TRIZ - Teoria da Resolução de Problemas Inventivos
0.0 (0 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
3 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add TRIZ - Teoria da Resolução de Problemas Inventivos to your Wishlist.

Add to Wishlist

TRIZ - Teoria da Resolução de Problemas Inventivos

Como gerar, sistematicamente, soluções altamente criativas para os mais complexos problemas técnicos.
0.0 (0 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
3 students enrolled
Created by Eduardo C. Moura
Last updated 6/2017
Portuguese
Curiosity Sale
Current price: $10 Original price: $200 Discount: 95% off
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 10 hours on-demand video
  • 6 Supplemental Resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • How to invent, how to innovate, how to solve problems that have a technical conflict at its core (an inventive problem).
View Curriculum
Requirements
  • The course material is in Portuguese.
Description

TRIZ: Teoria da Resolução de Problemas Inventivos

O MAIS PODEROSO MÉTODO PARA MULTIPLICAR A CRIATIVIDADE TÉCNICA

Entre os muitos problemas técnicos que os engenheiros enfrentam nos mais diversos campos tecnológicos, os que mais trazem um desafio à nossa capacidade de inovação são os problemas inventivos, que surgem quando a implementação de soluções tradicionais prejudicam algum aspecto do desempenho do produto ou processo em questão.

Em tais situações, os engenheiros usualmente acabam optando por um "trade-off" ou "solução de compromisso", que na verdade não elimina o conflito técnico pela raiz, e portanto não traz resultados satisfatórios.

O que é TRIZ?

TRIZ é a sigla (em russo) para “Teoria da Resolução de Problemas Inventivos”. É uma  metodologia comprovada para aumento da criatividade técnica. Mas, ao contrário da tradicional abordagem psicológica para aumento da criatividade, o TRIZ fundamenta-se na ciência e tecnologia. Desenvolvida por Genrich Altshuller a partir dos anos '50 e divulgada no Ocidente a partir dos anos '90, este método revolucionário vem ganhando crescente interesse da comunidade técnica internacional.

A pesquisa  que deu origem ao TRIZ partiu da hipótese de que existem princípios inventivos universais por detrás das grandes inovações que fazem avançar a tecnologia. Logo, se tais princípios forem identificados e sintetizados, eles podem ser usados por qualquer pessoa, para tornar o processo de criatividade técnica mais eficaz e previsível. A pesquisa prosseguiu em vários níveis nas últimas décadas, e mais de 3 milhões de  patentes já foram examinadas. Hoje a base de conhecimento do TRIZ integra mais de 250 princípios inventivos e mais de 1.350 efeitos químicos, físicos e geométricos utilizados pelas mentes mais criativas dos últimos 500 anos.

Resultados!

O TRIZ já é considerado estratégico por várias empresas de ponta, que utilizam este método revolucionário para:

  • Acelerar a evolução tecnológica de seus produtos e processos tecnológicos, criando barreiras de patentes ou contornando as barreiras dos concorrentes.
  • Eliminar os conflitos técnicos que estão na raíz dos problemas de engenharia mais complexos, ao invés de adotar as tradicionais soluções de compromisso (“trade-off”).
  • Expandir dramaticamente o conhecimento e a criatividade da equipe técnica, compartilhando a experiência dos inventores mais brilhantes.

Nesse curso, você aprenderá com Eduardo Moura, pioneiro na introdução do TRIZ no Brasil e América Latina (desde 1998) com experiência acumulada em quase uma centena de casos reais de aplicação, nos mais diversos tipos de indústrias.

CONTEÚDO (inédito em cursos online):

Introdução: O Contexto de Uso do TRIZ. Saiba qual é o contexto de uso do TRIZ, e porque esse método é simplesmente indispensável para multiplicar sua criatividade técnica.

1. Visão Geral do TRIZ. Obtenha uma visão geral do TRIZ: sua origem e os conceitos que fundamentam o método.

2. Idealidade. Aprenda sua primeira técnica para resolver problemas inventivos: o RFI - Resultado Final Ideal.

3. Uso de Recursos. Aprenda um conceito básico do TRIZ: usar ao máximo os recursos já disponíveis no sistema técnico que você está analisando.

4. Análise Funcional para Produtos e Processos. Saiba como construir um mapa visual de todas funções úteis e prejudiciais atuando em um produto. Use a Análise Funcional para identificar e priorizar as funções realizadas em um processo, buscando simplificação, inovação, redução de custo e aumento do valor agregado.

5. Princípios Inventivos e Matriz de Conflitos Técnicos. Conheça os 40 Princípios Inventivos sintetizados por Altshuller, cujo conhecimento aumentará drasticamente a sua criatividade técnica. Aprenda a usar a Matriz de Altshuller, que lhe orientará na aplicação dos princípios inventivos ao seu problema específico.

6. Contradições Físicas e Princípios de Separação. Aprenda como identificar Contradições Físicas e como eliminá-las aplicando os Princípios de Separação no tempo, no espaço e entre as partes e o todo.

7. Análise Substância-Campo. Aprenda uma poderosa técnica de abstração do TRIZ: o modelamento da situação inventiva usando a Análise Substância-Campo. Saiba também como usar o Sistema de Soluções Padrão, para gerar soluções de alto nível de criatividade e eficácia.

8. Tendências Evolutivas dos Sistemas Técnicos. Conheça as 8 Tendências Evolutivas dos sistemas técnicos, que permitem orientar o processo criativo no sentido mais promissor, para um dado produto ou tecnologia.

9. Efeitos Científicos. Introdução à vasta base de Efeitos Científicos do TRIZ. Consultada no momento correto, essa base de conhecimento pode lhe ajudar a derivar soluções conceituais específicas criativas, a partir de uma solução genérica sugerida pelas diferentes técnicas do TRIZ.

10. ARIZ: Algoritmo da Resolução de Problemas Inventivos. Conheça o "canhão" do TRIZ: o Algoritmo da Resolução de Problemas Inventivos (ARIZ). Esse poderoso método vai lhe orientar no uso integrado e coerente de todos os conceito e técnicas que você aprendeu nas sessões anteriores do curso. Estudar e dominar o ARIZ irá torná-lo um profissional extremamente criativo e eficaz!

VANTAGENS EXCLUSIVAS:

  • Apresentação e discussão de vários casos reais de aplicação liderados pelo instrutor em diferentes indústrias.
  • Vídeos com resolução passo-a-passo dos vários exercícios propostos ao longo do curso.
  • GUIA DE APLICAÇÃO PRÁTICA, com dicas valiosas que resumem muitos anos de experiência do instrutor.
  • Arquivos template para baixar, para orientá-lo na aplicação do ARIZ e ajudá-lo na documentação dos seus próprios casos de TRIZ.
  • Curso 100% online, sem agendamento de aulas e sem enrolação. Aulas disponíveis quando você quiser, no conforto da sua casa ou qualquer outro lugar. Faça o curso no SEU ritmo.
Who is the target audience?
  • Engineers (any technology field)
Students Who Viewed This Course Also Viewed
Curriculum For This Course
48 Lectures
10:00:29
+
Introdução e Visão Geral do TRIZ
8 Lectures 01:39:49

Boas-vindas e descrição geral do conteúdo do curso.

Preview 01:47

Eduardo Moura lhe dá uma visão do contexto de aplicação do TRIZ, e mostra porque esse método é indispensável para a geração de soluções inovadoras. Essa seção tem duas partes; essa é Parte 1.

Preview 16:57

O contexto de uso do TRIZ - Parte 2 de 2
11:22

Esta seção (em 4 partes) fornece uma visão geral do TRIZ. Define os conceitos básicos sobre os quais se fundamenta o método e as demais técnicas ensinadas no curso.

Seção 1: Visão Geral do TRIZ - Parte 1 de 4
15:46

Seção 1: Visão Geral do TRIZ - Parte 2 de 4
18:12

Seção 1: Visão Geral do TRIZ - Parte 3 de 4
19:15

Seção 1: Visão Geral do TRIZ - Parte 4 de 4
12:37

Siga as instruções do vídeo: leia a questão de múltipla escolha, pause o vídeo, escolha sua resposta, solte o vídeo e veja a resposta.

Marque as perguntas que você errar, e reveja a parte correspondente da videoaula, para firmar bem o conceito em questão!

Seção 1: Questões de Revisão Conceitual
03:53
+
Idealidade
3 Lectures 36:10

Nesta seção de duas partes, aprenda o importante conceito de Idealidade, e a sua primeira ferramenta prática do TRIZ: o método do RFI (Resultado Final Ideal).

Seção 2: Idealidade - Parte 1 de 2
14:40

Seção 2: Idealidade - Parte 2 de 2
19:43

Seção 2: Questões de Revisão Conceitual
01:47
+
Seção 3: Uso de Recursos
2 Lectures 12:18
Seção 3: Uso de Recursos: Parte 1 de 1
11:17

Seção 3: Uso de Recursos: Questões de Revisão Conceitual
01:01
+
Seção 4: Análise Funcional
6 Lectures 01:22:21
Seção 4A: Análise Funcional para Produtos - Parte 1 de 3
15:28

Seção 4A: Análise Funcional para Produtos - Parte 2 de 3
11:34

Seção 4A: Análise Funcional para Produtos - Parte 3 de 3
15:54

Seção 4B: Análise Funcional para Processos - Parte 1 de 2
17:57

Seção 4B: Análise Funcional para Processos - Parte 2 de 2
19:00

Seção 4: Questões de Revisão Conceitual
02:28
+
Seção 5: Princípios Inventivos e Matriz de Contradições Técnicas
6 Lectures 01:15:33
Seção 5: Princípios Inventivos e Matriz CT - Parte 1 de 5
14:47

Seção 5: Princípios Inventivos e Matriz CT - Parte 2 de 5
17:50

Seção 5: Princípios Inventivos e Matriz CT - Parte 3 de 5
15:51

Seção 5: Princípios Inventivos e Matriz CT - Parte 4 de 5
16:48

Seção 5: Princípios Inventivos e Matriz CT - Parte 5 de 5
08:36

Seção 5: Questões de Revisão Conceitual
01:41
+
Seção 6: Contradições Físicas e Princípios de Separação
5 Lectures 54:14
Seção 6: Contradições Físicas e Princípios de Separação - Parte 1 de 4
13:08

Seção 6: Contradições Físicas e Princípios de Separação - Parte 2 de 4
16:33

Seção 6: Contradições Físicas e Princípios de Separação - Parte 3 de 4
11:22

Seção 6: Contradições Físicas e Princípios de Separação - Parte 4 de 4
10:59

Seção 6: Questões de Revisão Conceitual
02:12
+
Seção 7: Análise S-F
4 Lectures 57:44
Seção 7: Análise S-F, Parte 1 de 3
18:32

Seção 7: Análise S-F, Parte 2 de 3
19:35

Seção 7: Análise S-F, Parte 3 de 3
17:40

Seção 7: Questões de Revisão Conceitual
01:57
+
Seção 8: Tendências Evolutivas dos Sistemas Técnicos
1 Lecture 12:07
Seção 8: Tendências Evolutivas dos Sistemas Técnicos - Parte 1 de 1
12:07
+
Seção 9: Efeitos Científicos
1 Lecture 14:30
Seção 9: Efeitos Científicos - Parte 1 de 1
14:30
+
Seção 10: ARIZ - Algoritmo da Resolução de Problemas Inventivos - Teoria
5 Lectures 01:21:18
Seção 10: ARIZ Teoria - Parte 1 de 5
12:06

Seção 10: ARIZ Teoria - Parte 2 de 5
19:46

Seção 10: ARIZ Teoria - Parte 3 de 5
14:42

Seção 10: ARIZ Teoria - Parte 4 de 5
19:37

Seção 10: ARIZ Teoria - Parte 5 de 5
15:07
2 More Sections
About the Instructor
Eduardo C. Moura
0.0 Average rating
0 Reviews
3 Students
1 Course
Fundador e Diretor Técnico, Qualiplus Excelência Empresarial

Fundador e Diretor Técnico da Qualiplus Excelência Empresarial. Formado em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela USP - São Carlos em 1978. Acumulou experiência de 15 anos na Texas Instruments e IBM (Brasil e EUA). Atua desde 1984 como instrutor, palestrante e consultor nos diversos métodos da excelência empresarial, e neste período já capacitou milhares de engenheiros, gerentes e executivos em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, no Brasil, Argentina, Equador, Peru, Colômbia, México, Uruguai e Suécia. De 1986 a 2003, acumulou todas as certificações de nível superior da ASQ (American Society for Quality): Engenheiro da Qualidade (CQE,1986), Engenheiro de Confiabilidade (CRE,1987), Auditor da Qualidade (CQA,1990) e Gerente da Qualidade (CQM,1997). Lead Assessor pelo Stat-A-Matrix (USA,1992). Especialista em Qualidade pela UNICAMP, 1994. Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade, 1995. Autor de vários artigos técnicos publicados no Brasil e EUA. Autor do volume 15 da série “The ASQ Basic References in Quality Control: Statistical Techniques”, ASQ Quality Press-USA. Autor do livro “As Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade”, Makron Books, 1993. Em 1999 fez especialização de 12 meses na Taguchi Academy e recebeu do Dr. Genichi Taguchi o título de "Certified Taguchi Expert", sendo o primeiro profissional brasileiro a possuir este reconhecimento. Autor e instrutor de diversas metodologias desenvolvidas pela Qualiplus, entre as quais se destacam: “Planejamento Estratégico usando Thinking Process”, “Gestão por Processos”, programas de capacitação “Six Sigma Plus” para Champions, Green Belts, Black Belts e Master Black Belts, além dos programas DFSS – Design for Six Sigma. Em 2010 foi certificado como Thinking Process Practitioner pela TOCICO (Theory of Constraints International Certification Organization). Foi palestrante da Conferência Internacional TOCICO 2012 apresentando o tema “Usando o Thinking Process para integrar Lean, Six Sigma, Gestão por Processos e as Soluções da TOC para melhorar o desempenho do negócio”. Nesse mesmo ano obteve as certificações TOCICO “Finance & Measures Practitioner” e “Supply Chain Logistics Practitioner”. Em 2014 obteve a certificação internacional “Certified Demand Driven Planner”, do DDI (Demand Driven Institute) e ISCEA (International Supply Chain Education Alliance), sendo o primeiro profissional brasileiro a receber esse reconhecimento. Autor do Amazon Kindle e-book “Dicas Rápidas para Gerentes Corajosos” (publicado em português e espanhol). Atua como instrutor e consultor de TRIZ há mais de 20 anos, tendo implementado cerca de uma centena de casos de alto impacto em grandes empresas.