Fatores Críticos de Sucesso
0.0 (0 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
1 student enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Fatores Críticos de Sucesso to your Wishlist.

Add to Wishlist

Fatores Críticos de Sucesso

Uma síntese sobre o que são os fatores críticos de sucesso
0.0 (0 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
1 student enrolled
Created by Luís Costa
Last updated 8/2017
Portuguese
Current price: $10 Original price: $20 Discount: 50% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 33 mins on-demand video
  • 10 Articles
  • 9 Supplemental Resources
  • 1 Practice Test
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Assignments
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • Reconhecer o que são fatores críticos de sucesso
  • Distinguir os diversos fatores críticos de sucesso
  • Entender melhor o mercado de trabalho
  • Como uma empresa/organização pode melhorar com os fatores críticos de sucesso
View Curriculum
Requirements
  • Saber como o mercado de trabalho funciona, embora possa não ter conhecimento sobre a matéria em si, irá entender do que se trata o curso
Description

Este curso tem como principal objectivo, demonstrar o que são os fatores críticos de sucesso, dar alguns exemplos de fatores críticos de sucesso e exemplos de empresas que os colocam em prática. Fatores críticos de sucesso, também podem ser entendidos como pontos-chave. 

Está destinado a novos empresários, como novos gestores de recursos humanos.

Who is the target audience?
  • Este curso é destinado a todo o tipo de alunos
Students Who Viewed This Course Also Viewed
Curriculum For This Course
+
Introdução ao curso
2 Lectures 01:13

Sejam todos muito bem-vindos,

Este curso tem como objectivo dar-vos a conhecer a realidade dos fatores críticos de sucesso, explicar o que são, dar exemplos de boas práticas de várias empresas.

Espero que desfrutem do curso!

Preview 01:13

Um power point com a respectiva matéria sobre fatores críticos de sucesso.

PowerPoint sobre Fatores Críticos de Sucesso
00:00
+
Módulo 01 - O que é um fator crítico de sucesso?
3 Lectures 03:56

Em 1965, autores como Learned, Christensen, Andrews e Guth (mencionado por Carlos Jorge Carvalho em ‘Sobre a Vantagem Competitiva…’ 2014) introduziram uma ferramenta que ainda não existia no mercado, onde fazia uma avaliação estratégica, ponderando as oportunidades, ameaças do ambiente externo e o confronto entre os pontos fortes e fracos da própria empresa, a partir desse momento a chamada análise SWOT, tem vindo a ser utilizada para isolar os fatores críticos de sucesso (também conhecidos por FCS), ou seja, para além de se resguardarem a serem ultrapassados pela concorrência, ainda conseguiam avaliar e alcançar novas metas e vantagens a nível interno.

Já para autores como Brown e Eisenhardt (1995, mencionado em José Carlos de Toledo et al. 2008), os principais fatores críticos de sucesso, são a liderança e/ou o líder do projeto, o papel dos gerentes e o seu envolvimento com os fornecedores e possíveis clientes, como a qualidade da equipa em si.

Podemos entender que Fatores Críticos de Sucesso ou Fatores Chave, são valores que podem acrescentar às equipas, à liderança, à gestão, à tecnologia, à produção, à qualidade, entre outros fatores, onde quem combina os recursos detidos (sejam eles ativos tangíveis e intangíveis), com as competências (sejam elas as operações, a gestão, a inovação, o marketing, as finanças, entre outros pontos), consegue desenvolver-se e destacar-se entre os seus concorrentes e no mercado em si.

Este sucesso vindo dos fatores críticos de sucesso, depende muito de cada empresa e de como ela cria um valor único, ou fator único em relação à concorrência, o conveniente é que para além de serem únicos nesse(s) fator(es) não darem a chance de serem suplantados pelos rivais, existem ainda muitas necessidades para servir, muitas formas de poder ganhar, serviços que ainda não são oferecidos, talentos ainda por encontrar, o que significa que ainda há muitos fatores críticos de sucesso para colocar em prática, pelas empresas e organizações.

O que é um fator crítico de sucesso?
00:02

Podemos considerar que os fatores críticos de sucesso ou fatores chave de sucesso, são as atividades desenvolvidas ou a implementar de cada organização, podendo ou não ser executadas de forma diferenciada de organização para organização, com o interesse de alcançar os objetivos previamente definidos. O maior ou menor sucesso, irá depender da forma como as organizações aplicam esses fatores no nicho de mercado em que se encontram. Sempre que uma empresa apresente um ponto forte num determinado fator crítico de sucesso, a isso, consideramos uma vantagem competitiva.

Um dos pontos fulcrais para que a organização possa ter sucesso, é elaborar um estudo no mercado em que se encontram, para poderem competir com os seus competidores, bem como poderem diferenciar-se. Geralmente uma análise SWOT é o mais recomendável fazer, antes de aplicar qualquer fator que seja, tanto internamente como externamente.

De acordo com Stollenwerk (2001, citado por Daniela Cánepa & Vanelli Salati Ludwig, 2006), os fatores críticos de sucesso cada vez mais têm adquirido uma enorme importância e em forma crescente, com os métodos introduzidos pelas organizações, e as suas estratégias, ou seja que as organizações, cada vez mais, utilizam fatores críticos de sucesso. Há fatores, que por muito simplistas que possam parecer, podem fazer a diferença, como a imagem e atratividade da cidade onde está localizada a organização, como as imagens usadas e o logo da organização, o benchmarking usado (“Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respetivas funções ou processos face ao que é considerado ‘o melhor nível’” – Indústria da Comissão Europeia, 1996), as campanhas de marketing utilizadas, os produtos que a organização tem ao seu dispor para o cliente, a história da organização, a ética da organização, se interagem ou não com a sociedade onde se localizam, a tecnologia utilizada, entre vários outros fatores que podem influenciar o sucesso da organização, ou o seu fracasso.

Alguns dos exemplos mais genéricos de fatores críticos de sucesso, são a importância da solidez financeira, a qualificação da administração, o conhecimento do mercado (análise SWOT), a expansão da própria imagem da organização, o melhoramento dos equipamentos disponíveis, a localização, relacionamento com os fornecedores e clientes, explorarem novos mercados e novas oportunidades.

É importante relembrar que após a identificação dos fatores críticos de sucesso, colocar em prática os objetivos a atingir, para que assim a organização possa ter sucesso, perante a sua concorrência. Por vezes as políticas das organizações, são a resposta para poderem superar as ameaças dos competidores. As organizações, devem também estar sempre dispostas e disponíveis a novas oportunidades e inovação. A parte mais importante após definir objetivos, é a tomada de decisão, para assim ser possível colocar em prática os fatores críticos de sucesso escolhidos.

Algumas das áreas pretendidas para as organizações se diferenciarem, é a posição em que a organização se coloca, estando ela mesma sujeita a que possam copiar as suas ideias, como também do possível insucesso, embora esses fatores devam estar devidamente planeados previamente, antes de arriscarem entrar no seu nicho de mercado, com algo novo ou dinâmico. Sendo a inovação, uma das áreas a que se devem destacar, os objetivos da organização devem indicar melhorias para os seus equipamentos, marketing, produção, produtos, tarefas a desempenhar, podendo assim realmente considerar-se que houve uma mudança e/ou melhoria nos métodos que desempenhavam antes, da dita inovação. Outra das áreas importantes é a própria produtividade, sendo esta importante pois irá ditar o sucesso ou insucesso da organização, porque por ela passam os produtos lançados ao mercado, esta deve ser bem estudada, considerando bem o que os consumidores habituais gostam, bem como procurar atingir novos consumidores e mercados, e deve também ser ponderado se irão dar maior relevância à qualidade ou à quantidade produzida. Outro fator crítico de sucesso, é tão básico quanto o lucro, pois sem ele as organizações acabam por abrir falência ou entrar em insolvência, visto que, sem lucro não vivem, e o lucro passa por uma obtenção maior de receitas do que despesas, de outra forma têm um passivo maior do que o ativo, se refletirmos um pouco como algumas organizações/empresas em Portugal, que mexem com milhares de euros e conseguem negociar com a banca as suas dívidas, ou seja, os clubes de futebol, são um belo exemplo de como o lucro por vezes pode mexer milhões, como meros cêntimos, sem esquecer que por exemplo os três maiores clubes de Portugal (Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto), têm um enorme passivo em contrapartida do seu ativo, é certo que geram lucros e têm ativos, no entanto têm exorbitantes despesas. Outro fator crítico de sucesso passa pelo desenvolvimento da organização, onde passa pela qualidade, pelo desempenho, pela produtividade, pela administração, pelos próprios trabalhadores, onde devem estar em constante desenvolvimento e aprendizagem, para cada vez mais serem eficientes e tornado isso numa eficácia sem igual, perante os competidores.  

Tocando novamente nos trabalhadores, é por eles que passam grande parte do sucesso das organizações, pois sem eles, não há organizações, sendo importante ao Gestor de Recursos Humanos, procurar constantes melhorias ao seu staff e formas de lidar com as suas motivações, com as suas aprendizagens, entre outras vertentes necessárias aos trabalhadores, para poderem progredir. Não podemos esquecer, que cada vez mais existe a relevância das organizações demonstrarem que se preocupam com a sociedade onde se localizam, tendo uma responsabilidade social, embora algumas sejam apenas para a solene fotografia e filmagem de telejornal, outras preocupam-se com a sociedade, aplicando até políticas a esse respeito, por exemplo visitas a lares, recolha de alimentos para determinada instituição, a ida de um ou mais funcionários a instituições com o intuito de a ajudarem no que for necessário, entre outros exemplos.

O bom Gestor de Recursos Humanos, com a respetiva ajuda dos restantes departamentos, tais como o Marketing, a Administração, Finanças, Jurídico, para assim trabalharem numa equipa e não em individualidades ou com os pensamentos de que esta área exerce maior importância do que a outra, procurando pesquisar o mercado em que se localiza, antes de colocar algo em prática, fazer a respetiva análise SWOT internamente e externamente, procurar mudanças para a organização, procurar nova tecnologia que se adapte ao clima da organização, bem como a que todos possam lucrar com ela, procurar sempre saber se há alguma alteração a nível de lei, estar sempre atento aos competidores se lançam algo novo, procurar sempre lançar novidades.

Finalizando, utilizando a lei de Pareto, 20% das causas explicam 80% dos efeitos, ou seja, que os fatores críticos de sucesso são o princípio dos objetivos a alcançar.

Continuação
00:03

+
Módulo 02 - Exemplos de fatores críticos de sucesso
13 Lectures 16:40

Aula sobre a Inovação.

Preview 00:01


Aula sobre a Liderança.

Liderança
00:01



Aula sobre a Tecnologia.

Tecnologia
00:01

Explicação de Tecnologia
01:48

Aula sobre a Produtividade.

Produtividade
00:01

Explicação de Produtividade
01:55

Aula sobre a Responsabilidade Social.

Responsabilidade Social
00:01

Explicação de Responsabilidade Social
02:12

Exemplos de Empresas
03:52

Breve análise SWOT
01:04

Conforme o título indica, tente aplicar os conhecimentos que aprendeu, num formato familiar, pedindo-lhes que participem nessa actividade, onde lhes falará de fatores críticos de sucesso, tentando vender o seu produto (que terá de criar ou inventar) e o porquê desse produto, se destacar no mercado.
Teste o seu conhecimento, num formato familiar
1 question
+
Módulo 03 - Coaching
3 Lectures 06:13

O que é o Coaching, qual a sua finalidade e como tem vindo a crescer.

Coaching
00:03

Explicação de Coaching
02:48

Coaching parte dois
03:22
+
Conclusão e agradecimentos
4 Lectures 05:17
Bibliografia complementar
01:23

Livros que possam adquirir
02:31

Desde já, o meu muito obrigado pela vossa participação!

Que tenham gostado e aprendido e entendido melhor os conceitos de Fatores Críticos de Sucesso e os exemplos mencionados.

Espero ver-vos nos restantes cursos já feitos e nos futuros cursos.

Muito Obrigado
00:00

Se estiveram atentos a todas as aulas, será de fácil conclusão este teste final.

Teste Final
2 questions

Mensagem Final
01:23
About the Instructor
Luís Costa
0.0 Average rating
0 Reviews
4 Students
3 Courses
Informático e Gestor de Recursos Humanos

Sou licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Técnico de Informática, Programador, Webdesigner, Fotografo, Tradutor, entre outros. Estudei Teologia Sistemática, durante alguns anos, bem como outros livros de vários autores, estudando ainda a bíblia, para vários factores na vida. Escrevo e falo em português, inglês, espanhol, francês e um pouco de alemão, japonês, italiano, hebraico e latim.

Para mais informações ou dúvidas, disponho o meu website e/ou linkedin.

Aceito críticas construtivas e sugestões.