Curso Completo de Fotografia Mobile

apps e dicas para tirar as melhores fotos com seu celular
4.7 (18 ratings) Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a
course's star rating by considering a number of different factors
such as the number of ratings, the age of ratings, and the
likelihood of fraudulent ratings.
65 students enrolled
$19
$50
62% off
Take This Course
  • Lectures 28
  • Length 2 hours
  • Skill Level All Levels
  • Languages Portuguese
  • Includes Lifetime access
    30 day money back guarantee!
    Available on iOS and Android
    Certificate of Completion
Wishlisted Wishlist

How taking a course works

Discover

Find online courses made by experts from around the world.

Learn

Take your courses with you and learn anywhere, anytime.

Master

Learn and practice real-world skills and achieve your goals.

About This Course

Published 4/2016 Portuguese

Course Description

O celular pode ser uma ferramenta muito interessante em fotografia se bem utilizado. Além de conferir alta mobilidade, com o olhar certo, os apps corretos e boas técnicas você pode transformar seu celular em uma câmera profissional e tirar fotos inusitadas e com altíssima qualidade. Ticiana Porto, Paulo del Valle e Gal Oppido vão te ajudar nessa empreitada viajando pelas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo ensinando-o como fazer muito mais com o que carrega no bolso!

Acompanhe a fotógrafa Ticiana Porto durante uma visita a famosas locações cariocas, como a Pedra do Arpoador e a Praia do Leme, e confira maneiras de produzir imagens únicas e originais de paisagens previsíveis, ao colocar em prática treinos de composição que utilizam a perspectiva, a iluminação natural e a edição final de forma criativa.

Através de um passeio pela cidade do Rio de Janeiro, o fotógrafo e instagrammer profissional Paulo del Valle compartilha sua experiência para ensinar como é possível utilizar o seu celular como uma câmera fotográfica. Descubra porque o registro do inusitado pode se tornar o seu diferencial, e aprenda a tirar o melhor proveito de cada foto pelo domínio de aplicativos, truques e técnicas facilmente aplicáveis nos cliques do dia a dia.

Acompanhe Gal Oppido pelas ruas de São Paulo para entender como a captação e o processamento de imagens pelo celular pode tornar a fotografia mobile extremamente vantajosa em termos de mobilidade, experimentação, e desenvolvimento do olhar. Conheça aplicativos e ferramentas capazes de fazer de seu celular um equipamento fotográfico tão relevante quanto às câmeras profissionais.



Trailer - Créditos: 
Something Elated by Broke For Free
Creative Commons — Attribution 3.0 United States— CC BY 3.0 US

What are the requirements?

  • Ter interesse em aprender
  • Gostar de tirar fotos com celular

What am I going to get from this course?

  • Retratar paisagens comuns ou muito conhecidas de forma inusitada
  • Colocar em prática treinos de composição que utilizam a perspectiva, a iluminação natural e a edição final de forma criativa
  • Aprender como é possível utilizar o seu celular como uma câmera fotográfica
  • Aprender a tirar o melhor proveito de cada foto pelo domínio de aplicativos, truques e técnicas facilmente aplicáveis nos cliques do dia a dia
  • Entender como a captação e o processamento de imagens pelo celular pode tornar a fotografia mobile extremamente vantajosa em termos de mobilidade, experimentação, e desenvolvimento do olhar
  • Conhecer aplicativos e ferramentas capazes de fazer de seu celular um equipamento fotográfico tão relevante quanto às câmeras profissionais

What is the target audience?

  • Instagramers
  • Pessoas que querem tirar fotos mais inusitadas com seu celular
  • Pessoas que querem aprender sobre apps e ferramentas fotográficas para celular
  • Pessoas que gostam de tirar fotos com seu celular e querem aprimorar seus resultados

What you get with this course?

Not for you? No problem.
30 day money back guarantee.

Forever yours.
Lifetime access.

Learn on the go.
Desktop, iOS and Android.

Get rewarded.
Certificate of completion.

Curriculum

Section 1: Iniciar aqui
08:45

A fotógrafa Ticiana Porto, conhecida por colocar em foco a natureza e os cenários urbanos do Rio de Janeiro em seu perfil no Instagram, discute a influencia desse aplicativo em seu processo de captação de imagens, e introduz o exercício de buscar novos olhares como um recurso para trazer originalidade na fotografia de paisagens repetidamente exploradas no cotidiano da capital fluminense.

05:35

Chegando a um dos pontos mais conhecidos do Rio de Janeiro, a Pedra do Arpoador, Ticiana dá dicas de como encontrar alternativas interessantes de composição na fotografia de paisagem, levando em consideração o desafio da iluminação natural pouco favorável.

05:58

Ainda no Arpoador, Ticiana demonstra a influencia do posicionamento do fotógrafo e da seleção do recorte na composição de uma fotografia de paisagem realizada com a câmera do celular.  

06:42

Agora na Praia do Leme, Ticiana propõe outro exercício de composição fotográfica, destacando a oportunidade de aproveitar os elementos do cenário para criar o efeito de profundidade na imagem.

05:18

Ao trocar de ponto de vista na praia para trabalhar com uma perspectiva diferente, Ticiana experimenta fotografar diretamente contra a luz do sol, e também discute a respeito das alternativas de enquadramento da paisagem em relação à proporção da foto e suas finalidades. 

06:11

Parte importante do processo de produção de imagens é a edição. Ticiana mostra como costuma balancear suas fotos através dos recursos disponíveis no aplicativo "Camera +".

04:55

Parte importante do processo de produção de imagens é a edição. Ticiana mostra como costuma balancear suas fotos através dos recursos disponíveis no aplicativo "Camera +".

00:48

PROJETO
Fotografar um lugar muito visitado.

Tarefa
Fotografe um lugar muito comum ou altamente visitado em sua cidade ou bairro. Procure registrar 05 imagens inusitadas, seguindo as dicas de composição e olhar fotográfico apresentadas durante o curso. 

Não se esqueça
A edição é também um exercício de composição na fotografia. Ela não é realizada apenas após a captação da imagem, mas também antes do clique, através da observação da paisagem e da escolha dos elementos que farão parte do recorte desejado.

Produto final
Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- 05 fotografias inusitadas de uma paisagem bastante comum e visitada.

Boa Sorte!


 

01:32

Conheça o designer e fotógrafo carioca Paulo del Valle, que trabalha hoje como instagramer profissional, e saiba como foi a sua introdução ao universo da fotografia com celular.

02:39

Antes de sair tirando fotos, entenda como usar o seu celular como uma câmera fotográfica. Através de algumas dicas básicas, como o cuidado com a lente, o manuseio do aparelho e a composição pela regra dos terços, você aprende a conseguir melhores resultados.

04:54

Ter paciência e explorar o inusitado através de novos ângulos e situações é um dos caminhos para tornar suas fotos únicas e se destacar. Enquanto busca os momentos ideais para o clique, Paulo levanta alertas importantes, como problemas com a luz do sol, o uso do zoom digital e a hora certa de editar as imagens. 

01:38

Uma situação bastante comum na fotografia é sofrer com os registros em contraluz. Dependendo do foco, o excesso de luz deixa o céu estourado ou faz o objeto virar uma silhueta. A solução para esse problema pode ser encontrada no uso da técnica de HDR, que junta três fotos iguais com exposições diferentes em uma imagem final. 

09:23

Fotografias de longa exposição são ideais para quando você deseja registrar um movimento cujo efeito final é parecido com uma pintura. Explorando uma situação ideal para esse tipo de foto, Paulo captura o movimento da água batendo nas pedras da praia de Joatinga, explicando quais são os princípios e os equipamentos necessários para essa técnica, além de entrar em detalhes sobre o aplicativo “Average Camera Pro”. 

07:36

Outra possibilidade é usar o celular para tirar fotos de cenas de ação. Ao fotografar movimentos, você pode tanto passar a ideia de imagem congelada, quanto reforçar a ideia de movimento. Conheça o aplicativo “Camera +” e as técnicas que permitem gerar os diferentes efeitos.

04:13

Paulo demonstra as funções básicas do aplicativo nativo do iPhone, e dos aplicativos “Camera +” e “Camera Noir”, reforçando que buscar o inusitado e registrar o que está acontecendo no seu cenário é sempre o diferencial que fará suas fotografias se destacarem das demais. 

00:50

Aprenda a utilizar a ferramenta "panorama" para entortar objetos.

02:54

De volta a técnica de HDR, Paulo captura uma silhueta, demonstrando a diferença entre o resultado final do registro feito com a câmera do iPhone e através do aplicativo True HDR.  

02:37

Conheça o aplicativo “Cortex Cam”, que ajuda a reduzir os ruídos de suas fotos tiradas em condições de pouca luz.

12:06

Parte de ser um bom fotógrafo envolve não apenas tirar as fotos, mas também conseguir editá-las. Paulo apresenta seus aplicativos preferidos de edição, explicando os atributos mais interessantes de cada um.

01:42

PROJETO
Fotografe com seu celular utilizando as técnicas aprendidas durante o curso. 

Tarefa
Sua tarefa é tirar fotos com o celular utilizando as técnicas aprendidas durante o curso. Para refrescar a memória, aqui vão elas: fotografia de longa exposição, HDR, fotografia de movimento, fotografia de pôr do sol, fotografia com pouca luz e panorama. Escolha as cinco melhores e poste-as na plataforma para que o professor e outros alunos possam ver e compartilhar as suas opiniões.

Não se esqueça
A chave para se diferenciar é fazer aquilo que os outros não fazem. Mude de ângulo, busque situações inusitadas e explore o melhor do cenário a sua volta.  

Produto final
Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- Cinco das suas melhores fotografias utilizando técnicas aprendidas durante o curso, de acordo com a sua escolha.

Boa Sorte!

04:55

Gal Oppido conta como se iniciou no mundo da fotografia mobile e como essa nova ferramenta, que concentra de forma compactada o percurso de captar, gerar e processar imagens, influenciou seu olhar e sua formação como fotógrafo.

02:12

Entenda as vantagens de procurar por aplicativos que não vêm embutidos no celular, como o “Camera +”, por exemplo, que amplia as possibilidades de experimentação através do controle de foco e exposição da câmera.

03:25

Conheça as vantagens da mobilidade ocasionada pelo tamanho e pelo formato do celular, observando como a versatilidade do aparelho proporciona novos caminhos para o olhar.

01:59

Perceba como o caráter de ferramenta do dia-a-dia faz do celular um equipamento fotográfico que não intimida.

07:04

Acompanhe a exploração de diferentes cenários proporcionada pela flexibilidade do celular, e o registro de diferentes exposições de luz através do aplicativo “Pro HDR”.

02:39

Observe como a captação pelo celular permite uma liberdade maior para construir cenários e composições ao redor das auto representações mais conhecidas como “selfies”.

04:23

Entenda como é possível lidar com imagens que ainda não foram processadas na captação, além de ferramentas e filtros utilizados para destacar elementos desejados.

05:42

Gal reforça o caráter do celular como ferramenta eficiente para construir um olhar particular, explicando também algumas das funcionalidades e tendências da captação realizada por esse equipamento compacto e simples.

PROJETO
Fotografe com o celular.

Tarefa
Sua tarefa é captar imagens via celular, registrando situações dentro do seu universo de passagem, seja no quarto, na rua ou na cidade, utilizando as características típicas do aparelho.

Não se esqueça
O importante é aproveitar o caráter “intruso” do celular, tirando vantagem do formato e espessura do aparelho para explorar cenários.

Produto final
Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- Use sua criatividade!

Boa Sorte!

Students Who Viewed This Course Also Viewed

  • Loading
  • Loading
  • Loading

Instructor Biography

É bastante perceptível o distanciamento entre o ensino e o aprendizado. Apesar da evolução da sociedade e de como as pessoas se relacionam, a instituição da escola pouco mudou seu formato; ainda é a mesma sala, com pessoas olhando para as nucas umas das outras, enquanto um único professor passa o “seu” conhecimento para a sala. Quantas pessoas estão de fato ouvindo? - E dessas que estão ouvindo, quantas estão de fato aprendendo?

Por quê o conhecimento de qualidade, aquele bom mesmo, tem que ser caro e inacessível para tanta gente?

Para mudar esse cenário surgiu a Saibalá. Somos uma escola online que luta contra o conceito de que vídeo-aula é chato, de que conteúdo rico é caro e de que o conhecimento é um caminho de mão única.

A gente acredita que aprender tem que ser um prazer - tem que agradar aos olhos, aos ouvidos, ao cérebro e ao coração – e mais, tem que ser acessível a qualquer um que tenha interesse. Por essa razão, escolhemos as pessoas mais renomadas em suas áreas para ensinar a sua habilidade, mostrar seu dia a dia, seu trabalho e sua paixão sem que você tenha que vender um rim para pagar por isso.

Cada curso é um filme de aproximadamente 2 horas, com uma linguagem dinâmica, divertida, que realmente prende a atenção - você aprende sem perceber que está absorvendo tanto conteúdo. Os cursos, com alta qualidade audiovisual, são divididos em aulas de até 15 minutos. Assim, você assiste no seu ritmo e quantas vezes quiser.

Assistir ao filme é só uma parte do aprendizado, a gente acredita que você só efetivamente aprende quando põe a mão na massa. Depois de finalizar os vídeos, os professores te convidam a fazer um projeto, postá-lo na rede social dentro da Saibalá e ouvir feedbacks de outros alunos e até desses profissionais!

Acesse, aprenda, participe e crie.

Ready to start learning?
Take This Course