Introdução ao Mercado de TI
4.8 (6 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
75 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Introdução ao Mercado de TI to your Wishlist.

Add to Wishlist

Introdução ao Mercado de TI

Encontre seu caminho na computação
4.8 (6 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
75 students enrolled
Created by Glaucio Guerra
Last updated 5/2017
Portuguese
Current price: $10 Original price: $30 Discount: 67% off
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 4 hours on-demand video
  • 1 Article
  • 1 Supplemental Resource
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • Escolher qual direção tomar no mercado de TI
  • Adquirir conhecimento base das áreas da computação
  • Identificar qual área tem mais afinidade e como é o mercado
  • Compreender a importância da faculdade, certificações e especializações
  • Principais linguagens de programação
  • Guias introdutórios de diversos assuntos da computação
View Curriculum
Requirements
  • Conceitos básicos de computação
Description

A quantidade de alternativas no mercado de TI são tantas que tomar uma decisão na escolha de uma área é um passo complexo a se tomar. O objetivo desse curso é orientar estudantes e profissionais (inclusive de outras áreas) que possuem dúvidas de qual caminho seguir. 

Nesse curso você vai compreender:

  • Descritivo de algumas linguagens de programação e áreas de atuação
  • Dúvidas comuns do mercado
  • Importância da formação acadêmica e certificações
  • Áreas de atuação de infraestrutura (Redes, Storage, backup, cloud, devops, etc)
  • Área técnica ou de negócio, defina o que seguir.
  • Desenvolvimento web, mobile, backend, frontend.
  • Funcionamento e descritivo das funções dos times de suporte (N1, N2, N3)
  • A importancia da segurança da informação para as empresas
  • Dicas de ferramentas mais comuns de trabalho (Git, Jenkins, etc)
  • Introdução a virtualização de servidores
  • Dicas de como agregar valor ao currículo


Who is the target audience?
  • Alunos dos cursos de Ciencias da Computação, Análise de Sistemas e afins
  • Pessoas que gostariam de mudar de área e seguir na computação
Curriculum For This Course
Expand All 37 Lectures Collapse All 37 Lectures 03:44:50
+
Que caminho seguir?
8 Lectures 49:55

A aula de introdução foi feita para alinhar as expectativas do curso para o aluno. Descreve os principais tópicos abordados no decorrer das aulas e como o curso foi estruturado. 

Preview 05:32

Por maior a paixão que se tenha por uma profissão, assim como na vida, tudo tem um lado bom e um lado ruim. Essa aula enumera alguns dos pontos positivos e negativos quando a escolha para sua carreira é a computação.

Preview 10:17

Nem sempre as áreas de atuação são muita claras, principalmente no que diz respeito a descrição das vagas. O objetivo aqui é listar principais diferenças entre elas e ajudar você a identificar o que está mais próximo do seu perfil.

Áreas técnicas, de negócio e funcional. O que seguir?
04:12

A área técnica possui uma infinidade de caminhos, muitos deles serão comentados no decorrer do curso. Porém nessa aula vamos fazer um overview das grandes áreas de atuação nesse segmento e dar algumas dicas de como escolher o caminho que melhor lhe agradar.

Área técnica - o que vou fazer?
11:48

O Gerenciamento de Projetos em TI evoluiu, ganhou novas metodologias e diferentes formatos de trabalho. Nessa vamos apresentar um comparativos dessas metodologias para auxiliar você para vaiidar qual se encaixa melhor ao seu perfil.

Gestão de Projetos - Desenvolvimento ágil ou PMI?
05:07

Há uns 10 anos atrás ouvi de algumas pessoas e fóruns que o profissional que atua somente como analista de sistemas estaria com seus dias contados. Nessa aula vamos apresentar qual realidade do mercado e como estão as vagas de emprego nesse segmento.

Análise de sistemas / Funcional - ainda existe?
04:58

Se a atividade fim da sua empresa for TI, provavelmente existe uma equipe comercial para venda de produtos e serviços. E essa equipe depende de bons técnicos que saibam apresentar uma ideia e vender o produto. O perfil misto é mercado pelo time de pré-vendas, possuem conhecimento técnico / execução e também apoiam o time de vendas, trabalho esse essencial para fechar uma venda.

Comercial - E você tem habilidade com vendas?
02:58

Aproveite as oportunidades que estão em volta de você. Em alguns casos é mais interessante mudar de área na mesma empresa a ter que mudar de emprego e talvez não se adaptar as novas mudanças. Nessa aula vamos dar algumas dicas referente a esse assunto, mostrando que é sim possível seguir outro caminho.

Já estou no mercado, que caminho seguir?
05:03
+
Area técnica - Desenvolvimento de Software
6 Lectures 39:29

Java é uma das linguagens mais utilizadas no Brasil, assim como em todo o mundo. Entenda como funciona o ecossistema dessa plataforma e veja a importância dessa linguagem de programação no mercado e no OpenSource. 

Java - linguagem antiquada ou ainda tem mercado?
07:05

Nessa aula vamos colocar em questão qual a melhor forma e o porquê de utilizar .Net para desenvolvimento de ambientes corporativos.

.Net - Por que escolher Microsoft?
05:05

O uso cada vez mais intenso dos dispositivos mobile impulsiona o mercado de desenvolvimento de aplicativos para plataforma. Nessa aula vamos abordar assuntos sobre o mercado, as linguagens de programação mais utilizadas entre outras dicas importantes para quem é iniciante e deseja investir no mobile.

Como está o mercado de Mobile no Brasil?
05:25

Atualmente a demanda por tantas áreas de desenvolvimento além da web, como mobile, big data, BI, Games, deixa a seguinte dúvida: eu que estou começando devo investir em desenvolvimento web?

Desenvolvimento Web ainda vale a pena?
05:58

Quais as opções de desenvolvimento para web que ainda estão em alta? Já ouviu falar no NodeJS? PHP ainda é utilizado? Nessa aula vamos falar das principais linguagens e suas características. 

PHP, Python, Ruby, Rails, NodeJS - Por onde devo ir?
09:13

A área de Business Intelligence gera valor de negócio para o cliente nas corporações, e ao mesmo tempo demanda grande capacidade de entendimento do negócio por parte de TI para garantir que os números e relatórios estejam corretos. Se você tem o perfil técnico e também tem afinidade com a área de negócio, esse pode ser um caminho a seguir.

BI - Business Intelligence - Com que vou trabalhar?
06:43
+
Area técnica - Infraestrutura
3 Lectures 18:54

Redes de computadores são fundamentais para qualquer empresa, desde pequenos escritórios a grandes datacenters. Atualmente é praticamente impossível trabalhar off-line e o profissional de redes é quem garante o bom funcionamento da base da comunicação das empresas. Nessa aula vamos falar quais são os papéis e atividades exercidas na área de redes. 

Redes - Quais são os papéis e atividades nessa área tão essencial para TI
03:54

Para ser um excelente Administrador de bancos é necessário ter conhecimentos de outras que servem de apoio para o bom entendimento da arquitetura e dos pré-requisitos necessários para funcionamento de um banco de dados. Nessa aula vamos falar desses pré-requisitos e listar as principais atividades do dia a dia de um DBA.

DBA - O que é um administrador de banco de dados? Quais suas funções?
07:34

Ambientes de Middleware, applications servers, barramentos de serviços, web servers são peças fundamentais para o funcionamento de uma empresa. Como a palavra diz, o Middleware faz o meio do caminho, garante a comunicação entre aplicações e a administração desses produtos é a principal tarefa de um Administrador de Middleware.

Infraestrutura de Middleware - Onde vou atuar? Quais os pré-requisitos?
07:26
+
Cloud Computing - O mercado está preparado?
1 Lecture 14:01

A computação em nuvem já é uma realidade e o mercado de trabalho exige dos profissionais conhecimentos de cloud, área que cresce cada vez mais no Brasil. Essa aula é uma introdução da computação em nuvem, falando das vantagens da arquitetura e quais os players mais atuantes no mercado.

Introdução a cloud
14:01
+
Suporte - N1, N2, N3 e N4
1 Lecture 10:11

A área de suporte muitas vezes é a porta de entrada para TI para grande maioria dos profissionais aqui no Brasil.  Nessa aula vamos apresentar o porquê da existência de vários níveis de atendimento e a função que cada um exerce no suporte.

Suporte - Helpdesk, suporte Windows, Linux o que fazer?
10:11
+
Area técnica - Segurança
2 Lectures 13:46

Com os sistemas cada vez mais conectados e abertos para Internet, empresas ficam mais expostas e propensas a receberem ataques, sujeitas a vazamento de dados sigilosos, entre outros problemas que podem ser  evitados com a ajuda de analistas de segurança da informação. Essa aula é uma introdução das atividades que o profissional da área executa, suas responsabilidades e atividades do dia a dia.

Segurança da Informação - Como as empresas protegem seus dados?
11:33

Dando continuidade a aula de segurança da informação, nesse vídeo vamos apresentar quais as camadas de hardware e software devem ser protegidas para mitigar (ou reduzir) invasões e violação de dados corporativos de uma empresa.

Camadas de proteção - Segurança da Informação
02:13
+
Area técnica - Analista de testes
3 Lectures 16:41

O analista de testes é peça fundamental para garantir a qualidade de um software. Nessa aula vamos falar dos princípios básicos do que é testar um software, descrever os testes mais comuns e quais as principais funções executadas pelo analista de testes.

Teste de software - Introdução
09:17

Existem diversas ferramentas de teste disponíveis no mercado, muitas delas de código aberto e com diversas funcionalidades desenvolvidas para cada tipo de cenário. Nessa aula vamos apresentar as ferramentas open source mais utilizadas no mercado e a influencia dos testes na qualidade do software.

Ferramentas de teste
02:56

Investir em uma certificação na área de testes pode impulsionar a carreira. Nessa aula listamos algumas certificações e explicamos o porquê de investir o seu tempo se certificando.

Quais sao as certificações internacionais disponíveis?
04:28
+
Dúvidas do mercado
5 Lectures 31:29

Tema geralmente polêmico mas que é necessário de ser discutido. Nessa aula vamos colocar alguns pontos listando as vantagens e desvantagens de cada modelo para que você avalie qual a melhor opção entre o modelo CLT ou PJ.

Forma de trabalho - CLT ou PJ?
11:25

Acompanhar as novidades do mercado e fazer networking são tão importantes quanto o conhecimento técnico. Participar de foruns é ajudar e ser ajudado, uma troca importante para todos nós na área de TI. 

Participação em fóruns
02:53

Contribuir para comunidade open source amplia seus conhecimentos, reforça suas habilidades e aumenta sua rede de contatos profissionais. Ao contrário que muitos pensam, contribuir para o open source não é trabalhar de graça. É uma troca, uma forma de divulgar seu trabalho e ampliar sua rede.

Contribuição para a comunidade opensource é valido?
03:08

Anos de experiência, conhecimento técnico e vivencia em grandes empresas são alguns dos fatores que influenciam na sua "patente profissional". Nessa aula vamos apresentar o que o mercado espera de cada profissional e seu respectivo nível.  

Estagiário, junior, pleno e sênior. O que conta?
06:26

Certificações, faculdade, contribuição para a comunidade open source são alguns pontos abordados nessa aula para ajudar você a se promover e mostrar seu valor para o mercado. 

Certificações e curso superior. Como comprovar sua capacidade?
07:37
+
Ferramentas essenciais de trabalho
2 Lectures 09:52

O Git hoje é ferramenta fundamental para equipes de desenvolvimento e está cada vez mais difundida para gerenciamento de códigos auxiliando o trabalho em equipe.

Controle de versão - Git
06:18

Integração continua, DevOps, Automação são algumas das características do Jenkins, servidor Java de automação cada vez mais popular e presente nas empresas.

Jenkins
03:34
+
Virtualização
2 Lectures 07:23

Nessa aula vamos discutir a importância de utilizar ambientes virtualizados e como essa arquitetura pode ajudar a resolver problemas de otimização e redução de custos. 

Virtualização - Introdução
04:19

É sempre importante conhecer as principais ferramentas do mercado, na virtualização funciona da mesma forma. Essa aula apresenta as principais ferramentas, suas características e explicar o porquê de utilizar um ambiente de testes virtualizado.

Virtualização - Ferramentas e ambientes de teste
03:04
3 More Sections
About the Instructor
Glaucio Guerra
4.4 Average rating
59 Reviews
357 Students
2 Courses
Arquiteto de Infraestrutura

Graduado em Ciência da Computação e pós-graduado no COPPE UFRJ em computação avançada, possui mais de 14 anos de experiência tendo começado a carreira como desenvolvedor Java e C++, atuando nas áreas de integração de sistemas, SOA e infraestrutura de Datacenter e Middleware Oracle. Já atuou como consultor Senior de Middlware na Oracle, atendendo clientes nas áreas de Petroleo e gás, Governo, Financeiras, Telcoms, Instituições de Ensino, Varejo, Seguradoras e nas maiores empresas de E-Commerce do País. Exerceu as funções coordenador de integrações, coordenador e arquiteto de infraestrutura de Middleware e atualmente como Gerente técnico de Datacenter. Já trabalhou em Portugal na Universidade do Porto em projetos de integrações de ambientes educacionais utilizando Java e Oracle BPEL como ferramenta integradora de sistemas.

Foi articulista da revista Java Magazine publicando artigos técnicos referentes a frameworks web para Java e integrações de sistemas utilizando produtos Oracle. Também foi articulista no Portal DevMedia com mais de 17 artigos técnicos focados em desenvolvimento Java.

Possui as certificações :

Java SCJP 5.0

Oracle SOA Foudation Practitioner Exam (1Z0-451)

Oracle WebLogic Server 10g System Administration

Oracle Weblogic Server 11g: System Administration I (1Z0-102)

Oracle WebCenter Content 11g Essentials (1Z0-542)

Exalogic Elastic Cloud X2-2 Essentials (1Z0-569)

Oracle WebLogic Server 12c Essentials (1Z0-599)