Criando chatbots com a plataforma BLiP

Guia básico, com tudo o que você precisa saber, para construir bons chatbots através da plataforma BLiP.
Rating: 4.8 out of 5 (365 ratings)
4,879 students
Portuguese
Portuguese [Auto]
O que é (e o que não é) um chatbot, bot, aplicação conversacional ou contato inteligente.
Como construir diferentes tipos de bots utilizando a plataforma BLiP.
Distinguir quais são e como são construídos os 3 diferentes tipos de bots: baseados em regras, baseados em algoritmos de NLP e os bots híbridos.
Criar bots multicanais utilizando os provedores de NLP mais consolidados do mercado.
Entender quais as principais ferramentas necessárias para construção, gerenciamento e evolução de um bom chatbot.

Requirements

  • Um navegador web e disposição para criar seu bot. 😊
  • Não é necessário nenhuma habilidade em programação para criar bots com o BLiP. Entretanto, pessoas com conhecimento básico em qualquer linguagem de programação conseguirão realizar tarefas mais avançadas.

Description

A forma como nos comunicamos mudou muito nos últimos anos. Cada vez mais, trocamos ligações de voz por mensagens quando precisamos conversar. Atentos a essa mudança de comportamento, plataformas e aplicativos de mensageria vem abrindo suas APIs para possibilitar que as pessoas conversem também com as empresas (e marcas) através de mensagem.

Chatbots (ou apenas bots) são softwares que permitem que os usuários consumam serviços através de uma interface conversacional. Em outras palavras, os bots são aplicações que permitem que os usuários encontrem informações e produtos através de uma conversa.

Várias são as tecnologias necessárias para a construção de um bom chatbot, entre elas estão: ferramentas de análise, APIs para efetivação dos serviços e os algoritmos de Processamento de Linguagem Natural - PNL (do inglês Natural Language Processing - NLP), responsáveis por extrair o desejo dos usuários nas frases enviadas para um bot.

Neste curso você vai aprender o que é (e o que não é) um chatbot e como construir bots utilizando a plataforma BLiP. Discutiremos quais são e como construir os 3 diferentes tipos de bots: baseados em regras, baseados em algoritmos de NLP e os bots híbridos.

Durante o curso serão desenvolvidos, passo a passo, exemplos de bots utilizando a plataforma BLiP e diferentes provedores de NLP (como IBM Watson, Microsoft LUIS e Dialogflow do Google). Além de construir, será apresentado também como disponibilizar seu bot em diferentes canais de mensageria como: Facebook Messenger, Telegram, Email e sites web.

Por fim, serão discutidas estratégias interessantes para evolução de um bom bot, como análise de dados, acompanhamento de métricas de sucesso e como realizar testes AB em uma conversa.

Ferramentas necessárias: Um navegador web e vontade para criar seu bot.

Who this course is for:

  • Qualquer pessoa interessada em criar um chatbot (bot, aplicação conversacional, contato inteligente) de forma ágil e profissional, através da plataforma BLiP.
  • Desenvolvedores em busca de plataformas para acelerar o processo de construção de bons chatbots.
  • Pessoas das áreas de negócio, design e produção de conteúdo interessadas em construir, gerir ou evoluir aplicações conversacionais (bots, chatbots).
  • Entusiastas que desejam aprender sobre bots ou sobre a plataforma BLiP

Course content

7 sections47 lectures6h 36m total length
  • Boas-vindas ao curso
    05:03
  • Visão geral sobre chatbots
    05:56
  • Diferentes tipos de chatbots
    08:36
  • Por que utilizar uma plataforma para construir meu bot?
    05:53

Instructor

Developer Advocate @ BLiP
Rafael Pacheco
  • 4.8 Instructor Rating
  • 365 Reviews
  • 4,879 Students
  • 1 Course

Rafael Pacheco é mestre em Modelagem Matemática e Computacional e graduado em Engenharia de Computação pelo CEFET-MG. Trabalha como developer advocate do BLiP, a plataforma para construção de bots da Take. Entre outras coisas, ajuda (direta ou indiretamente) mais de 9000 desenvolvedores e empresas (como: Santander, Itaú, Fiat, Localiza, Casas Bahia, PagSeguro e etc...), em todo o mundo, como utilizar o BLiP para construir soluções conversacionais.

É apaixonado por tecnologia e futebol. Adora ensinar, discutir e apresentar suas ideias sobre as coisas que acredita. Nos últimos anos, tem se esforçado para ensinar tudo o que sabe sobre bots e a plataforma BLiP.