Fundamentos do CronApp
4.4 (34 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
336 students enrolled

Fundamentos do CronApp

Aprenda a desenvolver aplicações Java Web de qualquer lugar usando apenas seu navegador
Highest Rated
4.4 (34 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
336 students enrolled
Last updated 7/2018
Portuguese
Current price: $16.99 Original price: $69.99 Discount: 75% off
16 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 5.5 hours on-demand video
  • 4 articles
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to Udemy's top 3,000+ courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Construir e publicar aplicações web para manipulação de dados (cadastrar, alterar, remover, consultar)
  • Construir relatórios em uma aplicação CronApp

  • Criar e editar páginas da aplicação web construída utilizando o editor Visual, mesmo sem conhecimento profundo em HTML e CSS

  • Criar e ajustar regras de negócio da aplicação utilizando blocos de programação, mesmo sem conhecimento profundo em Java Web
  • Alocar e utilizar bancos de dados na nuvem do CronApp
  • Criar uma aplicação a partir de um banco de dados existente utilizando Engenharia Reversa de base de dados
  • Trabalhar em equipe no CronApp usando o GitHub
  • Incluir ou excluir idiomas para internacionalizar as mensagens para o usuário na aplicação
  • Controlar o acesso à aplicação utilizando perfis diferenciados para usuários com diferentes permissões (por exemplo, gerentes e caixas de uma loja)
Course content
Expand all 36 lectures 05:43:13
+ Introdução
3 lectures 10:14

Conheça o CronApp bem como a infraestrutura que utilizamos para fornecer nosso serviço. Entenda o que é IaaS, PaaS e SaaS. Abordamos aqui as principais funcionalidades do CronApp e as principais unidades de medida da plataforma.

Preview 05:27

Esta aula extra, servirá para mostrar a plataforma do site CronApp.io, onde o aluno encontrará as documentações da IDE, abrir chamado para o suporte da plataforma, avaliar a qualidade dos serviços e muito mais.

Aula Extra - Demonstração do site CronApp.io
03:35
Projeto CronApp
5 questions
+ Iniciando o desenvolvimento na IDE
7 lectures 01:25:35

A IDE do CronApp é baseada no eclipse, dessa forma quem está acostumado com ela não terá de passar muito tempo para adaptar-se a nova IDE. Usando o modelo MVC, e tendo como foco o rápido desenvolvimento de aplicações, no CronApp toda a configuração do projeto é abstraída uma vez que a própria IDE faz tudo isso para você. Conheça nessa aula as camadas do projeto e as tecnologias utilizadas pela plataforma.

Preview 07:49

Questionário sobre a arquitetura do CronApp

Arquitetura
3 questions

No CronApp você possui uma área de trabalho semelhante a uma IDE tradicional, fortemente inspirada no Eclipse. Nesse vídeo você pode verificar o que está disponível para desenvolvedores na área de trabalho do CronApp.

Conhecendo a IDE
26:35

Questionário sobre os recursos da IDE.

Conhecendo a IDE
3 questions
Estudo de Caso: Projeto Posto Favorito
12:51

Questionário sobre o estudo de caso que será usado durante o treinamento.

Estudo de Caso: Projeto Posto Favorito
3 questions
Novas Funcionalidades do CronApp
02:01

Questionário sobre as novas funcionalidades do CronApp

Novas Funcionalidades do CronApp
3 questions

Neste vídeo vamos criar nosso modelo do projeto baseado no padrão de arquitetura MVC (Model View Controller), gerando a camada de persistência de forma simples e rápida, dando base a toda a criação do projeto. 

Back-End – Básico
13:02

Questionário sobre a criação do BackEnd no CronApp

Back-end
4 questions

Nesta aula você verá um complemento da aula anterior, que vai mostrar como funciona cada opção de atributo na tabela de banco de dados da aplicação, você vai entender para que serve o Attributes, DB Columns, Length, Mask, Type dentre outros.

Extra – Configurações das Opções
08:43

Questionário sobre a Aula Extra

Extra – Configurações das Opções
5 questions

No CronApp temos a possibilidade de criar as views utilizando o AngularJS  que implementam a interface com o usuário. Neste vídeo você irá aprender a trabalhar o Front End da aplicação, gerando as visões básicas da interface do usuário usando o gerador do CronApp, atualizar o Menu e incluir as novas visões.

Front-End – Básico
14:34

Questionário sobre o desenvolvimento de Front End no CronApp

Front End – Básico
4 questions
+ Iniciando o uso do CronApp PaaS
1 lecture 14:53

Neste vídeo final o aluno irá aprender a publicar no Paas todo o trabalho feito durante o curso, para que ele possa disponibilizar a aplicação para que seus amigos e parentes possam ver o que foi desenvolvido por ele.

E se você chegou até aqui, com certeza está preparado para usar a plataforma sem problemas, entendendo as ferramentas e recursos que são disponibilizados fica bem mais fácil desenvolver.

Executando e Publicando
14:53

Questionário sobre a publicação da aplicação no PaaS

Executando e Publicando
3 questions
+ Avançando no uso da IDE CronApp
20 lectures 03:17:38

Nesta aula o aluno irá editar o visual da view de login, trabalhando com o editor de CSS e Responsividade do CronApp, também irá construir a estrutura de cadastro de novos usuários com integração direta com o banco de dados.

Ajuste da página de login
40:00

Nesta aula o aluno irá aprender mais sobre o Editor visual de CSS do CronApp de forma que não precisará ter o entendimento das linhas de comando dessa linguagem.

Usando o editor de CSS
03:15

Esta aula é complementar a Aula 13 'Usando o Editor de CSS', neste artigo o aluno irá observar que também é possível editar o CSS da aplicação utilizando as linhas de comando, caso ele desejar programar ao invés de utilizar a ferramenta de edição visual. Quem utiliza o CronApp também tem acesso ao arquivo .css da aplicação.

Usando o editor de CSS - Aula complementar
01:33
Ajuste da página de login e editor CSS
7 questions

Nesta aula o aluno irá aprender como adicionar os campos de upload de imagem para que o usuário do sistema possa enviar uma foto para seu perfil na aplicação.

Componente de imagem dinâmica
14:23
Componente de imagem dinâmica
3 questions

Nesta aula o aluno terá a possibilidade de restringir o acesso dos veículos do sistema, onde cada usuário poderá visualizar apenas seus próprios carros enquanto o administrador da aplicação poderá visualizar os veículos de todos os usuários.

Restringindo acesso aos carros do usuário
18:58

Esta aula é semelhante a Aula 16 'Restringindo acesso aos carros do usuário', porém, agora ele terá a possibilidade de restringir o acesso dos abastecimentos na aplicação, onde cada usuário poderá visualizar apenas seus próprios abastecimentos enquanto o administrador do sistema poderá visualizar os abastecimentos de todos os usuários.

Restringindo acesso aos abastecimentos do usuário
04:57

Questionário da aula Restringindo acesso aos carros do usuário

Restringindo acesso aos carros do usuário
5 questions

Nesta aula o aluno irá aprender a criar uma lógica de cálculo na aplicação utilizando a programação RAD (em blocos), podendo calcular o custo do Km de cada abastecimento feito pelo usuário.

Cálculo do custo do Km
14:41

Semelhante a Aula 18 'Cálculo do custo do Km' o aluno também utilizará a programação em blocos para criar a lógica para calcular o consumo médio do carro e apresentar ao usuário os resultados.

Calculando o consumo médio do carro
15:26

Questionário da aula Cálculo do custo do Km e Calculando o consumo médio do carro

Cálculo do custo do Km e consumo médio
3 questions

Nesta aula o aluno irá aprender a validar um campo do formulário utilizando os blocos de programação para obter o valor e informar ao usuário se aquele dado está válido ou não. Criando também um mecanismo que irá ocultar o botão de finalizar o cadastro sempre que o valor for inválido.

Validando dados e ocultando campos no formulário programaticamente
11:14

Esta aula Alternativa servirá para o aluno aprender outra forma para obter o valor do campo do formulário para informar ao usuário que o valor do abastecimento e do litro não é válido. Se trata de uma aula complementar a Aula 20 'Validando dados e ocultando campos no formulário programaticamente'.

Alternativa para o calculo de Litros
01:06
Validando dados e ocultando campos no formulário programaticamente
2 questions

Nessa aula mostramos a possibilidade do uso de serviços REST dentro de uma aplicação no CronApp. Como exemplo mostramos o uso do ViaCep, um serviço de pesquisa por CEP em todo o Brasil, onde usamos para consultar CEPs e alimentar nossa view e banco de dados ao criar um novo posto dentro de nossa aplicação exemplo.

Consumindo serviços REST de terceiros
12:38

Questionário sobre a aula Consumindo serviços REST de terceiros

Consumindo serviços REST de terceiros
2 questions

O aluno neste momento irá aprender a fazer a integração da sua aplicação utilizando um Sistema de controle de versão bastante conhecido que é o GitHub, na própria IDE o aluno tem todos os comando necessário para fazer a integração da forma mais simples e intuitiva possível.

Trabalhando em equipe no CronApp, utilizando um Sistema de Controle de Versão
16:59
Trabalhando em equipe no CronApp, utilizando um Sistema de Controle de Versão
3 questions

Nessa aula ensinamos como criar e gerenciar as permissões dentro de sua aplicação definindo quais área de acesso de determinados usuários..

Criando um perfil de acesso diferenciado para administradores de postos
07:10

Questionário da aula Criando um perfil de acesso diferenciado para administradores de postos

Criando um perfil de acesso diferenciado para administradores de postos
2 questions

Nesta aula o aluno irá aprender a usar o Gerenciador de SQL do CronApp, que permitirá que o aluno tenha acesso ao banco de dados e possa utilizar do seu conhecimento em SQL para aplicar comando dentro de sua aplicação.

Usando o gerenciador de SQL
04:19
Usando o gerenciador de SQL
2 questions

Nessa aula mostramos o potencial do CronApp em criar consultas ao banco de dados para gerar relatórios usando o recurso ad-hoc da IDE. Aprenda a utilizar o ad-hoc para gerar relatórios completos e ainda editar seus aspectos visuais.

Editor de relatórios ad-hoc
06:27

Esta aula é complementar a Aula 26 'Editor de relatórios ad-hoc' e vai ensinar o aluno a visualizar o relatório criado dentro da própria aplicação.

Visualizando um relatório na aplicação
03:31

Na aula passada ensinamos como criar a visualização dos relatórios para seus usuários através do uso do botão de relatórios porém a IDE não conta mais com esse botão. Dessa forma ensinamos nessa aula como criar um botão com a mesma funcionalidade do mostrado na aula "Visualizando um relatório na aplicação".

Como criar o Botão de Relatórios
01:48

Nesta aula o aluno irá aprender a usar os parâmetros de busca e filtro dentro dos relatórios para aperfeiçoar a aplicação, sendo mais objetiva na geração do relatório.

Parâmetros em relatórios
06:55

Aprenda a criar grupos em relatórios usando o ad-hoc, uma recurso disponível na IDE do CronApp para otimizar seu tempo desenvolvendo sua aplicação. Ensinamos como criar grupos para melhor estruturação de seus relatórios bem como editar alguns aspectos visuais do mesmo.

Grupos e Sumários em relatórios. Uso de padrões de formatação
08:15
Relatórios
5 questions

Ao decorrer do curso o aluno irá se deparar muito com a Internacionalização dos termos do português para o inglês, porém, nesta aula, ele irá aprender a adicionar mais idiomas na aplicação, de uma forma bem prática.

Configurando idiomas
04:03

Questionário da aula Configurando idiomas

Configurando idiomas
2 questions
+ Avançando no uso do PaaS do CronApp
4 lectures 34:36

Apresentamos nessa aula como manipular seus bancos de dados dentro do CronApp. Entenda como criar, testar, editar propriedades, excluir bancos e ainda onde criar consultas SQL caso seja necessário.

Bancos de dados compartilhados
04:09

Nesta aula o aluno irá aprender a utilizar banco de dados dedicados na aplicação, por exemplo, se o aluno desejar adquirir o Postgre e utiliza-lo em sua aplicação, é possível sim fazer a integração com a IDE.

Bancos de dados dedicados
13:14

Algumas vezes durante o desenvolvimento de uma aplicação se torna inviável, devido a n fatores, criar um banco do zero e então queremos utilizar tabelas ou até mesmo a arquitetura de uma banco de dados já existente. Nesse contexto aprenda nessa aula o que é e como fazer engenharia reversa de um banco de dados no CronApp.

Engenharia reversa de bancos de dados
10:13
Banco de Dados compartilhados e dedicados
2 questions

Com a aplicação totalmente finalizada e publicada, o aluno tem a possibilidade de monitorar o comportamento da sua aplicação, por meio de uma funcionalidade que utiliza o Zabbix para monitorar a aplicação.

Monitoramento da aplicação publicada
07:00
Monitoramento da aplicação publicada
3 questions
+ Conclusão
1 lecture 00:54

O vídeo desta aula é somente uma finalização do conteúdo do curso.

Conclusão do Curso
00:54
Requirements
  • É necessário um computador com browser e acesso a internet
  • Conhecimento do domínio da aplicação que deseja produzir. Por exemplo, para construir uma aplicação para registrar dados de consumo de combustível de carros, é preciso conhecer os dados envolvidos (carros, postos, tipos de combustível)
  • Não é necessário dominar linguagens de programação.
Description

Este curso aborda os principais conceitos do CronApp, passando pelas etapas iniciais como criação do projeto, conexão com o banco de dados, conceito de aplicações e criação de exemplos funcionais de uma aplicação real, bem como restrições de acesso, bancos de dados compartilhados ou dedicados, emissão de relatórios ad-hoc, integração com GitHub, dentre muitas outras funcionalidades. O curso tem duração média de 8 horas e foi criado para dar a oportunidade aos desenvolvedores programarem de forma mais simples e rápida.O curso não aborda programação Java, pois na verdade o CronApp permite abstrair a linguagem utilizada. No entanto, a aplicação construída no treinamento é Java Web, usando frameworks Spring e AngularJS no front end.

Who this course is for:
  • Desenvolvedores de software que desejam criar sistemas padronizados e com maior velocidade
  • Analistas de negócio que desejam criar um protótipo de uma aplicação.
  • Alunos que concluíram o Minicurso CronApp e desejam aprofundar o conhecimento na plataforma