Proteja os selos através do uso correto do Plano de Selagem
What you'll learn
- Como funcionam os Planos de Selagens para Selos Simples, para o lado processo e atmosféricos recomendados pela Norma API 682 4a. ed. para bombas centrífugas
- Classificação de todos Planos de Selagem lado processo e atmosféricos para de Selos Mecânicos de Bombas Centrífugas
- Como evitar falhas em selos mecânicos através da escolha correta dos Planos de Selagem
- Conhecimento das recomendações da Norma API 682 para Planos de Selagens de Selos Simples
- Como economizar dinheiro com redução de falhas dos Selos Mecânicos
- Definição de algumas codificações da norma para identificação de Selos Mecânicos (categoria, arramjo, tipo)
- Funcionamento básico de um selo mecânico desde sua origem
- Como funcionam os Planos de Selagem
- Como tornar uma unidade de processo mais segura em relação à falhas com Selos Mecânicos
Requirements
- Ter formação ou ser estudante da área de mecânica em nível operacional, técnico ou engenharia
- Ter algum contato com máquinas rotativas de fluxo com por ex: bombas centrífugas
- Ter vontade de trabalhar na área de mecânica em empresas com plantas de processo como refinarias, petroquímicas, siderúrgicas, alimentícia, química, etc.
- Ter vontade de trabalhar na área de mecânica com projeto ou vendas de produtos de selagem de bombas centrífugas, como selos mecânicos, gaxetas, sistemas de selagens, etc.
- Querer aprender e expandir os conhecimentos a respeito de Selos Mecânicos
Description
Este curso descreve todos os planos de selagem para Selos Simples, incluindo os planos atmosféricos, descritos na quarta edição da norma API 682 (American Petroleum Institute). Inicialmente é feita uma introdução sobre conhecimentos elementares em bombas centrífugas, seguido das razões que orientam o uso de selagens neste tipo de máquina e como funcionam as selagens com gaxetas e selos mecânicos, além de citar alguns tipos de selos e algumas codificações utilizadas. São descritas as características de cada um dos treze Planos de Selagem para o lado de processo, desde o 01 até o 41 e os sete planos do lado atmosférico, desde o 51 até o 66B. São citados muitos dos cuidados necessários para escolha, operação e manutenção, além dos pontos de ameaça, detalhes construtivos interessantes, os acessórios utilizados e por fim os modos de falha. O autor une boa parte das orientações da norma com sua experiência prática de mais de 35 anos como Consultor em máquinas de fluxo e sistemas de selagens e Gerente de Manutenção em duas grandes refinarias de petróleo da Petrobras, além de sua forte interação com os grandes fabricantes mundiais de equipamentos rotativos, selos mecânicos e sistemas de selagens. Este curso pode ajudar o aluno a identificar os erros de aplicação dos planos de selagem antigos, com isso falhas crônicas poderão ser identificadas e tratadas com mais objetividade e melhor resultado. Considerando que máquinas antigas que foram construídas sob versões antigas da norma geralmente tem pontos de melhorias para serem aplicados este é um ponto importante de ganho que o curso pode proporcionar para os alunos. Desejo a você bom estudo e um ótimo aprendizado neste que é um tema muito importante. Abraço a todos.
Who this course is for:
- Técnicos em mecânica
- Engenheiros mecânicos
- Operadores de plantas de processo
- Supervisores de manutenção
- Mecânicos de manutenção
- Estudante de Engenharia Mecânica
- Estudante de Engenharia de Petróleo e Gás
- Operadores de Plataformas de Petróleo
- Planejadores de manutenção mecânica
- Estagiários de Engenharia Mecânica
- Gerentes de manutenção mecânica
- Coordenadores de Manutenção mecânica
- Estudante de Curso Técnico em Mecânica
- Estudante de Curso Técnico de Petróleo e Gás
- Profissionais que atuam com selos mecânicos nos mais variados segmentos industriais
- Consultores da área de máquinas rotativas de fluxo
Instructor
Sou um especialista conhecido em selos mecânicos e sistemas de selagens muito conectado com a parte prática. Sempre fui muito estudioso, li muito os catálogos de componentes e boas literaturas de mecânica. Sou um especialista em máquinas rotativas como bombas, turbinas, compressores, redutores, etc. Coordenei trabalhos de grande relevância técnica nos últimos 35 anos e treinei a maioria dos engenheiros e técnicos da Petrobras nos últimos 25 anos, além de inúmeros profissionais de outras empresas. Tenho Título de Mestre em Engenharia, três patentes, sendo duas de selagem, lançadas no mercado com sucesso, com mais de 13 mil unidades vendidas. Sempre me aprofundei no estudo de máquinas e componentes. Gosto muito de ensinar, tenho vocação e prazer em repartir o que aprendi durante minha jornada. Prova disso é que leciono no IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e Bio Combustíveis há 17 anos em três cadeiras, Selagem em Equipamentos Rotativos, Compressores Centrífugos e Compressores Alternativos. Trabalhei na Petrobras por mais de 35 anos e embora sempre atuando diretamente nas refinarias, parte do meu tempo, em torno de 25 anos, também foi como professor da UP - Universidade Petrobras (até 2020), ministrando cursos teóricos e práticos na área de máquinas de fluxo para todo corpo técnico da empresa, técnicos, engenheiros e gerentes de manutenção. Coordenei trabalhos de padronização de selagens para várias refinarias da Petrobras, sempre atuando a frente dos problemas técnicos. Acumulei experiência trabalhando como Consultor Especialista em Maquinas Rotativas, atuando em duas grandes refinarias de petróleo. Tenho especialização em sistemas de selagem, bombas centrífugas e vedação de equipamentos rotativos. Lancei um livro impresso sobre Manutenção em Compressores alternativos e centrífugos o qual foi convertido depois em quatro eBooks pela Amazon. Ganhei prêmios em congressos, ABRAMAN e outros e o Prêmio Petrobras de Engenharia de Padronização de Materiais e participei da elaboração de Normas Petrobras. Ou seja, sou apto a ensinar o que estou me propondo e para mim é um prazer lecionar e faço todo possível para transmitir meus conhecimentos de forma simples e clara, dedicando todo meu empenho na preparação e nas aulas, como forma de respeito ao aluno.