Torne-se um Profissional Web Freelancer
4.6 (68 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
303 students enrolled

Torne-se um Profissional Web Freelancer

Seja seu Próprio Chefe!
4.6 (68 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
303 students enrolled
Created by Guilherme Müller
Last updated 2/2020
Portuguese
Current price: $20.99 Original price: $29.99 Discount: 30% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 4.5 hours on-demand video
  • 7 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Como começar seu negócio em casa (burocracia e planejamento inicial)
  • Fazer a gestão diária da sua empresa
  • Adquirir e manter clientes
  • Administrar seu tempo e evitar distrações
  • Conseguir trabalhos fora de sua cidade, estado ou país
Requirements
  • Perfeito para iniciantes! Você não precisa de experiência anterior
  • Desejo de montar o seu home-office e trabalhar como freelancer
Description

Se você trabalha diariamente com a internet, já pensou em trabalhar em um home office e não sabe por onde começar, este curso é para você. Aqui, passarei dicas práticas aprendidas em mais de 10 anos de experiência trabalhando como freelancer em um home office.

  • Como fazer a gestão diária?
  • Como administrar o seu tempo? 
  • Como orçar e cobrar?
  • Como lidar com clientes?

Essas e outras perguntas serão abordadas aqui. Este é um curso introdutório, perfeito para iniciantes.

Who this course is for:
  • Designers
  • Programadores
  • Ilustradores
  • e outros profissionais que trabalhem principalmente usando a internet e queiram trabalhar de casa
Course content
Expand all 34 lectures 04:34:34
+ Introdução
2 lectures 16:09

Olá, seja bem-vindo ao curso! Meu nome é Guilherme Müller e neste curso gostaria de passar a você a minha experiência prática de muitos anos com trabalho feito desde casa, em home-office, algo que faço desde 2007. Espero que o conteúdo que tenho para passar o ajude a estruturar o seu próprio negócio e auxilie você a conquistar prosperidade, principalmente em momentos de crise.

Preview 05:54

Muitos são seduzidos por aquelas mensagens espalhadas pela internet, como "ganhe X mil reais trabalhando de casa!" ou "ganhe dinheiro sem sair de casa e sem esforço!" e similares. Bom, não é necessário muita reflexão para saber que essas coisas dificilmente existem. Trabalhar de casa, apesar de ser um modo muito interessante de vida, requer muito esforço, autopoliciamento e dedicação.

Não ter um chefe é algo muito bom mas você, neste caso, precisa ser o seu próprio chefe. E nós, em casa, podemos tender à preguiça e às distrações. Veremos mais sobre administração do seu tempo mais para frente. De qualquer forma, é necessário verificar se estamos realmente convictos de fazer um trabalho sério no nosso home-office que desejamos estabelecer, ou então estaremos apenas nos enganando.

Preview 10:15
+ Por onde começar?
7 lectures 50:50
Apresentação da seção
01:03

Antes de iniciar este vídeo, gostaria de constatar que não sou contador nem advogado. O que passarei aqui é algo que obtive por minha experiência prática como empreendedor, o que pode ajudar no seu caminho das pedras. Para mais informações sobre este assunto, busque bons profissionais da área de contabilidade e tenha sempre um contato da área jurídica para auxiliá-lo neste processo.

Burocracia inicial: CNPJ e constituição de empresa
10:15

Encaminhada a parte burocrática da criação de uma empresa, vamos agora ver algumas recomendações para estruturação da sua área de trabalho em si.

Preview 10:08

Nos vídeos passados vimos alguns pontos principais que devemos levar em conta ao iniciar o nosso próprio negócio em um home-office. Agora, veremos como isso se dará na parte financeira.

Preview 06:30

Com as áreas burocrática, de equipamentos e de software do seu negócio planejadas, vamos ver agora algumas recomendações de como estruturar a sua imagem perante ao mundo, especialmente, a sua marca e a sua presença na web.

Sua marca e presença na web
04:43

Fiz este vídeo extra para aqueles que queiram mais informações sobre como estabelecer o seu site. Como trabalho com isso, posso passar algumas dicas. Vamos ver como registrar domínios e, no próximo vídeo, como contratar uma hospedagem para o seu site, o que são duas coisas separadas.

[Bônus] Registrando um domínio para o seu site
10:03

[Bônus] Contratando uma hospedagem para o seu site
08:08
+ Administração básica do negócio
6 lectures 49:23
Apresentação da seção
00:49

Uma vez pré-estabelecido o seu negócio, além do seu trabalho diário no home-office, que pode ser programação, design, ilustração etc., você terá que fazer a sua gestão. É neste ponto em que geralmente não temos nenhum preparo.

Noções iniciais de gestão
02:09

Para um profissional autônomo, o valor da hora técnica é fundamental. Com o valor da sua hora, você tem ideia da sua capacidade mensal de produção e do seu ponto de equilíbrio, além de ser a base dos seus orçamentos para clientes. Vamos ver em mais detalhes como isso funciona, na prática, usando uma planilha de exemplo. Você poderá fazer o download dessa planilha nos arquivos desta lição.

Calculando o seu valor de hora técnica
07:49

Li uma vez em um guia de negócios que todo profissional é um vendedor. Pensando de um certo modo, isso é verdade: todos precisamos vender nossos serviços, a nossa imagem, enfim, convencer nossos clientes de que nos contratar vale a pena. Uma das etapas dessa contratação é a proposta comercial, ou o orçamento.

Preview 16:34

Quando comecei a trabalhar como freelancer, eu tinha aquele receio meio infantil de cobrar os clientes. "O que ele vai pensar de mim?" -- pensamos que o fato de cobrarmos um cliente irá ofendê-lo de alguma forma ou criar alguma situação desagradável. Porém, cobrar é parte integrante do dia a dia dos negócios e a sua receita depende disso. Portanto, é importamtíssimo você perder o receio de cobrar, se o tiver, valorizar-se e ter estratégias para quando as coisas dão errado.

Como cobrar e receber?
12:02

Você já calculou sua hora técnica, já sabe como dimensionar e orçar serviços e cobrá-los do cliente. Agora, falta um quartel general, o seu painel de controle. Para isso, vamos usar um conjunto de planilhas bem simples, mas que são muito importantes para a gestão diária da empresa.

Uma planilha básica de gestão
10:00
+ Relacionamento com clientes
4 lectures 27:36
Apresentação da seção
00:58

Nós vendemos serviços a clientes. Para isso dar certo, precisamos que os nossos serviços sejam divulgados ao nosso público-alvo, precisamos saber atender nossos clientes com qualidade, e precisamos aprender a construir relacionamentos duradouros que renderão muitos frutos.

Neste vídeo veremos em mais detalhes como conseguir os seus primeiros clientes.


Conseguindo seus primeiros clientes
09:02

Uma vez conseguindo seus primeiros clientes, agora é a hora de pôr a mão na massa! Neste vídeo gostaria de abordar especificamente como ter um bom relacionamento com os clientes durante a execução do trabalho.

Atendendo seus clientes
11:31

Você já conseguiu alguns clientes e já está executando alguns trabalhos. Como manter-se com trabalhos para que você não precise ficar buscando clientes a toda hora? É o que veremos neste vídeo.

Mantendo o fluxo de projetos
06:05
+ Gestão de projetos
4 lectures 33:59
Apresentação da seção
00:51

Uma habilidade essencial que temos de ter para não ficarmos loucos no dia a dia do home office é a de gerenciamento de projetos. É claro, gerente de projetos é uma profissão em si, com certificações e cursos por todo o mundo, mas aqui vamos ver o que realmente precisamos, na prática, para conseguirmos iniciar e, o mais difícil de tudo, finalizar um projeto com sucesso!

Noções iniciais de gerenciamento de projetos
16:29

Neste vídeo veremos especificamente a questão das horas técnicas e como encaixar o que foi previsto com o que está sendo realizado, além de ideias de como evitar o temido "scope creep", que é quando o cliente começa a querer incluir mais e mais trabalho no escopo do projeto, trabalho este que não estava contabilizado no início mas que às vezes é difícil de argumentar contra a sua execução.

Gerenciando as suas horas técnicas
10:00

Neste vídeo veremos algumas ideias de ferramentas para gestão de projetos online. Ferramentas simples mas que podem nos auxiliar com a comunicação com o cliente e com as entregas de conteúdo.

Ferramentas recomendadas
06:39
+ Administração do tempo
5 lectures 45:06
Apresentação da seção
01:28

Além do expertise técnico e das noções de gestão de negócios e projetos que um freelancer precisa ter, também é indispensável possuir técnicas de administração de tempo. Nesta e nas próximas lições vamos explorar um pouco esse assunto.

Preview 12:45

Uma das habilidades essenciais de administração de tempo que temos de ter é o gerenciamento de e-mails, ou o gerenciamento de mensagens no geral, seja por e-mail, seja por WhatsApp, etc. Inbox Zero é uma técnica de processamento rápido de mensagens que aumentará imensamente a sua eficiência na hora de checar mensagens de qualquer tipo.

Domando os e-mails com Inbox Zero
10:19

Como vimos nos vídeos anteriores, a administração do tempo é fundamental para qualquer profissional, especialmente para o freelancer que trabalha em casa e que não está sendo supervisionado por ninguém. É necessário ter muita autodisciplina, ainda mais nesses tempos de WhatsApp e YouTube, para conseguirmos fazer o nosso trabalho. Por isso, gostaria de dedicar este vídeo a este assunto: como entrar em concentração e esquecer das distrações diárias.

Entrando em concentração e lidando com distrações e interrupções
09:35

Se eu trabalho sozinho, como posso sair por uma semana, duas semanas, um mês sem atrasar tudo e ter sérios problemas com os meus clientes? Vamos ver algumas ideias neste vídeo.

Como tirar férias sem se desesperar
10:59
+ Trabalhando remotamente
4 lectures 40:19
Apresentação da seção
01:03

Nesta seção falarei um pouco sobre as possibilidades que o freelancer tem de trabalhar para clientes fora da sua localidade, podendo ser em outro estado do Brasil ou, então, em outro país.

Possibilidades de trabalho remoto
04:37

Trabalhar com clientes internacionais é semelhante a trabalhar com clientes do Brasil. Afinal, somo pessoas e interagimos com outras pessoas. Porém, estamos acostumados com a nossa cultura e com a nossa língua, portanto pode haver um choque quando se trabalha com estrangeiros. Vamos ver aqui algumas ideias de como melhorar esses relacionamentos.

Trabalhando com clientes internacionais
10:13

Respondendo a solicitações, publico um vídeo bônus com comentários sobre a minha experiência como funcionário de uma empresa americana. Aqui trato de como é o dia a dia de um trabalho internacional, como se preparar para conseguir um, e um pouco também sobre como receber pagamentos do exterior.

[BÔNUS] Minha experiência trabalhando para uma empresa americana
24:26
+ Conclusão
2 lectures 11:12

Chegamos ao final do curso! Agradeço muito a sua atenção e a sua participação! Espero que o conteúdo aqui apresentado tenha sido de grande valor para você e que as informações aqui expostas lhe ajudem a conseguir o sucesso profissional e pessoal que você almeja.

Conclusão e dicas finais
04:45

Para finalizar o curso, gostaria de deixar algumas sugestões de estudo para que você continue se aprimorando. Afinal, é através do esforço do estudo que conseguimos aprender coisas novas para aplicar aos nossos futuros projetos.

Continuando seus estudos
06:27