Ednaldo Mendes de Araújo
Analista de Segurança da Informação Pleno
About me
Meu nome é Ednaldo Araújo, sou graduado em Gestão de Tecnologia da Informação e Especialista em Análise, Projetos e Gerência de Sistemas. Tenho mais de 15 anos de experiência em TI, e mais de 10 anos de experiência em sala de aula ministrando cursos voltados a área de informática. Neste período já ministrei aulas de Windows 98, Windows ME (2000), XP, 7, 8 e 10, Linux Educacional, Ubuntu desde a versão 8, Debian, Centos, shell script, Lógica de programação, introdução ao php, introdução à linguagem java, hardware, redes, etc.
Experiência com implantação e administração de servidores Windows e Linux, firewall, virtualização, Active directory, permissões, grupo e usuários, dns, dhcp, gpo, política de backups, etc.
Planejamento, implantação e administração de redes UniFi da Ubiquiti. Implantação, administração e gerenciamento de UniFi Controller, adoção de access points, etc.
Experiência em SOC - Centro de Operações de Segurança - IRT (Equipe de Resposta a Incidentes).
Liderança de equipes de TI.
Monitoramento, detecção, análise e notificação de incidentes de segurança da informação, construção de relatórios de segurança, cumprimento da política de segurança da informação.
Trabalhando com ferramentas como ServiceNow, OTRS, Zerum, Securonix, Archer, RSA Netwitness, Arbor, QRadar, Checkpoint, SOAR.
Análise de vulnerabilidades, resposta a incidentes, recomendações de segurança de acordo com as vulnerabilidades relatadas.
Experiência em consultoria em Projetos de Infra Segura, Projetos de Cloud Segura, Arquitetura de referência de segurança cibernética, etc utilizando referências como CIS Benchmark.
* Construção de padrões de Hardening de:
- Sistemas Operacionais Windows (2008 a 2019) e Linux (CentOs, Red Hat, Ubuntu, Oracle Linux),
- Banco de Dados (PostgreSQL, Oracle, MongoDB, Mysql, SQL Server, etc)
- Container (OKE, GKE, AKS, etc)
- Serviços Web (IIS, Apache Tomcat, Apache 2.4, NGINX)
Algumas certificações:
EC-Council - Certified Secure Computer User v2
AWS Certified Cloud Practitioner
Google Cloud Certified - Cloud Digital Leader
LPIC-1: System Administrator
Comptia Security +
EXIN Information Security Foundation based on ISO/IEC 27001
Cyber Security Foundation Professional Certificate - CSFPC™
NSE 1 Network Security Associate
NSE 2 Network Security Associate
DevOps Essentials Professional Certificate (DEPC)
Scrum Foundation Proffessional Certificate (SFPC)
Kanban Foundation (KIKF)