Udemy
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
Turn what you know into an opportunity and reach millions around the world.
Learn More
Your cart is empty.
Keep shopping
Solidworks Avançado - Modelação de Produtos
Rating: 4.6 out of 5(58 ratings)
305 students

Solidworks Avançado - Modelação de Produtos

Aprenda a modelar produtos com formas orgânicas recorrendo à modelação híbrida, comutando entre superficies e sólidos
Last updated 5/2021
Portuguese
Portuguese [Auto],

What you'll learn

  • Os alunos irão aprender a modelar formar orgânicas de tal modo que os deixe à vontade com a maioria das formas mais complexas.
  • Os projectos são desenvolvidos de modo acompanhado, podendo o aluno acompanhar todo o processo através de tutorais em vídeo
  • Os projecto apresentam um nível de dificuldade crescente, desde modo não criando frustração no aluno
  • No final o aluno estará mais autónomo e com o potencial para criar os se próprios produtos.

Course content

5 sections34 lectures15h 38m total length
  • Curvas 3D - Introdução (1.ª Parte)26:13

    As curvas 3D são ferramentas essenciais na modelação mais avançada, mas não só. O designer necessita de um conhecimento robusto da ferramenta CAD que usa, pois essa poderá ser a única ferramenta que dispõem para transformar as suas ideias em objetos físicos. Saber modelar por superficies ou por sub-objetos, retira muitas das limitações que eventualmente a quem apenas sabe modelar com base em sólidos. As curvas 3D são um dos objetos usados na criação de elementos de suporte para a geração de superfícies.

    Conteúdos:

    • Introdução

    • Onde encontrar a ajuda

    • "Sketch3D"

    • Fillet de raio cónico

    • Comando "Helix"

    • Relação geométrica de "pierce"

    • Comando Sweep, análise do problema do contacto tangencial

    • Criação de uma "composite curve"

  • Curvas 3D - Introdução (2.ª Parte)29:16

    (continuação do vídeo anterior)

    As curvas 3D são ferramentas essenciais na modelação mais avançada, mas não só. O designer necessita de um conhecimento robusto da ferramenta CAD que usa, pois essa poderá ser a única ferramenta que dispõem para transformar as suas ideias em objetos físicos. Saber modelar por superficies ou por sub-objetos, retira muitas das limitações que eventualmente a quem apenas sabe modelar com base em sólidos. As curvas 3D são um dos objetos usados na criação de elementos de suporte para a geração de superfícies.

    Conteúdos:

    • Introdução

    • Onde encontrar a ajuda

    • "Sketch3D"

    • Fillet de raio cónico

    • Comando "Helix"

    • Relação geométrica de "pierce"

    • Comando Sweep, análise do problema do contacto tangencial

    • Criação de uma "composite curve"

  • Criação de imagem de referência com apenas uma projecção11:41

    Muitas vezes, este é a primeira etapa na modelação de um novo produto, formando a base para a criação do modelo tridimensional que pretende realizar. Este vídeo mostra como introduzir e manipular uma única imagem de referência.

    • Criação da imagem de referência e algumas considerações

    • Colocação da imagem através da ferramenta sketch picture

    • Alteração da escala da imagem

    • Posicionamento da imagem

    • Alteração da dimensão e proporção da imagem

    • Escalonamento manual

    • Transparência da imagem de referência

    • Organização das referências na árvores de operações

  • Múltiplos corpos num documento tipo Part16:25

    O domínio desta competência é importante tanto na modelação de formas mais orgânicas e outras situação como é o caso de estruturas soldadas. Na modelação com superfícies é bastante comum a existência de múltiplos corpos em determinada fase do trabalho. Estes corpos habitualmente acabam por serem unidos, mas nem sempre isso é o desejado. Saiba como lidar com esta questão em proveito próprio.

  • Imagem de referência - Criação do modelo 3D (1.ª Parte)25:28

    Criação de um modelo simples tendo como base uma imagem de referência. Na criação deste modelo serão abordados algumas ferramentas e comandos de modelação. São eles o Spline, Loft, Shell, Split Line, Sweep e outros. Estes comandos serão abordados de modo mais detalhado ao longo do curso.

  • Imagem de referência - Criação do modelo 3D (2.ª Parte)20:48
  • Complementos sobre as imagens de referência26:04

    Criação e utilização de múltiplas imagens de referência. Considerações sobre a sua criação, correcto alinhamento e escalonamento no Solidworks.

    Muitas vezes a modelação tridimensional em CAD de um objecto inicia com uma imagem de referência, assim, e quando se trata de uma cópia recorre-se a:

    • Fotografias ortogonais com lentes de 50mm de baixa distorção;

    • projectores de perfis;

    • Maquina de medição por coordenadas (CMM);

    • Digitalizador 3D;

    • outros.

    Quando se trata de um objecto conceptual, em que o autor tem toda a liberdade naquilo que diz respeito às formas e dimensões, então recorre-se a:

    1. esboços elaborados manualmente, projecções ortogonais e quando possível a um esboço perspéctico.

      • posteriormente segue-se a digitalização do desenho.

    2. Desenhos 2D realizados em CAD (qualquer aplicação CAD serve, AutoCAD, illustrator, coreldraw, etc); esta situação oferece vantagens porque torna possível usar os vectores no solidworks como referências para os sketchs .

    A opção do uso de desenhos conceptuais é mais simples, requerendo a menos recursos tecnológicos. Podemos considerar uma terceira hipótese, nomeadamente uma que una as duas possibilidades anteriores. Assim a terceira hipótese será a alteração, re-design de um objecto existente, sendo isto efectuado em papel através de decalque ou recorrendo a uma aplicação que permita resultados semelhantes ao decalque ... Esta será a opção que inicialmente será mais explorada.

    O seguinte documento ilustra como criar, tratar e importar as imagens de referência para o Solidworks.

    Estas serão a base para o inicio do levantamento do seu modelo 3D

  • Modelação de objecto cumprindo um requisito de volume.

Requirements

  • Os alunos devem possuir conhecimentos das ferramentas básicas de Solidworks, tema abordado no curso "introdução ao Solidworks" do mesmo autor

Description

O curso encontra-se a um preço mais reduzido até que esteja totalmente terminado, se adquirir o curso neste momento terá acesso à integra do conteúdo à medida que este fica disponível sem qualquer acréscimo no preço. Novas lições adicionadas com frequência até ficar completo.


Este curso vem no seguimento do curso "Introdução ao Solidworks", não como complemento mas como um seguimento no sentido de um domínio mais avançado. Os temas analisados são de facto transversais a muitos dos programas de modelação paramétrica, formando uma base sólida para quem pretende modelar produtos, que vão desde pequenos objetos de eletrónica de consumo até aos automóveis. A modelação dos objetos serão sobretudo realizadas usando imagens de referência.

Orientado para designers de produto e todos os que desejam efetuar modelos com formas orgânicas, divergindo das formas usualmente associados aos softwares de modelação paramétrica.

Neste curso poderá adquirir competências nas ferramentas e conceitos avançados sobre modelação no Solidworks.

O Solidworks é a ferramenta CAD 3D mais usada mundialmente, sendo este ponto bem representativo do seu sucesso. As áreas de aplicação desta ferramenta CAD vão desde as mais tradicionais às mais modernas, nomeadamente: criação de dispositivos mecânicos dos mais variados tipos, até ao desenho mais conceptual com formas orgânicas como é o caso dos dispositivos médicos, indústria automóvel, produtos de consumo e outros.

Este curso irá focar-se nos conceitos mais avançados de modelação no Solidworks. Inicialmente serão abordadas ferramentas que servem de base à criação de formas complexas, como é o caso de curvas tridimensionais, splines e outros; modelação de formas orgânicas com sólidos, passado para a modelação híbrida aproveitando desse modo a flexibilidade do uso de superfícies e a versatilidade dos sólidos.

A modelação por superfícies é um dos temas que mais será debatido, não como algo abstrato, mas sim como uma ferramenta que permite retirar o melhor de dois mundos, sendo:  comandos que habitualmente são associados ao desenho 2D, com  operações tipicamente usadas na modelação 3D.

Ao longo de curso os temas são acompanhados de exemplos práticos permitindo observar uma aplicação prática de conceitos que de outro modo poderiam ser abstratos. 

A metodologia de aprendizagem assenta em exercícios onde a repetição de comandos, em diferentes contextos, é uma constante. Deste modo os conceitos são interiorizados para poder avançar de modo autónomo com os seus projetos.

No final deste curso, ficará com conhecimentos sólidos sobre os conceitos avançados de modelação no Solidworks e que permitirão criar o seu próprio projeto de modo independente.

Who this course is for:

  • Quem pretende ir além do básico: Designers de Produto e Industriais e todos os que lidam com produtos com formas mais elaboradas, como é o caso de projetistas de moldes.