Udemy
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
Turn what you know into an opportunity and reach millions around the world.
Learn More
Your cart is empty.
Keep shopping
Machine Learning aplicado em Sistemas de Recomendação
Rating: 5.0 out of 5(12 ratings)
95 students

Machine Learning aplicado em Sistemas de Recomendação

Inteligência Artificial para Ciência de Dados, Finanças, Economia, Análise de Dados, Estatística...
Created byLuciano Galdino
Last updated 6/2026
Portuguese
Portuguese [Auto],

What you'll learn

  • Sistema de recomendação
  • Sistema de recomendação por Mínimos Quadrados Alternados
  • Recomendações por Decomposição em Valores Singulares
  • Autovetores e autovalores
  • KNN para sistema de recomendações
  • K-Means para sistema de recomendação
  • Sistema de recomendação por filtragem colaborativa
  • Sistema de recomendação por conteúdo
  • Sistema híbrido de recomendação
  • Medidas de proximidades
  • Medidas de similaridades
  • Algoritmo SVD
  • Aplicação de Inteligência Artificial

Course content

8 sections49 lectures10h 0m total length
  • Boas vindas e apresentação do instrutor3:01
  • Apresentação do curso e da plataforma de estudos6:17

Requirements

  • Não há pré-requisitos

Description

Com esse curso você terá a oportunidade de conhecer as principais técnicas dos sistemas de recomendação: Decomposição em Valores Singulares (SVD), Mínimos Quadrados Alternados (ALS), KNN (K vizinhos mais próximos) e K-means, os quais englobam todos os tipos de Sistema de Recomendação: Filtragem baseada em conteúdo, Filtragem colaborativa (baseada em modelo e em memória) e o sistema híbrido.

O diferencial desse curso é que iremos obter o embasamento teórico de maneira clara e objetiva, com diversos exemplos práticos em Python e destacando a matemática que envolve todas as técnicas, como os cálculos com matrizes, autovalores e autovetores, distância Euclidiana, distância Manhattan, distância de Chebyshev, distância Minkowski, distância de Jaccard, índice de Jaccard e similaridade por cosseno. Todas as etapas são explicadas em detalhes, não é um curso onde somente serão apresentados os comandos utilizados, tudo será explicado detalhadamente.

Para atender a todos os alunos, sem importar a área e o nível de conhecimento, a segunda seção é referente aos fundamentos da Linguagem Python.

O curso é apresentado no sistema operacional Windows, mas usuários do Linux e Mac acompanham tranquilamente. Será utilizado o Google Colaboratory, mas como opção podem ser utilizados também o Jupyter Notebook, Spyder, Pycharm, VSCode ou qualquer outra IDE de Python.

Who this course is for:

  • Cientista de Dados
  • Economista
  • Estatístico
  • Analista de Dados
  • Engenheiro de Dados
  • Pesquisadores
  • Profissionais da área de finanças
  • Administrador
  • Estudante de pós-graduação
  • Usuário de Inteligência Artifical