Introdução à Criminologia Feminista
4.7 (15 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
59 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Introdução à Criminologia Feminista to your Wishlist.

Add to Wishlist

Introdução à Criminologia Feminista

Criminosas, Loucas e Vítimas
4.7 (15 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
59 students enrolled
Last updated 5/2017
Portuguese
Current price: $10 Original price: $115 Discount: 91% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 1.5 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • O curso pretende introduzir o debate da Criminologia Feminista a partir da problematização das formas tradicionais com que o sistema punitivo interpretou o comportamento das mulheres autoras (criminosas e loucas) e vítimas de delitos. Procura aprofundar o debate a partir dos paradigmas fundantes da misoginia punitiva: as teorias demonológicas e as teorias positivistas. Propõe uma discussão preliminar sobre o surgimento da Criminologia Feminista desde a identificação de um dos seus temas centrais: a violência contra a mulher. Por fim, procura aprofundar o debate entre criminalidade feminina e loucura.
View Curriculum
Requirements
  • O curso é livre, o aluno deve ter Interesse em Direito e Criminologia
Description

O curso pretende introduzir o debate da Criminologia Feminista a partir da problematização das formas tradicionais com que o sistema punitivo interpretou o comportamento das mulheres autoras (criminosas e loucas) e vítimas de delitos. Procura aprofundar o debate a partir dos paradigmas fundantes da misoginia punitiva: as teorias demonológicas e as teorias positivistas. Propõe uma discussão preliminar sobre o surgimento da Criminologia Feminista desde a identificação de um dos seus temas centrais: a violência contra a mulher. Por fim, procura aprofundar o debate entre criminalidade feminina e loucura.

__________

MARIANA DE ASSIS BRASIL E WEIGE  atualmente é professora substituta de Direito Penal e Criminologia na Faculdade Nacional de Direito/UFRJ. Graduada em Direito pela PUCRS; mestre em Criminologia e Execução Penal pela Universidad Autónoma de Barcelona e igualmente em Ciências Criminais pela PUCRS; doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, com pesquisa realizada na Università di Bologna. Autora dos livros "Uso de Drogas e Sistema Penal: entre o proibicionismo e a redução de danos" (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009) e "Medidas de Segurança e Reforma Psiquiátrica: silêncios e invisibilidades dos sujeitos nos manicômios judiciais brasileiros" (Florianópolis: Empório do Direito, prelo); e co-autora de "Sofrimento e Clausura no Brasil Contemporâneo: estudos críticos sobre fundamentos e alternativas as penas e medidas de segurança" (Florianópolis: Empório do Direito, 2016).

Who is the target audience?
  • este curso é indicado para: feministas e pessoas interessadas em direito e criminologia.
Students Who Viewed This Course Also Viewed
Curriculum For This Course
8 Lectures
01:43:22
+
Iniciar aqui
3 Lectures 39:24

A Criminologia Positivista
17:51

A Questão da Maternidade
08:51
+
Criminalidade Feminina e Loucura
2 Lectures 24:24
Parte I
10:29

Parte II
13:55
+
Sobre os Crimes Sexuais
3 Lectures 39:34
As Mulheres Vitimas de Delitos.
17:55

Considerações Sobre os Crimes Sexuais
07:56

Conclusão:
13:43
About the Instructor
Passagens Escola de Filosofia
4.7 Average rating
14 Reviews
59 Students
1 Course
Escola

Um espaço multidisciplinar voltado ao ensino, à difusão, ao diálogo e ao debate entre áreas do conhecimento. Filosofia, Literatura e Direito, bem como Sociologia, Educação, Cinema, Psicanálise, Estudos Visuais e Culturais, são os campos do conhecimento contemplados em uma visão integral da formação cultural. Voltada a pessoas de todas as idades e formações que pretendam desenvolver de um modo orientado, organizado e, ao mesmo tempo, livre e criativo o seu repertório cultural e epistemológico, a Escola das Passagens busca também promover uma cultura da atenção e da concentração, por meio da experiência com o ensino, a aprendizagem, a criação e a pesquisa.


AV. RIO BRANCO, 124, 3° ANDAR. CENTRO
RIO DE JANEIRO – RJ