Teoria de Sistemas e os relacionamentos afetivos:
4.3 (2 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
7 students enrolled

Teoria de Sistemas e os relacionamentos afetivos:

compreendendo como a biologia, cultura e o pensamento produzem comportamentos sociais
4.3 (2 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
7 students enrolled
Last updated 8/2019
Portuguese
Portuguese [Auto]
Current price: $13.99 Original price: $19.99 Discount: 30% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 1.5 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Aprenderam os conceitos básicos da Teoria de Sistemas ou Pensamento Sistêmico
  • Pensamento sistêmico
Requirements
  • mínimo sobre Teoria de Sistemas
  • fazer conexões
Description

Esse curso tem como objetivo aumentar sua capacidade de compreender e fazer co-relações entre os mais variados fatos e eventos através da Teoria de Sistemas. Utilizando-se de exemplificações simples como a "história do autómel" e o "sistema do corpo humano" introduziremos o aluno na complexidade da Teoria de Sistemas para depois navegarmos entre os  sentimentos, comportamentos sociais e a própria dinâmica biológica do cérebro para entender com profundidade essa "nova" forma de ver o mundo. Bem vindo ao curso!!

Who this course is for:
  • programadores, gerentes, estagiários, professores, líderes, alunos,
Course content
Expand all 12 lectures 01:24:26
+ Capítulo I - Teoria de Sistemas: preceitos básicos
3 lectures 20:52

O que é Teoria de Sistemas? Nesta aula vamos trabalhar não somente a definição, mas a forma como pela qual você pode transformar sua forma de pensar linear em uma forma de pensar não linear baseada em conexões de eventos afim de que você não fique deduzindo teorias, mas sim consiga compreender de fato o funcionamento de organizações e formas de pensar pela simples capacidade de fazer as conexões corretas.

Preview 05:00

A Teoria de Sistemas é um método para compreender a realidade através da compreensão de onde as partes se conectam de forma a gerar um novo todo. Nesta aula vamos exercitar esse método através da história do automóvel e de como a Teoria de Sistemas possibilitou a criação do mesmo em termos organizacionais. Até hoje a Teoria de Sistemas é base para compreensão desta incrível máquina chamada automóvel

Teoria de Sistemas e o Automóvel: da convergência das partes para o todo
07:57

A Teoria de Sistemas não é somente um modelo e uma forma de pensar em termos sociais, mas ela mesmo foi inspirada no corpo humano onde a convergência harmonica de várias partes (orgãos humanos) em um todo (corpo humano) gera uma ornanização incrível (sistema do corpo). Nesta aula vamos exercitar nosso método de pensar nesta máquina fantástica chamada corpo humano.

Preview 07:55
+ Capítulo II – Teoria de Sistemas, Afetividade e o Imaginário Social
3 lectures 26:58

Nesta aula vamos compreender a relação direta entre o "pensamento" do macho alfa com o seu contexto compreendendo que "as partes" sempre estão ligadas "ao todo" não existindo independência de algo em relação ao seu contexto. Tudo esta ligado!! Você só pode compreender uma parte pelo todo. Toda tentativa de compreensão que isolada as partes de seu todo gera um pensamento deturpado da realidade...

Preview 09:12

Nesta aula vamos compreender como ao pensar em termos de Teoria de Sistemas encontramos conexões onde aparentemente haviam apenas "contradições". Quando exercitamos esse modo de pensar não nos atemos aos "antagonismos" aparentes, mas procuramos as conexões sutis que dão realmente o "fio da meada" para compreender o funcionamento de uma determinada situação ou evento.

O mito da Bela e a Fera: independente do que os outros digam
08:45

O filme Matrix nos fornece uma excelente oportunidade de exercitar a Teoria de Sistemas principalmente quando tratamos de Neo e Trinity. A conexão que esses dois estabeleceram é a conexão ideal para casais que se permitiram ir além da criação de filhos e do pagamento mensal de boletos. Se conectar a alguém é realmente levantar pontes para o autoaperfeiçoamento quando ela é feita de maneira correta.

O Filme Matrix e o poder da convergência: colaboração, intensidade e sincronia
09:01
+ Capítulo III – Teoria de Sistemas, Afetividade e Biologia básica
5 lectures 31:39

Agora que já fizemos um exercício de compreensão básico sobre a Teoria de Sistemas é hora de trabalharmos um dos mais importantes subconceitos da teoria: feedback. Usado de maneira generalizada na área de administração esse conceito é originário da Teoria de Sistemas e é melhor compreendido se você entender como funciona um Sistema e como o feedback é uma ferramenta fantástica para aumentar a intensidade deste mesmo sistema seja para o "bem" seja para o "mal".

Teoria de Sistemas e o Feedback: reforçando padrões
04:46

As novas descobertas da ciência em relação ao funcionamento do corpo humano reforçam de maneira categorica a eficácia da Teoria de Sistemas. A descoberta de um cérebro Trino (reptiliano, mamífero e neocortex) que trabalham simultaneamente, mas com intensidades sistemicas distintas com base nos feedbacks sociais externos para dinamizar seu funcionamento interno.

Preview 07:00

Como o sistema biológico convergência com o sistema social através de um processo de feedback (positivo e negativo) para gerar comportamentos que não são apenas maninpulaveis do ponto de vista social, mas são totalmente induzidos do ponto de vista biológico. Aqui vemos como o cerébro reptiliano esta perfeitamente "casado" com as práticas de "machos alfas" que tem como prioridade "fêmeas" e "recursos" para se sentir "seguro" em termos emocionais e sociais.

O cérebro reptiliano e mito do macho alfa: o poder dos recursos
05:28

Novamente vemos como há uma convergência de "sistemas" para produzir certos comportamentos. De um lado um sistema social que é comum a todos gera feedback para certas atitudes, mas do outro um sistema biológico (cérebro mamífero) que reforça certas atitudes e comportamentos através da produção deliberada de hormônios que geram prazer para o corpo quando ele realiza determiandas ações que estão em consonância com o sistema vigente no momento. Por isso mudança de hábito é um desafio...

O cérebro mamífero e o mito da Bela e a Fera: a busca aconchego materno
06:29

Dos três cérebros sem dúvida alguma o Neocortex é o mais sofisticado. Ele deliberadamente trabalha em uma perspectiva sitêmica e a-temporal. Ele é o responsavel por trabalhar passado, presente e futuro congregando experiências passadas, habilidades aprendidas e perspectivas a serem realizadas no futuro. Tudo de maneira conjugada e convergente. É a parte do cérebro mais difícil de ser ativada como bem demostra o filme Matrix...

O NeoCortex e as conexões imateriais: a busca além do visível
07:56