AutoAjuda da Insônia
4.1 (10 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
44 students enrolled

AutoAjuda da Insônia

Sono dos sonhos em 14 dias
Highest Rated
4.1 (10 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
44 students enrolled
Created by Dr Franco Martins
Last updated 11/2018
Portuguese
Current price: $51.99 Original price: $74.99 Discount: 31% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 2.5 hours on-demand video
  • 2 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Assignments
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • A aluna terá maior conhecimento sobre o próprio sono, fundamental para melhorar e propiciar um noite de sono natural.
  • A aluna aprenderá sobre mitos e verdades sobre o sono, tudo baseado em conteúdo de médico especialista.
  • O estudante sentirá maior segurança para repensar o uso de medicações para dormir.
  • Economizar uma fortuna em atendimentos de saúde.
  • O estudante poderá reduzir a ansiedade relacionada ao dormir.
Requirements
  • O aluno(a) deve estar aberto a mudar os hábitos e crenças sobre o sono por 2 semanas.
  • Preencher um diário de sono por 2 semanas.
  • Desenvolvido para pessoas que desejem otimizar a qualidade de vida, atingindo alta performance através do sono de qualidade.
Description

Eu sei que várias vezes você deitou na cama, com um travesseiro macio, lençóis cheirosos e falou pra si mesmo: Agora eu vou dormir como uma criança. Passaram-se vinte, trinta, quarenta minutos, uma hora e nada. Ficou fritando na cama e pensando como tanta gente consegue dormir bem, menos você. Aquele sono da juventude...

Deixe eu me apresentar, sou Dr Franco martins, médico do sono. Vou te falar porque me especializei num dos maiores centros de estudos do sono do mundo.

Apesar de ler muito, nem sempre fui um estudioso. Me lembro quando era residente em pneumologia pela Unicamp, em São Paulo, trabalhava dando plantões e vivia estressado, inclusive me divorciando na época. Surge aí o primeiro gatilho para insônia. Deitava na cama e não conseguia dormir, ficava pensando em tudo que tinha pra fazer no dia seguinte, chegava a ter ansiedade quando chegava a hora de me deitar, tinha medo de deitar e não conseguir dormir.

Procurava na internet um chá milagroso pra capotar no sono, uma vitamina ou uma dica num vídeo. Acordava cansado e com os olhos como se tivessem areia, tomando 1 litro de café por dia, precisando me manter acordado, até porque já começara a discutir no trabalho. Chegava com aquela cara de cansado e sentia como se o dia já tivesse começado sem mim. Dormir oito horas era algo que só acontecia nas férias, utópico.

Como era médico, resolvi consultar meus colegas, afinal, conhecia os melhores na área. O que aconteceu? Após duas ou três consultas saí com uma receita de rivotril e um antidepressivo “de última geração”. Pesquisei sobre aqueles medicamentos, as pesquisas e comprovações científicas: frustras. Termos como dependência, tolerância e intoxicação apareciam. Me dei por vencido.

Vi que o conhecimento da área é raso e pouco acessível. Se eu que era médico havia passado por aquilo, imaginei quem não podia abrir as mesmas portas que eu. Fui pra São Paulo intensificar minha pós graduação, na USP. Depois fui pra Barcelona, na Espanha, e depois Oxford University, modelando o que dá certo lá para trazer para cá.  Juntei tudo isso e compilei esse método, com objetivo principal de uso em meus atendimentos de consultório. A demanda foi tão intensa de pessoas que queriam saber mais e não conseguiam se deslocar até a clínica em São Paulo. Decidi levar isso para mais pessoas.

Sobre o curso: uma sequência de vídeos e textos. A(O) estudante será convidada a preencher um diário de sono, onde analisará seu próprio sono, embasada nos conceitos e explicações fornecidas durante o curso.

Hoje atendo pacientes que sonham e acordam bem pra matar o leão do dia. Pessoas que merecem mais, merecem um dia melhor, merecem o tempo com a família, um tempo de qualidade. Sem milagres, apenas ciência e uma mistura do que tirei dos livros com a prática do dia a dia. Funcionou comigo e espero que seja assim com você.

Um abraço e durma bem,

Dr Franco Martins, médico do sono. CRM SP 138476 RQE 54886-1

Who this course is for:
  • Pessoas com insônia, dificuldade para iniciar o sono.
  • Mulheres e homens com ANSIEDADE crônica
  • Pessoas que acordam no meio da noite e têm prejuízo na qualidade de vida.
  • Estudantes em busca de entender e melhorar o tratamento da insônia de seus pacientes.
  • Pais que desejam ser exemplo aos filhos, estimulando-os de forma adequada baseado em informação de qualidade.
  • Quem não deveria fazer o curso: pessoas que deitam e dormem em minutos, não despertam durante a noite, acordam bem dispostas e não precisam tirar cochilos durante. Quem não acredita que pode melhorar seu sono. Quem não acredita no sono como objeto transformador da saúde.
  • Profissionais da saúde que não tiveram esse conteúdo básico indispensável na graduação.
Course content
Expand all 20 lectures 02:31:37
+ Introdução
1 lecture 03:39

Medicina do Sono? Talvez você nem saiba (ou não sabia) que essa especialidade médica existia. Atuo nessa área desde 2013, principalmente após um conturbado período de insônia em minha vida. Observe como a insônia é comum e como minha jornada como paciente com insônia pode ter algo em comum com a sua.

Preview 03:39
+ Entendo o sono e a insônia - chave para o sucesso
3 lectures 22:10

A insônia pode ser dividida como aguda ou crônica. Aguda quando o quadro dura menos que três meses. Quando passa de três meses e aparece mais que três vezes por semana, causando prejuízo na qualidade de vida, temos a insônia crônica.

Preview 03:03

Já pensou que a insônia parece ter vida própria?  Ela se manifesta num ciclo vicioso.

Preview 11:42

Podemos explicar a insônia usando de base o modelo chamado "3 Ps". Fatores que predispõem à insônia, fatores que precipitam e fatores que perpetuam o quadro. Entender e interromper esse processo é fator vital.

A explicação - porque a insônia vem e vai
07:25
+ Crenças sobre o Sono
6 lectures 26:04

Foi-se o tempo em que a medicina dizia que devíamos dormir oito horas.

Expectativas irreais - O mito das 8 horas de sono
05:10

Cochilar ou não? Eis a questão. Para o portador de insônia, péssima ideia.

Cochilo - inimigo ou vilão
04:57

Aula Bônus. Falo sobre o real efeito da melatonina. Tomar a medicação sem orientação adequada vai causar sonolência e moleza no dia seguinte. Tomar na hora errada ou dosagem errada não levará ao efeito desejado.

Melatonina - efeitos reais
03:13

Quando ficamos deitados na cama sem dormir, mexendo no celular, assistindo tv, nosso cérebro associa a cama a esses fatores. Tais fatores não são "dormir". Portanto quanto mais tempo acordado na cama, mais difícil iniciar o sono.


Além disso, deitados no escuro e acordados nosso cérebro começa a acelerar. Surgem pensamentos intrusivos, que aparecem sem querer, com conteúdos esparsos em alta velocidade. Esses pensamentos ficam indo e vindo, aumentando. Chega uma hora que nos damos conta disso e mentalizamos "-Chega! preciso dormir!"

Portanto, se levantar da cama e ir para outro ambiente é um dos segredos para trocar os pensamentos, desacelerar a mente até o sono vir novamente. Repita esse processo de levantar da cama sempre que perceber que não vai dormir. Em poucas semanas seu cérebro voltará a associar a cama ao sono.

Descansar ou dormir ou ficar acordado. Três opções, uma é a ideal
03:50

Na verdade a ressaca é predominantemente causada pelo sono de má qualidade.

Álcool e sono - microdespertares
03:41
Resultados do Comer e beber na hora do sono
05:13
+ Relógio Biológico
2 lectures 10:50

Nosso relógio biológico funciona muito bem e é importante aliado da alta performance e qualidade do desempenho de nossas atividades. Parar de atrapalhá-lo com luminosidade e demais atividades é bom começo.

Relógio Biológico - relação do sono e os sistemas do corpo
04:25
Relógio Biológico - Vontade de dormir
06:25
+ Diário do Sono - O Segredo da AutoCura
7 lectures 01:27:39

Conceitos de má percepção do sono, tempo total de cama e tempo de sono.

Má percepção do estado de Sono
09:14

Prezado Insone, seguem nessa aula os conceitos iniciais sobre a chave de nossa abordagem: "diário do sono". Você está convidado a preencher e analisar seu diário conforme minhas aulas. Aplico esse diário da forma exatamente como explicitada nos vídeos, com resultados incríveis.

Entendendo o Diário
07:07
Entendendo o Diário com exemplos
12:11
Exemplo 1 e 2
12:09
Diário de sono - exemplo 3 e 4
18:33
Diário de sono - exemplo 5
16:37
Diário de sono - exemplo 6
11:48
+ Mensagem final
1 lecture 01:15
Agradecimento
01:15
Questionário de mitos e verdades sobre o sono
6 questions
Preencha conforme orientado nos vídeos seu diário do sono por 2 semanas. Você levará 2 minutos por dia. Preencha-o pela manhã ao acordar. Lembre-se de não olhar no relógio durante a noite.
Preencher o Diário de Sono por 2 semanas
1 question