Elimine desperdício através da implementação dos 5S (PT-PT)

Aprenda como remover o desperdício dos seus processos, no local de trabalho, com profissionais experientes
0.0 (0 ratings) Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a
course's star rating by considering a number of different factors
such as the number of ratings, the age of ratings, and the
likelihood of fraudulent ratings.
2 students enrolled
Instructed by ALC Learning Business / Operations
$40
Take This Course
  • Lectures 16
  • Contents Video: 42 mins
  • Skill Level All Levels
  • Languages Portuguese
  • Includes Lifetime access
    30 day money back guarantee!
    Available on iOS and Android
    Certificate of Completion
Wishlisted Wishlist

How taking a course works

Discover

Find online courses made by experts from around the world.

Learn

Take your courses with you and learn anywhere, anytime.

Master

Learn and practice real-world skills and achieve your goals.

About This Course

Published 1/2015 Portuguese

Course Description

Elimine desperdício através da implementação dos 5S, é um curso com o objetivo de explicar, de uma forma simples, como utilizar esta ferramenta de modo a manter os postos de trabalho limpos, organizados, seguros e melhorados continuamente.

Abrange todos os passos dos 5S, com o know-how único da ALC, uma equipa de especialistas em Lean 6 Sigma com décadas de experiência na matéria.

O curso está dinamizado por etapa dos 5S mas começa por dar uma visão geral da situação inicial e da constatação do problema, o que fornece uma perspetiva da importância da ferramenta e permite ao aluno fazer uma comparação com a sua própria experiência e vivência. É a base que permite fazer a comparação entre o Antes e o Depois. Cada etapa dos 5S é explicada em primeiro lugar com animações simples e depois com um caso de implementação real numa empresa fabril.

Na animação, o nosso amigo Zé tem um problema que decide não voltar a ter nunca mais com a ajuda dos 5S. O problema do Zé vai mostrar-lhe claramente a necessidade de implementar os 5S assim como os conceitos inerentes de cada etapa. Na empresa fabril, surgem tipicamente aspetos complicados neste processo que são abordados assim como as estratégias e dicas de sucesso adquiridas pela experiência para tornar o seu programa de implementação dos 5S um sucesso.

Os 5S constroem a base de todas as abordagens Lean, pelo que é correto afirmar que a “viagem” começa aqui. Num único curso, damos-lhe a oportunidade de minimizar os riscos de implementação, evitar procedimentos errados e de melhorar radicalmente os processos da sua empresa!

What are the requirements?

  • Não existem requisitos para este curso. O curso de 5S não exige suporte físico ou de software

What am I going to get from this course?

  • Conhecimento sobre as etapas do método 5S e suas eventualidades práticas
  • Conhecimento para liderar um programa de implementação de 5S
  • Esclarecimento sobre os principais obstáculos a uma implementação bem-sucedida dos 5S
  • Conhecimento para identificar e eliminar o desperdício das operações
  • Conhecimento para simplificar as tarefas utilizando a gestão visual

What is the target audience?

  • Gestores de Melhoria Contínua
  • Gestores da Produção e Gestores Operacionais
  • Gestores da Qualidade e da Manutenção
  • Líderes de Equipa
  • Qualquer pessoa interessada na Melhoria

What you get with this course?

Not for you? No problem.
30 day money back guarantee.

Forever yours.
Lifetime access.

Learn on the go.
Desktop, iOS and Android.

Get rewarded.
Certificate of completion.

Curriculum

Section 1: A necessidade dos 5S
01:53

Neste vídeo vamos descobrir as origens e o contexto em que surgiu a filosofia dos 5S. Após a Segunda Guerra Mundial, eliminar o desperdício tornou-se uma necessidade mais crucial do que nunca. Desde aí, prevenir o desperdício nos processos é um passo básico para o bom funcionamento de uma empresa.

Section 2: Implementar os 5S em situações reais
02:01

Ao utilizar um cenário fictício, mas muito comum, este vídeo apresenta-nos um funcionário a preparar algum material para uma reunião importante. Nesta simples tarefa, depara com inúmeras situações não regularizadas e problemas não resolvidos.

05:06

Veremos neste vídeo uma linha de montagem de fechaduras e vários exemplos de desperdício causados pela ausência de uma implementação sistemática dos 5S.

Começamos por observar as estações de trabalho com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria. Alguns exemplos são a falta de marcação da posição de objetos, o uso inadequado de ferramentas ou ferramentas degradadas, a ausência de procedimentos normalizados de manutenção.

03:23

Este vídeo introduz os 5S, metodologia assim chamada por causa das 5 palavras japonesas começadas por “S”. São elas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Cada palavra representa uma etapa no ciclo de eliminação do desperdício que vai precisar de compreender.

02:15

Prosseguindo com o exemplo da linha de montagem de fechaduras, o Gestor da Melhoria Contínua e o Gestor de Produção decidem implementar os 5S nesta linha.

A primeira auditoria faz uma análise da situação atual. Decorre no piso das compras e usa uma lista com múltiplos itens a verificar, cada um com um indicador percentual dos 5S.

01:49

O vídeo apresenta a primeira etapa dos 5S que consiste em selecionar apenas os objetos estritamente necessários ao processo, eliminando todos aqueles não têm relação nem são úteis às tarefas.

03:17

Feito o levantamento do estado da situação, passa-se à implementação da primeira etapa dos 5S - Triagem.

O principal objetivo desta etapa é identificar anomalias, remover objetos e equipamentos inúteis da linha, limpar o espaço de trabalho e eventualmente pintar, porque o impacto visual é muito importante no processo.

02:21

A Ordenação leva mais adiante a Triagem. Com o foco ainda nos objetos e nos equipamentos, a Ordenação posiciona objetos e define áreas de arrumação dos materiais e dos equipamentos de acordo com a frequência de utilização.

03:43

A equipa passa à etapa da Ordenação, cujo objetivo consiste no correto posicionamento dos objetos pela frequência e sequência na sua utilização.

Há três ações importantes nesta ordenação: definir e identificar os objetos, definir e marcar a sua posição, e finalmente, definir e representar visualmente a quantidade mínima e máxima dos objetos.

01:55

O vídeo apresenta a terceira etapa dos 5S - Limpeza. O objetivo parece óbvio, mas infelizmente não é respeitado como deveria. Existem muitas fontes de sujidade, pelo que esta ação centra-se em eliminar essas fontes de sujidade, ou, pelo menos, contê-las e reduzir o seu impacto.

Este vídeo ajuda-nos a encontrar alguns exemplos deste processo de Limpeza nas nossas vidas.

03:18

O objetivo da Limpeza não é apenas limpar, consiste também em definir estratégias para minimizar o esforço em manter o espaço de trabalho limpo.

As fontes de sujidade devem ser eliminadas, ou caso seja impossível, contidas, com a ajuda essencial de kits de limpeza e normas.

Começamos por inspecionar em detalhe as zonas de trabalho, limpando e assinalando fontes de sujidade. Num dos exemplos apresentados é detetado um excesso de óleo nas correias.

02:00

A Normalização consiste em criar regras que garantam que as etapas anteriores do ciclo sejam mantidas. Ajuda a que o trabalho flua naturalmente já que a maior parte das operações são realizadas como esperado. “Não ter surpresas” é um bom conselho para evitar desperdício.

03:07

A nossa equipa está pronta para a Normalização. Nesta etapa é preciso definir conjuntos de normas para manter a linha em ordem, limpa, segura e sem objetos inúteis.

É fundamental ter uma equipa motivada e comprometida com futuras alterações dos processos e novas oportunidades de melhoria. Todos os intervenientes devem participar na criação das normas, que devem ser simples, objetivas e visuais. Na verdade, as normas devem estar bem visíveis na própria linha.

01:42

A Disciplina é essencial para manter os 5S, por isso o compromisso de todos os envolvidos é tão importante. Uma ferramenta muito útil são as auditorias às tarefas e zonas de trabalho para verificar o grau de implementação do programa.

Neste vídeo, explicamos a necessidade de continuidade desse processo na deteção de novas formas de desperdício.

01:44

Todo o trabalho realizado e melhorias alcançadas nas etapas anteriores precisam de ser prolongados no tempo. É preciso respeitar as normas para identificar novas oportunidades de melhoria, corrigir anomalias, melhorar as próprias normas.

A Disciplina usa um conjunto de medidas para promover o respeito pelas normas, como por exemplo, a realização periódica de auditorias e a representação visual dessa avaliação e da tendência de melhoria.

Section 3: Conclusões
02:23

As diferenças num posto de trabalho antes e depois dos 5S são absolutamente extraordinárias. O impacto dos 5S é bem visível e os resultados são inegáveis.

Começar o programa numa zona piloto da linha ajuda a equipa a aprender com a prática e com os erros cometidos, sem perturbar as restantes zonas.

Quando a etapa inicial da transformação Lean estiver completa e as fontes de desperdício bem identificadas, aproveite a motivação da equipa e leve-a ao nível seguinte da melhoria.

Students Who Viewed This Course Also Viewed

  • Loading
  • Loading
  • Loading

Instructor Biography

ALC Learning, Lean Six Sigma Practitioners

We are a team of highly experienced professionals in providing companies the systems, methods and tools to transform their operations to world class level.

Our mission is to provide our clients and our students with Lean Six Sigma know-how, supporting their quest for Operational Excellence, aiming at maximizing their business profitability.

Having helped more than 180 organizations in more than 20 countries, running more than 500 projects in virtually all sectors of activity, ranging from the Industry (Automotive, Pharmaceutical, Logistics, Electronics, Food and Beverage, Chemistry and Plastics, Defense) to Distribution and Services, we are committed to the never-ending ambition of taking our partners to the top.

This purpose is built on our long-term practical experience, based on a team of talented, capable and value-sharing people, who permanently focus on helping our clients and students to achieve their goals.

Ready to start learning?
Take This Course