PNL Sistêmica (Nível 1) com Marco Meda
4.7 (198 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
720 students enrolled

PNL Sistêmica (Nível 1) com Marco Meda

Aprenda a ferramenta que pode mudar seus modelos mentais, suas crenças limitantes e os seus comportamentos indesejados.
Highest Rated
4.7 (198 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
720 students enrolled
Last updated 3/2020
Portuguese
Portuguese [Auto]
Current price: $34.99 Original price: $49.99 Discount: 30% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 7.5 hours on-demand video
  • 2 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • As bases da Programação Neurolinguística Sistêmica
  • A diferença entre a PNL tradicional e a PNL Sistêmica
  • Aprenderá a tomar consciência da sua linguística e a dos outros
  • Aprenderá a usar a PNL na prática no dia-a-dia como ferramenta de autodesenvolvimento
  • Aprenderá a aplicar a PNL em casa, no trabalho ou ainda desenvolver a profissão de Terapeuta
Requirements
  • Um desejo enorme e uma vontade gigante de mudar padrões antigos
Description

O QUE É A PNL?

A Programação Neurolingüística (PNL) é definida como o estudo da estrutura da experiência humana subjetiva. Ela crê que todo o comportamento tem uma estrutura a partir de padrões lingüísticos. O Dr Richard Bandler e John Grinder (criadores da PNL) construíram modelos que podem fazer com que o nosso cérebro funcione em um potencial muito mais elevado.

De acordo com Bandler: “A PNL foi especificamente criada para nos permitir fazer a mágica, criando novas maneiras de entender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano. Desta forma ela se apresenta como uma oportunidade não só de comunicarmo-nos melhor com nós mesmos e com os outros, mas também, de aprender como obter maior controle sobre o que nós consideramos funções automáticas da nossa própria neurologia.”


POR QUÊ APRENDER PNL & HIPNOSE?

Porque nem sempre sabemos os reais motivos que limitam nossas ações e nos trazem resultados abaixo do esperado. A Neurociência com foco dedicado na mudança de comportamento, usa através da PNL técnicas profundas de entendimento da mente humana para saber quais são os bloqueios “Travas” que possuímos. Tais técnicas visam reconhecer nossas crenças limitantes e promover as mudanças necessárias para que novos comportamentos e novas atitudes possam surgir.

A hipnose por sua vez, aliada a PNL, promove um mergulho na mente inconsciente, com o objetivo regressivo em determinados momentos da nossa vida, seja na infância ou juventude. Tal abordagem promove um despertar de condicionamentos e padrões negativos que não trazem resultados frente aos nossos objetivos. Após o despertar expandimos a nossa Consciência e assim estamos aptos a realizar curas psíquicas e emocionais para transformar nossas vidas.


QUAIS OS BENEFÍCIOS VOU TER COM A PNL & HIPNOSE?

Primeiro grande benefício está na possibilidade de você aprender a lidar com suas próprias emoções. Você será capaz de mudar padrões de pensamento reativos que dão origem a momentos de fúria, ira, stress e nervoso. Será ainda capaz de refletir sobre emoções ligadas a tristeza e a depressão, de forma a gerar ressignificados nas experiências ocorridas e assim gerar profundo aprendizado com tais emoções.

Você terá ainda como benefício a possibilidade de aprender a lidar com o medo e a fuga. Poderá aprender com suas sombras, seus traumas e suas dúvidas de uma forma muito mais consciente, tornando-se mais capaz de realizar tudo aquilo que deseja.


O QUE NA PRÁTICA VOU FAZER COM A PNL?

Você tomará consciência da sua linguagem (Linguística) que vem boicotando e sabotando sua vida pessoal, seus relacionamentos, seu bem estar, sua felicidade e sua carreira profissional. Através de técnicas de reprogramação mental, você fará um ajuste desta linguagem. Metaforicamente é como um computador (Cérebro) com vírus (Linguística errada), que irá receber um novo programa (Programações) e assim irá ajustar a sua mente (Neuro).


COMO É A NOSSA ABORDAGEM?

Nossa abordagem está pautada na 3a. Geração da PNL, idealizada principalmente por Robert Dilts e Judith DeLozier, o qual foi chamada de PNL SISTÊMICA. Ela inclui elementos relacionados ao campo energético gerado pela interação entre pessoas, além de trabalharmos com os campos morfoenergéticos e campos psicogeográficos.

Trabalhamos com o conceito prático da somatic mind – a inteligência presente ao longo das células no nosso corpo (seja nos níveis mais baixos como comportamento e habilidades, bem como os mais avançados como crenças e nível de identidade). Nos baseamos nos conceitos da Psicologia Transpessoal, bem como acessos em níveis de consciência superiores, envolvendo os estudos de Inconsciente Coletivo e Arquétipos de Jung.

Os nossos 4 programas (Nível 1 ao 4) trabalham com a evolução da PNL Tradicional para a PNL Sistêmica.


NOSSA FORMAÇÃO COMPLETA EM MASTER PRACTITIONER EM PNL

São 4 módulos, sendo 4 módulos online aqui na Udemy e 4 módulos presenciais na nossa escola em Serra Negra - SP. Todo o curso é certificado e homologado pela ABRATH - Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, assim a MEDA - Minha Escola de Autoconhecimento que lhe oferece dupla certificação: Practitioner em PNL e Master Practitioner em PNL, uma vez que em Serra Negra trabalhamos com técnicas em nível Master. Todos os cursos possuem seu registro de RDA - Registro de Direito de Autor na Biblioteca Nacional, onde Marco Meda assina os cursos como Terapeuta Responsável pelo curso sob o registro CRTH-BR 2704.

Who this course is for:
  • Você que busca o Autoconhecimento
  • Você que deseja estudar o Autodesenvolvimento
  • Pra você que deseja ser um pai ou uma mãe melhor para seus filhos
  • Para você lidar melhor com os seus relacionamentos
  • Pra você potencializar a sua carreira e a sua liderança no trabalho
  • Pra você transformar a sua vida, suas crenças limitantes
  • Pra você que deseja ser terapeuta
  • Pra você que é Coach e deseja agregar novas ferramentas ao seu trabalho
  • Pra você que é Psicólogo(a) e Terapeuta Comportamental e deseja aplicar a PNL
  • Pra você que é Terapeuta Holístico e quer trabalhar com a PNL Sistêmica
Course content
Expand all 51 lectures 07:40:51
+ Introdução
4 lectures 47:17

Sejam bem-vindos! Se você ainda não assistiu este vídeo na abertura do curso, assista agora e vamos em frente. Prazer ter você comigo por aqui.


AGRADECIMENTOS

Agradeço ao Grande Mistério que ofereceu a oportunidade

de relembrar a minha TransMissão nesta existência.

A Grande Fraternidade Branca que tem amparado os novos trabalhos.

Aos Apus de Machupicchu e ao Xamanismo Andino que pulsa em meu sangue.

A gratidão é suprema...


Ao Papai e Mamãe que perceberam que o caminho era mergulhar na mente inconsciente e desvendar os segredos pelas terras da Montanha Mágica

e assim poder multiplicar este conhecimento

ao maior número de pessoas possíveis.

A distância no une!


Minha parceira incondicional e amada Josi Meda,

Meu trio de pequenos gigantes Biel, Bella e Bia...

“Cadê o Papai?! Tá escrevendo?”

A ausência ainda é suportável...


Gratidão querida “Tia” Leyde Christina Resende e minha amiga Nathália Quintela

pelo apoio nas jornadas das sombras.

Na escuridão é que acendo a luz...


A minha linda equipe MEDA que vira noites e jornadas comigo,

acreditando na possibilidade de entregarmos ferramentas

que vão reprogramar mentes com foco no amor e na felicidade.

Amo vocês...


Aos mestres Milton Erickson, Virginia Satir, Richard Bandler, John Grinder,

Tony Robbins, Robert Dilts e Stephen Paul Adler, profunda reverência e respeito.

Modelagem, inspiração e segurança...


Ao meu grande amigo e mestre Nicolai Cursino que jogou nos campos necessários e nos buracos mais inesperados, para a cura que habilitou este trabalho.

O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você amigo!


A VOCÊ buscador de Autoconhecimento da MEDA

que decidiu mergulhar neste despertar.

Minha transmissão tem eco...

Preview 10:41

"Eu não sei explicar com a mente, mas sei sentir com o coração... desde o primeiro dia que eu senti a Programação Neurolinguística pela primeira vez eu sabia que ela iria virar a minha vida de cabeça pra baixo!" Marco Meda


Começamos explicando como funciona a nossa trilha da PNL aqui na MEDA. Precisei dividir em 2 vídeos... assista a primeira parte aqui e a próxima parte na próxima tela.

Preview 06:08

Com este vídeo você acaba de entender como será a sua jornada na PNL aqui conosco! Tá curtindo?!

Preview 10:10

Você sabia que todos os nossos cursos tem uma abordagem terapêutica? Conheça as 6 fases da nossa abordagem terapêutica.

As 6 Fases da Abordagem Terapêutica
20:18
+ O que é PNL?
7 lectures 01:05:31

A Programação Neurolingüística (PNL) é definida como o estudo da estrutura da experiência humana subjetiva. Ela crê que todo o comportamento tem uma estrutura a partir de padrões lingüísticos. O Dr Richard Bandler e John Grinder (criadores da PNL, vamos estuda-los mais pra frente) construíram modelos que podem fazer com que o nosso cérebro funcione em um potencial muito mais elevado.


De acordo com Bandler: “A PNL foi especificamente criada para nos permitir fazer a mágica, criando novas maneiras de entender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano. Desta forma ela se apresenta como uma oportunidade não só de comunicarmo-nos melhor com nós mesmos e com os outros, mas também, de aprender como obter maior controle sobre o que nós consideramos funções automáticas da nossa própria neurologia.”

A PNL Sistêmica
12:20

Você sabia que seus pensamentos é a base de tudo? Sabia que você é o que pensa que é?

Você é o que pensa que é!
13:34

Definitivamente a minha história de sucesso, de resultados financeiros, de prosperidade, de saúde e de ajustes nas minhas relações aconteceram depois que conheci a PNL. De verdade, foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. Sinto que a PNL deve ser cada vez mais difundida para o maior número de pessoas possíveis, não apenas para obtenção de resultados e metas, pois a PNL é a base da linguística de qualquer processo de Coaching, mas principalmente por processos profundos de cura.


Ahaa... a PNL é como um computador e seus programas. Entenda isso comigo...

Computador ou Mente?
14:08

Me arrepio sempre que me lembro destes 2 incríveis casos destas buscadoras...

Dois casos reais
10:47

Primeiro grande benefício está na possibilidade de você aprender a lidar com suas próprias emoções. Você será capaz de mudar padrões de pensamento reativos que dão origem a momentos de fúria, ira, stress e nervoso. Será ainda capaz de refletir sobre emoções ligadas a tristeza e a depressão, de forma a gerar “ressignificados” nas experiências ocorridas e assim gerar profundo aprendizado com tais emoções.


Você terá ainda como benefício a possibilidade de aprender a lidar com o medo e a fuga. Poderá aprender com suas sombras, seus traumas e suas dúvidas de uma forma muito mais consciente, tornando-se mais capaz de realizar tudo aquilo que deseja.


Vamos aos benefícios que teremos ao estudar a PNL. Seja para usar para si mesmo ou nos seus atendimentos.

Os benefícios de estudar PNL
04:22

Você tomará consciência da sua linguagem (Linguística) que vem boicotando e sabotando sua vida pessoal, seus relacionamentos, seu bem-estar, sua felicidade e sua carreira profissional. Através de técnicas de reprogramação mental, você fará um ajuste desta linguagem. Metaforicamente é como um computador (Cérebro) com vírus (Linguística errada), que irá receber um novo programa (Programações) e assim irá ajustar a sua mente (Neuro).


Veja neste vídeo o que faremos na prática com a PNL.

Na prática, o que farei com a PNL?
04:59

Sim! Como trabalhamos com os Níveis Neurológicos de Robert Dilts chegando ao nível de desenvolver a espiritualidade do indivíduo, que na PNL significa você ser capaz de transmitir sua missão de vida aos outros em estado genuíno de amor e indo além dos limites do seu EGO. Tal abordagem espiritualizada independe de qualquer crença religiosa (uma vez que respeitamos todas e não seguimos uma específica), pois acreditamos na existência de um poder maior que rege o universo e nos permite entregar a nossa missão.

A PNL tem uma abordagem espiritual?
05:21
+ Modelagem da Excelência
4 lectures 58:58

Vamos ao conceito principal da PNL: a MODELAGEM! É a maneira pela qual fazemos as coisas que fazemos.


RESPONDA AÍ!
Que ESTRATÉGIAS você tem para...

- arrumar a cama?

- lavar roupa?

- dirigir carro?

- cozinhar um feijão?

- gritar com as crianças?

- se emocionar com um filme?

- ficar nervoso(a) com o amado(a)?

- dormir?

Tudo tem uma estratégia - um passo-a-passo na sua mente... descreva-os!

A Modelagem e as Estratégias para o Sucesso
09:14

Sabia que TUDO o que você FAZ, tem um COMO? Se liga neste vídeo...


Depois responda as seguintes PERGUNTAS:

· Será que não existe um MODO mais eficiente de fazer determinadas coisas ao invés de fazer como fazemos costumeiramente?

· Será que existem MODELOS MENTAIS para a prosperidade? Para o Sucesso? Para ganhar e multiplicar dinheiro, ao invés de só gastar?

· Será que existem TÉCNICAS capazes de fazer com que possamos atingir nossos sonhos, nossas metas, nossos objetivos com menos tempo, com menos esforço, com menos dor ou sofrimento?

· Será ainda que não existem SEGREDOS para nos desvencilharmos dos velhos medos do passado, dos traumas de infância, dos padrões de comportamentos e condicionamentos repetidos dos nossos pais?


LEMBRE-SE: Não vale apenas "refletir" sobre estas perguntas! O aprendizado não funciona assim, você deve pegar um papel e caneta e ESCREVER as suas respostas.

COMO você faz O QUE faz?
13:40

Segundo Bandler, um dos criadores da PNL: "A PNL é o estudo da experiência humana subjetiva." Veja neste vídeo como isso funciona...


Ah... lembre-se de deixar SEUS COMENTÁRIOS, PERGUNTAS e DÚVIDAS em cada vídeo. Assim você aprende mais e colabora para o desenvolvimento dos colegas que virão depois de você no curso. Respondo tudo em no máximo 24 horas.

O estudo da experiência humana subjetiva
11:39

O nome META foi logo batizado de PNL (Programação Neurolinguística), seus estudos foram expandidos e Bandler e Grinder começam então a combinar os conhecimentos de computação e linguística, trazendo para a realidade humana, modelando terapeutas com habilidades não-verbais, desenvolver a LINGUAGEM DA MUDANÇA.


Adorei gravar este vídeo e contar pra você como a PNL surgiu e os principais nomes que a representam! Curte ai...

A história da PNL e as 4 gerações
24:25
+ Os Pilares da PNL
2 lectures 39:27

Você já ouvir falar em sintonia? Já se sentiu conectado ou sintonizado em alguém. Parece até que vocês pensavam a mesma coisa, agiam de forma parecida, sentiam a mesma coisa. Estranho? Não... sintonia! Afinidade. Similaridade...


Rapport significa SINTONIA. Entrar em Rapport com alguém é como entrar em sintonia com esse alguém, seja na fala, em gestos, na energia, em todos os sentidos.


Eu garanto pra você, o Rapport é o conceito e a prática mais importante da PNL. Não existe PNL sem Rapport. Não existe Hipnose Ericksoniana sem Rapport!


A técnica se resume em ESPELHAR o outro, permitindorefletir em vocêvários aspectos do outro, como por exemplo:

1. Postura Corporal

2. Gestos

3. Posicionamento de Mãos

4. Posicionamento de Pernas

5. Posicionamento dos Olhos

6. Tom, volume e ritmo da voz

7. Estado emocional interno

8. Palavras marcantes

9. Expressões faciais

10.Respiração

11.Espelhamento cruzado

12.Frequência e vibração energética


Vamos entrar em Rapport?

RAPPORT: o principal pilar da PNL
23:38

Vamos agora aos 6 Pilares que definem como a PNL trabalha.


RESPONDE AÍ:


PILAR 1. Você é a parte principal do processo. Seu sucesso dependerá da sua congruência, ou seja, do alinhamento da sua MISSÃO e VALORES com aquilo que você faz.

O que você entende sobre isso? Escreva...


PILAR 2. A PNL está baseada em pressuposições que são seus princípios e crenças.

O que você entende sobre isso? Escreva...


PILAR 3. Rapport é a base para relacionamentos saudáveis e produtivos. Está baseado em interesse genuíno na outra pessoa. Em estar em sintonia. Rapport é o ingrediente indispensável para a eficiência na PNL. Rapport funciona como o lubrificante de um motor.

O que você entende sobre isso? Escreva...


PILAR 4. Seja claro em relação ao que você deseja e capaz de saber o que os outros desejam. Direcione suas ações, emoções e pensamentos para o que você deseja. Tenha em mente onde você está, onde você quer chegar e o que é necessário fazer para ir de um ponto ao outro.

O que você entende sobre isso? Escreva...


PILAR 5. Seus sentidos são como você percebe a realidade que o cerca. Otimizar sua utilização aumenta suas possibilidades de atingir seus objetivos. Use-os para avaliar os resultados que está obtendo.

O que você entende sobre isso? Escreva...


PILAR 6. Quando o resultado obtido não for o desejado, mude o que for necessário. Quanto mais opções de ação você tiver, maior será a sua chance de sucesso.

O que você entende sobre isso? Escreva...

Os 6 Pilares da PNL
15:49
+ As Pressuposições da PNL
15 lectures 01:05:55

E lá vamos nós ao assunto central da PNL (Nível 1): As PRESSUPOSIÇÕES da PNL. São as CRENÇAS da PNL, ou seja, tudo aquilo que a PNL acredita. Eu diria pra você, que não é possível aplicar a PNL sem considerar as 14 pressuposições abaixo:


1. As pessoas reagem ao seu próprio mapa da realidade e não a realidade em si.

2. Cada um faz o melhor que pode, considerando o contexto e os recursos que tem naquele momento.

3. Todo comportamento tem uma intenção positiva.

4. Todo comportamento foi útil no contexto em que ele foi criado.

5. Não existem erros, apenas resultados.

6. As pessoas têm, ou podem criar, todos os recursos que necessitam para agir efetivamente.

7. Mente e corpo formam um sistema único.

8. Se você continuar a fazer as coisas exatamente como sempre fez, continuará a obter os mesmos resultados.

9. Ter uma escolha é melhor do que não ter escolha.

10. O significado da sua comunicação é a reação que você obtém. Portanto, o responsável pela comunicação é o comunicador.

11. É impossível não se comunicar.

12. Nossa energia flui para onde colocamos a nossa atenção.

13. Se uma pessoa é capaz de fazer uma determinada coisa, é possível modelá-la e ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo.

14. A modelagem de uma performance de sucesso leva à excelência.


Vamos detalhar cada uma delas nos próximos vídeos! Anote, leia, releia, pergunte aqui... colabore!

As 14 Pressuposições da PNL
06:49

As pessoas reagem ao seu próprio mapa da realidade e não a realidade em si.


Todos nós vemos o mundo da nossa própria maneira. Cada um de nós sente o mundo de acordo com o nosso mapa de percepção. Cada um de nós tem um modelo do que acreditamos ser o mundo. Nosso modelo ou nosso MAPA na verdade não é a realidade do mundo, ou o “território” em si. Mapa não é território! Há uma diferença entre a realidade e o modo como cada um de nós percebe a realidade. Eu juro para você, que o mundo é muito mais do que você acredita dele. O mundo não está resumido nas suas crenças. Pense nisso!

Pressuposição 01 - As pessoas reagem ao seu próprio mapa da realidade...
04:33

Cada um faz o melhor que pode, considerando o contexto e os recursos que tem naquele momento.


Você sabia que as pessoas sempre fazem a melhor escolha que podem, dadas as possibilidades do momento, dada as capacidades que são percebidas como disponíveis a partir do seu mapa de percepção do mundo? Pois bem... eu e você, mesmo quando erramos ou fizemos uma grande cagada, naquele momento, fizemos o melhor que poderíamos ter feito naquele contexto e com os recursos mentais que estavam disponíveis para nós no momento.

Pressuposição 02 - Cada um faz o melhor que pode, considerando o contexto...
04:44

Todo comportamento tem uma intenção positiva.


Pois é, adoro essa pressuposição, ela dá uma bugada em quem a lê pela primeira vez! Vamos lá... “todo comportamento tem sempre uma intenção positiva! “. É isso mesmo, todo e qualquer comportamento, sempre, sempre mesmo, tem no fundo algo que atende algum critério de valor (mesmo que inconsciente).

Pressuposição 03 - Todo comportamento tem uma intenção positiva...
05:20

Todo comportamento foi útil no contexto em que ele foi criado.


A nossa personalidade foi formada na infância e consolidada na adolescência. Assim, os nossos comportamentos e reação são geralmente criados na nossa infância, como uma estratégia para obtermos alguma coisa, algum ganho.

Pressuposição 04 - Todo comportamento foi útil no contexto...
05:33

Não existem erros, apenas resultados.


Eu adoro essa pressuposição. Quando eu descobri que não existem nem erros e nem acertos, e que tudo pode ser encarado como um RESULTADO, isso foi libertador para mim. Para cada ação nossa, nós obtemos um resultado. Este resultado pode nos aproximar dos nossos objetivos ou nos afastar dele.

Pressuposição 05 - Não existem erros, apenas resultados...
03:32

As pessoas têm, ou podem criar, todos os recursos que necessitam para agir efetivamente.


Sim, é isso mesmo. Todos nós já temos internamente tudo o que precisamos para entrar em ação e fazer acontecer. Se acreditarmos que não temos tais recursos, então podemos simplesmente criar estes recursos na nossa mente, através da modelagem.

Pressuposição 06 - As pessoas têm, ou podem criar, todos os recursos...
05:15

Mente e corpo formam um sistema único.


Você sabia que os nossos pensamentos mudam o nosso corpo? Você sabia que nossos pensamentos afetam a tensão muscular, afetam a nossa respiração e nossas sensações.

Pressuposição 07 - Mente e corpo formam um sistema único...
04:02

Se você continuar a fazer as coisas exatamente como sempre fez, continuará a obter os mesmos resultados.


Quando vejo esta pressuposição, lembro sempre da célebre frase de Albert Einstein, que dizia que era insanidade “fazer as mesmas coisas vezes e vezes seguidas, esperando resultados diferentes cada uma das vezes”. Isso é loucura! Não é?! Pois bem, as pessoas ainda custam a acreditar nisso...

Pressuposição 08 - Se você continuar a fazer as coisas exatamente fez...
04:24

Ter uma escolha é melhor do que não ter escolha.


Já ouvi diversas vezes pessoas me dizendo assim: “Mas Meda, eu já fiz de tudo pra mudar isso, não tem mais nada a fazer! “.Eu respondo, OK, se você já fez de tudo, esquece, espera a morte! Não é possível que você realmente pensou diferente... não é possível que não tem uma única coisa diferente, que se você escolher esta opção, tudo vai mudar. A grande verdade é que as pessoas têm preguiça de pensar, a resposta: “Não sei! “ é muito mais rápida do que um raio no céu.

Pressuposição 09 - Ter uma escolha é melhor do que não ter escolha...
03:24

O significado da sua comunicação é a reação que você obtém. Portanto, o responsável pela comunicação é o comunicador.


O responsável pela comunicação é sempre o comunicador! Se existe uma falha de entendimento na comunicação, eu jamais posso culpar, ou responsabilizar o outro pela falha na comunicação. A efetividade da sua comunicação com outra pessoa é medida pela reação que você produz nessa pessoa, não importando qual era a sua intenção inicial. Você já havia parado para pensar nisso?

Pressuposição 10 - O significado da sua comunicação é a reação que você obtém...
04:06

É impossível não se comunicar.


Eu adoro esta pressuposição, pois é tão óbvia que se torna besta! Sabe aquelas pessoas que dizem: “Eu não vou falar nada?!”, pois bem, já falaram, ou melhor... já se comunicaram. Tudo isso se intensifica ainda mais quando estamos falando de comunicação não–verbal.

Pressuposição 11 - É impossível não se comunicar...
03:24

Nossa energia flui para onde colocamos a nossa atenção.


Você sabia que tudo, exatamente tudo o que colocamos a nossa atenção, aumenta. É uma questão de foco! Aquilo que damos foco, tende a aumentar, por que? Por que o nosso pensamento gera energia, e a nossa energia flui para onde colocamos foco e atenção.

Pressuposição 12 - Nossa energia flui para onde colocamos a nossa atenção...
04:38

Se uma pessoa é capaz de fazer uma determinada coisa, é possível modelá-la e ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo.


Esta é a própria lei do sucesso! Esta pressuposição marca a principal filosofia e fundamento da PNL. Podemos estudar os comportamentos, as habilidades e as crenças de uma pessoa, criar um modelo e através dele ensinar outras pessoas a conseguirem os mesmos resultados.


Se não fosse por esta pressuposição, nada faria sentido na PNL.

Pressuposição 13 - Se uma pessoa é capaz de fazer uma determinada coisa...
02:38

A modelagem de uma performance de sucesso leva à excelência.


De forma complementar a pressuposição anterior, se modelarmos pessoas que possuem performances que as levaram ao sucesso em uma determinada área e reproduzirmos, estaremos mais próximos da excelência.


Foi com base nessa pressuposição que Bandler e Grinder decidiram modelar os maiores nomes da terapia na época. Assim criaram a PNL, assim surgiu o mundo do Coaching, assim muitas e muitas pessoas prosperaram, cresceram e mudara, as suas vidas modelando pessoas de sucesso.

Pressuposição 14 - A modelagem de uma performance de sucesso leva à excelência..
03:33
+ O Consciente e o Inconsciente
4 lectures 53:02

Vamos a partir deste vídeo aprender como funciona a mente consciente e a mente inconsciente...


“Processos mentais são essencialmente inconscientes e

aqueles que são conscientes são meramente atos isolados”

Sigmund Freud

Como funciona a mente?
10:48

Vamos aos 4 estágios da aprendizagem:


1. Incompetência Inconsciente (não sei fazer e nem sei que existe)

2. Incompetência Consciente (agora sei que existe, mas ainda não sei fazer)

3. Competência Consciente (sei fazer e tenho consciência disso)

4. Competência Inconsciente (sei fazer tão bem, que agora ficou inconsciente)


Os 4 estágios da aprendizagem
13:20

“As pessoas possuem problemas, pois suas mentes

Consciente e Inconsciente não estão em Rapport,

Como uma cavalo e um cavaleiro que não se entedem.”

Milton Erickson

As 5 ou 7 coisas
05:01

Vamos agora fazer alguns comparativos de como funciona cada parte da nossa mente.

Veja as figuras que coloquei abaixo pra você...


RESPONDE AÍ:

1. Na PNL nossos processos conscientes são resultados de um maior sistema de atividades, a maioria NÃO consciente. Nossas emoções, pensamentos e comportamentos não necessariamente têm origem nos processos conscientes.
O QUE EU ENTENDI? COMO APLICO ISSO NA MINHA VIDA PRÁTICA?


RESPONDE AÍ:

2. Na PNL quando temos consciência de um pensamento é porque ele atingiu um nível de intensidade maior. Consciência é aquilo que percebemos no nível consciente. É uma parte de um processo muito maior. Podemos perceber os nossos pensamentos, mas não temos consciência dos processos no nosso cérebro que geram estes pensamentos.

O QUE EU ENTENDI? COMO APLICO ISSO NA MINHA VIDA PRÁTICA?


RESPONDE AÍ:

3. Milton Erickson dizia que seus clientes tinham problemas porque as suas mentes conscientes e inconscientes não estavam em Rapport.

O QUE EU ENTENDI? COMO APLICO ISSO NA MINHA VIDA PRÁTICA?


RESPONDE AÍ:

4. Quando atingimos um nível de excelência na execução de uma atividade, sua execução está associada a uma competência inconsciente. A PNL considera que o inconsciente trabalha a seu favor.
O QUE EU ENTENDI? COMO APLICO ISSO NA MINHA VIDA PRÁTICA?

Como opera o inconsciente?
23:53
+ Mapas e Filtros
8 lectures 01:08:23

Você sabia que a realidade não existe?! Eu juro que não!!!


Ei? Espero sempre o seu comentário, dúvidas, perguntas... escreve aí!

37 - A realidade não existe
05:09

Aqui está um dos principais conceitos da PNL: MAPAS e FILTROS. Quando você estudou comigo as pressuposições, você viu que as crenças da PNL definem como funciona a mente humana. Acredito que ficou claro para você que cada pessoa é diferente, por pensar diferente. Cada pessoa é diferente porque vê o mundo de uma forma diferente. Cada um tem a sua percepção de ver o mundo, a sua forma de entender o mundo, ou seja, as suas percepções da realidade, as quais estão relacionadas as experiências que cada um de nós vivenciamos nesta vida.

A pergunta que lhe trago pra reforçar este conceito tão fundamental é a seguinte: “Será que o mundo como vemos é realmente verdadeiro? “.

Mapas e Filtros
18:05

Vou te contar uma história que você vai gostar...

Como surgiram os mapas?
12:27

RESPONDE AÍ:


1. Que FILTROS você tem dado na sua vida?

2. Perceba que resultados estas áreas da sua vida tem, por conta de você colocar filtro e energia nela?

3. O que acontece com algo que você não coloca filtra?

Exercício de Filtros
05:46

Nossas mentes trabalham com MAPAS DA REALIDADE. Estes mapas são abstrações ou representações da realidade, únicos e diferentes para cada pessoa. Para a construção desses mapas, o nosso cérebro se utiliza principalmente de 3 mecanismos, chamados de FILTROS de GENERALIZAÇAO, OMISSÃO E DISTORÇÃO.


Vamos então estudar os 3 MECANISMOS para GERAR MAPAS!

Os 3 mecanismos de geração de mapas
08:16

Quando temos uma experiência específica, tendemos a torna-la válida para outras outras situações diferentes da primeira. Ou seja, quando algo acontece na nossa vida e gravamos esta experiência, temos a tendência de GENERALIZAR e achar que tudo vai acontecer a partir de agora deste mesmo jeito, com base na mesma experiência, no mesmo resultado. A partir de uma experiência conhecida, generalizamos para as próximas.


RESPONDE AÍ!

1. Quantas coisas você faz na sua vida de forma generalizada? Sem pensar?

2. Quantas coisas, sejam comportamentos ou hábitos, você tem executados de forma geral e nem percebe que está fazendo isso?

3. Quando foi que você aprender a se comportar assim?

4. Esse comportamento ainda é interessante para você, ou já está na hora de abandoná-lo?

A Generalização
07:57

Vamos ao segundo mecanismos de geração de mapas: A OMISSÃO. Você sabia que parte da informação que captamos do mundo externo é simplesmente OMITIDA? Tendemos a remover do nosso modelo mental, partes que são julgadas SEM IMPORTÂNCIA.

A Omissão
04:14

Distorção é quando tendemos a colocar nossas interpretações e julgamentos sobre o que observamos ao invés de deixar no modelo mental / mapa apenas o que realmente está acontecendo na realidade.

A Distorção
06:29
+ Próximos Passos
5 lectures 55:09

Com base nos conhecimentos aprendidos sobre as Pressuposições, sobre os Mapas, os Filtros e principalmente sobre os Mecanismos de Geração de Mapas: Generalização, Omissão e Distorção, podemos então começar a estudar os METAMODELOS LINGUÍSTICOS.


O METAMODELO é uma poderosa ferramenta da PNL que traduz o que o seu interlocutor disse para o que ele realmente queria dizer.


Importante citar que através do METAMODELO:

1) Recuperamos informações, ou seja, obtemos dados eventualmente omitidos na linguagem oral.

2) Compreendemos o que nosso interlocutor que dizer, evitando interpretações diferentes do que a mensagem que a outra pessoa tinha como objetivo transmitir.

3) Desafiamos crenças limitantes, que a pessoa que transmite a mensagem, inconscientemente, está impondo, possibilitando mais opções de ações.


NA PRÁTICA!
Perguntas para quebra de padrão do Metadomodelo:

1. Quem especificamente...?

2. O que exatamente...?

3. Como exatamente...?

4. O que aconteceria se...?

5. O que te impede de...?

6. Como seria se...?

7. Em relação a que especificamente...?

8. Comparado a que...?

Os Metamodelos Linguísticos
07:36

Lá vamos nós aos 6 itens da Estrutura da PNL:

1. Segmentação

2. Associado e Dissociado

3. Sistemas Representacionais

4. Submodalidades

5. Calibragem

6. Ancoragem

A Estrutura da PNL
21:12

A primeira coisa que tenho para te contar sobre HIPNOSE é que você não vai aqui aprender uma ferramenta para fazer show ou fazer as pessoas darem risada. Porque aqui na nossa escola, Hipnose para nós é coisa séria e trabalhamos de uma forma profunda em processos de curas emocionais. Conforme já escrevi na introdução, também não separamos a PNL da Hipnose, para nós é uma coisa só, pois eu acredito que não há PNL bem-feita e profunda se não for em processos com transe hipnótico. Assim sendo, a partir de agora, até a sua formação completa em Practitioner em PNL Sistêmica aqui na MEDA, você vai trabalhar com Hipnose.


De acordo com Stephen Paul Adler, um dos grandes nomes da Hipnose Ericksoniana na atualidade: “A hipnose é um estado alterado de consciência, produzida por meios naturais. É um estado naturalístico produzido com a cooperação da mente consciente”.


Vamos em frente?...

A Hipnose Ericksoniana
10:35

Este assunto é fascinante! Assista o vídeo para um overview do assunto e vamos praticá-lo aqui em Serra Negra!

Os Campos Morfoenergéticos
09:08

Pois é! A única palavra que tenho aqui agora é Gratidão.

Te espero no módulo presencial em Serra Negra? Ou no próximo módulo online?

Profunda Gratidão e os Próximos Passos
06:38
+ Material EXTRA
2 lectures 07:09
Sessão de PNL com Criança Ferida
03:19
Aula Bônus
03:50