Lettering

fundamentos básicos
4.5 (9 ratings) Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a
course's star rating by considering a number of different factors
such as the number of ratings, the age of ratings, and the
likelihood of fraudulent ratings.
45 students enrolled
$19
$40
52% off
Take This Course
  • Lectures 14
  • Length 1.5 hours
  • Skill Level All Levels
  • Languages Portuguese
  • Includes Lifetime access
    30 day money back guarantee!
    Available on iOS and Android
    Certificate of Completion
Wishlisted Wishlist

How taking a course works

Discover

Find online courses made by experts from around the world.

Learn

Take your courses with you and learn anywhere, anytime.

Master

Learn and practice real-world skills and achieve your goals.

About This Course

Published 3/2016 Portuguese

Course Description

O desenho de lettering, que consiste no desenvolvimento de letras personalizadas para um determinado fim, vem sendo muito utilizado atualmente por grandes e pequenas empresas, na busca constante por diferenciação e atenção de seus consumidores. Essa procura vem se intensificando na medida em que existe um movimento global de retorno a apreciação por técnicas e produtos manufaturados, em detrimento de processos industriais e criação em massa. Nesse sentido, trabalhos como o de desenvolvimento de letterings surgem como um grande diferencial no currículo do designer que deseja oferecer um trabalho único para os seus clientes. Aprenda com o designer gráfico Rafael Costa sobre os princípios e fundamentos do lettering, entenda o que o diferencia da tipografia e da caligrafia, veja quais são as técnicas e os materiais adequados para essa técnica, e comece a desenvolver um estilo particular capaz de dialogar com diferentes projetos gráficos.

What are the requirements?

  • Ter interesse em aprender

What am I going to get from this course?

  • Aprender sobre os princípios e fundamentos do lettering
  • Entender o que o diferencia da tipografia e da caligrafia
  • Ver quais são as técnicas e os materiais adequados para a técnica de Lettering
  • Começar a desenvolver um estilo particular capaz de dialogar com diferentes projetos gráficos

What is the target audience?

  • Interessados em Lettering
  • Pessoas que querem se diferenciar em seus trabalhos de Design

What you get with this course?

Not for you? No problem.
30 day money back guarantee.

Forever yours.
Lifetime access.

Learn on the go.
Desktop, iOS and Android.

Get rewarded.
Certificate of completion.

Curriculum

Section 1: Iniciar aqui
03:55

O designer gráfico e ilustrador Rafael Costa conta um pouco sobre sua trajetória no mundo do design.

02:23

Quando a facilidade de acesso a fontes gratuitas e templates prontos parece gerar apenas mais do mesmo em termos de soluções gráficas, saber criar uma letra personalizada com características específicas se torna um diferencial na hora de oferecer um produto único para o seu cliente. Veja como o lettering pode ser um ótimo caminho para desenvolver identidades visuais singulares, que dialoguem com a proposta específica de cada marca. 

07:00

Apesar de serem termos facilmente confundíveis, tipografia, caligrafia e lettering são disciplinas diferentes. Aprender os princípios básicos que caracterizam cada uma trará uma compreensão melhor do que você está fazendo, e tornará mais assertiva a escolha e utilização dessas diferentes técnicas.  

03:50

De origem antiga, o lettering continua em evidência através de seus diferentes usos no mercado. Rafael comenta sobre as principais possibilidades de utilização dessa técnica nos dias de hoje.

04:55

Paralelamente ao desenvolvimento da prática, vale a pena gastar um tempo no estudo de referências. Apreciar o trabalho de outros profissionais pode ser um exercício bastante útil para descobrir insights, inspirações e modelos existentes para nortear futuros projetos.

11:42

Veja quais são os materiais mais comuns, os efeitos produzidos por cada um deles e as marcas mais utilizadas.

02:27

Rafael faz uma breve apresentação dos passos que compõem o processo de construção do lettering. 

07:10

Entenda a definição de contraste, ligadura e swash, elementos-chave da composição de lettering.

04:12

Veja como os princípios de construção aprendidos anteriormente são aplicados em letras maiúsculas e minúsculas, visando manter os padrões de movimento e leitura característicos do lettering.

12:16

Entenda o poder das marcações e das linhas de apoio para facilitar o trabalho do desenho de lettering. 

10:21

Acompanhe o desenvolvimento de uma composição de lettering.

13:46

Acompanhe o desenvolvimento de uma composição de lettering.

08:11

Acompanhe Rafael na etapa de arte final.

01:52

PROJETO

Crie um lettering utilizando o seu nome.

Tarefa

Sua tarefa é desenvolver um lettering, desenhando o seu primeiro nome. Utilizando algumas das técnicas ensinadas ao longo do curso, como a criação de linhas de construção, o desenho correto das formas das letras e o uso e manejo dos materiais, entregue pelo menos (03) versões diferentes ou melhoradas do seu lettering. Junto com as imagens do seu lettering descreva um pouco do seu processo criativo, narrando quais foram suas dificuldades bem como as partes do processo em que se sentiu mais à vontade. Informe também quais foram suas impressões em relação ao resultado obtido. 

Não se esqueça

Desenvolver uma nova habilidade como o lettering exige muita estudo e principalmente treino. Sendo assim não fique frustrado ou pense em desistir diante do seu primeiro trabalho realizado, saiba que mesmo os grandes profissionais da caligrafia e do lettering também tiveram que dar o primeiro passo e com certeza não fizeram o seu melhor trabalho na primeira vez.

Produto final

Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- Três (03) imagens com versões diferentes do seu lettering utilizando o seu nome. De preferência tente utilizar formas e tamanhos diferentes para cada uma das versões do seu lettering.

- Uma (01) defesa do seu projeto por escrito, relatando a sua experiência na confecção do lettering, contando como foi o seu processo criativo e se houve alguma dificuldade na aplicação das técnicas de desenho das letras, informe também quais as suas impressões com os seus resultados e em quais pontos você ainda pode melhorar.

Students Who Viewed This Course Also Viewed

  • Loading
  • Loading
  • Loading

Instructor Biography

É bastante perceptível o distanciamento entre o ensino e o aprendizado. Apesar da evolução da sociedade e de como as pessoas se relacionam, a instituição da escola pouco mudou seu formato; ainda é a mesma sala, com pessoas olhando para as nucas umas das outras, enquanto um único professor passa o “seu” conhecimento para a sala. Quantas pessoas estão de fato ouvindo? - E dessas que estão ouvindo, quantas estão de fato aprendendo?

Por quê o conhecimento de qualidade, aquele bom mesmo, tem que ser caro e inacessível para tanta gente?

Para mudar esse cenário surgiu a Saibalá. Somos uma escola online que luta contra o conceito de que vídeo-aula é chato, de que conteúdo rico é caro e de que o conhecimento é um caminho de mão única.

A gente acredita que aprender tem que ser um prazer - tem que agradar aos olhos, aos ouvidos, ao cérebro e ao coração – e mais, tem que ser acessível a qualquer um que tenha interesse. Por essa razão, escolhemos as pessoas mais renomadas em suas áreas para ensinar a sua habilidade, mostrar seu dia a dia, seu trabalho e sua paixão sem que você tenha que vender um rim para pagar por isso.

Cada curso é um filme de aproximadamente 2 horas, com uma linguagem dinâmica, divertida, que realmente prende a atenção - você aprende sem perceber que está absorvendo tanto conteúdo. Os cursos, com alta qualidade audiovisual, são divididos em aulas de até 15 minutos. Assim, você assiste no seu ritmo e quantas vezes quiser.

Assistir ao filme é só uma parte do aprendizado, a gente acredita que você só efetivamente aprende quando põe a mão na massa. Depois de finalizar os vídeos, os professores te convidam a fazer um projeto, postá-lo na rede social dentro da Saibalá e ouvir feedbacks de outros alunos e até desses profissionais!

Acesse, aprenda, participe e crie.

Ready to start learning?
Take This Course