O manejo da úlcera venosa: avaliação clínica
4.9 (10 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
28 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add O manejo da úlcera venosa: avaliação clínica to your Wishlist.

Add to Wishlist

O manejo da úlcera venosa: avaliação clínica

Desenvolva habilidades para a avaliação clínica e tratamento das úlceras venosas
4.9 (10 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
28 students enrolled
Created by Carlos Tonazio
Last updated 5/2017
Portuguese
Price: $45
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 3.5 hours on-demand video
  • 6 Supplemental Resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • Ao final do curso os alunos terão desenvolvido uma reflexão crítica sobre o tratamento das úlceras venosas, além da aquisição de conhecimentos sobre a fisiopatologia dessas lesões o que lhes permitirá uma avaliação clínica acurada e a escolha do tratamento ideal dentro das diretrizes e consensos internacionais disponíveis no mercado.
View Curriculum
Requirements
  • Conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia do sistema venoso.
Description

Esse curso é direcionado a enfermeiros e profissionais de saúde envolvidos no tratamento de feridas, abordará os aspectos relacionados ao manejo do portador de úlceras venosas utilizando os consensos e diretrizes internacionais que irão favorecer ao aluno uma reflexão crítica sobre o tratamento ideal.

O mercado atual de tratamento de feridas é amplo e heterogêneo e, muitas vezes, o profissional sente dificuldade na decisão de escolha da melhor terapia. Ao final do curso o aluno terá a possibilidade de desenvolver um raciocínio clínico para a avaliação do portador de úlcera venosa e identificar as características fundamentais para instituir o tratamento de acordo com os consensos e diretrizes atuais.

Outro aspecto relevante, é que o domínio desses conhecimentos permitirá ao profissional uma assistência autônoma, de qualidade e segura aos seus clientes/pacientes.

Who is the target audience?
  • Enfermeiros especialistas no tratamento de feridas e/ou enfermeiros que atuem ou tenham interesse na área
  • Profissionais de saúde que estão envolvidos no tratamento de feridas
  • Acadêmicos de Enfermagem
  • Acadêmicos de Medicina
Students Who Viewed This Course Also Viewed
Curriculum For This Course
11 Lectures
03:15:18
+
Introdução
1 Lecture 12:42

Essa aula irá apresentar o curso e discutir alguns aspectos éticos legais do atendimento ao portador de feridas além de abordar a epidemiologia das úlceras venosas.

Preview 12:42
+
Anatomia e Fisiologia
1 Lecture 25:56

Essa aula abordará aspectos anatômicos e fisiológicos do  sistema venoso para que o aluno seja capaz de entender a fisiopatologia das úlceras venosas e consequentemente ter maior clareza do seu tratamento além de discutir as principais teorias da causa da úlcera venosa.

Aula 2: Anatomia e Fisiologia do Sistema Venoso
25:56
+
Sistema de classificação e avaliação do portador de úlcera venosa
3 Lectures 48:33

Essa seção está dividida em 03 aulas e ao final, o aluno será capaz de entender o sistema de classificação da doença venosa crônica,  desenvolverá habilidades para avaliar o portador de úlcera venosa, através do exame clínico direcionado, que envolve  a avaliação vascular não invasiva. Dentro deste contexto será apresentado a técnica de  realização do ITB (Índice tornozelo-braço), que é um procedimento simples e altamente especifico/sensível para identificar alterações arteriais, além sua interpretação, essencial para a condução dos casos de úlcera venosa.

Sistema de classificação e avaliação do portador de úlcera venosa
10:43

Nessa aula serão discutidos os critérios internacionais para a avaliação do portador de úlcera venosa, envolvendo os fatores de risco e a coleta de dados precisa para identificar a doença venosa e consequentemente ter subsídios para propor o tratamento adequado.

Avaliação do portador de úlcera venosa (continuação)
17:33

Continuação da avaliação do portador de úlcera venosa. Será dado enfoque à avaliação vascular não invasiva, ferramenta fundamental para o tratamento da úlcera venosa e, nesse aspecto, a realização e interpretação do Índice Tornozelo-Braço.

Avaliação do portador de úlcera venosa (continuação)
20:17
+
A avaliação da úlcera venosa
2 Lectures 29:41

Nessa aula será abordada a avaliação da úlcera venosa, suas características essenciais, o que auxiliará o profissional na realização do diagnóstico diferencial, fundamental para a escolha da terapia a ser implementada.

A avaliação da úlcera venosa
17:40

Continuação da aula de avaliação da úlcera venosa, onde será abordada a ciência TIME que é uma ferramenta para  avaliação de quatro áreas clínicas da ferida, onde reside as chaves para o sucesso da cicatrização.

A avaliação da úlcera venosa: ciência TIME (chaves da cicatrização)
12:01
+
Princípios básicos da terapia compressiva
2 Lectures 37:50

Nessa seção será abordado um tema fundamental para o tratamento das úlceras venosas. Vamos discutir os consensos internacionais da sua utilização e os princípios de ouro. É essencial o domínio dessas informações para um tratamento seguro e eficaz.

Tratamento- Princípios básicos da terapia compressiva
23:04

Continuação dos princípios fundamentais para a utilização da terapia compressiva.

Tratamento- Princípios básicos da terapia compressiva (continuação)
14:46
+
Terapia tópica: cobertura ideal
2 Lectures 40:36

Essa aula tem um propósito amplo, ela favorece uma reflexão crítica sobre as características de uma cobertura ideal e descreve suas categorias, dando ao aluno uma visão ampla e aprofundada para subsidiar a escolha do melhor curativo e capacitando-o para  os processos de padronização nas instituições. Não se atém aos produtos que o mercado oferece, vai além, dá uma compreensão do que é necessário para cada fase da cicatrização.

Terapia tópica: consenso para a escolha da cobertura ideal
26:39

Essa é nossa última aula, onde faremos uma breve revisão das habilidades adquiridas ao longo do curso e também onde deixo meu sincero agradecimento pelo interesse e participação. Sua presença foi essencial para o sucesso desse curso e espero nos vermos muitas outras vezes. 

Considerações finais
13:57
About the Instructor
Carlos Tonazio
4.9 Average rating
10 Reviews
28 Students
1 Course
Enfermeiro Estomaterapeuta, Mestrando em Bioengenharia

Sou graduado e licenciado em enfermagem pela UFJF, pós graduado em saúde da família e estomaterapia pela UFMG, mestrando em Engenharia Mecânica, área de concentração bioengenharia (UFMG).

Atualmente, Oficial Enfermeiro no Hospital da Polícia Militar onde coordeno o serviço especializado em feridas, participo do grupo multidisciplinar "Pé Diabético", sou preceptor da residência médica em Dermatologia e responsável pela atualização e treinamento dos enfermeiros da instituição.

Faço atendimento particular de estomaterapia em consultório e domicílio.

Tenho experiência em cursos, aulas, palestras, treinamentos e criei um canal no YouTube (Bate papo com o estomaterapeuta) onde publico vídeos relacionados ao tratamento avançado de feridas.


Sou um enfermeiro apaixonado e que ama trabalhar com feridas e poder conversar com as pessoas sobre o tema.