Testes de Contrato em JAVA com PACT
What you'll learn
- Criar testes de contrato utilizando o PACT (JVM)
- Como estruturar os projetos para conseguir fazer testes de contratos
- Fazer uma execução dos testes de provedor e consumidor através do maven
- Configurar o ambiente para uso do Pact Broker
- Centralizar os contratos através do Pact Broker
- Criar um Stub Server para virtualizar os serviços do provedor
- Trabalhar com várias dependências ao mesmo tempo
Requirements
- Conhecimento básico de JAVA
Description
Seja muito bem vindo(a) ao curso de Testes de Contrato em JAVA com PACT.
Nesse curso, você irá aprender a importância deste tipo dos Consumer-Driven Contract Tests (Testes de contrato, para simplificar), e como adicionar esta camada de segurança nas suas aplicações. Será apresentado também boas práticas para estruturar sua aplicação de tal forma que facilite a criação de tais tipos de testes.
Veremos como gerar contratos a partir dos testes do Consumidor, como utilizar estes contratos para validar as iterações esperadas com o provedor. Por fim, iremos centralizar todos estes contratos no Pact Broker (Provisionado através do Docker). E ainda será possível utilizar estes contratos para gerar uma instância mockada (Virtualização) do provedor, utilizando o Pact Stub Server.
Vamos trabalhar com APIs Rest usando uma versão em SpringBoot que será hospedada no seu próprio ambiente, mas também nos comunicaremos com uma API remota, em javascript (SeuBarriga) para conseguir trazer ainda mais desafios como: Autenticação, massa de dados, hooks, vários acessos e inclusive o uso de mais que uma API ao mesmo tempo.
Então é isso, espero poder te encontrar nas próximas aulas. Até lá! ;)
Who this course is for:
- Analistas que desejam entender o fluxo de testes de contrato por completo
- Desenvolvedores que possuem dependências com outras APIs e desejam trabalhar com segurança
- Testadores que buscam melhorar a qualidade do processo de testes, deixando-os mais estáveis
Instructor
Formação e Experiência
Wagner Costa possui graduação em Ciências da Computação, Mestrado na área de previsão de séries temporais com Redes Neurais, ambas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalha com JAVA e testes há mais de 10 anos e com Javascript há mais de 3 anos.
Trabalhos atuais
Integrante da equipe de suporte à automação de testes na DATAPREV. Professor de Testes automatizados e Testes Funcionais em duas especializações em Fortaleza (Universidade 7 de Setembro - Uni7), uma focada em desenvolvimento ágil e a outra em Testes de Software. Dá aulas presenciais há mais de 8 anos e na área de aulas à distância há 2 anos.