Meu nome é Laura Bacellar e trabalho no mercado editorial desde 1983. Sou formada em editoração pela ECA/USP e amo livros.

Fiz muito dentro de editoras. Comecei na Editora Paz e Terra como estagiária e saí, dois anos depois, como produtora editorial. Já tive todo tipo de posição dentro de departamentos editoriais: assistente editorial e chefe de produção (Hemus), editora assistente e editora-chefe (Brasiliense), consultora editorial (Ariadne e Bei Comunicações), editora responsável (Edições GLS e Malagueta) e co-editora (Mercuryo e Palas Athena).

Tenho experiência também como prestadora de serviços de tradução, preparação, revisão de tradução, revisão de provas, edição de texto e acompanhamento editorial para casas editoriais variadas, entre as quais Scipione, Ática, Summus, Leya, Larousse, SM, Moderna, assim como para autores independentes.

Fiz ainda um estágio de seis meses em uma editora alemã, a Piper Verlag, de Munique, e passei oito meses nos Estados Unidos fazendo um levantamento das editoras marginais e independentes de lá.

Dou cursos de produção editorial, formação de linha editorial, mercado de trabalho em editoras e nichos editoriais na Universidade do Livro/Unesp desde 2004.

Escrevi já vários livros como ghostwriter, adaptei clássicos para crianças, Robinson CrusoéDráculaFrankensteinO signo dos quatroCaninos brancos e Rei Artur, para a coleção Reencontro da Editora Scipione, Ramayana para a editora Berlendis e Mini Larousse do trânsito para a Larousse.

Lancei em 2001 Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, com muitas dicas para escritores. Venho desde então dando cursos e palestras para escritores, assim como workshops de formatação de livros, em São Paulo e várias cidades brasileiras.
Escrevi com o índio cariri Tkainã a lenda Mãe d’água, publicada pela Scipione em 2008. No mesmo ano fui autora, juntamente com Franco Reinaudo, do pioneiro O mercado gls, pela Editora Ideia e Ação. Em 2011 lancei, em co-autoria com Lúcia Facco e Hanna Korich, o livro Frente e verso, visões da lesbianidade, pela editora Malagueta.

Fundei a primeira editora brasileira inteiramente dedicada a minorias sexuais, as Edições GLS, que não coordeno mais, e a única casa editorial de toda a América Latina especializada em literatura para mulheres homossexuais, a Editora Malagueta.

Estou bastante focada no momento em direcionar escritores a que tenham carreiras criativas de sucesso, que entendam o mercado e se posicionem nele com destaque. Presto serviços de consultoria e ofereço workshops.

  • Students
    43
  • Courses
    1
  • Reviews
    18

Courses taught by Laura Bacellar