Produção de Conteúdo para Blog
4.3 (9 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
61 students enrolled

Produção de Conteúdo para Blog

Melhore sua produção de conteúdo de seu blog e tenha resultados
4.3 (9 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
61 students enrolled
Created by Lizandra Telles
Last updated 11/2017
Portuguese
Portuguese [Auto-generated]
Current price: $15.99 Original price: $24.99 Discount: 36% off
1 day left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 1 hour on-demand video
  • 22 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • O aluno terá a habilidade de produzir conteúdos excelentes em seu blog de forma prática e organizada, focados em seu cliente ideal. Gerando mais tráfego, relacionamento e engajamento com sua audiência.
Requirements
  • O aluno já deve ter um blog profissional, preferencialmente em WordPress.
Description

PARA QUEM É O CURSO?

O curso é voltado principalmente para:  

  • Criadores de infoprodutos que pretendem divulgar seu curso ou ebook e aumentarem suas vendas,  

  • Afiliados que querem divulgar infoprodutos e não sabem como começar a fazer isso,  

  • Profissionais de Marketing que pretendem oferecer seus serviços através de uma eficiente ferramenta de comunicação (blog),  

  • Jornalistas que pretendem aprimorar seus conhecimentos de escrita e produção de conteúdo,  

  • Todos os profissionais que querem vender seu produto ou serviço no ambiente online, mas não sabem como começar a fazer isso.  


Se você quer ter um blog profissional para resultados, com objetivo e público estabelecidos para fazer uma estratégia ideal que facilita a venda de seu serviço, produto ou curso online, esse curso é para VOCÊ.

Sim! É possível se destacar através da produção de conteúdo em seu blog

Por que não começar pelos vídeos que tantos profissionais falam?

Porque através de um blog, você consegue atrair seu público definido sem precisar ter a habilidade de encarar uma câmera e até mesmo sem saber editar vídeos.

E O MAIS IMPORTANTE! Você não precisará investir na contratação de um profissional de edição de vídeos no começo de seu negócio digital. Reduzindo seus gastos. 

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER?

Você aprenderá de modo totalmente prático!  

Através de vídeo aulas, textos, exercícios e planilhas.

QUAIS SÃO OS MÓDULOS E O QUE VOCÊ APRENDERÁ?  

MÓDULO 1: Desenhando o seu blog para resultados  

Você aprenderá a gerar a sua persona de modo mais real possível. Identificar seu posicionamento e tom de voz. E definirá seus objetivos e metas para alcançar resultados.  

MÓDULO 2: Planejando sua produção de conteúdo  

Você aprenderá a definir a jornada do consumidor. Como fazer um brainstorming e pesquisar as palavras-chave. E por fim irá montar seu calendário editorial através de planilhas.  

MÓDULO 3: Construindo seu artigo de valor               

Você aprenderá a estrutura para ter um artigo de valor com todo o passo a passo, de forma prática. Com técnicas para fazer um artigo que gere mais engajamento de forma orgânica.  

MÓDULO 4: Divulgando seu artigo  

Você aprenderá como divulgar seu artigo para gerar mais tráfego, compartilhamento e relacionamento com sua persona.  

MÓDULO 5: Identificando as métricas  

Você aprenderá a verificar as principais métricas para seu blog, através de ferramentas.  

MÓDULO 6: Hackers para produção de conteúdo  

Você aprenderá dicas hackers para que seu blog cresça mais rápido. Técnicas quer foram utilizadas pelo blog da Publicitária Digital.  

BÔNUS: Como organizar suas tarefas através do Trello  

Nesse bônus você aprenderá como organizar suas tarefas através do aplicativo Trello, para otimizar seu tempo.

Você aprenderá técnicas que utilizei em meu blog para atingir mais de 300.000 visitantes únicos em apenas 2 anos.  

Terá a habilidade de produzir conteúdos excelentes de forma prática e organizada, focados em seu cliente ideal.  

Gerando mais tráfego, relacionamento e engajamento com sua audiência, facilitando a sua venda.

DEPOIMENTOS

" O que melhor tenho aprendido com a Lizandra é o valor do planejamento e da organização. Simplesmente não dá para postar conteúdos ao léu. A Lizandra tem me ajudado a me tornar uma estrategista digital. Recomendo fortemente seu curso. ‘’

Fernanda Pompeu - Blog Acelera Texto

‘’Sobre o curso. Lizandra, você está abrindo meu mundo!!! Cada vez que acesso a planilha eu a refaço, a minha mente já mudou e as ideias estão cada vez mais dentro do mundo virtual!’’

Letícia Casali - Blog sobre acupuntura


"O curso é super bem estruturado e didático! Eu sempre vi o analytics como um “bicho de sete cabeças” mas depois do curso, especialmente no módulo 05 fala que fala sobre métricas, eu finalmente entendi como mensurar os resultados da minha empresa de forma rápida e fácil. Todas as aulas são objetivas e vão direto ao ponto trazendo informaçōes relevantes para trabalhar a produção de conteúdo de forma consciente e efetiva. Agradeço o suporte da Lizandra que sempre se colocou à disposição para tirar dúvidas e me ajudar! 
Super recomendo este curso!"

NATALIA MACHADO - Pet meu Pet


Who this course is for:
  • O curso é voltado principalmente para criadores de infoprodutos que pretendem divulgar seu curso ou ebook e aumentarem suas vendas, para afiliados que querem divulgar infoprodutos e não sabem como começar a fazer isso, para profissionais de Marketing que pretendem oferecer seus serviços através de uma eficiente ferramenta de comunicação (blog), para jornalistas que pretendem aprimorar seus conhecimentos de escrita e produção de conteúdo. Enfim, para todos os profissionais que querem vender seu produto ou serviço no ambiente online, mas não sabem como começar a fazer isso.
Course content
Expand all 13 lectures 49:12
+ Introdução
1 lecture 02:45

Olá, eu sou Lizandra Telles. Seja bem-vindo ao curso Produção de Conteúdo para resultados. Que bom que você está aqui e está comprometido a ter um blog para resultados.

Eu vou começar definindo o conceito de Marketing de Conteúdo para você.

O que é Marketing de Conteúdo?

‘’O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir uma audiência claramente definida – com o objetivo de conduzir a ação do cliente rentável’’. - DEFINIÇÃO DO INSTITUTO DE MARKETING DE CONTEÚDO

O que seria conteúdo valioso, relevante e consistente?

O conteúdo que você gera na internet, seja através de um blog, que é o nosso foco ou através das redes sociais, ele tem que ser diferente, tem que agregar valor para seu público-alvo para gerar engajamento, compartilhamento e relacionamento.

Consistência é a palavra-chave, crie e distribua seu conteúdo de forma regular, fazer um planejamento de conteúdo é fundamental.

O que significa adquirir uma audiência claramente definida? Significa que na internet, primeiramente você deve definir o seu público-alvo (persona) que quer atrair, para depois gerar seu conteúdo. E quanto mais você definir sua persona de forma clara e precisa, mais seu conteúdo será efetivo.

E claro, que todo esse processo de planejamento e produção de conteúdo deve gerar clientes para sua empresa.

Ou seja, para ter sucesso na geração e distribuição de conteúdo na internet você tem que passar por vários processos. E são esses processos que ensinarei para você nesse curso.

Ter um blog que gere resultados envolve vários fatores, mas você deve ter consciência que o processo leva tempo, pois primeiramente você deve atrair visitantes para seu blog e se estabelecer no mercado.

Criar autoridade, confiança e relacionamento dentro de qualquer mercado é possível, até os mais concorridos, mas você tem que entender que não é do dia para a noite.

Neil Patel, que é especialista em SEO e Marketing de Conteúdo fala que os resultados podem levar até 6 meses para aparecem.

Manter um blog é uma tarefa que demanda foco e persistência. Mas tenho certeza que com esse curso você vai ter um blog de sucesso.

Agora te aguardo no Módulo 1 – Lição 1: Gerando a sua personado. Até lá!

Preview 02:45
+ Módulo 1 - Desenhando o seu blog para resultados
3 lectures 08:26

Olá, que bom que você está nessa primeira lição. Preste muita atenção nessa etapa, pois ela é uma das mais importantes dentro desse curso.

O que é persona?

A persona é uma personagem que representa seu cliente ideal e que através de questões respondidas, você definirá detalhadamente quem é o público que quer atingir e suas reais necessidades.

A sua persona terá um nome, profissão, escolaridade, hábitos, gostos e habilidades. Você ficará amiga da sua persona. Você irá até perguntar: será que o João vai gostar desse conteúdo ou não?

Através de características em comum de seu público-alvo, você irá identificar como é a sua persona.

Caso você já tenha clientes, aconselho construir sua persona com base em suas características, conversando com eles e se baseando em seus clientes satisfeitos e também não satisfeitos, assim você terá uma visão mais real para suas estratégias.

Por que persona é diferente de público-alvo?

Veja os exemplos:

Público-alvo: Mulheres, de 20 a 40 anos, casadas, que moram em São Paulo, com renda média mensal acima de R$3.000,00. Que gostam de moda e maquiagem.

Persona: Maria tem 35 anos, é empreendedora. É antenada em relação à moda, gosta de se arrumar e é vaidosa. Costuma ver blogs e canais sobre moda na Internet. Está buscando a melhor marca de batom para ir naquele evento que vai ‘’bombar’’ em São Paulo.

Percebeu a diferença?

Público-alvo é uma definição mais generalizada das pessoas para quem você pretende vender seus produtos ou serviços.

Já a persona é a própria personificação do seu cliente ideal, devendo até ser mais detalhada do que no exemplo apresentado. A persona não precisa ser única, seu negócio pode ter várias personas, porém criar muitas personas pode fazer com que sua estratégia de marketing perca o foco.

Quais são as principais perguntas para fazer para seu cliente / persona?

  • Quais são seus sonhos?
  • Quais são seus problemas (dores)?
  • O que faz ele ficar acordado a noite?
  • Quais são os benefícios que o meu produto oferece?
  • Qual é o objetivo do meu cliente?
  • Quais são os meios de comunicação utilizados pela persona?

Verifique também quais perguntas seu cliente faz no momento da venda, que são as objeções.

Por exemplo: Quando eu vendo produção de conteúdo para meus clientes, eles perguntam em relação a quantidade de palavras ideais que deve ter o texto: “Lizandra, é melhor ter texto com 500 ou 800 palavras?’’

Mas não se preocupe, nessa lição você irá fazer um exercício completo respondendo todas as perguntas de sua persona.

E como captar essas respostas?

Através de entrevista, de uma call por Skype, chamar seu cliente para almoço de negócios. Vai depender do seu relacionamento com seu cliente.

Faça uma amostra qualitativa, com 7 clientes por exemplo.

Agora chegou a hora de construir sua persona ou personas. Faça o exercício para construção das personas.

NÃO PULE ESSE EXERCÍCIO! HORA DA AÇÃO.

E na próxima lição você irá identificar seu posicionamento e seu tom de voz. Até lá.

PS: Lembrando mais uma vez que você deve se basear em seus clientes, caso já tenha.

Preview 04:01

Olá, que bom que você já definiu sua persona e chegou nessa etapa. Um bom posicionamento de mercado é fundamental para que sua estratégia de marketing tenha resultado.

Segundo Philip Kotler, o pai do Marketing, o seu posicionamento pode ser amplo, dividindo-se em: diferenciar seus produtos, ser líder em preço baixo ou atender um nicho específico de mercado.

Como você pretende posicionar sua marca no mercado? Como você quer ser visto?

Você precisa ir além do posicionamento amplo, anunciando um único benefício principal. Que pode ser:

A melhor qualidade;

O melhor benefício;

A maior confiabilidade;

O melhor atendimento;

O menor preço.

Veja alguns exemplos de posicionamentos específicos de mercado:

Posicionamento por benefício:

Da Publicitária Digital é “gere resultados através de sua produção de conteúdo.’’

Posicionamento por aplicação:

A Nike descreve seu tênis como o melhor de corrida.

Posicionamento por preço / qualidade:

A marca de bolsas e sapatos Louis Vuitton se posiciona como uma marca de luxo, alta qualidade e preço elevado.

Você deve posicionar sua marca quanto ao seu valor. Agora pense como pretende posicionar sua marca e seu blog para se diferenciar em seu mercado. Reflita qual valor você pode oferecer para seu cliente que seu concorrente não oferece.

Outra coisa importante é seu tom de voz.

O que é a voz da marca?

A voz é a personalidade de sua marca e pode ser realizada através de um adjetivo.

Por exemplo:

  • Sincera;
  • Engraçada;
  • Positiva;
  • Ousada.

Tom de voz da sua marca

Tom de voz é um subitem da voz de sua marca. Ou seja, ele pode ser definido para cada tipo de canal e interações feitas pela sua empresa.

Cada mídia social que você estiver presente, poderá ser diferente seu tom de voz.

Por exemplo: Em seu blog você pode ter um tom de voz informativo e no Instagram pode ser um tom de voz engraçado, mais leve com vídeos curtos.

Agora chegou a hora de colocar seu conhecimento em prática. Faça o exercício para definir seu posicionamento de mercado e seu tom de voz.

Na próxima lição você aprenderá a identificar seus objetivos e metas. Até lá!

Preview 02:28

Olá, que bom que você chegou até aqui. Nessa lição, vamos ver a importância de definir seus objetivos e também de criar metas.

A definição do objetivo de seu blog é primordial para estabelecer onde você quer chegar.

Por que você criou seu blog?

Quais são seus objetivos a curto prazo?

Quais são seus objetivos a longo prazo?

Estabelecendo suas metas

Por que metas são importantes? As metas são importantes para ter um controle estabelecido do seu objetivo.

Você conhece a meta S.M.A.R.T?

O que significa S.M.A.R.T?

S – Sua meta deve ser específica e detalhada

Exemplo: Quero ter X visitas no meu blog em um mês.

M – Sua meta deve ser mensurável

Você pode medir suas metas através de visitas, visitantes únicos, leads, oportunidades e vendas.

A – Sua meta deve ser tangível

Suas metas devem ser desafiantes, mas devem ser reais.

R- A sua meta deve ser relevante para você

Avalie se suas metas estão alinhadas ao seu objetivo, valores e missão.

T- Sua meta deve ser temporal

Ou seja, coloque data em sua meta.

Como verificar suas metas?

Para visitas e visitantes em seu site

  • Através de ferramentas de automação de Marketing;
  • Através do Google Analytics;
  • Google Search Console.

Agora que você entendeu a importância de ter objetivos e criar metas para seu negócio. Coloque esse conceito na prática através do exercício proposto.

Na próxima aula você entrará no Módulo 2 – Lição 1: Definindo a jornada do consumidor

PS: Faça também a leitura - Quais são os objetivos para produção de conteúdo?

Preview 01:57
+ Módulo 2 - Planejando sua produção de conteúdo
4 lectures 13:41

Olá, você chegou no Módulo 2, na lição 1! Com a sua persona definida, agora vamos verificar o caminho que ela percorre até virar seu cliente, esse caminho é chamado de jornada do consumidor.

Quais são as etapas da jornada do consumidor?

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • E finalmente a Decisão de compra

Fase 1. Aprendizado e descoberta

Nessa fase, sua persona ainda não sabe que tem um problema e precisa ser educada sobre aquele assunto.

Exemplo de tema:

O que é Marketing de Conteúdo?

Quais são os objetivos nessa etapa?

Atrair visitantes para seu blog para transformá-los em leads e estabelecer autoridade e confiança.

Fase 2. Reconhecimento do problema

Na fase de reconhecimento, o comprador já compreende o tema e já está estimulado.

Qual é o objetivo nessa etapa?

O objetivo é fazer o comprador perceber que tem um problema e identificar uma solução.

Exemplo de tema:

Por que você deve fazer Marketing de Conteúdo para sua empresa?

Fase 3. Consideração da Solução

Nessa fase, o comprador está buscando a solução e avalia as alternativas.

Exemplo de tema:

Como um especialista pode te ajudar na produção de conteúdo?

Qual é o objetivo nessa etapa?

Seu objetivo é fazer o comprador avaliar as alternativas.

Fase 4. Decisão de compra

Agora o comprador está realmente interessado em adquirir o produto ou serviço.

Qual é o objetivo nessa etapa?

Mostrar para o comprador que a sua solução é a melhor, através de demonstrações de seu produto ou serviço.

Exemplo de tema:

Contratar um especialista ou fazer seu conteúdo sozinho?

Quais tipos de conteúdo para fazer em cada etapa?

Topo de funil – Reconhecimento

  • Posts de blog
  • Ebooks gratuitos
  • Infográficos
  • Vídeos gratuitos
  • Tutorias e dicas gratuitas

Meio de funil – Consideração

  • Webinars
  • Estudos de caso
  • Depoimentos
  • Whitepapers

Fundo de funil – Decisão

  • Demos de seu produto
  • Teste grátis
  • Cupons de desconto

Agora chegou a hora de organizar todas suas ideias em uma planilha, que será seu Plano e Calendário de Conteúdo. Coloque todas as informações até essa lição, que é sobre a jornada do consumidor.

O restante será completado com as outras aulas.

E na próxima lição você aprenderá a fazer um Brainstorming para produzir seu conteúdo. Te aguardo lá.

Lição 1 - Definindo a jornada do consumidor
03:08

Olá! Fico muito feliz que tenha chegado nessa lição. Nessa lição você irá fazer um brainstorming.

O que significa brainstorming? Significa tempestade de ideias.

É uma atividade que serve para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo.

E para produção de conteúdo é bastante útil, pois irá evitar o bloqueio criativo na hora de produzir seu artigo.

Como definir os temas?

Utilizar a descrição de sua persona, através de pesquisas e análise de blogs concorrentes.

Levar em consideração seus objetivos e a jornada do consumidor.

Então, vamos para a planilha, você usará bastante o Plano e Calendário de Conteúdo.

Agora chegou a vez de você fazer seu brainstorming em sua planilha. Capriche em suas ideias.

Na próxima lição você aprenderá a pesquisar as palavras-chave. Até lá.

Lição 2 - Fazendo um Brainstorming
01:53

Olá. Seja bem-vindo à lição 3! Nessa lição, você aprenderá a pesquisar as palavras-chave.

A pesquisa de palavras-chave é muito importante não somente para ranquear seus artigos no Google, como também para seu negócio.

Afinal, é a palavra-chave que faz com que seu público ache sua empresa na internet.

Para pesquisar as palavras-chave, pense como sua persona, como ela buscaria os termos no Google.

A utilização da pesquisa de palavras-chave serve para posicionar seu blog de forma orgânica, que vai ser o nosso foco aqui, mas também serve para fazer links patrocinados no Google Adwords.

Qual a diferença entre Head keywords x Long tail?

Head keywords são os termos mais curtos e mais buscados. Mas geralmente esses termos também são os mais concorridos.

Por isso, recomendo você começar por palavras Long tail (cauda longa). Apesar da busca ser menor, são menos concorridas e mais fáceis de serem ranqueadas.

A busca das palavras-chave deve seguir sua jornada do consumidor.

Nós vamos utilizar o Plano de Calendário Editorial, só que vamos preencher a parte de Palavras-chave.

Quais ferramentas vamos utilizar para fazer a pesquisa?

Vamos utilizar:

  • Google Adwords
  • Keyword Tool
  • SEMRush

Então, vamos supor que eu defini que irei escrever sobre ‘’hashtags mais usadas no Instagram’’.

Nós vamos começar pelo Google Adwords. Para fazer uma conta no Google Adwords você precisa fazer uma conta no Google e fazer um cadastro no Adwords.

Você vai em Ferramentas > Planejador de palavras-chave > Procurar novas palavras-chave. Coloque ‘’hashtags mais usadas no Instagram’’.

Vá em obter ideias, verifique o volume e concorrência.

Você pode fazer o download dessa pesquisa.

Outra ferramenta para utilizar para fazer a pesquisa é a Keyword Tool. Você vai colocar o termo ‘’hashtags mais usadas no Instagram’’. E vai ter as sugestões das palavras e as questões que as pessoas fazem.

Outra ferramenta bacana para estar utilizando é a SEMRush. Ela é paga, mas você pode fazer um teste por 7 dias.

Colocando em prática!

Agora chegou a hora de você fazer sua pesquisa de palavras-chave e preencher sua planilha Palavras-chave.

Na próxima lição, você irá apreender a montar seu calendário editorial. Até lá!

Lição 3 - Pesquisando as palavras-chave
06:29

Olá, que bom que você está nessa lição! Nessa lição, você aprenderá a importância de ter um Calendário Editorial para seu blog e irá saber como utilizá-lo.

Por que montar um plano de conteúdo?

  • Um calendário editorial irá te ajudar a se manter organizado.
  • Irá aumentar a sua visibilidade e alinhar-se com sua equipe, caso você já tenha uma.

Montar um plano de conteúdo no começo pode ser trabalhoso, mas você irá ver como será compensador.

Agora vamos direto para o Calendário Editorial na planilha.

Hora da Ação

Agora monte o seu calendário editorial, recomendo já fazer para um mês ou se puder, já faça para três meses. No começo, aconselho a fazer uma postagem por semana em seu blog e no mesmo dia da semana.

Ex.: fazer uma postagem toda quarta-feira.

Na próxima lição, você aprenderá como construir seu artigo de valor - passo a passo. Até lá!

Lição 4 - Montando seu calendário de conteúdo
02:11
+ Módulo 3 - Construindo seu artigo de valor
1 lecture 04:35

Olá! Seja bem-vindo a lição 1: Construindo seu artigo de valor. Nessa lição, mostrarei o passo a passo para você construir seu artigo de valor.

O seu artigo será baseado em quem vai ler (sua persona), na sua jornada do consumidor e você irá utilizar a palavra-chave pesquisada nas ferramentas ensinadas.

Então vamos montar a seguinte estrutura de um artigo:

  • Título
  • Subtítulo
  • Introdução
  • Desenvolvimento em tópicos
  • Conclusão
  • Call to Action

Vamos começar pelo Título:

TÍTULO – TAG H1

Tenha como ideia no mínimo uns 5 títulos e deixe para definir ao terminar o artigo;
Deve ser o mais atrativo possível;
Deve conter a palavra-chave.
Algo que sempre funciona são listas:

Exemplos de títulos:

10 Melhores dicas de marketing para sua empresa
5 erros de Marketing Digital que devem ser evitados
Palavras que chamam a atenção em um título: melhor, completo, grátis, garantido, incrível. Essas são algumas dicas.

Outra dica para insight de título é você utilizar o site Buzzsumo, você buscará pelo termo e aparecerá os títulos com mais compartilhamentos.

Link: http://buzzsumo.com/

SUBTÍTULO – TAG H2

O subtítulo valoriza o seu título
Tem valor para site de busca
Se possível também colocar a palavra-chave
Facilita que o leitor filtre seu conteúdo

INTRODUÇÃO

A introdução é muito importante, porque é o que vai fazer seu leitor se interessar em continuar lendo seu artigo.

É interessante também colocar a palavra-chave na introdução.

Coloque o problema que será abordado e como você irá mostrar a solução desse problema.

Uma dica é começar por uma pergunta:

Exemplo: Você sabe como fazer um bom artigo para blog? Saiba que esse problema afeta grande parte dos produtores de conteúdo... daí você irá dar continuidade no assunto.

DESENVOLVIMENTO EM TÓPICOS

Pense em organizar seu texto em subtítulos.

Faça tópicos apresentando a solução do problema.

CONCLUSÃO

Na conclusão, você irá colocar o que o leitor deve ter compreendido através de seu artigo.

CALL TO ACTION

Em todo artigo, no final você deve colocar uma chamada para ação. Convidando seu leitor a se inscrever em sua lista de e-mail, colocando um eBook educativo para baixar ou até pedindo para compartilhar o seu artigo.

Outra dica importante: Caso seu blog seja em WordPress, um plugin que te ajudará nessa parte de SEO dos seus artigos é o Yoast SEO.

Agora, vou falar de outros elementos de seu artigo:

IMAGEM

Escolher uma imagem atrativa e que condiz com o texto;
Salvar a imagem com a palavra-chave ajuda no SEO;
Dica de site de imagens gratuitas: http://www.freepik.com/

BACKLINKS

Backlinks são links que você pode colocar para outras páginas ou artigos do seu site (internos) ou para outros sites (externos). Isso ajuda no SEO.

QUANTIDADE DE PALAVRAS DO TEXTO

A quantidade de texto importa?

Essa é uma dúvida que várias pessoas têm. Por experiência própria recomendo um texto acima de 500 palavras, que você já consegue se aprofundar no assunto.

E o tamanho do texto também influencia no ranqueamento no Google, pois você incluindo maiores variações do tema, será mais fácil ser encontrado pelo Google.

Hora da ação! Agora faça o exercício proposto, construindo seu artigo de valor de acordo com a estrutura apresentada.

Na próxima aula você aprenderá a divulgar seu artigo para resultados. Até lá!

Lição 1 - Construindo seu artigo de valor – Passo a passo
04:35
+ Módulo 4 - Divulgando seu artigo
1 lecture 03:47

Olá, fico feliz de você ter chegado nessa lição. Nessa lição, você aprenderá a divulgar seu artigo para ter resultados.

Existem várias maneiras de divulgar seu artigo e vou te ensinar algumas através dessa lição.

Como divulgar seu artigo?

E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é uma boa estratégia para ter contato com seus leads e também distribuir seu conteúdo.

Ferramentas que recomendo para e-mail marketing:

  • MailChimp;
  • RD Station.

O MailChimp já utilizei quando comecei o blog e no momento utilizo o RD Station, ambas são boas ferramentas.

O MailChimp até 2.000 contatos é gratuito.

REDES SOCIAIS

Essas são as redes sociais que divulgo meus conteúdos e estão por ordem de resultados para mim.

  • Facebook, Google Plus, LinkedIn e Instagram.

Facebook

No Facebook, você divulgará em sua Fan page, colocará um texto chamativo e curto junto com o link de seu artigo. É legal você impulsionar o seu artigo, só que com o objetivo de gerar visitas para seu site.

Você irá colocar ‘’Saiba mais’’, colocará seu público de acordo com sua segmentação. Por exemplo, se o seu negócio for local você coloca somente sua cidade ou lugares por perto. Se o público é homem ou mulher, você irá selecionar de acordo com os interesses, compartilhamentos.

Segmentar seu público o máximo possível para ter resultados. Colocar orçamento e quantos dias. É bom você prestar atenção: na segmentação e colocar como objetivo gerar visitas no seu site.

Google Plus

No Google Plus é interessante você divulgar no seu perfil como público e em grupos de seu interesse (comunidade).

LinkedIn

No LinkedIn, você pode divulgar em seu perfil e também em grupo de interesse.

Eu tenho vários grupos, você irá procurar grupos de interesse relacionados ao seu blog.

Instagram

Você pode divulgar seus artigos através das postagens, como estou mostrando aqui. O link você pode colocar em sua bio, divulgá-lo e falar para a pessoa entrar em seu perfil.

Outra maneira de divulgar no Instagram também, é através do Instagram Stories, você divulga o link, fala que está em sua bio e divulga o tema de seu artigo.

Na próxima lição, você aprenderá a identificar métricas para resultados. Até lá!

Lição 1 - Divulgando seu artigo para resultados
03:47
+ Módulo 5 - Identificando as métricas
1 lecture 09:34

Olá, seja bem-vindo a mais uma lição. Nessa lição, você aprenderá a identificar métricas para ter resultados em seu blog.

Para verificar suas métricas você deverá ter configurado o Google Analytics e o Google Search Console em seu site.

Link Google Analytics: https://www.google.com.br/intl/pt-BR_ALL/analytics...

Link Google Search Console: https://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/#?mod...

Quais são as principais métricas para você verificar em seu blog?

1.Número de visitantes e visitas em seu blog;

2.Taxa de rejeição;

3.Origem do tráfego de seu blog;

4.Artigos mais populares;

5.Taxa de conversão.

Agora vou para o Google Analytics, depois vou para o Google Search Console.

1. Número de visitantes e visitas em seu blog

No Google Analytics para verificar o número de visitas e visitantes, você irá em > Público > Visão Geral.

A data eu coloquei desde janeiro de 2016. As visitas você verificará em sessões, que no meu caso foram 270.197 visitas e o número de visitantes foi 236.941.

O número de visitas é uma das principais metas que você deve focar. O número de visitantes também, juntamente com a porcentagem de visitantes retornando ao seu blog.

Você também poderá ter insights como verificar a idade de seu público, o sexo e a localização. Você irá em > Geográfico > Local, daí você poderá verificar de qual local está vindo seu tráfego.

Em idade, você consegue ver a idade de seu público, no meu caso a grande maioria do meu público é entre 18 a 34 anos. E em sexo, podemos ver que a maioria do meu público é mulher com 63,73% do público.

2. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição você encontrará em > Público > Visão Geral.

A taxa de rejeição é importante você verificar, pois essa taxa indica a porcentagem de pessoas que entraram no seu blog e saíram logo em seguida, sem realizar qualquer tipo de ação em seu blog.

Preste atenção se esta taxa está muito alta, se estiver verifique o que pode ser melhorado, como questão dos layouts e organização dos elementos em seu blog.

Ou talvez as palavras-chave que estão ranqueando seu site no Google, não estão de acordo com sua persona. No meu caso a média da taxa de rejeição está boa, com 24,96%.

3. Origem do tráfego de seu blog

Para verificar a origem do tráfego você irá em Aquisição > Todo o tráfego > Canais.

Você precisa saber de onde está vindo o seu tráfego, podendo melhorar sempre suas estratégias.

Se a maioria do seu tráfego é através de busca orgânica, que no meu caso a grande maioria do meu tráfego vem de forma orgânica, é sinal que seu esforço em SEO está trazendo resultado.

Veja quais são as redes sociais que mais trazem tráfego para você, para aumentar seus esforços , e também as que menos trazem , para avaliar sua estratégia.

4. Artigos mais populares

Os artigos mais populares você encontrará em > Comportamentos > Visão Geral.

Verificando os posts mais acessados, você consegue ter ideias para novas estratégias.

Por exemplo: Divulgar os posts mais acessados novamente nas mídias sociais. Fazer um material rico com assunto relacionados aos posts.

Com isso você vai sabendo que assuntos mais agradam a sua audiência.

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão serve quando você está vendendo algo pelo seu blog, por exemplo.

Você pode colocar metas, para criar metas você irá em Administrador. Irá em Metas, em Todos os dados do website e criar NOVA META.

Google Search Console

Através do Google Search Console você entende como o Google está vendo seu site e se tem algum erro de indexação.

Os erros aparecerão através das mensagens.

Mas a parte mais interessante é o Search Analytics em Tráfego de pesquisa.

Você consegue verificar as consultas (palavras-chave) e as páginas mais acessadas pelo Google, o CTR e a sua posição para aquele artigo.

Você sabendo sua posição, você pode ir melhorando seus artigos que estão melhores posicionados para chegar na posição 0 do Google.

A posição zero é aquela que fica em destaque.

Exemplo: Vou buscar no Google, como repostar foto no Instagram. Você verificará que para esse artigo estou na posição 0 do Google.

Essa é a parte mais chata digamos assim para ter um blog para resultados, mas verificar suas métricas e realizar estratégias em cima disso é o que vai trazer tráfego para seu blog.

E na próxima lição você aprenderá Hackers para produção de conteúdo. Até lá!

Lição 1 - Identificando as métricas para resultados
09:34
+ Módulo 6 - Hackers para produção de conteúdo
1 lecture 03:42

Olá, que bom que você chegou nesse último módulo. Nesse módulo irei te ensinar hackers para produção de conteúdo.

São hackers que já utilizei e alguns que ainda utilizo para fazer meu blog crescer.

Então vamos lá!

Hacker 1: Tenha vários formulários de inscrição em seu blog

Eu tenho um formulário na sidebar lateral e tenho também no final do artigo. É bom você estar colocando em ambos.

Hacker 2: Coloque um sistema para comentários

Recomendo o Disqus que ajuda no tráfego do blog também.

Hacker 3: Comente outros blogs do mesmo assunto e deixe o link para seu blog

Faça um comentário bem bacana e convide o blogueiro para que acesse seu blog.

Hacker 4: Crie parcerias estratégicas e faça guest post, ou seja, escreva para outros blogs como convidado

Essa estratégia eu utilizei quando comecei o blog, é interessante você estar escrevendo para outros blogs e fazer parceria estratégica.

Hacker 5: Participe de eventos do seu segmento

O networking é bem importante, trocar cartões de visita e que você saia do online.

Hacker 6: Sempre republique os artigos com mais acesso

Isso é legal porque vai estar sempre aumentando o tráfego dos seus melhores artigos.

Hacker 7: Releia os seus posts antigos para melhorá-los

Você irá verificar que sua escrita estará sempre evoluindo, então é bom você estar revisando seus posts antigos para que consiga melhorá-los.

Hacker 8: Coloque um pop up com material rico

Isso ajuda bastante na geração de leads.

Hacker 9: Em suas páginas de captura peça o WhatsApp além do e-mail

Vai ser mais fácil entrar em contato com seu lead através do celular.

Hacker 10: Tenha sempre foco, disciplina e persistência

Esse é o último hacker que deixo para você.

Com isso, espero que você tenha gostado do curso e tenha aprendido como ter um blog para resultados. Obrigada e abraço!

Lição 1 - Dicas hackers para sua produção de conteúdo
03:42