Curso Sentença Cível Descomplicada
4.9 (56 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
182 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Curso Sentença Cível Descomplicada to your Wishlist.

Add to Wishlist

Curso Sentença Cível Descomplicada

Como elaborar uma sentença cível à luz do NCPC
4.9 (56 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
182 students enrolled
Created by Quitéria Péres
Last updated 6/2017
Portuguese
Current price: $23 Original price: $35 Discount: 34% off
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 5 hours on-demand video
  • 2 Supplemental Resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • Elaborar uma sentença cível (com base em tese de concurso ou em processos reais).
View Curriculum
Requirements
  • Sugere-se que o aluno tenha cursado, na faculdade, as disciplinas de Direito Processual Civil, especialmente a que trata do Processo de Conhecimento.
Description

Neste curso, você aprenderá a elaborar uma sentença cível, o que se dará do modo mais descomplicado possível, já à luz do novo Código de Processo Civil. A iniciar pela compreensão dos diferentes tipos de pronunciamentos judiciais, abordar-se-á o conceito de sentença e, na sequência, seu conteúdo (explicando-se cada um dos seus elementos: relatório, fundamentação e dispositivo). O curso é repleto de dicas sobre a tarefa de elaboração da sentença, inclusive quando realizada num concurso público (a partir de uma tese). 

 

Who is the target audience?
  • Pessoa interessada em aprender a elaborar sentença cível (especialmente candidatos do concurso da Magistratura e estagiários que atuam na assessoria de gabinete judicial).
Curriculum For This Course
16 Lectures
05:08:19
+
Introdução
1 Lecture 05:54

Palavras iniciais. Apresentação do conteúdo abordado no curso (em cada um dos seus módulos).

Preview 05:54
+
Os pronunciamentos judiciais
2 Lectures 28:10

Reflexões iniciais. A vida do juiz e os pronunciamentos judiciais (despachos, decisões interlocutórias e sentenças).

Reflexões Iniciais
15:02

Compreensão da sentença quanto ao seu conteúdo, objetivo e importância. Sentença terminativa e definitiva. Perspectivas da atuação judicial à luz do NCPC.

Considerações Gerais
13:08
+
Relatório
2 Lectures 28:15

Elementos da sentença. Dicas de redação. Importância dos requisitos de regularidade formal, de validade, de existência e de inteligência. Relatório (o que deve constar, como deve ser desenvolvido). 

Dicas de Redação
14:18

Nomes das partes. Identificação do caso. suma do pedido e da contestação. Registro das principais ocorrências. Questões incidentais. Tempo verbal. 

Critérios para elaboração
13:57
+
Fundamentação
3 Lectures 51:10

Estruturação da fundamentação (ordenação e desenvolvimento). Preliminares. 

Estruturação e Preliminares
18:17

Questão prejudicial. Mérito da causa. Motivação. Princípio da persuasão racional. Aspectos processuais destacados, como julgamento antecipado do mérito, aplicabilidade do CDC, inversão do ônus da prova. 

Prejudiciais e Mérito
15:32

Exigências previstas no §1º do art. 489 do NCPC. Importância do sistema de precedentes. Orientações complementares (sugestões sobre o desenvolvimento do raciocínio).

O NCPC e as alterações aplicadas à matéria (art. 489)
17:21
+
Dispositivo
2 Lectures 31:03

Importância do dispositivo. Rigor técnico. Conteúdo: Comando principal e encargos sucumbenciais (art. 85 do NCPC).

Comando Principal e Encargos Sucumbenciais
13:00

Encargos sucumbenciais (continuação). Outros comandos e regramentos específicos. 

Demais Comandos
18:03
+
Estruturação do Raciocínio
1 Lecture 16:21

Dicas sobre a estruturação do raciocínio por ocasião da elaboração da sentença em prova de concurso (a partir da tese apresentada). Método CPC (conhecer, planejar e conferir). 

Preview 16:21
+
Prática
5 Lectures 02:27:26

Leitura e breve interpretação de uma tese de sentença cível (aplicada no Concurso da Magistratura no Estado de Santa Catarina no ano de 2010). Sugere-se que o aluno tente desenvolver referida tese, fazendo deste um importante exercício para aprimoramento da técnica de elaboração de uma sentença cível, sobretudo porque muitas dúvidas apenas surgem em tal ocasião, quando da realização da atividade prática. Caso tenha interesse em conhecer o esboço da resolução da referida tese, especialmente quanto aos temas que devem ser abordados na fundamentação e os comandos que integram o dispositivo, analise o conteúdo do arquivo disponível nesta aula. 

Dica: primeiro tente elaborar a sentença a partir da tese apresentada; somente depois consulte o esboço da resolução respectiva. 

Leitura de Tese
25:49

Dicas sobre a elaboração da sentença cível (explicadas a partir do seu teor já redigido). Erros mais comuns praticados.  

Sentença Comentada - Parte 01
29:50

Dicas sobre a elaboração da sentença cível (explicadas a partir do seu teor já redigido). Erros mais comuns praticados (cont).

Sentença Comentada - Parte 02
29:40

Dicas sobre a elaboração da sentença cível (explicadas a partir do seu teor já redigido). Erros mais comuns praticados (cont).

Sentença Comentada - Parte 03
30:15

Dicas sobre a elaboração da sentença cível (explicadas a partir do seu teor já redigido). Erros mais comuns praticados.  Considerações Finais.

Sentença Comentada - Parte 04
31:52
About the Instructor
Quitéria Péres
4.9 Average rating
56 Reviews
184 Students
2 Courses
Juíza de Direito e Professora

Quitéria Tamanini Vieira Péres, nasceu em Umuarama (PR) e, ainda pequena, veio morar em Santa Catarina. Passou os primeiros anos de sua infância em Timbó, onde estudou até o ensino médio, o qual concluiu em Itajaí(SC). Ainda adolescente, mas já inconformada com a injustiça, decidiu cursar Direito, o que fez na FURB – Universidade Regional de Blumenau, tendo colado grau em fevereiro de 1993. Iniciou imediatamente sua experiência na advocacia, a qual lhe proporcionou imenso aprendizado. Desde o início de sua carreira na área jurídica, buscou especializar-se em algumas áreas do conhecimento, daí porque realizou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil (UNIVALI), em Direito Penal e Processual Penal (FURB) e em Gestão e Controle no Setor Público (UDESC/ESAG). Ainda, cursou Mestrado na UFSC, tendo por área de concentração Instituições Jurídico-Políticas. Vislumbrando na magistratura a missão que, por vocação, desejava desempenhar, prestou referido concurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, tendo tomado posse em janeiro de 1998, a partir do que seguiu sua carreira, tendo atuado, ainda como juíza substituta, nas comarcas de Imbituba, Laguna, Imaruí e Rio do Sul, e, depois, como titular, em Rio do Oeste, Jaraguá do Sul, Brusque e Blumenau, onde permanece atualmente, encontrando-se lotada na 1a Vara Cível. Sempre se realizou, também, no magistério, tendo iniciado sua atuação como monitora no Estágio Orientado de Direito, quando ainda era acadêmica, após o que lecionou na FURB (Blumenau), FEBE (Brusque) e UNERJ (Jaraguá do Sul). Atualmente, leciona Direito Processual Civil (disciplinas relacionadas ao Processo de Conhecimento e de Execução) e Técnica de Elaboração da Sentença Cível na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – ESMESC (sede e extensões, como Blumenau, Joinville, Itajaí, Lages e Tubarão) e na Academia Judicial, vinculada ao Tribunal de Justiça. É autora do Curso online Sentença Cível Descomplicada (disponível nesta mesma plataforma). Atualmente mora em Blumenau(SC) com sua família (é casada e tem 04 filhos).