Treinamento Auditivo (Música)
What you'll learn
- Treinar reconhecer os intervalos ascendentes e descendentes de 2ª a 8J
- Músicas referências para identificar os intervalos ascendentes e descendentes de 2ª a 8J
- Diferenciar auditivamente as tonalidades maiores e menores
- Diferenciar auditivamente os 3 tipos de escalas menores
- Identificar auditivamente os modo litúrgicos maiores (Jônio, Lídio, Mixolídio)
- Identificar auditivamente os modo litúrgicos menores (Eólio, Dórico, Frígio e Lócrio)
- Reconhecer auditivamente o modo predominante em uma música ou uma passagem musical
- Treinar tanscrever auditivamente uma melodia em tonalidade Maior ou menor
- Treinar tanscrever auditivamente uma melodia modal
Requirements
- Ter conhecimento de Intervalos, musicais escalas maiores e menores
Description
No final desse curso você será capaz de:
ampliar suas capacidades auditivas musicais;
tirar melodias de ouvido;
reconhecer os intervalos musicais;
reconhecer os modos;
diferenciar as tonalidades maiores e as três menores.
Porque estudar treinamento auditivo?
Quer você esteja tocando seu instrumento, compondo, arranjando, improvisando ou transcrevendo, a capacidade de reconhecer rápida e efetivamente o caminho melódico é uma necessidade para ampliar suas capacidades musicais.
O treinamento de ouvido melódico, ou seja, o reconhecimento dos intervalos, das escalas, modos e tonalidades é uma abordagem "horizontal" do som, fundamental para solfejar uma partitura, para compor ou fazer arranjos sem o auxílio de um instrumento, para cantar em um coral ou fazer um backing vocal com mais segurança, dentre outros benefícios.
Who this course is for:
- Músicos em Geral
- Estudantes e profissionais
- Cantores, compositores, arranjadores
- Regentes
- Instrumentistas de sopro e cordas
- Quem pretende fazer o vestibular em música
- Estudantes universitários de música
Instructors
Doutor e Mestre em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Graduado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia UFBA. Pós-Graduado em Gestão e Negócios pela Unisinos
Foi professor de teoria musical do curso de extensão da Universidade federal da Bahia de 2002 a início de 2003. Professor de solfejo e história da música de 2003 a 2005 do Instituto Lumen Christi, instituto de teologia da Faculdade Social da Bahia. Atuou em 2009 e 2011 como professor de composição da UFRGS, como parte da disciplina Estágio Docente Orientado. Foi professor do Instituto Superior de Educação Ivoti de 2013 a 2014, onde ministrou as disciplinas Linguagem e Estruturação Musical III e IV, Educação Musical em Espaços não Escolares, Percussão e Seminário de Aprofundamento I e II. Atualmente é professor de violoncelo da Fundação Municipal de Artes (FUNDARTE Montenegro-RS) e professor de Teoria musical e Harmonia do curso Tecnólogo de Produção Fonográfica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem atuado também em diversas instituições como professor de cursos livres de arranjo, harmonia, teoria musical e composição.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical e arranjo, instrumentação e orquestração, linguagem e estruturação musical, análise musical e musica do século XX, história da musica, metodologia cientifica, direção musical, softwares de partitura, ensino a distância como administrador e professor da plataforma Moodle.
Obteve alguns prêmios como compositor, entre os quais, Menção Honrosa na “XXIII Apresentação de compositores da Bahia” (2000), 1° lugar no concurso de composição “Oito Violoncelos em Concerto” (2000), 2° Lugar e Premio de Público no “Concurso Nacional de Composição Lindemberg Cardoso” (2002) e 2° Lugar no “Concurso Nacional de Composição Cláudio Santoro” da Academia Brasileira de Música (2005). Já teve algumas de suas peças apresentadas no Rio de Janeiro (Orquestra Petrobrás Pró Música, regência – Roberto Duarte), São Paulo (Antunes Câmera), Salvador (Orquestra Sinfônica da UFBA, regência – Piero Bastianelli), Curitiba (Camerata Antíqua, direção e solo – Raiff Dantas), Porto Alegre (Orquestra de Câmera FUNDARTE, regência – Jocelei Bohrer).
----
PhD and Master in composition in UFRGS, Graduated in Composition and Conducting at Federal University of Bahia.
Was a music history professor for the theological institute at Faculdade Social da Bahia. Was also a music professor at Instituto Superior de Educação Ivoti – RS, where taught subjects such as Musical Structuration and Language II and IV, Musical Education in non-school spaces, percussion and Seminar on Deepening I and II.
Experienced in Arts, with emphasis on Musical Composition. Acted mainly on: musical composition, musical arrangement, instrumentation and orchestration, musical structuration and language, musical analysis, music from the 20th century, music history, scientific methodology. Nowadays I’m a cello teacher at Fundação Municial de Artes de Montenegro and music professor at UNISINOS (University of the Sinos River Valley) – RS/Brasil
Obtained some awards as a composer, including Honorable mention in the “XXIII Presentation of Bahia composers” (2000), 1st place in composition competition “Eight Cellos in Concert” (2000), 2nd place and audience award in “National composition award Lindemberg Cardoso” (2002) and 2nd place on “Nacional composition award Claudio Santoro” from the Brazilian Academy of Music (2005).
Somos uma escola de musica Online com conteúdos para músicos profissionais, estudantes de música com aspiração profissional e estudantes de música sem meta profissional.
Somos aapaixonados por ensinar, por isso criamos a Escola do Som. Uma plataforma de educação musical online que procura oferecer um trabalho sério, honesto e com qualidade.