A Terceira Igreja Batista de Brasília nasceu em junho de 1970, a partir do desejo e mobilização de um pequeno grupo de membros da Igreja Memorial Batista que moravam na Asa Norte e tinham dificuldades de congregar na Asa Sul, onde aquela igreja estava sediada. Com um terreno localizado na Área Especial 407/408 Norte, a Terceira desde cedo mostrou sua vocação para o crescimento e, com o passar do tempo, foi se transformando em uma referência da Palavra na cidade de Brasília.

Com a dedicação e o brilho de pastores como Raymond Lorey Kolbe, que levou aquele pequeno grupo a se transformar em uma igreja de fato, e Júlio Borges, responsável por liderar a construção do templo na Asa Norte, a Terceira foi ganhando espaço e relevância nos anos 70 e 80 como promotora do Evangelho de Cristo. Em dezembro de 1989, o Pastor Mateus Esteves dos Santos assumiu o comando da Terceira, dando sequência ao processo de propagação do Reino de Deus em Brasília, especialmente na Asa Norte, e acelerando o ritmo de crescimento da igreja.

Na segunda metade da década de 1990, a expansão da igreja já começava a criar problemas de falta de espaço. Em 1997, o Pastor Mateus recebeu uma visão de que a Terceira deveria alargar suas tendas e que isso não deveria ocorrer na sede da Asa Norte. A partir daquele ano, os membros da igreja sabiam que aquela residência era temporária e que Deus iria providenciar uma Nova Sede grande o suficiente para atender milhares de pessoas.

Os anos foram se passando, algumas campanhas para levantamento de recursos para compra de um terreno foram feitas e tentativas frustradas de aquisição de novos espaços na Asa Norte foram realizadas. O silêncio de Deus provocou questionamentos e dúvidas na congregação, mas, em 2003, quando já se considerava seriamente construir algo maior no próprio terreno da Asa Norte, o SENHOR mostrou que os pensamentos dEle estão acima dos nossos: surgiu um enorme terreno no Setor de Clubes, próximo a um dos cartões postais de Brasília, a ponte JK, e uma oportunidade de ouro para se adquiri-lo. A igreja comprou o terreno, pagou todas as parcelas e, em junho de 2009, seu endereço mudou para um lugar muito maior e mais bem localizado.

A mudança para o Setor de Clubes Sul não representa só a conquista de um espaço maior, mas, acima disso, significa que a Terceira Igreja está destinada a atingir Brasília como um todo e não mais a ficar limitada geograficamente à Asa Norte. Com a mudança, o Pastor Mateus anuncia sua aposentadoria e, em março de 2010, Gilberto Wegermann assume como pastor-titular da Terceira.

Vindo da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos, o jovem Pastor Gilberto orienta seu pastoreio em base bíblica, pequenos grupos de trabalho diários e planejamento estratégico, com foco em missões nacionais, mundiais e na salvação de almas.

A Terceira vive hoje um momento de renovação e preparação para uma nova fase que pode ter você como participante. Venha nos conhecer pessoalmente!

  • Students
    6
  • Courses
    1
  • Reviews
    1