Gestão Estratégica Organizacional
4.3 (140 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
708 students enrolled

Gestão Estratégica Organizacional

Repensando a Gestão Estratégica Organizacional do início ao fim.
4.3 (140 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
708 students enrolled
Last updated 8/2019
Portuguese
Portuguese [Auto]
Current price: $23.99 Original price: $34.99 Discount: 31% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 3 hours on-demand video
  • 25 articles
  • 20 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Contexto da gestão estratégica e planejamento estratégico, apresentando as modernas teorias e como o gestor deve ter a visão do todo da empresa e do complexo ambiente que ela está inserida.
  • Pensar a estratégia e o planejamento estratégico organizacional
  • Entender como funciona o Balanced Scorecard - BSC
  • Conhecer as principais ferramentas do planejamento estratégico
  • Conhecer alguns cases de sucesso de Gestão Estratégica
Requirements
  • Este curso necessita que os alunos tenham um apenas acesso a internet e um caderno ou editor de textos para anotações.
Description

Neste curso, trataremos de inúmeros conceitos sobre gestão estratégica, planejamento estratégico, Balanced Scorecard - BSC e alinhamento estratégico.


Neste curso, você verá além de teorias (super importantes para qualquer gestor estratégico), alguns cases e ferramentas utilizadas na gestão estratégica organizacional.


Com base neste conteúdo, você terá condições de:

- Elaborar um planejamento estratégico de forma simples, rápida e efetiva

- Utilizar ferramentas gratuitas na internet para administrar a sua gestão estratégica.

- Elaborar o Balanced Scorecard - BSC de forma simples.


Se você não tem muito tempo para fazer um curso de gestão estratégica, este curso é para você.

Who this course is for:
  • O curso é direcionado a todos os profissionais, tanto do setor público, privado e do terceiro setor (ONGs), que tenham interesse em adquirir conhecimentos sobre gestão estratégica, planejamento estratégico e elaboração de mapas estratégicos nas organizações, de qualquer natureza ou complexidade. Este curso proporciona ao aluno uma formação de alto nível, capaz de planejar os recursos estratégicos organizacionais e suas interfaces.
  • Este curso é considerado de baixa complexidade e não é indicado para pessoas que são profundos conhecedores das teorias e técnicas da gestão estratégica.
Course content
Expand all 61 lectures 03:20:20
+ Conceitos e Fundamentos da Estratégia
4 lectures 12:23

Aqui você conhecerá o que será visto durante a primeira seção do curso. Espero que gostem.

Preview 01:29

Aqui você entenderá sobre a origem e alguns conceitos básicos sobre Estratégia e Planejamento Estratégico.

Preview 03:06

Eu vou tentar te explicar de uma maneira muito simples e didática, ignorando todos os termos técnicos e científicos afinal de contas você só precisa entender por que você começa e desiste no caminho.


Combinado assim?


Vamos lá…


Aquela sensação enche você de DOPAMINA.


A empolgação de começar algo novo, aquela sensação que faz você comprar todos os suplementos que o nutricionista recomenda.


Aquela empolgação que faz você acordar cedo nos primeiros dias de academia.



Aquela empolgação que faz você bater uma self enquanto estuda de madrugada nos primeiros dias de cursinho.


SIM!


Essa empolgação inicial abastece o seu cérebro de dopamina e deixa você super empolgado, porém…


99% das pessoas não tem a mínima ideia de que isso acontece, como acontece e por que acontece, então, depois que a dopamina vai embora? Elas desistem.


E como faz para voltar a sentir aquilo novamente?


Desistindo e Recomeçando do Zero.


Se você não decidir hoje aprender como a mente de fato funciona e como condicionar a sua mente para se manter focada e criar reservas de dopamina VOCÊ NUNCA, mas nunca vai conseguir vencer a procrastinação.


Diante disso, Lembre de cada momento…


Você estava super animado(a) no início, separou o tempo na sua agenda, pesquisou na internet, fez até algumas compras de equipamentos necessários, suplementos, um novo caderno….


Daí você estava naquela grande empolgação para o primeiro dia daquela nova atividade.


Porém… alguns dias depois essa empolgação diminuiu.


Depois de mais alguns dias essa empolgação acabou completamente e o que aconteceu?


Você desistiu!


Meses ou semanas depois você voltou a sentir aquela empolgação e o ciclo novamente se repetiu.


Depois de novo….

Depois de novo….


E hoje você está aí com medo de permanecer pra sempre sem dinheiro o suficiente, correndo atrás do próprio rabo, com medo de envelhecer sem saúde, com medo de pegar alguma doença por não cuidar bem da saúde, com medo de perder o seu relacionamento mas não consegue mudar os problemas que vem acontecendo, com medo de ousar naquilo que o seu coração indica por ter receio do que os outros vão falar de você.


A partir de agora, peço que todas as vezes que você pensar em desistir, pense que tem alguém que está em busca de conhecimento. E atualmente, conhecimento é tudo!


Este curso tem por objetivo te preparar de forma bem simples, como você poderá entender melhor como é o Planejamento Estratégico nas organizações.


Preview 06:42

Antes de passar para o próximo módulo, assista a este vídeo.

Aviso Importante
01:06
+ Motivações para a Estratégia
5 lectures 14:40

Nesta aula, a nossa intenção é mostrar como os dirigentes percebem sua responsabilidade e comprometimento com a construção do futuro da sua empresa, assim como ressaltar a importância da estratégia nas agendas pessoais de cada membro da organização.

Motivações para a Estratégia
00:57

Experimente perguntar a um executivo, a um empresário, a um dirigente de uma empresa: "Como você percebe a visão de futuro da sua organização?" Independente do tamanho da organização, as respostas variam de pessoa para pessoa e de organização para organização.

Posturas típicas em relação ao planejamento
03:09

Pode-se notar que as atitudes em relação ao futuro variam muito de pessoa para pessoa e de organização para organização. Nesta aula, você conhecerá as atitudes mais conhecidas.

Atitudes típicas em relação ao futuro
06:52

É muito comum a falta de tempo pelos dirigentes. Este talvez seja o calcanhar de "Aquiles", pois é um dos obstáculos que mais atrapalham a visão de futuro compartilhada.

A administração do tempo
02:16

Aqui você entenderá mais sobre as mentalidades dos nossos dirigentes em relação ao futuro.

Mentalidade estratégica
01:26
+ Gestão Estratégica com utilização do Balanced Scorecard - BSC
5 lectures 14:33

Balanced Scorecard (BSC) é provavelmente o modelo de mensuração de desempenho mais conhecido até hoje. Foi desenvolvido na década de 1990 por Kaplan e Norton, pois ambos percebiam a necessidade crescente de mudanças, advindas da competitividade enfrentadas pelas organizações americanas diante de novas formas de se fazer gestão, mais especificamente as que vieram do Japão.

Como surgiu o Balanced Scorecard - BSC
02:25

Tanto para os colaboradores como para as organizações, aprender a adaptar-se às novas situações é tão importante como ter um bom desempenho nas antigas ocasiões.


Com o decorrer dos anos, uma série de mudanças organizacionais tornaram-se complexos, inter- relacionados e mais dinâmicos. Para sobreviver, as organizações precisam se tornar aprendizes e capazes de adptar-se às rápidas alterações das condições de ambiente que estão inseridas.


Um dos pontos importantes nesse sentido é aceitar o planejamento estratégico como ferramenta que auxilia e ajuda a eleger as ações proporcionadas para atingir as metas organizacionais. Podemos ainda argumentar que o planejamento estratégico cria as condições adequadas para a tomada de decisões em relação às ações propostas e à efetividade do estabelecido nos objetivos, projetos, planos de ação e metas da organização.

A gestão estratégica orientada para resultados
03:34

O surgimento da metodologia Balanced Scorecard (BSC), desenvolvida por Kaplan e Norton, ocorreu no início da década de 1990. O BSC ganhou ampla divulgação a partir da publicação intitulada “Measuring performance in the organization of the future”, que foi patrocinada pelo Instituto Nolan Norton, uma unidade de pesquisa da KPMG. A partir de 1992, o BSC foi reconhecido como um método revolucionário, que mudaria de forma total a gestão das organizações no mundo. A partir da sua evolução, converteu-se num amplo sistema de gestão estratégica, maior que o projeto original.

A metodologia BSC
02:48

Kaplan e Norton (1997) desenharam para o BSC quatro perspectivas que equilibram os objetivos de longo prazo aos de curto prazo, os mapas bem elaborados se distinguem pelas unidades de propósito, uma vez que as medidas de desempenho apontam para a execução da estratégia integrada.

As perspectivas do BSC
02:30

Aqui você conhecerá a partir de pesquisas as ferramentas mais utilizadas no Brasil e no Mundo.

As ferramentas gerenciais mais utilizadas
03:16

Esta avaliação tem por objetivo verificar o conteúdo aprendido até o momento.

Avaliação de Aprendizagem
4 questions
+ Desafios para a Estratégia
4 lectures 29:23

Aqui faremos uma introdução sobre os Desafios para a estratégia, e sobre o que veremos nas próximas aulas, tais como;

- As dificuldades de percepção;

- As Mudanças estratégicas; e

- Os obstáculos culturais, organizacionais e gerenciais.

Desafios para a Estratégia
01:12

Quando queremos implantar um processo de pensamento estratégico nas organizações, um dos grandes obstáculos a enfrentar é a dificuldade de percepção. Ou seja, bloqueios de toda a espécie, que impedem a visualização de riscos, de um lado, e de oportunidades, do outro.

No minuto 4:12, foi citado a data de 11/02/2016, como este curso foi gravado em 2016, consideremos apenas a colocação dos cientistas da NASA.

As dificuldades de percepção
08:06

Segundo Hamel e Prahalad, estamos sujeitos a pelo menos cinco grandes tipos de transformações ao nosso redor, que devem ser continuamente monitoradas, a fim de identificarmos possíveis mudanças que possam impactar as organizações: as mudanças geopolíticas, as mudanças demográficas, as mudanças tecnológicas, as mudanças no estilo de vida e as mudanças nas regulamentações.

Além disso, eles dizem que as verdadeiras oportunidades e ameaças tendem a ocorrer primordialmente, nas interseções de duas ou mais mudanças simultâneas. É neste ponto que está a dificuldade de percebi-las claramente.

Mudanças estratégicas
05:34

O que chamamos de cultura em uma organização, pode ser representado por um conjunto de "verdades" perenes e práticas consagradas, que ninguém se lembra, ou ninguém tem coragem de questionar. É a maneira pela qual a organização vê o mundo e a si própria. É o modo como se resolvem os problemas naquela organização.

Os obstáculos culturais, organizacionais e gerenciais Mudanças estratégicas
14:31
+ Conceitos Básicos de Estratégia
4 lectures 12:36

Toda organização precisa e deve ter um alicerce estratégico. O alicerce de toda organização é composto por visão, missão, abrangência, princípios e valores e pela opção estratégica.

Nesta aula, iremos discutir este alicerce o qual também chamamos de identidade organizacional.

O Propósito Organizacional
05:58

Em um processo de transformação estratégica, tudo pode mudar. As organizações têm explicita e implicitamente, crenças básicas e virtudes que sempre querem exaltar e manter.

Nesta aula, iremos discutir sobre os princípios, valores e a opção estratégica.

Princípios, valores e opção estratégica
02:57

A formulação das estratégias pode ser bastante facilitada e mais facilmente entendida se considerarmos o que chamamos de triângulo estratégico. 

Nesta aula, vamos tratar de de três pontos:

- O propósito da organização;

- O ambiente externo; e 

- A capacitação.

O Triângulo Estratégico
02:18

Vale a pena para as organizações gastarem tempo tentando construir formulações compartilhadas de visão, missão, princípios, valores e posicionamento estratégico?

Avaliação de Aprendizagem
1 question

Nesta aula, falaremos sobre como as estratégias para a construção do futuro, não se relacionam diretamente ao cotidiano da empresa.

Estratégias para a construção do futuro
01:23

Aqui checaremos o conteúdo aprendido.

Avaliação de Aprendizagem
1 question
+ Gestão Estratégica
5 lectures 19:41

Aqui falaremos sobre a avaliação da situação estratégica de uma instituição.

Diagnóstico da Situação Estratégica
03:31
Prontidão Estratégica
02:40

Existe uma grande diferença entre gestão estratégica e o planejamento estratégico tradicional. Essas distinções é decorrente da observação, da experiência e da constatação de muitos executivos e consultores de que os planos elaborados pelas organizações mais famosas do mundo, acabam sendo engavetados, sem nunca se tornarem realidade e caindo no esquecimento.

Gestão Estratégica
02:52

Conforme mencionado por Da Costa (2007), "Um bom diagnóstico estratégico dá indicações para algumas escolhas e, principalmente, pra o estabelecimento das prioridades de ação. Às vezes, as lacunas são tantas e tão diversificadas que é difícil escolher por onde começar e que sequência seguir, em um processo de transformação estratégica."

Direcionamento Estratégico
08:47

O sistema de vigilância estratégica deve fazer parte do equipamento da gestão estratégica de uma organização um processo formal de observar, perscrutar (examinar, investigar rigorosamente; indagar, perquirir), acompanhar, questionar e vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou contramedidas das organização.

Sistema de Vigilância Estratégica
01:51
+ Transformação Estratégica
1 lecture 12:52

Nesta aula, trataremos das fases pioneira, de crescimento, de amadurecimento e de renovação estratégica.

As Fases: pioneira, de crescimento, de maturidade e de readequação estratégica
12:52
+ Planejamento Estratégico
3 lectures 35:04

Nesta aula vamos conhecer o que precisamos fazer para analisar adequadamente o ambiente externo das organizações.

Análise do Ambiente Externo
14:42

Nesta aula vamos conhecer como fazer a análise da turbulência e da vulnerabilidade das organizações.

Análise da Turbulência e da Vulnerabilidade
04:47

Nesta aula vamos conhecer o que precisamos fazer para analisar adequadamente o ambiente interno das organizações.

Análise do Ambiente Interno
15:35
+ Formulação das Estratégias
3 lectures 39:48

Muito se fala em estratégia de atuação externa ou estratégia para os mercados. Os gestores geralmente utilizam a palavra estratégia no singular, quando o certo seria utilizar no plural. Mas porquê? Isso é apenas um erro de propriedade metodológica que veremos nesta aula.

Estratégias de Balanceamento do Portfólio
13:17

Dado que vimos na aula anterior sobre como construir a Matriz de Portfólio, mapeamos as áreas estratégicas na matriz e identificamos aquelas que estão em cada um dos quadrantes, tudo está de acordo. E agora, o que fazer com ele? Bem, é o que veremos nesta aula.

Ao final, aproveite para baixar o E-book TREM - Trilha de Referência para o Empreendedor.

Formulação de Estratégias
15:19

O objetivo desta aula é apresentar e dar alguns exemplos de alguns tipos de estratégias possíveis e aplicáveis a entidades e empresas.

Capacitação Estratégica
11:12
+ Cases de Sucesso
4 lectures 01:05

Neste case, você conhecerá um pouco das estratégias utilizadas por Robin Hood.

Case Robin Hood
00:27

 A Ambev foi fundada em 30 de julho de 1999 e é resultado da fusão entre duas cervejeiras brasileiras a Companhia Cervejaria Brahma e a Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos.  A Cervejaria Brahma era uma empresa criada em 1888 e era controlada por três pessoas: Jorge Paulo Lemann, Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira, que juntos através do Grupo Braco detinham 55,1% da empresa.  A Companhia Antarctica foi fundada 1885 e era controla pela Fundação Zerrenner que detinham 88,1% da participação votante da empresa.  Antes da fusão as ações de ambas as empresas eram negociadas publicamente. Com o resultado da aliança, o grupo Ambev tornou- se sócio majoritário de ambas as empresas, o Grupo Braco ficou com 76% ações e os outros 24% ficaram com a Fundação Zerrenner.

Para conhecer um pouco mais sobre o Case de Estratégia da AMBEV, baixe e leia o arquivo em PDF.

Case Ambev
00:33
Case Canon
00:01

Caso demonstrando como o Cirque du Soleil inovou em sua estratégia.

Case Cirque du Soleil
00:02