Português para Estrangeiros
4.4 (29 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
114 students enrolled

Português para Estrangeiros

Prof. Fellipe Cavallero
4.4 (29 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
114 students enrolled
Last updated 1/2018
Portuguese
Current price: $16.99 Original price: $24.99 Discount: 32% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 6.5 hours on-demand video
  • 48 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Fornecer informações pessoais: nome e sobrenome, país de origem, nacionalidade, profissão, telefones/e-mails para contato e membros da família;
  • Comentar sobre suas rotinas/hábitos no presente;
  • Quantificar objetos;
  • Falar sobre seus planos para o futuro;
  • Falar sobre suas experiências e rotinas/hábitos no passado;
  • Informar as horas e os horários em que realiza suas atividades;
  • Dar conselhos/sugestões;
  • Manipular a conjugação de um conjunto de verbos regulares e irregulares;
  • Reconhecer e utilizar itens lexicais referentes à países e nacionalidades, profissões, cursos universitários, ambiente escolar (ensino fundamental, médio e universitário), partes e objetos de uma casa/apartamento, meses do ano, feriados e datas comemorativas, locais, bairros da cidade do Rio de Janeiro, continentes, idiomas oficiais, advérbios de rotina, meios de transporte, comidas e bebidas, dentre outros.
Requirements
  • Não é necessário ter conhecimentos prévios em língua portuguesa. Contudo, para facilitar o aprendizado, as aulas são ministradas parcialmente em língua inglesa, tendo-se em vista o caráter global que esse idioma desempenha na atualidade. Ao longo do curso, à medida que conteúdos mais complexos são apresentados, minimiza-se o uso da língua inglesa e maximiza-se o uso da língua portuguesa.
Description

O Curso Básico de Português para Estrangeiros tem como objetivo fornecer um conteúdo introdutório do português brasileiro a falantes de outras línguas. As aulas apresentam conteúdos diversificados, cobrindo itens lexicais básicos para a comunicação imediata.

As aulas estão sistematizadas em tópicos diversos, partindo de estruturas gramaticais simples e alcançando conhecimentos mais complexos, tais como: verbos regulares e irregulares, embate entre tempos verbais do Indicativo (Presente, Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito e Imperativo Formal). As aulas têm como elemento mediador o uso de slides com amplos recursos de imagens, fator este que facilita a compreensão dos itens lexicais e das estruturas gramaticais. 

O curso permite ao aluno adquirir um conhecimento inicial sobre a língua portuguesa, preparando-o para dar os primeiros passos no contato direto com falantes nativos do português brasileiro.

Who this course is for:
  • Este curso destina-se, prioritariamente, a falantes não nativos de língua portuguesa, especialmente àqueles sem conhecimentos prévios nesse idioma. Contudo, nada impede que estudantes com algum conhecimento prévio possam valer-se dos conteúdos aqui organizados.
Course content
Expand 24 lectures 06:29:03
+ Introdução
24 lectures 06:29:03

Na Aula 01, são introduzidos os conteúdos basilares para que o aluno possa se apresentar e oferecer informações pessoais.

Preview 17:44

Na Aula 02, capacita-se o aluno a soletrar seu nome e sobrenome e amplia-se o leque de opções para o fornecimento de informações pessoais. Também são trabalhados os meses do ano, dias da semana e os feriados/datas comemorativas do Brasil. 

O Alfabeto, meses do ano, dias da semana, feriados e números
15:26

Na Aula 03, são estudadas as profissões e algumas regras básicas para formação do plural em português. Outras estruturas para o fornecimento de informações pessoais também são ensinadas. 

Profissões, Amigos, Plural, E-mail e Sites da Web
14:47

Na Aula 04, são introduzidos os primeiros verbos regulares em –AR e seu paradigma de conjugação típico. Itens lexicais referentes a locais/lugares e os bairros do Rio de Janeiro também são trabalhados. 

Profissões, Amigos, Plural, E-mail e Sites da Web
14:47

Na Aula 05, um conjunto de cursos universitários são introduzidos ao aluno, como também os primeiros verbos irregulares. A estrutura padrão de respostas curtas (afirmativas e negativas) também recebe destaque nessa aula.

Cursos Universitários, verbos regulares e verbos irregulares
13:16

Na Aula 06, um conjunto de cursos universitários são introduzidos ao aluno, como também os primeiros verbos irregulares. A estrutura padrão de respostas curtas (afirmativas e negativas) também recebe destaque nessa aula.

Cursos Universitários, verbos regulares e verbos irregulares
10:40

Na Aula 07, itens lexicais referentes ao ambiente escolar são apresentados aos alunos. Outro tópico importante que integra essa lição diz respeito às preposições de lugar em português.

A escola, a sala de aula e os objetos escolares
13:31

Na Aula 08, amplia-se o conteúdo da aula anterior, através da inserção de um conjunto de matérias escolares, dos continentes e dos idiomas oficiais de vários países. 

As matérias escolares, os continentes e os idiomas
12:08

Na Aula 09, o aluno é apresentado aos verbos de rotina mais comumente utilizados. Os principais advérbios de frequência, como também a sistematização do dia em 04 intervalos, são ensinados. 

Os verbos de rotina, as partes do dia e os advérbios de frequência
19:06

Na Aula 10, estudam-se os principais meios de transporte e o uso do verbo IR (irregular) no Presente do Indicativo. Por fim, a sistematização das horas em português é introduzida.  

Os meios de transporte, o verbo IR e as horas
19:47

Na Aula 11, estuda-se a estrutura de sistematização das atividades de rotina em parceria com as horas. Ao final, é apresentado ao aluno um modelo de texto com a rotina de um personagem.

As atividades e as horas
19:36

Na Aula 12, são ensinados alguns petiscos e pratos típicos de restaurantes e bares. Os principais objetos e profissionais que atuam em restaurantes também estão incluídos nessa lição.

O restaurante/o bar, as comidas/bebidas e objetos
15:28

Na Aula 13, estuda-se a formação do futuro imediato em português (verbo IR + verbo no infinitivo) e como essa estrutura pode ser utilizada para falar de planos/planejamento de ações futuras. O passo a passo para o planejamento de uma viagem inclui o estudo de alguns verbos adicionais.

O Futuro, planejamento e verbos extras
18:11

Na Aula 14, estuda-se a formação do presente contínuo em português e sua aplicabilidade na descrição de ações temporárias através do uso de imagens.

O presente “contínuo” e a descrição de imagens (ações temporárias)
19:39

Na Aula 15, ensina-se ao aluno como realizar a descrição de pessoas por meio de adjetivos que retratam características físicas e psicológicas. 

Descrevendo pessoas: características físicas e psicológicas
17:01

Na Aula 16, são apresentados os principais membros de uma família e a rede de relações existentes. 

Os membros da família e a relação entre eles
18:49

Na Aula 17, estuda-se as formas do comparativo em português brasileiro. Essa aula toma como base as informações lexicais da aula anterior, ampliando-as para a sistematização da estrutura do comparativo. 

O comparativo em português
19:28

Na Aula 18, introduz-se o uso do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, sob a ótica perfectiva, isto é, ações acabadas e pontuais.

O passado: ações pontuais e acabadas
17:53

Na Aula 19, amplia-se o uso do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, sob a ótica perfectiva, isto é, ações acabadas e pontuais, através do passo a passo na redação de um diário de viagem.

O passado: diário de uma viagem
14:48

Na Aula 20, ensina-se o caráter semântico do Pretérito Imperfeito do Indicativo no que diz respeito aos hábitos/rotina no passado. Itens lexicais referentes a algumas brincadeiras de infância são apresentados. Ao final, apresenta-se um texto sobre a infância de um personagem.

A infância, brincadeiras de criança e a rotina no passado
15:37

Na Aula 21, ensina-se o caráter semântico do Pretérito Imperfeito do Indicativo no que diz respeito às ações simultâneas/paralelas no passado. A aula tem como pano de fundo as atividades mais comuns da adolescência para a apresentação de exemplos da estrutura proposta.

A adolescência, ações simultâneas no passado
15:19

Na Aula 22, reforça-se o uso do Presente do Indicativo para rotinas/hábitos, mas dentro do mundo acadêmico/universitário. Os principais termos/itens lexicais relacionados a esse ambiente encontram-se organizados nessa aula.

O universo acadêmico e a rotina universitária
14:50

Na Aula 23, são apresentadas as principais áreas de um hotel, como também os funcionais e os serviços tipicamente oferecidos. O uso do Imperativo Formal em português para o tratamento de sugestões é ensinado de modo sistemático e contextualizado.

O hotel, os funcionários e serviços e o Imperativo Formal
15:57

Na Aula 24, são ensinadas as áreas típicas de um aeroporto em parceria com os funcionários e ações/procedimentos mais recorrentes. Por fim, trabalha-se a semântica das preposições DE/PARA/POR.

O aeroporto, os funcionários e as preposições (de/para/por)
15:15