Organização e produtividade para o seu mestrado
4.7 (14 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
53 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Organização e produtividade para o seu mestrado to your Wishlist.

Add to Wishlist

Organização e produtividade para o seu mestrado

Métodos para se organizar e ser mais produtivo durante o processo de escrita da sua dissertação
4.7 (14 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
53 students enrolled
Last updated 3/2017
Portuguese
Current price: $10 Original price: $35 Discount: 71% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 2 hours on-demand video
  • 1 Article
  • 4 Supplemental Resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • Escrever sua dissertação com melhor organização e produtividade.
  • Planejar o conteúdo da sua dissertação.
  • Adaptar sua rotina para encaixar as atividades do mestrado.
  • Criar um sistema de organização que permita encontrar e controlar facilmente todos os seus materiais de apoio.
  • Criar um sistema de organização que permita controlar facilmente as informações lidas nas bibliografias.
  • Fazer referências bibliográficas de maneira fácil e prática.
  • Criar um sistema de organização que permita controlar todas as tarefas necessárias para conclusão da dissertação.
  • Saber evitar distrações e criar uma rotina de trabalho para ser mais produtivo.
  • Saber utilizar recursos automatizados do Word que tornam sua escrita mais prática.
View Curriculum
Requirements
  • Noções básicas de como utilizar um PC ou Mac.
  • Acesso aos programas e noções básicas de Microsoft Word e Excel.
  • Noções básicas de como instalar programas no seu computador.
  • Acesso e noções básicas de como instalar e utilizar aplicativos de smartphones (não obrigatório).
Description

Este curso é voltado para alunos de mestrado que estão iniciando o processo de escrita da sua dissertação mas que não sabem por onde começar, que têm dificuldade de organizar seus materiais de apoio (relatórios, resultados de ensaios/simulações, bibliografias), que sofrem de dificuldades para se concentrar e ser produtivos na tarefa de escrita ou que não conhecem todas as ferramentas do Microsoft Word que facilitam o trabalho de escrita. 

As técnicas que apresentarei para você foram desenvolvidas por mim durante o período em que escrevi minha própria dissertação de mestrado e me ajudaram enormemente a sair da inércia da procrastinação.

Who is the target audience?
  • Alunos de mestrado que ainda não começaram ou estão começando a escrever sua dissertação.
  • Alunos de mestrado que já estão mais avançados na escrita, mas que ainda possuem dificuldades com organização e produtividade.
  • Alunos de graduação ou outros tipos de pós-graduação que se identifiquem com os tópicos do curso.
Students Who Viewed This Course Also Viewed
Curriculum For This Course
30 Lectures
01:53:12
+
Introdução
6 Lectures 11:18



Está em dúvida se este curso é para você? Confira aqui quem é o nosso público alvo.

Preview 01:27


Como avaliar este curso
00:56
+
Primeiros Passos
7 Lectures 23:19

Nesta aula, falaremos sobre a importância de conhecer suas motivações para fazer um mestrado. Isso será importante para que continue trabalhando, mesmo nos momentos mais difíceis.

Conheça suas motivações
01:46

Aqui, falaremos sobre traçar seus objetivos de curto, médio e longo prazo para que você analise se suas atividades do dia-a-dia estão alinhadas com seus objetivos. Isso te permitirá priorizar atividades e arrumar mais tempo para se dedicar ao mestrado.

Analise sua rotina
04:08

As partes envolvidas normalmente são: sua universidade, seu orientador, seus professores, seu chefe (se você trabalha), sua família, seus amigos. Nesta aula, falaremos sobre pontos importantes para conversar com as partes envolvidas de modo que você obtenha a colaboração e a compreensão necessárias para conduzir o seu trabalho.

Negocie com as partes envolvidas
05:16

Um dos primeiros passos importantes para escrever uma dissertação é conhecer as normas da ABNT ou da sua própria universidade para que você já comece a escrever seu texto no formato certo. Vamos abrir os arquivos disponíveis na internet e passar pelos seus pontos principais (formatação, conteúdo, referências bibliográficas).

Normas de dissertação - parte I
03:00

Normas de dissertação - parte II
04:06

O planejamento do tema te auxiliará a listar as atividades necessárias para concluir seu estudo e elaborar um cronograma. Ele também servirá de base para criar o corpo da sua dissertação. 

Planeje seu tema
02:15

Em geral, escrevemos teses e dissertações em nossa língua materna, o português. Aqui, no entanto, faremos uma breve discussão sobre a possibilidade de escrever sua dissertação em inglês para ter maior visibilidade internacional. Mas isso é apenas uma sugestão, não se preocupe! :)

Preview 02:48
+
Organizando seu trabalho
6 Lectures 28:47

O planner é um caderno físico ou bloco de notas virtual (p. ex. Evernote) onde você reunirá ideias, listas de tarefas, de referências bibliográficas e afins para manter um maior controle sobre seu trabalho. Aqui, falaremos sobre como utilizar seu planner e quais divisões criar.

Utilizando um 'planner'
03:26

Nesta aula, falaremos sobre a árvore de pastas que você deve criar no seu computador para que, desde o início, você já trabalhe com um sistema organizado que te permitirá não gastar tempo para encontrar arquivos importantes. Também falaremos sobre o uso do seu email para manter as mensagens importantes sempre à mão.

Organizando documentos
05:21

Nesta aula, falaremos sobre como pesquisar bibliografias e qual a melhor forma de salvar os arquivos pdf das mesmas no seu computador (qual o melhor nome para colocar nos arquivos e em que pastas).

Onde encontrar e como organizar bibliografias
05:47

Aqui, você aprenderá o que são mapas mentais e como utilizá-los para organizar ideias, ler artigos e organizar bibliografias.

Utilizando mapas mentais
03:09

Utilizando mapas mentais para organizar bibliografias
07:27

Nesta aula, falaremos sobre a melhor forma de salvar os arquivos *.doc (ou *.docx) para garantir que você conseguirá controlar as alterações e a evolução do seu documento sem correr o risco de perdê-lo no meio do caminho.

Organizando o documento Word da sua dissertação
03:37
+
Produtividade - Parte I
3 Lectures 14:31

Abordaremos nesta aula dicas gerais de produtividade para que você não fique se distraindo com pessoas, notificações de celular, Facebook, etc, e para que você tenha boa disposição para trabalhar.

Dicas gerais
06:15

Nesta aula, vamos falar sobre alguns aplicativos de celular que podem te auxiliar a controlar as listas de tarefas, ou a melhor forma de controlá-las em caderno físico. Determine prioridades, faça as tarefas simples imediatamente e controle tarefas que dependem de outras pessoas.

Utilizando lista de tarefas
04:31

Ter uma rotina de trabalho é importante para que o seu mestrado esteja sempre fresquinho na sua cabeça. Quanto passamos muito tempo sem trabalhar na nossa dissertação, retomar a tarefa é muito difícil. Aqui, apresentarei algumas ferramentas como aplicativos de celular e calendários em papel que te motivarão a continuar trabalhando.

Crie uma rotina diária de trabalho
03:45
+
Produtividade - Parte II - Utilizando o Word de forma produtiva
7 Lectures 34:14

Por incrível que pareça, numerar as páginas da dissertação pode fazer você perder um tempinho precioso, pois as normas requerem que apenas os elementos textuais sejam numerados. Aprenda aqui como numerar as páginas de acordo com as normas.

Numerando as páginas da sua dissertação
02:46

Algumas pessoas não sabem disso, mas o Word possui recursos para numerar as seções e sub-seções do seu texto automaticamente e para criar um sumário que é atualizado conforme alteramos nosso documento. Você não precisa fazer nada à mão! Aqui, você aprenderá como fazer isso.

Criando os títulos e índice do seu trabalho
04:44

Assim como o Word possui recursos automáticos para numerar as seções e criar um sumário, também é possível adicionar legendas em figuras e tabelas e criar listas automáticas para ambas. Aqui, você aprenderá como fazer isso.

Preview 03:13

"Referências cruzadas" são um recurso para fazer referência a uma seção, figura ou tabela do seu texto que atualizam automaticamente a numeração conforme você altera seu documento. Aqui, você aprenderá a utilizá-las.

Utilizando referências cruzadas
04:22

Listas de símbolos, siglas e definições dão um certo trabalho para elaborar, visto que não existem muitos recursos automáticos para fazê-las. Nesta aula, falaremos sobre a melhor forma para você se organizar desde o início do seu trabalho para que depois você não tenha que ficar procurando no seu texto os símbolos, as siglas e  as definições. Se você já tem grande parte de seu texto escrito mas não se organizou desde o início, vou te ensinar a utilizar um recurso automático, apesar de trabalhoso, para encontrar todas as siglas que estão perdidas no seu texto.

Criando listas de símbolos, siglas e definições
08:15

O Mendeley é um software gratuito e de fácil instalação que auxilia na organização das suas bibliografias, e, melhor ainda!, na elaboração das citações e da lista de referências bibliográficas da sua dissertação.

Gerenciando bibliografias com Mendeley
07:51

Outros recursos do Word para facilitar sua vida - barra de navegação, divisão de tela, comentários, controle de alterações.

Outras dicas
03:03
+
Considerações finais
1 Lecture 01:03
Mãos à obra!
01:03
About the Instructor
Ana Luísa Orsolini
4.7 Average rating
14 Reviews
53 Students
1 Course
Engenheira

Engenheira Naval formada há seis anos, trabalho na indústria de óleo e gás. Adoro estudar, ler livros, organizar minha casa e minhas ideias, planejar novos projetos, ter ideias mirabolantes e viajar o mundo. Adoro sobretudo compartilhar meus conhecimentos e lições aprendidas para que os outros não tenham que perder o mesmo tempo que eu às vezes perco em determinadas situações.