o processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com os recursos estimados. O principal benefício deste processo é fornecer a quantidade de tempo necessária para concluir cada atividade, o que é uma entrada muito importante no processo Desenvolver o cronograma.

5 questions

Questões sobre a estimativa da duração das atividades.

19:58

Desenvolver o cronograma é o processo de análise de sequências das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o modelo do cronograma do projeto. O principal benefício deste processo é que a inserção das atividades do cronograma, suas durações, recursos, disponibilidades de recursos e relacionamentos lógicos na ferramenta de elaboração do cronograma gera um modelo de cronograma com datas planejadas para a conclusão das atividades do projeto.

5 questions

Questões sobre o desenvolvimento do cronograma.

11:18

Controlar o cronograma é o processo de monitoramento do andamento das atividades do projeto para atualização no seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma para realizar o planejado. O principal benefício deste processo é fornecer os meios de se reconhecer o desvio do planejado e tomar medidas corretivas e preventivas, minimizando assim o risco.

5 questions

Questões sobre o controle do cronograma.

46 pages

Slides apresentados no módulo 6 do preparatório CAPM.

Section 7: Gerenciamento dos Custos
15:09

Neste módulo você irá conhecer a Área de Conhecimento de Custos, sua terminologia geral (TCO, custos do projeto, operação, alternativas, “afundados”, depreciação, ROM,Top Down, e Bottom Up). Também será possível identificar, através de uma visão geral, os 4 processos de gerenciamento dos custos. Como principal conteúdo desta aula será tratado o primeiro processo do Gerenciamento dos Custos, enquadrado pelo Grupo de Processos Planejamento, que é o Planejar o Gerenciamento dos Custos, processo que estabelece as políticas, procedimentos e a documentação para planejamento, gestão, despesas e controle dos custos do projeto. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: o Plano de Gerenciamento do Projeto, o Termo de Abertura do Projeto e outros.; suas ferramentas e técnicas; e por fim sua saída principal, o próprio Plano de Gerenciamento de Custos, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre o planejamento dos custos.

17:40

Nesta aula será tratado um dos principais processos do GP que é Estimar os Custos. É um processo do Grupo de Processos Planejamento e que permite desenvolver uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: O Plano de Gerenciamento de Custos, dos Recursos Humanos, a Linha de Base do Escopo, Cronograma do Projeto, Registro de Riscos e outras entradas; suas diversas ferramentas e técnicas: as estimativas (análoga, paramétrica, “bottom-up”, três pontos), análise de reservas, custo da qualidade (CDQ), software de gerenciamento de projetos e outras; e por fim suas saídas como as estimativas de custos das atividades, base das estimativas e atualizações de documentos do projeto, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre as estimativas de custos.

12:17

Nesta aula 39 será tratado o processo de Determinar o Orçamento, outro do Grupo de Processos Planejamento e que permite a agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: O Plano de Gerenciamento de Custos, a Linha de Base do Escopo, Estimativas dos Custos das atividades (assunto da aula 38), Cronograma e calendário do Projeto, Registro de Riscos e outras entradas; suas diversas ferramentas e técnicas: agregação de custos, análise de reservas, opinião especializada, relações históricas e reconciliação dos limites de recursos financeiros; e por fim suas saídas como a linha de base dos custos e os requisitos de recursos financeiros do projeto, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre o orçamento.

15:00

Nesta aula será tratado o processo de Controlar os Custos, processo este do Grupo de Processos Monitoramento e Controle e que permite o monitoramento do progresso do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: O Plano de Gerenciamento do Projeto, requisitos de recursos financeiros do projeto, dados de desempenho do trabalho...; suas diversas ferramentas e técnicas: gerenciamento do valor agregado (GVA), previsão, Índice de desempenho para término (IDT), análise de desempenho, software de gerenciamento de projetos e análise de reserva; e por fim suas saídas como as informações sobre o desempenho do trabalho, previsões de custos, solicitações de mudança, atualizações de plano, documentos e ativos, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre o controle dos custos.

53 pages

Slides apresentados no módulo 7 do preparatório CAPM.

Section 8: Gerenciamento da Qualidade
19:58

Nesta aula serão abordados os principais aspectos da área de conhecimento de Gerenciamento da Qualidade, bem como estaremos descrevendo o processo de Planejar o Gerenciamento da Qualidade.

Serão abordados de uma forma geral todos os processos e atividades desta área de conhecimento, bem como será visto que a mesma se refere à determinação de políticas de qualidade, objetivos e responsabilidades visando a satisfação das necessidades do projeto. Veremos ainda de que forma o gerenciamento da qualidade pode colaborar no projeto para que os requisitos sejam atingidos da mesma forma com que foram planejados e ainda como aplicar atividades de melhoria do processo continuo visando garantir que tais requisitos do projeto e do produto sejam alcançados e validados.

O gerente do projeto, juntamente com a equipe do projeto possuem a responsabilidade de garantir com que as entregas sejam efetuadas em níveis requeridos de qualidade e grau, visando cumprir o planejado. Durante a aula é descrito como tais responsabilidades são distribuídas e ainda como se chegar a tais níveis de precisão.

Esta área de conhecimento visa ser compatível com os padrões internacionais já conhecidos de qualidade (ISO). Para tal são oferecidos processos e ferramentas que visam diminuir a possível variação diante o que foi planejado e entregar resultados de acordos com os requisitos definidos.

Será abordado também o primeiro processo desta área de conhecimento, que se trata de Planejar o Gerenciamento da Qualidade e consistem na documentação de como o projeto deverá ser seguido de forma que mantenha níveis elevados nos padrões de qualidade dos requisitos, para isso serão fornecidas instruções e orientações acerca de como a qualidade deve ser gerenciada e validada ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.

5 questions

Testes sobre a área de qualidade.

13:48

Nesta aula será abordado o processo Realizar a Garantia da Qualidade, que se trata do processo que descreve como será realizada a auditoria de requisitos de qualidade e dos resultados inerentes de medições de controle de qualidade garantindo o uso de padrões aceitáveis de qualidade. A aplicação deste processo colabora para a facilitação do aprimoramento e utilização dos processos de qualidade.

Veremos nesta aula como de garantia da qualidade contribui para que futuras saídas ou que estão em curso sejam realizadas de forma eficaz e ainda como o departamento de garantia da qualidade utiliza-se deste processo para supervisionar as atividades e entregas.

Este processo também é responsável pela melhoria continua na qualidade de todos os processos utilizados. A melhoria continua ajudará a eliminar ou mitigar possíveis desperdícios e atividades que não agregam valor ao projeto.

O processo Realizar a Garantia da Qualidade possui ferramentas muito importantes, tais como Ferramentas de Gerenciamento da Qualidade, Auditorias de Qualidade entre outras. Como possíveis saídas deste processo temos Solicitações de Mudanças e atualizações em diversos documentos e planos do projeto.

5 questions

Testes sobre o processo realizar a garantia da qualidade.

11:36

Nesta aula será abordado o processo Controlar a Qualidade, que se trata do processo que descreve será feito o Monitoramento e registro de resultados inerentes da execução de atividades de qualidade do projeto que avaliam o desempenho e recomendam possíveis mudanças necessárias.

Ainda nesta aula, veremos como o processo de controle da qualidade pode ser aplicado visando eliminar ou recomendar medidas visando a resolução de problemas inerentes da baixa qualidade de processos ou produtos do projeto.

Veremos como são utilizados diversos conjuntos de técnicas e tarefas operacionais com o intuito de verificar se saídas entregues estão cumprindo os requisitos planejados .

5 questions

Testes sobre o processo controlar a qualidade.

25 pages

Slides apresentados no módulo 8 do preparatório CAPM.

Section 9: Gerenciamento dos Recursos Humanos
18:17

Planejar o gerenciamento dos recursos humanos é o processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento de pessoal. É usado para determinar e identificar recursos humanos com as habilidades necessárias para o sucesso do projeto. O plano de gerenciamento dos recursos humanos descreve como os papéis e responsabilidades, a estrutura hierárquica e o gerenciamento do pessoal serão abordados e estruturados dentro de um projeto. Ele também contém o plano de gerenciamento do pessoal incluindo cronogramas para a mobilização e liberação de pessoal, identificação das necessidades de treinamento, estratégias para construção da equipe, planos para programas de reconhecimento e recompensas, estratégias para a mobilização e liberação de pessoal, planos para programas de reconhecimento e recompensas, considerações sobre conformidade, questões de segurança e o impacto do plano de gerenciamento de pessoal sobre a organização. O principal benefício desse processo é o estabelecimento dos papéis, responsabilidades e organogramas do projeto, além do plano de gerenciamento de pessoal, incluindo o cronograma para mobilização e liberação de pessoal.

5 questions

Testes sobre a área de RH.

07:45

Mobilizar a equipe do projeto é o processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para terminar as atividades do projeto. A equipe de gerenciamento do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe devido a acordos de negociação coletiva, uso de pessoal subcontratado, ambiente de projeto em estrutura matricial, relações hierárquicas internas ou externas, ou diversas outras razões. O gerente de projetos ou a equipe de gerenciamento de projetos deverá considerar o impacto de qualquer indisponibilidade de recursos humanos necessários no cronograma, no orçamento, nos riscos, na qualidade, nos planos de treinamento, e nos outros planos de gerenciamento do projeto. O principal benefício desse processo consiste em esboçar e orientar a seleção da equipe e designar responsabilidades, a fim de se obter uma equipe de sucesso.

5 questions

Testes sobre o processo mobilizar os recursos humanos.

13:31

Desenvolver a equipe do projeto é o processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Os gerentes de projetos devem adquirir habilidades para identificar, construir, manter, motivar, liderar e inspirar as equipes de projetos a alcançar um alto desempenho de equipe e cumprir os objetivos do projeto. O trabalho em equipe é um fator essencial para o êxito do projeto, e desenvolver equipes de projetos eficazes é uma das responsabilidades primárias do gerente de projetos. Além disso, os gerentes de projetos devem criar um ambiente que facilite o trabalho em equipe; motivar a equipe continuamente proporcionando desafios e oportunidades, oferecendo feedback e apoio conforme necessário, e reconhecendo e recompensando o bom desempenho. O principal benefício deste processo é que ele resulta no trabalho de equipe melhorado, habilidades interpessoais e competências aprimoradas, empregados motivados, taxas reduzidas de rotatividade de pessoal, e numa melhoria do desempenho do projeto.

5 questions

Testes sobre o processo desenvolver a equipe do projeto.

09:23

Gerenciar a equipe do projeto é o processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. Requer diversas habilidades de gerenciamento para estimular o trabalho em equipe e integrar os esforços dos membros da equipe para criar equipes de alto desempenho; e envolve uma combinação de habilidades, com ênfase especial em comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação e liderança. Os gerentes de projetos devem fornecer tarefas desafiadoras para os membros da equipe e reconhecimento pelo alto desempenho. O principal benefício deste processo é que ele influencia o comportamento da equipe, gerencia conflitos, soluciona problemas, e avalia o desempenho dos membros da equipe.

5 questions

Testes sobre o processo gerenciar a equipe do projeto.

29 pages

Slides apresentados no módulo 9 do preparatório CAPM.

Section 10: Gerenciamento das Comunicações
18:17

Neste módulo você irá conhecer a Área de Conhecimento Comunicações, sua importância para o projeto e a relação com outras áreas de conhecimento. Também será possível identificar, através de uma visão geral, os 3 processos de gerenciamento das comunicações. Como principal conteúdo desta aula 51 será tratado o primeiro processo do Gerenciamento das Comunicações, enquadrado pelo Grupo de Processos Planejamento, que é planejar o gerenciamento das comunicações, processo que desenvolve uma abordagem apropriada e um plano de comunicação do projeto com base nas necessidades de informação e requisitos das partes interessadas e nos ativos organizacionais disponíveis. Será tratado detalhadamente todas as suas entradas: o Plano de gerenciamento do projeto, requisitos das partes interessadas...; suas ferramentas e técnicas: análise de requisitos, tecnologias, modelos e métodos de comunicações; e por fim sua saída principal, o próprio Plano de Gerenciamento das Comunicações, tudo de acordo com o PMBoK®.

5 questions

Testes sobre a área de comunicações.

Students Who Viewed This Course Also Viewed

  • Loading
  • Loading
  • Loading

Instructor Biography

Site Campus é uma empresa que oferece treinamentos em diversas áreas de negócios. Somos apaixonados pelo conhecimento e queremos contribuir positivamente na vida de todos os profissionais que, conosco, buscam ir mais longe. Capacitar é mais do que oferecer cursos e material didático, é ensinar o que o aluno precisa saber para alcançar seus objetivos. Entendemos a educação como o investimento que oferece o maior retorno para quem se dedica e se esforça, por isso fazemos nosso trabalho com muito esmero para propiciar mudanças positivas na vida de quem estuda conosco.

Instructor Biography

Frederico de Azevedo Aranha, Gerente de Projetos, Esp., PMP, ITIL Expert

Sou graduado em Marketing Internacional pela FTEC, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos de TI pela PUCRS, PMP® e ITIL® Expert. Possuo passagem por grandes empresas e experiência como empreendedor, tendo atuado tanto no setor público como no privado.

Como empreendedor, desde 2005 trabalho em projetos de inovação e busco levar para as organizações onde atuo minha visão e minha atitude como um intraempreendedor. 

Amo meu trabalho e gosto de estudar e compartilhar meus conhecimentos com a comunidade profissional. Também sou sócio da empresa Site Campus, além de trabalhar como professor, consultor e produtor de conteúdo educacional para organizações de todos os tamanhos.

Meus artigos acadêmicos já foram publicados em eventos internacionais sobre educação e TI, assim como projetos que geri oferecem até hoje retorno significativo para os patrocinadores e partes interessadas relacionadas.

Ready to start learning?
Start Learning Now