Introdução a Montessori
4.7 (939 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
1,903 students enrolled

Introdução a Montessori

Princípios para Ajudar a Vida
Bestseller
4.7 (939 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
1,903 students enrolled
Created by Gabriel Salomão
Last updated 5/2017
Portuguese
Portuguese [Auto-generated]
Current price: $11.99 Original price: $24.99 Discount: 52% off
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 1.5 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to Udemy's top 3,000+ courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Ajudar melhor a vida das crianças, compreender suas necessidades com mais clareza e construir relações mais pacíficas e produtivas tanto em família quanto em ambientes escolares ou profissionais.
Requirements
  • Este curso não tem pré-requisitos. É um curso de introdução para famílias e profissionais da infância.
Description

Este minicurso propõe uma fundamentação primeira para famílias e profissionais que desejem conhecer melhor essa pedagogia. Com uma duração breve e um valor acessível, nosso propósito é que qualquer um possa começar a conhecer Montessori de forma confiável e bem embasada. A teoria e a prática montessorianas existem juntas, e por isso são abordadas unidas neste curso, com sugestões de transformação para famílias e profissionais da infância.

Who this course is for:
  • Famílias, educadores e profissionais da infância.
Course content
Expand all 11 lectures 01:14:38
+ Iniciar aqui
4 lectures 24:42

Maria Montessori é nossa precursora. Ela resumiu sua vida em uma frase, sucintamente relembrada por seu neto, Mário Montessori Jr.: “Eu descobri a criança”. Ela é mundialmente conhecida por ter criado o método Montessori (chamado por ela de Pedagogia Científica) e ter revolucionado a forma como a criança é compreendida e respeitada. Em quase todos os países do mundo há escolas montessorianas e diversas iniciativas educacionais revolucionárias tiveram suas bases nas descobertas de Montessori. 

Preview 06:11

O Minicurso de Introdução ao Método Montessori é uma sequência de dez aulas breves sobre as principais ideias do Método Montessori, sua história e pertinência hoje. Participe para descobrir mais sobre a educação como uma ajuda à vida e aprender a educar e conviver melhor com as crianças em sua vida, pessoal e profissionalmente.

Preview 03:44
Planos de Desenvolvimento e a Criança de 0 a 6 anos
06:11
A criança de 6 a 12 anos, o adolescente e o adulto
08:36
Aferição de Aprendizado da Seção 1
6 questions
+ Princípios Fundamentais de Montessori
3 lectures 18:42

AUTOEDUCAÇÃO – Trata-se da ideia radical de que a criança é capaz de aprender sozinha. Todas as crianças aprendem algumas coisas sozinhas: andar, falar, comer, pegar, reconhecer voz e aparência, receber e fazer carinho… Mas em muitos casos, nós mal nos apercebemos disso. Em Montessori, nós confiamos na criança. Sabemos que se ela puder contar com o meio adequado, pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre. Por isso, usamos materiais específicos, que são feitos para (1) serem manipulados pela criança, (2) trabalhando um novo desafio de cada vez e (3) dando a ela a chance de perceber seus próprios erros. Com liberdade cada vez maior de escolha, e total liberdade para repetir quantas vezes quiser cada exercício, a criança autoeduca-se constantemente e com sucesso.

Preview 07:26

EDUCAÇÃO CÓSMICA – Há muitas formas de se manter desperto o interesse da criança pelo mundo. Uma das mais belas é perceber que todas as coisas estão profundamente conectadas e dependem umas das outras para existir. Isso permite à criança desenvolver um senso de gratidão para com tudo o que há no mundo e perceber a ordem subjacente à natureza e ao universo. Havendo ordem, há relações entre as coisas, e havendo relações, sempre é possível fazer mais uma pergunta. Estruturar a parte da educação que tem a ver com a transmissão do conhecimento pela via das perguntas e das histórias é um dos papéis do educador montessoriano, que deve ser profundamente encantado pelo universo, para manter desperto o desejo da criança de saber sempre mais.

Educação Cósmica
05:52

EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA – A estrutura escolar mais comum hoje deriva de uma organização da época da Revolução Industrial e foi baseada em hierarquias rígidas e relações de poder verticalizadas – e não naquilo que era melhor para o desenvolvimento da criança. Montessori era psiquiatra, e começou uma transformação na educação quando desenvolveu o Método da Pedagogia Científica (hoje chamado de Método Montessori). Por meio da constante observação das ações da criança, nós descobrimos, histórica e diariamente, o que ajuda o seu desenvolvimento e quais são as características de uma educação que, mesmo sendo mais eficiente do que a tradicional do ponto de vista do conteúdo trabalhado, colabora constantemente para a construção do equilíbrio interior e da felicidade na vida da criança e do adolescente.

Educação como Ciência
05:24
Aferição de Aprendizado da Seção 2
3 questions
+ Princípios Ativos de Montessori
4 lectures 31:14
Ambiente Preparado
09:10

ADULTO PREPARADO – Todos os outros princípios só funcionam quando o adulto que interage com a criança se esforça para, ele também, transformar-se interiormente. Montessori dizia que precisávamos abandonar o orgulho de sermos adultos, e a ira contra a criança que não se conforma às nossas idealizações, planos e vontades. Para ela (em um livro chamado A Criança) é necessário que nós nos humilhemos e passemos a incorporar a caridade em todas as nossas ações para com a criança. O adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades. Depois, pela configuração do ambiente e pelas interações, tenta oferecer os meios para que a criança as satisfaça. Esse adulto nunca ajuda mais do que o mínimo necessário, abstém-se de colaborar sempre que a criança acredita que pode agir sozinha e garante, a todo momento, que sua presença possa ser sentida caso seja necessária.

Adulto Preparado
06:50

CRIANÇA EQUILIBRADA – A criança nasce com o que Montessori chamou de guia interior. Existe, na criança pequena, algo que indica qual o tipo de esforço necessário nessa fase da vida (andar, pular, correr, falar, aprender isso ou aquilo). Se esse guia puder efetivamente direcionar a ação da criança e os adultos souberem oferecer os meios adequados para o desenvolvimento, a criança alcança um estado emocional e psicológico de graça. Ela alcança o equilíbrio interior e torna-se, primeiro, muito mais concentrada, e em seguida a um só tempo mais feliz, generosa, esforçada, cheia de iniciativa e independência e consideração pelo outro. A bem da verdade, o equilíbrio natural da criança pequena é o único e verdadeiro objetivo de todo o trabalho montessoriano, é aqui que queremos chegar e é daqui que partimos para todo o trabalho educacional.

Criança Equilibrada
05:59

Maria Montessori foi uma mulher da ciência, e hoje a ciência corresponde os esforços de Montessori por uma educação científica. Aos poucos, descobrimos que os achados de Montessori podem ser todos confirmados pela investigação da neurociência e da psicologia cognitiva do desenvolvimento. No tempo de Montessori, tudo o que ela tinha era a observação do comportamento da criança em liberdade no ambiente preparado. Hoje, temos formas de investigação mais rigorosas, que nos permitem compreender os porquês e comos de muita coisa. Montessori continua atual e revolucionária.

Uma Educação para Salvar a Humanidade
09:15
Aferição de Aprendizado da Seção 3
4 questions