ZorBuddha24 - 24 semanas para cultivar um bem-estar integral

Um programa desenhado para promover o bem-estar integral e o florescimento humano de uma forma simples e sustentada.
4.7 (122 ratings) Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a
course's star rating by considering a number of different factors
such as the number of ratings, the age of ratings, and the
likelihood of fraudulent ratings.
1,634 students enrolled
Free
Start Learning Now
  • Lectures 59
  • Length 7.5 hours
  • Skill Level All Levels
  • Languages Portuguese
  • Includes Lifetime access
    30 day money back guarantee!
    Available on iOS and Android
    Certificate of Completion
Wishlisted Wishlist

How taking a course works

Discover

Find online courses made by experts from around the world.

Learn

Take your courses with you and learn anywhere, anytime.

Master

Learn and practice real-world skills and achieve your goals.

About This Course

Published 8/2013 Portuguese

Course Description

Quer cultivar a sua felicidade? Obter uma maior sensação de bem-estar, serenidade e plenitude? Ter uma vida mais saudável?

Se respondeu sim às questões acima então a resposta não podia mais simples: suportados nos conceitos de que 40% da felicidade e do bem-estar são determinados pelo nosso comportamento intencional (estudo Universidade da California - Riverside), assim como que cada um de nós é composto pelas partes física, mental, sócio/emocional e espiritual, desenvolvemos um programa com 24 práticas promotoras de saúde, bem-estar e felicidade. As práticas são originárias de áreas diversas como a Psicologia Positiva, a Medicina Integrativa, a Neurobiologia Interpessoal, o Wellness Coaching entre outras.

A primeira edição do programa decorreu entre Setembro de 2011 e Fevereiro de 2012 e quem participou aumentou os seus índices de felicidade, em média, em 8,7% - ver o relatório.

Depois dessa edição o curso ficou disponível online noutra plataforma e desde então já mais de 600 pessoas o realizaram! O que dizem elas da experiência?:

- Uma experiência para a vida! (Liceth S.)

- O máximo! Ajudou-me mesmo muito a tornar-me "leve" e a sorrir!!! (Joana M.)

- Muito muito muito MOTIVADOR, EXCELENTE! A REPETIR várias vezes até fazer naturalmente parte da rotina. (Lúcia S.)

- Um abrir da mente a pequenos passos fundamentais. (Ana B.)

- Uma inspiração de ar puro e fresco. (Catarina C.)

- Refresco da Alma! :) (Maria Isabel A.)

- Interessante, muito bem conduzido... uma lição de vida, em pequenas doses semanais :) Obrigada! (Daniela S.)

- Foi mais um despertar de todas as oportunidades que temos de sermos nós a controlar os nossos próprios dias. (Rafaela F.)

- Entusiasmante, divertido e impulsionador! (Sónia C.)

- deliciosamente importante para libertar a mente tornando-a disponível para apreciar a vida, para a uma Mente mais sossegada e feliz! Obrigado Vasco, por partilhares o teu conhecimento e contagiar-nos com a tua Energia e Felicidade! (Patrícia G.)

- Mais uma oportunidade para alargarmos o nosso campo de visão e entendimento. De nos darmos a nós próprios o tempo para respirar melhor, apesar de mergulhados em preocupações. De relativizar os problemas. De voltarmos a relembrar de agradecer. E também, para os indisciplinados, mais um wake-up call para deixarem para trás a indisciplina e não se dispersarem em auto-vitimices ;)) (Helena T.)


Nesta edição revista e aumentada, incluímos novos artigos, inspirações, quizzes, entre outras coisas.

Acreditamos realmente que é possível mudar o mundo para melhor e que essa mudança passa por ajudar cada ser humano a florescer no máximo do seu potencial. Este é um programa desenhado para contribuir nesse sentido.


Sobre o projecto ZorBuddha (www.zorbuddha.org):

ZorBuddha aponta para um encontro entre “Zorba, O Grego” e “Gautama, o Buddha”. Uma procura por viver com equilíbrio e balanço, com uma consciência plena enquanto se usufrui do mundo material. O encontro entre o objectivo e o subjectivo, a ciência e a espiritualidade, o Ocidente e o Oriente.

A nossa missão é contribuir para que pessoas, organizações e sociedade em geral encontrem um caminho mais consciente, feliz e equilibrado no seu dia-a-dia. Para isso colocamos ao dispor ferramentas, métodos e processos baseados em diferentes áreas de saber (ex. neurociências, psicologia positiva, medicina integrativa, práticas contemplativas, etc.), que permitem o desenvolvimento de um bem-estar integral e do florescimento humano.

What are the requirements?

  • Querer florescer o seu potencial ao máximo como pessoa
  • Compromisso pessoal para realizar as práticas
  • Permissão para ser humano (não desistir se falhar uma ou outra prática do curso)

What am I going to get from this course?

  • No final do curso os participantes deverão saber práticas simples e eficazes para aumentar o seu bem-estar, saúde e felicidade.
  • Os que se dedicarem e aplicarem as mesmas práticas deverão mostrar também um aumento dos seus índices de felicidade subjectiva e florescimento.

What is the target audience?

  • Todas as pessoas saudáveis que queiram aumentar o seu bem-estar e felicidade.

What you get with this course?

Not for you? No problem.
30 day money back guarantee.

Forever yours.
Lifetime access.

Learn on the go.
Desktop, iOS and Android.

Get rewarded.
Certificate of completion.

Curriculum

Section 1: Antes de começar
Antes de começar
Article
7 questions
Este é um pequeno questionário sobre algumas das curiosidades sobre o ser humano.
03:53

A primeira inspiração que partilhamos leva-nos a conhecer o médico Paulo de Tarso Lima e a Medicina Integrativa, uma das fontes em que se baseia o programa ZorBuddha24.

Section 2: Semana #1 - A importância gratidão para a nossa felicidade
02:58

O primeiro desafio do programa prende-se com a prática regular da gratidão, algo que vários estudos da área da Psicologia Positiva comprovam ter efeitos muito benéficos em termos da nossa saúde e bem-estar mental.

Em anexo encontra uma ficha de apoio para fazer os registos relativos ao desafio, assim como uma crónica de apoio sobre o tema.

09:55

Naquele que é considerado por muitos como um dos mais belos "TED talks" de sempre, Louie Schwartzberg abre-nos o coração através da sua lente mágica e mostra-nos realmente porque existem tantos motivos para estarmos gratos.

Section 3: Semana #2 - Somos o que comemos
03:59

Somos literalmente aquilo que comemos e esta é das principais práticas para se poder viver uma vida plena de saúde e bem-estar. Ao contrário da maioria das abordagens, focadas em eliminar o que faz mal, aqui optamos por uma via mais positiva e construtiva, começando por adicionar o que faz bem.

Em anexo encontra uma ficha de apoio para os seus registos, uma crónica de apoio ao desafio e um documento com várias dicas de alimentação (ex. pirâmide alimentar anti-inflamatória, a nova roda dos alimentos, etc.)

03:21

O médico Dean Ornish mostra-nos claramente como a nossa dieta está na causa da MAIORIA das nossas doenças e o que podemos fazer para viver de forma mais saudável.

Section 4: Semana #3 - Diz-me com quem andas...
03:45

Vários estudos, de diferentes áreas cientificas, têm demonstrado que a qualidade das nossas relações tem um impacto muito significativo na nossa felicidade, sendo até indicado por muitos como o principal factor que contribui nesse sentido.

Em anexo encontra uma ficha de apoio para os seus registos, uma crónica relativamente ao tema e uma ferramenta para poder medir o estado de "saúde" das suas ligações.

14:47

Uma curta metragem brilhante e inspiradora que nos mostra o poder que o elogio pode ter nas nossas relações.

Section 5: Semana #4 - Qual o seu norte?
03:57

Muitos vezes andamos "sem norte" simplesmente porque não temos uma "bússula" para nos guiar. Os nossos valores são essa bússola e o objectivo deste desafio é trabalhar sobre os mesmos.

Em anexo encontra uma ficha de apoio onde poderá colocar os seus registos, assim como uma crónica relacionada com o tema.

03:08

Muitas pessoas têm como principal objectivo na vida o ganhar dinheiro. E se esse não fosse o objectivo? É isso que o filósofo Alan Watts nos faz reflectir neste curto vídeo.

Section 6: Balanço #01
Balanço #01
07:39
Section 7: Semana #5 - Pontas soltas que nos impedem de ir mais longe
03:47

Muitas vezes temos muitas ideias e vontade de nos tornarmos melhores pessoas mas é como se algo nos prendesse ou amarrasse. Muitas vezes essas "amarras" não são mais do que as pontas soltas que todos temos na vida e que nos consomem energia para ir mais além.

Em anexo encontra uma ficha de apoio sobre o desafio, assim como uma crónica de apoio ao mesmo.

01:49

Muitas vezes esquecemo-nos como tudo começa, por um simples ponto.

Section 8: Semana #6 - A prática com maior impacto global
06:10

A respiração é talvez a prática com maior impacto a nível integral, ou seja, físico, mental, sócio-emocional e espiritual e é sobre como a podemos utilizar melhor que iremos falar nesta semana.

Em anexo encontra a já normal ficha de apoio ao desafio, uma crónica de suporte e também alguns exercícios extra de respiração que poderá utilizar para diversos fins (ex. relaxamento, adormecer, etc.).

Exercício (audio) de relaxamento focado na respiração
05:20
01:28

Um breve vídeo que nos mostra que o planeta também "respira". Convidamos a que se sente a respirar com ele.

Section 9: Semana #7 - Vamos brincar?
04:12

Andamos muitas vezes ocupados em estar ocupados e esquecemo-nos de quão importante são as actividades que nos colocam um brilhozinho nos olhos. Esta é a semana de nos dedicarmos a elas.

Em anexo encontra uma crónica de suporte ao desafio, assim como um ficha de apoio onde poderá colocar os seus registos.

07:09

Um dos vídeos mais inspiradores que nos lembra para a importância de viver com um brilho nos olhos.

Section 10: Semana #8 - O que anda cá a fazer?
04:02

Muitas vezes passamos mais tempo a planear as férias do que a planear a própria vida. Qual a sua missão? O que quer realizar? É sobre isso que falaremos neste desafio.

Em anexo poderá encontrar as normais ficha e crónica de apoio, assim como também uma ficha adicional com questões para o/a ajudar a descobrir o que anda cá a fazer.

14:24

Naquele que é considerado por muitos como um dos discursos de graduação mais inspiradores de sempre, Steve Jobs, fundador da Apple, mostra-nos a importância de nos mantermos inspirados e na nossa missão.

Section 11: Balanço #02
Balanço #02
11:49
Section 12: Semana #9 - Cuidado com o que deixa entrar em casa
04:15

O nosso cérebro é um orgão que vai mudando consoante a experiência, e pode mudar positivamente ou negativamente, consoante o "alimento" que lhe damos. Neste desafio falaremos do perigo que é "alimentarmo-nos" mentalmente com a maioria da informação que vem dos media e o que podemos fazer para nos protegermos.

Abaixo encontra uma ficha de apoio onde poderá colocar os seus registos, assim como uma crónica de suporte ao tema.

16:14

Será que afinal vivemos num mundo cheio de abundância, com potencial infinito? Temos razões para estarmos optimistas quanto ao futuro? Mesmo contrariando tudo o que os media nos dizem? Peter Diamandis argumenta-nos redondamente que SIM!

Section 13: Semana #10 - Mexa-se daí para fora!
04:37

O nosso organismo evoluiu ao longo milhões de anos através do movimento, sendo que precisamos dele para uma boa saúde e bem-estar. Vamos andar?
Em anexo encontra uma ficha de apoio sobre o tema, assim como uma crónica que o suporta.

09:21

Uma animação que nos mostra claramente qual a melhor medicação para o nosso bem-estar físico.

Section 14: Semana #11 - Rir é o melhor remédio
04:37

Há quem diga que rir é o melhor remédio. E não é que andará perto da verdade? De facto os benefícios encontrados pela ciência relativamente a este acto biológico são impressionantes, principalmente sobre quem se consegue rir de si próprio.

Em anexo encontra uma crónica de apoio ao tema, assim como uma ficha onde poderá colocar os seus registos.

07:26

Sabia que existia um poder secreto no sorriso? Ron Gutman explica-nos porquê, e até a relação que existe entre sucesso e sorriso. :)

Section 15: Semana #12 - Todo um novo mundo para descobrir
7 questions
Um breve questionário sobre o tema da meditação.
05:38

As práticas de atenção focada (ex. meditação, mindfulness, yoga, tai-chi) são há muito utilizadas no Oriente como promotoras do bem-estar a nível integral. Actualmente é uma tendência que se verifica também no ocidente, aplicadas não só por indivíduos a nível individual mas também por organizações de diversos sectores (ex. Harvard, Google, Mount Sinai Hospital, etc.).
Em anexo encontrará, para além da ficha e crónica de apoio normais, um documento com dicas de como cultivar a sua atenção plena no dia-a-dia.

De seguida terá também acesso a dois ficheiros audio para praticar meditação mindulness.

06:59

Uma breve meditação mindfulness guiada para poder realizar onde quiser e quando necessitar.

09:34

Porque é que o mindfulness é tão importante e como o podemos cultivar é o que o Andy Puddicumbe, ex-monge, nos explica nesta breve palestra do TED.

Section 16: Balanço #03
Balanço #03
06:28
Section 17: Semana #13 - Mentalmente em forma!
04:04

"Burro velho não aprende língua nova" é um daqueles ditados que só é pronunciado por quem é preguiçoso, pois não só o cérebro evolui até ao momento da nossa morte, como precisa de estar constantemente a aprender para se manter saudável e lúcido.

Em anexo encontra a ficha de apoio ao desafio, assim como uma crónica que suplementa o tema.

19:28

No TED talk mais visto de sempre, Ken Robinson fala brilhantemente de como a escola mata a criatividade. Nada mais a calhar falando do tema da aprendizagem.

Section 18: Semana #14 - Relaxe... é tempo de parar um pouco...
04:11

Qual será o rácio bom entre momentos de stress e momentos de recuperação para podermos estar saudáveis? Relaxe e veja o vídeo para ficar a saber... :)

Abaixo encontra uma ficha para poder analisar qual o seu índice de sacrífício, para além das já normais crónica e ficha de apoio ao tema da semana.

05:34

Uma das formas mais usadas para relaxar é a meditação. Como fazê-la num instante? É isso que esse vídeo ilustra bem.

Section 19: Semana #15 - Cuidado com as sanguessugas!
03:28

Como já dissemos antes, a qualidade das relações que temos tem um grande impacto no nosso bem-estar e felicidade. Nesse sentido não é só necessário reforçar as relações boas, como evitar as que são tóxicas.

Em anexo encontra uma ficha de apoio onde pode colocar os seus registos, assim como uma crónica de suporte ao tema.

09:33

O que responder a alguém que, com ar empertigado, nos diz "Você sabe com que está falando?". Fica a brilhante resposta do filósofo Mario Cortella.

Section 20: Semana #16 - Voltar a casa...
04:01

Somos parte da natureza e precisamos dela para o nosso equilíbrio. Este desafio leva-nos a estarmos mais presentes na natureza, para podermos ser melhores seres humanos.

Em anexo encontra a ficha de apoio onde pode colocar os seus registos, assim como uma crónica de apoio.

02:03

A música "Wonderful world" falada pelo "mítico" David Attenborough, com imagens da natureza pela lente da BBC. Que mais é preciso para um brilho nos olhos? :)

Section 21: Balanço #04
Balanço #04
10:37
Section 22: Semana #17 - A beber é que a gente se entende
03:33

Muitas vezes negligenciamos a água mas grande percentagem do nosso corpo é composto por ela, sendo fundamental num conjunto de processos bioquímicos do organismo. Já sente a sede?

Em anexo encontra a ficha de apoio para os seus registos, assim como a crónica de suporte.

09:22

Apesar de em comum com o tema da água apenas ter o título, achámos que era o sítio ideal para partilhar este brilhante e comovente discurso do poeta David Foster Wallace.

Section 23: Semana #18 - Quanto mais chora, menos...
04:32

Se há coisa que é inútil e nos tira o poder de fazermos algo é queixarmo-nos de uma situação. Este desafio trata mesmo sobre isso.

Em anexo encontra uma crónica de suporte, assim como a já normal ficha de apoio.

03:33

Perante as palavras deste cientista, como é que sequer nos podemos queixar de alguma coisa?

Section 24: Semana #19 - Colocando brilhos nos olhos
05:37

Dar o nosso tempo por uma causa maior que nós é realmente uma grande fonte de felicidade, sendo que não é só o senso comum que o comprova mas também a ciência.

Em anexo, ficha de apoio para colocar os seus registos e crónica de suporte sobre o tema.

13:35

Um exemplo magnífico de como transformar o tempo em felicidade, pela mão de John Hardy e a sua Green School.

Section 25: Semana #20 - Falsas evidências aparentemente reais
04:43

Há quem diga que os medos apenas apontam as partes do nosso "caminho" que estão por explorar. E se o caminho deste programa é o da felicidade, teremos necessariamente que enfrentar os nossos medos.

Em anexo encontra a ficha de apoio, assim como uma crónica de suporte ao tema.

01:27

Não costumamos colocar vídeos publicitários nas inspirações, mas este encaixa como uma luva no tema, pelo que não poderíamos deixar de o partilhar.

Section 26: Balanço #05
Balanço #05
10:00
Section 27: Semana #21 - Dê largas a essa imaginação!
03:37

São vários os estudos que comprovam os benefícios da escrita livre (journaling) para o bem-estar, saúde e felicidade. Tem à mão um papel e uma caneta? :)

Em anexo encontra a ficha de apoio para colocar os seus registos, assim como uma crónica de suporte ao tema.

19:31

Elizabeth Gilbert, autora do livro "Comer, Orar e Amar", fala-nos de como cultivar o espírito criativo.

Section 28: Semana #22 - ZZZZ ZZZZZ ZZZZ ZZZZZ
06:09

Muitos dos nossos problemas físicos, mentais e emocionais começam com uma simples causa: privação do sono. Pensamentos como "tenho tempo para dormir quando morrer" só revelam profunda ignorância sobre o funcionamento do organismo e, de facto, levam-no a morrer mais cedo.

Em anexo, para além da ficha de suporte e da crónica de apoio, encontra também algumas dicas do que poderá fazer para dormir tranquilamente.

04:11

Arianna Huffington, presidente do jornal Huffington Post, fala-nos de como o dormir é uma das chaves para o sucesso.

Section 29: Semana #23 - O maior amor que alguma vez encontrará
04:42

Quem melhor para namorar do que com a própria Vida? Dessa forma tem amor para todo o sempre. ;)

Em anexo encontra a ficha de apoio onde poderá colocar os registos do seu namoro, assim como um artigo de suporte ao tema.

11:27

Numa brilhante e humorística palestra, José Pedro Cobra mostra-nos vários ponteiros sobre o tema deste desafio.

Section 30: Semana #24 - Está na hora. O que quer deixar?
09:15

No último desafio fechamos com aquilo que é mais importante: o que quer deixar quando partir.

De suporte ao desafio, para além da crónica de suporte e da ficha de apoio, com um exercício sobre legado, encontra um outro exercício adicional em anexo (O seu epitáfio), de forma a ser mais fácil "ligar-se" ao que quer deixar quando partir.

10:12

Esta é uma versão comprimida de uma palestra oficial que o Randy Pausch deu na Universidade onde era professor, Carnegie Mellon. A sua última palestra. Uma verdadeira inspiração sobre a vida.

Section 31: EXTRA: Changing the world by changing yourself
17:26

O QUE ACHOU DO PROGRAMA?

Gostaríamos muito (mesmo MUITO) de ter o seu feedback sobre o programa. Nesse sentido, pedimos-lhe que classifique o ZB24 de 1 a 5 estrelas e que deixe um breve comentário sobre o mesmo, de forma a que futuros participantes possam saber qual foi a sua experiência. Basta ir ao canto superior direito da plataforma Udemy e fazer a sua avaliação. :)


ESPALHANDO A PALAVRA

O mundo é feito de pessoas. Se as mesmas estiverem mais felizes, mais calmas e presentes, o mundo também o será. Simples, não é? Nesse sentido sugerimos que partilhe este programa (ex. email, redes sociais, conversa de café, velhinha no talho, etc.) com quem achar que pode beneficiar do mesmo! Já imaginou como seria um mundo assim? ;)


SUPORTANDO O PROJECTO ZORBUDDHA
Por último, caso sinta que o projecto contribuiu para a sua vida e quiser apoiar o mesmo, deixamos a possibilidade de poder fazer um donativo, de forma a que possamos levar esta mensagem ao maior número de pessoas! O mesmo não é obrigatório e deixamos, literalmente, à sua escolha, disponibilidade e consciência. ;)

Basta carregar na imagem ou seguir este link: DONATIVO VIA PAYPAL

Suporte o projecto ZorBuddha


MUITO OBRIGADO!


E pronto, parece que é tudo. Poderá ir acompanhando os nossos projectos em www.zorbuddha.org e em www.vascogaspar.com, onde encontrará outras informações, ferramentas e inspirações!

Muito obrigado por nos acompanhar até aqui e por ser um ser humano especial, que se dedica ao seu desenvolvimento, mudando o seu mundo.

Criámos este último episódio adicional, fazendo um apanhado/wrap up de como foi o programa, com algumas surpresas pelo meio.

Criámos também uma crónica adicional que encontra em anexo, sobre como fazer um "detox integral" na sua vida.

MUITO OBRIGADO POR NOS TER ACOMPANHADO!


Com os desejos de uma vida plena,
Vasco Gaspar
vg@vascogaspar.com

49:24

Uma palestra dada por Vasco Gaspar no aniversário do programa E2, onde numa das partes da mesma mostra os bastidores do programa ZorBuddha 24 e de como o mesmo foi realizado com os recursos que se encontravam disponíveis.

Students Who Viewed This Course Also Viewed

  • Loading
  • Loading
  • Loading

Instructor Biography

Vasco Gaspar, Human Flourishing Facilitator

Vasco Gaspar acredita que cada ser humano tem um potencial único, assim como o direito (e dever) de o manifestar em pleno, florescendo ao seu mais alto nível. Nesse sentido procura criar condições para a emergência desse potencial, quer como facilitador em diversas organizações nacionais e internacionais, quer como empreendedor social com o projecto ZorBuddha, actualmente visitado por pessoas de mais de 85 países.

Foi recentemente convidado a ser um dos 30 participantes a nível mundial para fazer parte do primeiro curso de certificação de professores na metodologia Search Inside Yourself (programa de Liderança e Inteligência Emocional, baseado em Mindfulness e em Neurociência, que foi desenvolvido e testado na GOOGLE ), que decorrerá durante o ano de 2014 e que, a longo prazo, tem como objectivo criar condições para a paz no mundo.

Mais informações: www.vascogaspar.com

Ready to start learning?
Start Learning Now