Buying for a Team? Gift This Course
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Fotografia Documental to your Wishlist.

Add to Wishlist

Fotografia Documental

como registrar pessoas e suas histórias
4.3 (11 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
43 students enrolled
Last updated 3/2016
Portuguese
$10 $35 71% off
1 day left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 1 hour on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Have a coupon?
What Will I Learn?
Entenda como se aproximar das pessoas através da conversa
Saiba quais são os equipamentos usados para essa forma de registro
Aprenda a enxergar nas cenas cotidianas uma fonte inesgotável de narrativas brotando da realidade
View Curriculum
Requirements
  • Ter interesse em aprender
Description

Como gênero, a fotografia documental carrega a possibilidade de ir além do mero registro para tornar-se uma tentativa de reflexão, compreensão e narração do homem em seus momentos, espaços e condições sociais. O fotógrafo Renato Stockler leva sua câmera às ruas do Brás em busca de histórias, propondo-se a encontrar na prática os principais desafios desse tipo de abordagem na fotografia. Entenda como se aproximar das pessoas através da conversa, saiba quais são os equipamentos usados para essa forma de registro, e aprenda a enxergar nas cenas cotidianas uma fonte inesgotável de narrativas brotando da realidade.

Who is the target audience?
  • Interessados em fotografia documental, de pessoas, retratos e histórias
  • Pessoas que querem 'abrir sua mente' quando fotografam
  • Interessados em aprimorar sua interação social para melhorar seus resultados fotográficos
Students Who Viewed This Course Also Viewed
Curriculum For This Course
Expand All 14 Lectures Collapse All 14 Lectures 01:04:40
+
Iniciar aqui
14 Lectures 01:04:40

O fotógrafo e jornalista Renato Stockler conta como a sua facilidade para entrar nas histórias de outras pessoas o levou a migrar para áreas diferentes do fotojornalismo, e pontua quais são os desafios e as possibilidades proporcionadas pela fotografia documental. 

Preview 03:31

Saiba em que se diferenciam as abordagens da realidade feitas através dos recortes do fotojornalismo e da narrativa documental. 

Preview 03:44

O mundo está cheio de situações e histórias para serem contadas. Resta ao bom documentarista estar atento para captar o que está acontecendo a sua volta. Renato compartilha algumas dicas de como estabelecer conexões com essas histórias. 

Preview 05:38

A fotografia documental apresenta uma série de abordagens possíveis. Quando se lida com pessoas, no entanto, é preciso estar atento à questão da ética. Entenda o que isso significa em termos práticos, e conheça maneiras alternativas de explorar uma história sem necessariamente fotografar os indivíduos que fazem parte dela. 

REFERÊNCIA DE FOTOGRAFIA AÉREA
Bernard Lang - Alemanha

REFERÊNCIA DE FOTOGRAFIA E URBANISMO
Robert Polidori - Canadá
Cristiano Mascaro - Brasil
Marcel Gautherot - França


4. Contando histórias
05:47

Veja quais são as lentes, câmeras e acessórios escolhidos para o trabalho de fotografia documental no Brás.  

5. Equipamento
12:38

Saiba quais são as características que fazem do Brás um bairro historicamente interessante e uma fonte rica de histórias.

6. O bairro do Brás
02:46

Existem algumas práticas que podem melhorar a compreensão do espaço fotografado e facilitar a abordagem na hora do clique. Descubra o que Renato costuma fazer para quebrar o gelo antes de fotografar uma história. 

7. Quebrando o gelo
02:27

Caminhando pelo viaduto da Av. Rangel Pestana com uma ideia prévia de fotografia na cabeça, Renato se depara com uma situação inusitada. 

REFERÊNCIAS DE FOTOGRAFIA
Mick Turpin - Inglaterra
Mark Alor Powell - USATrent
Trent Parker - Austrália Martin
Jeff Mermestein - USA

8. Viaduto
05:18

Comum e antigo no bairro do Brás, o comércio de tecidos faz parte da paisagem e é registrado pelas lentes de Stockler. 

9. Carregamento de tecido
03:58

Vivencie o poder da abordagem e da conversa para extrair histórias de pessoas e ambientes desconhecidos.

10. Tecelagem
06:53

Muito da fotografia documental envolve a espera pela luz ou composição que transformem uma cena cotidiana em uma imagem com “algo a mais”. Acompanhe Renato na tentativa de fotografar um ambiente que respira a linguagem do Brás.

11. Buscando a cena
02:36

Renato compartilha suas preferências de configuração da câmera, explicando o porquê dessas escolhas e ilustrando os efeitos práticos das mesmas no resultado de suas fotografias.

12. Settings da câmera
04:49

Renato passeia pelas ruas do Brás em busca de histórias. 

13. Histórias da rua
03:10

PROJETO
Conte uma história através de imagens.

Tarefa
Sua tarefa é escolher um tema de relevância pessoal e social e fotografá-lo através de uma abordagem documental. Colocando em prática algumas das dicas exploradas ao longo do curso, como a maneira de se chegar às pessoas, as formas de enxergar uma composição e o intuito de contar uma pequena história, entregue até nove (09) imagens que contem uma narrativa. Junto com as fotografias, poste uma defesa escrita do projeto, explicando a sua proposta, a experiência, as dificuldades e o resultado final em relação ao que se esperava alcançar. 

Não se esqueça
Histórias estão acontecendo o tempo inteiro a nossa volta. Esteja atento para perceber as situações e estabelecer novas conexões. 

Produto final
Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- Nove (09) imagens que, em conjunto, contem uma narrativa a respeito de um tema de sua escolha. De preferência selecione um tema que seja, além de seu agrado, também de relevância social.

- Uma (01) defesa escrita do seu projeto, explicando sua proposta, contando como foi a sua experiência e se houve alguma dificuldade durante a execução das fotos, e expressando qual foi sua impressão a respeito do resultado final em relação às suas expectativas iniciais.  

Boa Sorte!

14. Projeto
01:25
About the Instructor
4.2 Average rating
129 Reviews
440 Students
6 Courses

É bastante perceptível o distanciamento entre o ensino e o aprendizado. Apesar da evolução da sociedade e de como as pessoas se relacionam, a instituição da escola pouco mudou seu formato; ainda é a mesma sala, com pessoas olhando para as nucas umas das outras, enquanto um único professor passa o “seu” conhecimento para a sala. Quantas pessoas estão de fato ouvindo? - E dessas que estão ouvindo, quantas estão de fato aprendendo?

Por quê o conhecimento de qualidade, aquele bom mesmo, tem que ser caro e inacessível para tanta gente?

Para mudar esse cenário surgiu a Saibalá. Somos uma escola online que luta contra o conceito de que vídeo-aula é chato, de que conteúdo rico é caro e de que o conhecimento é um caminho de mão única.

A gente acredita que aprender tem que ser um prazer - tem que agradar aos olhos, aos ouvidos, ao cérebro e ao coração – e mais, tem que ser acessível a qualquer um que tenha interesse. Por essa razão, escolhemos as pessoas mais renomadas em suas áreas para ensinar a sua habilidade, mostrar seu dia a dia, seu trabalho e sua paixão sem que você tenha que vender um rim para pagar por isso.

Cada curso é um filme de aproximadamente 2 horas, com uma linguagem dinâmica, divertida, que realmente prende a atenção - você aprende sem perceber que está absorvendo tanto conteúdo. Os cursos, com alta qualidade audiovisual, são divididos em aulas de até 15 minutos. Assim, você assiste no seu ritmo e quantas vezes quiser.

Assistir ao filme é só uma parte do aprendizado, a gente acredita que você só efetivamente aprende quando põe a mão na massa. Depois de finalizar os vídeos, os professores te convidam a fazer um projeto, postá-lo na rede social dentro da Saibalá e ouvir feedbacks de outros alunos e até desses profissionais!

Acesse, aprenda, participe e crie.

Report Abuse