Xadrez - Finais básicos (elementares)

Aprenda como lidar com os finais elementares de Xadrez
Rating: 4.8 out of 5 (68 ratings)
1,773 students
Portuguese
Portuguese [Auto]

Como lidar com finais básicos (elementares) de Xadrez.
Aprender como utilizar o tema de mate afogado para conseguir empates em posições perdidas.
Entender o motivo de estudar finais de jogo.
Compreender como funciona notação algébrica no Xadrez.

Requirements

  • Conhecer regras básicas do Xadrez, como o movimento das peças, captura, afogamento, xeque e xeque-mate.

Description

Curso voltado para jogadores que sabem jogar Xadrez, caso não saiba, temos um curso gratuito para isso no meu perfil da Udemy, ou pode encontrar o link em meu site https://andrebasso.pro.br

Você sabia que poderia vencer mais partidas se soubesse os finais básicos? Sabia que é possível conquistar empates em posições extremamente perdidas?

Esse curso é voltado para jogadores iniciantes aprenderem a vencer os mais básicos finais de Xadrez, que acabam resultado em grande parte das partidas jogadas.

Nesse curso, iremos aprender:

  • Dama e Torre x Rei;

  • Duas torres x Rei;

  • Dama e Rei x Rei;

  • Rei e Torre x Rei (método didático e método do caixote);

  • Finais de Rei e Peão (técnica da oposição e triangulação);

  • Táticas de mate afogado;

  • Extra - Dois bispos x Rei.

Com esse estudo você estará apto a aproveitar as vantagens conquistadas durante a partida e fazer o melhor arremate, fazendo com que seu nível de jogo melhore consideravelmente.

Who this course is for:

  • Iniciantes no Xadrez
  • Jogadores de Xadrez que desconhecem as formas mais práticas de vencer finais básicos

Instructor

Treinador de Xadrez
Tr. André Basso
  • 4.8 Instructor Rating
  • 743 Reviews
  • 10,968 Students
  • 4 Courses

Caro enxadrista, tudo bem?

Prazer, sou o André Basso, treinador profissional de Xadrez, e claro, enxadrista desde os meus 07 anos de idade. Tudo começou em 2002, quando aprendi xadrez com meus dois irmãos. Em 2004, tive a honre de me tornar Campeão Paulista Juvenil.

Jogava muitos torneios e tinha bons resultados pela minha idade. Conquistei mais de 350 premiações nos torneios e competições, porém NUNCA tive um treinador profissional, sempre fiz tudo por conta, escolhia minhas próprias aberturas, não sabia que livro ler, jogava bullet e blitz na internet, fazia táticas aleatórias, mas deixei de progredir, meus resultados continuavam sempre os mesmos.

Decidi que precisava mudar isso, busquei treinar com grandes nomes do xadrez e tive aulas diretamente com o GM Everaldo Matsuura (2.447 FIDE). Alguns meses depois comecei a treinar com o GM Neuris Delgado (2.622 FIDE) e com eles expandi minha percepção para algo que jamais tinha imaginado. Comecei a entender o que é jogar conhecendo conceitos fundamentais. Compreendi que uma orientação segura é fundamental para evoluir no xadrez.

Entendi que meus resultados não aconteciam pois decidi adotar um repertório secundário de aberturas, como forma de não precisar estudar essa fase de jogo, eu joguei linhas pouco teóricas, que meus adversários não conheciam, e logo virei um alvo fácil de preparação. Além disso, esse tipo de repertório, que nenhum Grande Mestre ou Campeão Mundial chegou a utilizar com frequência, me levou a estagnar meu entendimento do jogo, com isso, perdi 7 anos de evolução de xadrez com escolhas erradas na abertura e também com outras falhas na forma de treinar.

Com uma estratégia correta, ultrapassei os 2.400 de rating em plataformas online. Vi que os resultados podem ser alcançados e o caminho pode ser encurtado, por isso decidi me tornar Treinador de Xadrez. Fiz a certificação junto a Confederação Brasileira de Xadrez, sendo o único treinador certificado do Estado de São Paulo e eu sou a pessoa que vai ajudá-lo a evoluir de verdade no Xadrez.