Garanta-se no mercado de trabalho atual e futuro
4.4 (4 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
13 students enrolled

Garanta-se no mercado de trabalho atual e futuro

Saia na frente da concorrência pelos melhores empregos
New
4.4 (4 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
13 students enrolled
Last updated 6/2020
Portuguese
Portuguese [Auto]
Current price: $48.99 Original price: $69.99 Discount: 30% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 2.5 hours on-demand video
  • 8 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Ao final do curso o aluno estará capacitado a participar de concursos públicos, atuar no atual e competitivo mercado de trabalho.
Requirements
  • Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Description

Este curso apresenta os conceitos de tecnologia da informação, inteligência artificial e mercado de trabalho em surgimento e torna o aluno apto a aprofundar-se nestes temas tão requisitados atualmente pelos recrutadores das melhores empresas.  Os conhecimentos adquiridos permitirão a você aperfeiçoar o seu currículo aumentando sua empregabilidade e sua chance de ser chamado para entrevistas de emprego.

Alguns temas abordados: informação, sua história e algumas peculiaridades, tecnologia da informação, função e aplicações da tecnologia em profissões modernas, inteligência artificial, o futuro do mercado de trabalho, habilidades necessárias em empregos face à inteligência artificial, home office e seus desafios e oportunidades.

Who this course is for:
  • Qualquer pessoa que tenha experiência ou não no mercado de trabalho em qualquer área e busca conhecimentos para se aprimorar.
  • Profissionais em busca do primeiro emprego, recolocação profissional ou em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho em áreas relacionadas à tecnologia da informação.
Course content
Expand all 31 lectures 02:29:47
+ Introdução
3 lectures 16:18

Nesta aula são apresentados:

  • o conteúdo do curso em linhas gerais;

  • o professor do se professor;

  • forma de comunicação com o professor;

  • forma de acompanhamento do aprendizado.

Preview 06:41

Apresentação do professor e do material didático com suas particularidades.

Apresentação do Material didático e de apoio.
01:58

Neste vídeo apresento os comandos, ícones e navegação da tela utilizada pelo aluno para assistir as aulas, responder os questionários e fazer o download dos recursos pedagógicos. Sabendo manusear os elementos disponíveis na tela o aprendizado será aprimorado.

Aula 3: Conheça a plataforma Udemy.
07:39
+ Mas o que e tecnologia?
3 lectures 03:10

A discussão de tecnologia tem início no curso. Esteja atento às particularidades e os históricos.

Mas o que é tecnologia?
00:58

A função da tecnologia é primordial quando se trata do mercado de trabalho, pois ela não pode ser mais valorizada que o profissional.

A função da tecnologia.
00:17

O início da tecnologia apresentou e continua apresentando muitos desafios.

Um início para a tecnologia
01:55

Assinale qual a afirmativa verdadeira.

Qual destes itens é um elemento de tecnologia?
1 question
+ Para que serve Tecnologia?
3 lectures 01:24

Antes de se perguntar para que serve a tecnologia devemos também perguntar a quem ela serve. Bons temas para discussão.

Para que serve Tecnologia?
00:23

A tecnologia em seu sentido original tem papel preponderante nos processos produtivos  e advém de um período muito importante para o desenvolvimento da humanidade: a Revolução Industrial. É nesta época que a mão de obra começou a ser substituída por máquinas, equipamentos, invenções etc. É também neste período que a tecnologia começa a ter papel crucial nas formas de produção.

Alguém inventou a tecnologia?
00:30

Vamos analisar  a Inteligência artificial e como ela impacta o  mercado de trabalho.

Inteligência artificial e mercado de trabalho - Introdução ao tema
00:31
Alguém inventou a tecnologia?
1 question
+ Inteligência artificial e mercado de trabalho.
4 lectures 13:48

Quais serão os impactos da inteligência artificial (IA) nos nossos empregos? Qual será a profissão mais afetada? Quantos profissionais serão afetados pela IA? Se você acompanha o avanço da IA, com certeza já deve ter se perguntado alguma dessas questões.

Estas questões são de difícil resposta face ao que já falamos de tecnologia, existe muita especulação e incerteza, devido ao alto grau de evolução e inovação da área. Nesta aula vamos tratar deste cenário.

Preview 01:11

Quais serão os impactos da inteligência artificial (IA) nos nossos empregos? Qual será a profissão mais afetada? Quantos profissionais serão afetados pela IA? Se você acompanha o avanço da IA, com certeza já deve ter se perguntado alguma dessas questões.

As questões anteriores são de difícil resposta. Já que quando falamos de tecnologia, existe muita especulação e incerteza, devido ao alto grau de evolução e inovação da área. Mas se fôssemos responder a elas, poderíamos elencar três cenários diferentes, de um potencial futuro que encontraremos pela frente:

Preview 07:07

Com as inovações tecnológicas surgindo em ritmo acelerado, a maioria dos trabalhadores em breve compartilhará seu ambiente de trabalho com bots e sistemas de inteligência artificial. Mas então, como se manter atualizado e relevante no mercado?

Habilidades necessárias no mercado de trabalho do futuro com a IA
02:56
Integência artificial
1 question
+ O Home Office e seus diferenciais
4 lectures 12:52

O home office ou escritório em casa. Também conhecido como trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos. Nesta aula vamos analisar esta modalidade de trabalho.

O que é Home Office
01:26

Trabalhar em casa não é para todos. Se você não consegue ficar longe do ambiente do local de trabalho, da política do escritório, ou das fofocas de corredor, por exemplo, o home office pode deixá-lo insatisfeito e desmotivado. Nesta aula vamos tratar das características desta modalidade de trabalho.

Características do Home Office
06:46

O Home office hoje é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho do futuro. Ele define de forma genérica o trabalho que é realizado em espaço alternativo ao escritório da empresa. Este local pode ser, ou não, o escritório em casa.

Terminologia de Home Office pelo mundo
01:56

A reforma trabalhista, Lei n° 13.467/2017, regulamentou o home office  no Brasil. Até então

o teletrabalho já era aplicado em determinadas situações por algumas empresas, mas ainda não era abordado expressamente pela CLT, Decreto-lei n° 5452/1943, ou outra regulamentação legal.

O trabalhador precisa conhecer estas novas regras para garantir seus direitos.

Legalização do Home Office
02:44

É uma característica do teletrabalho?

Teletrabalho?
1 question
+ Dominando o Home Office
4 lectures 16:26

Até 2020, mais de 90% das empresas devem oferecer aos seus funcionários alguma modalidade de trabalho a distância. Essa é uma projeção global feita pela empresa de tecnologia Citrix a partir de uma pesquisa com 1.900 executivos em 19 países, incluindo o Brasil. Se nos Estados Unidos o home office já é uma realidade abrangente (com 88% dos empregadores tendo políticas estruturadas, segundo um estudo da associação americana WorldatWork), por aqui os números ainda são conservadores — mas crescentes.

Preview 04:05

Em cada cinco profissionais brasileiros, um indica as distrações causadas pela presença familiar como o maior desafio do home office. Esta conclusão foi divulgada em uma pesquisa realizada pela Robert Half com 240 profissionais entre 18 e 19 de março. Nestas datas, início da contaminação pela  Covid 19, diversas empresas espalhadas pelo país já haviam colocado seus funcionários de forma remota.

Desafios trabalho em Home Office
04:55

Vamos tratar de dicas para um melhor desempenho.

Dicas para potencializar o trabalho em Home Office
04:03

Nesta aula vamos visualizar maneiras de encontrar vagas de trabalho para desempenhar as funções em Home Office.

Vagas de emprego em Home Office
03:23
+ Tecnologia da informação e mercado de trabalho
4 lectures 48:45

Atualmente, a demanda por profissionais na área vem crescendo bastante. Afinal, podemos perceber ativos de TI em quase tudo que rodeia a nossa existência, seja no trabalho, seja nos momentos de lazer. A tecnologia faz parte de nossas vidas e já está tão integrada que em alguns momentos fica difícil perceber sua presença.


Contextualizando tecnologia e informacao
01:42

O conceito de informação, tal como é utilizado na linguagem cotidiana, como conhecimento ou comunicado, tem um importante papel na sociedade contemporânea. Este conceito ganhou proeminência principalmente nos tempos que seguiram o final da Segunda Guerra mundial com a disseminação global do uso da internet, a rede mundial de computadores. O nascimento da sociedade da informação, em meados dos anos cinqüenta, é consequencia deste fato. Nesta aula faremos uma tentativa de traçar um panorama sobre o conceito de informação.

Discutindo conceitos de informação
13:26

Á medida que os sistemas de informação tornam-se mais globais e interconectados, a informação implícita é, muitas vezes, perdida. Esta situação desafia a conceituação do que seja informação. Nesta aula eu te apresento o conceito que considero o melhor no contexto da Sociedade da Informação.

Enfim "O" conceito de informação
20:39

Após a Revolução Francesa, por volta do fim do século XVIII, o engenheiro francês Claude Chappe inventou o telégrafo ótico, conhecido como Telégrafo Napoleônico. Este telégrafo permitia o envio de mensagens a longa distância em tempo recorde.

O que nos distancia destes tempos não é a ano em que ocorreu, mas a realidade da rede de conexão que temos hoje à disposição.

Atualmente, quase metade da população mundial utiliza a Internet, cerca de 3,7 bilhões de pessoas, para se comunicar, se informar ou se divertir. Exemplos desta conexão são as 900.000 pessoas estão conectadas ao Facebook, 3,5 milhões de usuários realizam buscas no Google e são postadas 46.200 fotos no Instagram.

Uma análise interessante deste cenário é se considerar o que acontece em um minuto. Pode parecer pouco tempo, mas, no ambiente online, 60 segundos são mais do que o suficiente para que uma infinidade de coisas aconteça.

A tecnologia se apresenta como importante ferramenta de busca de informações e de contato com pessoas que têm interesses em comum para participar da sociedade, mas propicia também o acirramento da agressividade e agrava opiniões radicais.

Poucos veem a internet como o melhor meio para manifestar opiniões e a percepção de que a internet influência de forma negativa o nível de agressividade nas redes sociais aumentou.

Nesta aula me proponho a analisar este cenário e argumentar sobre a pobre utilização desta poderosa rede para evolução da humanidade, das sociedades, dos cidadãos.

Preview 12:58
+ O novo mercado de trabalho
3 lectures 21:13

Você está preparado?

O fim das nossas profissões
13:28

A vantagem competitiva em relação aos outros concorrentes é fator de sobrevivência do profissional no mercado de trabalho. Esteja sempre preparado.

Habilidades que você deve desenvolver para garantir sua empregabilidade futura.
02:56

O profissional com anos de carreira precisa precisa estender sua visão para além das paredes da empresa, para um cenário externo competitivo e em constante mudança, considerando as ações da concorrência, conhecendo novas tecnologias e reconhecendo o impacto das suas ações no meio ambiente e na vida das pessoas. Fácil não é, mas precisa ser feito. E quanto antes melhor.

Caracteristicas humanas que garantem os empregos no futuro
04:49
+ Garanta seu emprego
1 lecture 09:28

Como você se vê daqui a cinco anos? Ou onde você se vê daqui a cinco anos?  Estas são perguntas recorrentes em entrevistas de emprego que podem deixar um candidato sem saber o que dizer. E no cenário atual a resposta fica ainda mais difícil. Meu conselho é: prepare-se e abra portas para sua carreira.

Garanta seu emprego no futuro próximo
09:28
+ Bônus e agradecimento
2 lectures 06:23

Agradeço aos alunos por terem participado do curso.

Obrigado!
00:51

Nesta aula eu apresento minhas redes sociais, meus livros e minhas profissões.

Aula bônus - Venha me conhecer melhor.
05:32