Planejamento e Controle de Projetos com Project 2016
3.9 (4 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
24 students enrolled

Planejamento e Controle de Projetos com Project 2016

Se torne um mestre no Microsoft Project 2016
3.9 (4 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
24 students enrolled
Last updated 3/2019
Portuguese
Current price: $11.99 Original price: $19.99 Discount: 40% off
2 days left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 9.5 hours on-demand video
  • 2 articles
  • 63 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Gerenciar projetos com Microsoft Project 2016
  • Elaborar Cronogramas eficientes
  • Atingir os objetivos do Projeto
  • Gerenciar recursos
  • Elaborar relatórios de projetos
  • Conhecer todos os recursos do Project 2016
Requirements
  • Não
Description

Este curso foi desenvolvido de forma totalmente didática e estruturada os passos do uso do MS-Project para o planejamento e controle de qualquer tipo de projeto.

Você será capaz de utilizar o MS-Project como nunca imaginou que seria possível, você vai obter o conhecimento de praticamente 100% de todas as funcionalidades da ferramenta.

Além disso o curso foi elaborado com base no livro Microsoft Project 2016 Step by Step e está alinhado às melhores práticas de Gerenciamento de Projetos do PMI (Project Management Institute).

O conteúdo programático é:

Módulo 1 – Visão Geral do MS Project 2016: Antes de começar um projeto, entenda como o MS Project funciona e todos os seus comandos e requisitos.

Módulo 2 – Definição de um Plano: Um passo importantíssimo que muitos profissionais que utilizam o MS Project não utilizam é a personalização e customização do Software para começarem criar um plano de projeto

Módulo 3 – Planejamento de um Plano - Atividades: Agora sim. Depois de personalizar o MS PROJECT é hora de começar a elaborar o Plano

Módulo 4 – Planejamento de um Plano - Recursos: Um módulo exclusivo para você aprender a como utilizar e gerenciar os recursos de um projeto

Módulo 5 – Definição de um Plano de Projeto: Neste módulo vamos preparar o cronograma para fazer o avanço físico e a avaliação do status do projeto.

Módulo 6 – Execução do Plano do Projeto: Vamos aprender as diversas formas de apontamento dos valores reais em um plano. 

Módulo 7 – Monitoramento do Plano do Projeto: Agora é hora de analisar a saúde do Projeto. Voltaremos a analisar alguns recursos já vistos em outros módulos, porém na vida real é assim mesmo

Módulo 8 – Encerramento do Plano e Recursos Adicionais: O projeto encerrou e vamos analisar como ficou o status do Projeto. Neste módulo também vamos aprender algumas funcionalidades super avançadas.

VANTAGENS

• 100 Aulas (11 horas)
• 123 recursos para download (Arquivos dos projetos em MS PROJECT e os slides das aulas online)
• Acesso total vitalício para sempre!
• Acesso no dispositivo móvel e na TV
• Certificado de Conclusão

• Todos os arquivos das aulas e os arquivos dos cronogramas

Who this course is for:
  • Engenheiro
  • Técnico
  • Arquiteto
  • Analista de Projetos
  • Desenvolvedores
Course content
Expand all 94 lectures 09:36:09
+ Introdução
2 lectures 02:07
Bem vindo(a)!
00:56
Estrutura Modular do Curso
01:11
+ Visão Geral do MS Project 2016
21 lectures 01:48:25

Após clicar na guia Arquivo, você verá o modo de exibição Backstage do Microsoft Office. O modo de exibição Office Backstage é o local em que você gerencia os respectivos arquivos e dados, como criar, salvar, imprimir, inspecionar se há metadados ocultos ou informações pessoais e definir opções. Em resumo, é tudo aquilo que você faz com um arquivo e que não faz nopróprio arquivo.

A guia Arquivo substitui o Botão do Microsoft Office  e o menu Arquivo, utilizados em versões anteriores do Microsoft Office.

Ao clicar na guia Arquivo, você verá muitos dos mesmos comandos básicos que via quando clicava no Botão do Microsoft Office  ou no menu Arquivo, em versões anteriores do Microsoft Office; por exemplo, Abrir, Salvar e Imprimir.

Preview 06:40
1.2 - Opcções do Project - Geral
02:43
1.3 - Opções do Project - Exibir
02:23
1.5 - Opções do Project - Revisão
03:59
1.6 - Opções do Project - Salvar
03:11
1.7 - Opções do Project - Idioma
02:12
1.8 - Opções do Project - Avançado
10:37
1.9 - Opções do Project - Personalizar Faixa de Opções
01:56
1.10 - Opções do Project - Barra de ferramentas de acesso rápido
01:45
1.11 - Opções do Project - Suplementos
01:38

O Organizador é uma ferramenta que pode utilizar para copiar relatórios, calendários e outros elementos para outros projetos ou para o modelo Global (Global.MPT). Quando copia um elemento para o modelo Global torna-o disponível em todos os seus projetos.

No entanto, poderá não ter de utilizar o Organizador para alcançar o que pretende. O comportamento predefinido do Project é copiar automaticamente todas as novas vistas e elementos relacionados que cria para o modelo Global. Também se aplica a elementos existentes que guarda com um novo nome. Para alterar este comportamento, clique em Ficheiro > Opções > Avançadas. A definição está na secção Visualização: 

Utilizar o Organizador

Se desmarcou a definição descrita acima e pretende copiar os elementos selecionados para o modelo Global ou se pretende copiar um elemento de um projeto para outro, terá de utilizar o Organizador.

O organizador também pode copiar estilos de texto personalizado para outros projetos ou para o modelo Global

1.12 - Opções do Project - Organizador
04:45
1.13 - Conhecendo o MS PROJECT 2016
04:02
1.15 - Guias - Recurso
08:37
1.16 - Guias - Relatório
04:42
1.17 - Guias - Projeto
08:36
1.18 - Guias - Exibir
08:29
1.19 - Guias - Desenvolvedor
02:19
1.20 - Guias - Formato
09:50

Você notará uma caixa de texto na faixa de opções em aplicativos do Office 2016 e o Office 365 que diz Diga-me o que você deseja fazer. Este é um campo de texto onde você pode inserir palavras e frases sobre o que você deseja fazer a seguir e obter rapidamente a recursos que você deseja usar ou ações que você deseja executar. Você também pode usar diga-Me para obter ajuda sobre o que você está procurando, ou para usar a pesquisa inteligente para pesquisar ou definir o termo que você inseriu.


Observação: Na Microsoft, vamos continuamente testar os novos recursos para ajudá-lo a obter mais com o Office. Para esse fim alguns clientes poderá ver pesquisa em vez de Diga-me o que você deseja fazer na faixa de opções. A funcionalidade é idêntica, podemos estiver experimentando apenas algumas novas ideias para torná-lo mais detectáveis para você.

1.21 - Diga-me
01:02
+ Definição de um Plano
7 lectures 21:57
2.0 - Introdução ao módulo 2
01:28
2.1 - Criando um Projeto a partir de outro cronograma
01:09

Se você iniciou seu projeto no Excel, mas precisa gerenciar cronogramas, compartilhamentos de recursos e acompanhamentos mais complexos, provavelmente está pronto para transferir seus dados para o Project. É possível fazer isso usando o Assistente para Importação do Project. Basta seguir as etapas para importar os dados em um projeto novo ou existente, e o assistente os mapeia automaticamente para os campos apropriados do Project.

1.No Project, clique em Arquivo > Novo.

2.Na página Novo, clique em Novo da pasta de trabalho do Excel.

3.Na caixa Abrir, clique na seta ao lado de Formato XML e escolha Pasta de Trabalho do Excel ou Pasta de Trabalho do Excel 97-2003(se os dados do seu projeto estiverem em um formato de arquivo anterior).

4.Localize e selecione o arquivo "3.6 - Abrir Cronograma a partir de modelo em excel.xlsx​"

5.No Assistente para Importação, clique em Avançar para começar e siga as etapas para concluir a importação.

Na etapa 2, crie um mapa do zero ou escolha um mapa predefinido disponível que corresponda aos seus dados e clique em Avançar.

Na etapa 3, importe os dados em um novo projeto ou no projeto aberto e clique em Avançar.

Na etapa 4, escolha o tipo de informação que está importando para que o assistente possa mapeá-lo do Excel para o Project e clique em Avançar.

Na etapa 5, verifique os campos mapeados, faça ajustes conforme a necessidade e clique em Avançar.

Na última etapa, clique em Salvar Mapa, se desejar reutilizá-lo, e clique em Concluir.​

2.2 - Criando um Projeto a partir do excel - acrescentando informações
02:01
2.3 - Criando um Projeto a partir do excel
04:15
2.4 - Criando um Projeto a partir do excel - Mesclando informações
02:54

Exibir ou alterar as propriedades de um arquivo ​

As propriedades de um documento, também conhecidas como metadados, são detalhes de um arquivo que o descrevem ou identificam.Elas incluem detalhes como título, nome do autor, assunto e palavras-chave que identificam o tópico ou o conteúdo do documento.

Se você incluir as propriedades do documento dos seus arquivos, poderá organizá-las e identificá-las novamente mais tarde. Também poderá pesquisar documentos com base nessas propriedades ou inseri-las nos seus documentos.

2.5 - Parametrização das Informações do Projeto
02:43

Trabalhar com calendários no Project

Enquanto Project automaticamente fornece padrão configurações de calendário (segunda a sexta, para 5: 00), esses padrões talvez não seja o ajuste certo para seus projetos. Aqui estão alguns tópicos que podem responder a algumas perguntas específicas que sobre como fazer alterações em seu cronograma:​

Como todos esses calendários funcionam juntos?

Há quatro tipos de calendários no Project: calendários basecalendários do projetoos calendários de tarefascalendários de recursos.


 Calendários base são usados quase como um modelo para calendários do projeto, tarefas e recursos. Eles definem o padrão de trabalho e folga para todos os projetos em sua organização. Eles especificar as horas de trabalho para cada dia, os dias de trabalho para cada semana e as exceções, como feriados da empresa. Três calendários base padrão já estão configurados no Project: padrão, 24 horas e turno da noite.

Calendários de tarefas, projetos e recursos, usar um calendário base como um modelo e, em seguida, são modificada para refletir os únicos dias úteis e as horas para projetos individuais, recursos ou tarefas. Esses calendários exclusivos são particularmente úteis quando accounting para coisas como uma licença de ausência, turno ou tarefas que são concluídas pelo equipamento que é executado em toda noites e fins de semana.

Esses calendários todos juntos pilha para emoldurar como trabalho agendado em um projeto.

Um exemplo …

Digamos que sua organização está localizada em Seattle e tem uma semana de trabalho típico de 8 horas de trabalho dias, de segunda a sexta-feira. O calendário base reflete estas dias úteis e horário, bem como feriados da empresa, como 4 de julho para independência e 25 de dezembro de Natal.

Um gerente de projeto inicia um novo projeto que vai de 1 de julho a 15 de julho e exige uma semana de trabalho terça-sábado.

calendário base mostra a segunda a semana de trabalho de sexta-feira, com 4 de julho identificados como um feriado de folga.


calendário do projeto usa o calendário base como ponto de partida, mas adiciona que sábados agora são dias úteis e segundas agora são dias não úteis.


Uma tarefa do projeto ocorrerá em outro país, portanto, o feriado de 4 de julho não se aplicam. O calendário da tarefa adiciona que 4 de julho é um dia útil.


Por fim, o recurso que trabalharão na tarefa tem uma agenda de trabalho diferente do resto da sua organização. O calendário do recurso adiciona que terça-feira é um dia não útil e quarta-feira a sábado são dias de 10 horas.


Quando Project agenda a tarefa, ela contas para calendário do recurso atribuído, o calendário da tarefa, o calendário do projeto e o calendário base.


A disponibilidade resultante contribui para como Project calcula o início e datas de término para a tarefa e do projeto.



Criar um novo calendário base 

Por padrão, o Project inclui alguns calendários base diferentes:

  • Padrão: para 5: 00, com intervalo de almoço de uma hora às 12: 00.

  • 24 horas: 12: 00 a 12: 00, todos os dias.

  • Turno da noite: 11 PM para 8 AM, com uma quebra de uma hora em 3 AM.

Se esses calendários não estão funcionando bem, você pode ajustá-las para o seu projeto, ou criar um novo calendário base que outras pessoas também podem usar

Tarefas podem ter seus próprios calendários. Por padrão, as tarefas são agendadas com base na calendário do projeto. Para definir exceções exclusivas ou específicas, como para máquinas que é executado durante período de folga ou um office move que só pode ocorrer em um final de semana, você pode criar um calendário da tarefa para tarefas individuais. Um calendário de tarefa que está associado uma tarefa substitui o calendário do projeto.

  1. Na guia Projeto e no grupo Propriedades, clique em Alterar Período Útil.

  2. Clique em Criar Novo Calendário.

  3. Na caixa de diálogo Criar Novo Calendário Base, digite um nome para o novo calendário e escolha se deseja criar um novo calendário base ou criar um calendário com base em uma cópia de um calendário existente.

  4. Clique em OK para retornar à caixa de diálogo Alterar Período Útil.

  5. Para alterar a semana de trabalho do calendário de tarefas, clique na guia Semanas de Trabalho.

  6. Clique na linha na tabela que indica a agenda padrão do calendário de tarefas e, em seguida, clique em Detalhes.

  7. Na caixa de diálogo Detalhes de, selecione os dias da semana que deseja alterar em todo o agendamento da tarefa e selecione uma das seguintes opções:

    • Usar períodos padrão do Project para estes dias      Escolha os dias que devem usar os períodos úteis padrão, que são segundas-feiras a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e o período não útil nos fins de semana.

    • Definir dias para o período de folga      Escolha os dias em que nenhum trabalho pode ser agendado. A alteração feita será refletida em todos os meses do calendário.

    • Definir dia(s) para os períodos de trabalho específicos      Para definir os períodos de trabalho para os dias selecionados em toda a agenda, digite os horários em que deseja que o trabalho comece nas caixas De e os horários em que deseja que o trabalho termine nas caixas Para.

Observação: 


  • Depois de criar um calendário base, você precisa atribuir esse calendário a uma tarefa. Selecione a tarefa, clique em Informações sobre a Tarefa, clique na guia Avançado e selecione o calendário na lista Calendário.

  • Para excluir um calendário, use o Organizador. Clique na guia Arquivo. Clique em Informações e em Organizador Global. Clique na guia Calendários. À direita, selecione o calendário de tarefa que você deseja excluir e clique em Excluir.

2.6 - Parametrização - Calendários
07:27
+ Planejamento de um Plano - Atividades
16 lectures 01:23:50
3.0 - Introdução do Módulo 3
01:35

Criar e trabalhar com tarefas de resumo e subtarefas

No Project, uma tarefa recuada torna-se uma subtarefa da tarefa acima dela, que se torna uma tarefa de resumo. Uma tarefa de resumo é composta de subtarefas e mostra suas informações combinadas.

Para criar uma subtarefa ou uma tarefa de resumo, recuar uma tarefa abaixo outro. No modo de exibição gráfico de Gantt, selecione a tarefa que você deseja transformar em uma subtarefa, clique em tarefa > Recuar.

Observação: Usando o Project 2007 ? Clique em Recuo na barra de ferramentas.

A tarefa selecionada agora é uma subtarefa e a tarefa acima dela, que não está recuada, agora é uma tarefa de resumo.

Dica: Clique em Diminuir recuo para mover a tarefa de volta para o nível da tarefa acima dela.

Mostrar ou ocultar subtarefas

Para mostrar ou ocultar todas as subtarefas para todas as tarefas de resumo no Project 2010, 2013 e 2016, na guia Exibir, clique em estrutura de tópicos na seção de dados e clique em Todas as subtarefas para mostrar todas as subtarefas ou clique em uma das opções de nível abaixo dela para mostrar todas as subtarefas até o nível.

Para mostrar ou ocultar todas as subtarefas para todas as tarefas de resumo no Project 2007, clique em Mostrar e clique em Todas as subtarefas.

Para mostrar e ocultar todas as subtarefas para uma única tarefa de resumo, simple clique no botão Expandir ou Recolher à esquerda do nome da tarefa de resumo para mostrá-las ou ocultá-las respectivamente.

Dica: Números de estrutura de tópicos podem ser úteis para exibir a organização das tarefas em um relance. 

Dicas para organizar e trabalhar com tarefas de estrutura de tópicos

  • Se suas tarefas não são recuo ou recuo para a esquerda, pode haver vários motivos por que. 

  • Ao organizar as tarefas de um projeto, você deve planejar a estrutura de tópicos do projeto em uma das duas maneiras; o método de cima para baixo ou o método de baixo para cima.

    • Com o método de cima para baixo, você identificar as fases principais primeiro e, em seguida, divida as fases em tarefas individuais. O método de cima para baixo oferece a você uma versão do plano assim que você decidir sobre as fases principais.

    • Com o método de baixo para cima, você lista todas as tarefas possíveis primeiro e, em seguida, agrupá-las em fases.

  • Você pode incluir o projeto como uma tarefa de resumo.

  • Quando você move ou exclui uma tarefa resumo, o Project move ou exclui todas as suas subtarefas. Antes de você excluir uma tarefa resumo, recue para a esquerda as subtarefas que você desejar manter.

  • Você pode alterar a duração de uma tarefa de resumo sem alterar cada subtarefa. Mas tenha cuidado — alteração da duração da tarefa de resumo não necessariamente altere as durações das subtarefas.

  • Evite atribuir recursos às tarefas resumo. Em vez disso, atribua subtarefas a elas ou talvez você não consiga resolver as alocações em excesso.

  • Tarefas de resumo não somar sempre. Alguns valores de tarefa de resumo (custo e trabalhar) são o total dos valores subtarefa, outras pessoas (duração e linha de base) não estão.

Observação: Não se esqueça de vincular tarefas após terminar de organizá-las. Tarefas de resumo e subtarefas criam estrutura, mas eles não criarem dependências entre tarefas.

3.1 - Criar a EAP do Projeto
07:00

Criar e trabalhar com tarefas de resumo e subtarefas

No Project, uma tarefa recuada torna-se uma subtarefa da tarefa acima dela, que se torna uma tarefa de resumo. Uma tarefa de resumo é composta de subtarefas e mostra suas informações combinadas.

Para criar uma subtarefa ou uma tarefa de resumo, recuar uma tarefa abaixo outro. No modo de exibição gráfico de Gantt, selecione a tarefa que você deseja transformar em uma subtarefa, clique em tarefa > Recuar.


Observação: Usando o Project 2007 ? Clique em Recuo  na barra de ferramentas.

A tarefa selecionada agora é uma subtarefa e a tarefa acima dela, que não está recuada, agora é uma tarefa de resumo.


Dica: Clique em Diminuir recuo  para mover a tarefa de volta para o nível da tarefa acima dela.


Mostrar ou ocultar subtarefas

Para mostrar ou ocultar todas as subtarefas para todas as tarefas de resumo no Project 2010, 2013 e 2016, na guia Exibir, clique em estrutura de tópicos na seção de dados e clique em Todas as subtarefaspara mostrar todas as subtarefas ou clique em uma das opções de nívelabaixo dela para mostrar todas as subtarefas até o nível.


Para mostrar ou ocultar todas as subtarefas para todas as tarefas de resumo no Project 2007, clique em Mostrar e clique em Todas as subtarefas.


Para mostrar e ocultar todas as subtarefas para uma única tarefa de resumo, simple clique no botão Expandir ou Recolher à esquerda do nome da tarefa de resumo para mostrá-las ou ocultá-las respectivamente.


Dica: Números de estrutura de tópicos podem ser úteis para exibir a organização das tarefas em um relance. 

Dicas para organizar e trabalhar com tarefas de estrutura de tópicos

  • Se suas tarefas não são recuo ou recuo para a esquerda, pode haver vários motivos por que. 

  • Ao organizar as tarefas de um projeto, você deve planejar a estrutura de tópicos do projeto em uma das duas maneiras; o método de cima para baixo ou o método de baixo para cima.

    • Com o método de cima para baixo, você identificar as fases principais primeiro e, em seguida, divida as fases em tarefas individuais. O método de cima para baixo oferece a você uma versão do plano assim que você decidir sobre as fases principais.

    • Com o método de baixo para cima, você lista todas as tarefas possíveis primeiro e, em seguida, agrupá-las em fases.

    Observação: Não se esqueça de vincular tarefas após terminar de organizá-las. Tarefas de resumo e subtarefas criam estrutura, mas eles não criarem dependências entre tarefas.

  • Você pode incluir o projeto como uma tarefa de resumo. 

  • Quando você move ou exclui uma tarefa resumo, o Project move ou exclui todas as suas subtarefas. Antes de você excluir uma tarefa resumo, recue para a esquerda as subtarefas que você desejar manter.

  • Você pode alterar a duração de uma tarefa de resumo sem alterar cada subtarefa. Mas tenha cuidado — alteração da duração da tarefa de resumo não necessariamente altere as durações das subtarefas.

  • Evite atribuir recursos às tarefas resumo. Em vez disso, atribua subtarefas a elas ou talvez você não consiga resolver as alocações em excesso.

  • Tarefas de resumo não somar sempre. Alguns valores de tarefa de resumo (custo e trabalhar) são o total dos valores subtarefa, outras pessoas (duração e linha de base) não estão.

3.2 - Criando Tarefas Marcos
01:54

Criar uma tarefa Periódica

Se uma tarefa se repetir em intervalos definidos, insira-o como um tarefa Periódica. Se ele não se repita em intervalos definidos, insira-o como uma tarefa regular toda vez que ele ocorra.

  • Na guia Tarefa, no grupo Inserir, clique na parte inferior do botão Tarefae clique em Tarefa Periódica.

  • Na caixa Nome da Tarefa, digite o nome da tarefa.

  • Na caixa Duração, digite a duração de uma ocorrência única da tarefa.

  • Na seção Padrão de recorrência, clique em DiariamenteSemanalmenteMensalmente ou Anualmente.

  • Marque a caixa de seleção ao lado de cada dia da semana em que a tarefa deverá ocorrer.

  • Na caixa Início, digite uma data de início e siga um destes procedimentos:

    • Selecione Termina após e digite o número de ocorrências da tarefa.

    • Selecione Termina em e digite a data em que deseja que a tarefa Periódica termine.

  • Na seção Calendário de agendamento desta tarefa, selecione um calendário de recursos na lista Calendário para aplicar à tarefa. Se não quiser aplicar um calendário, selecione Nenhum.

Observação: Se você não inserir uma data na caixa Início, o Project usará a data de início do projeto.

Dica: Se desejar aplicar um calendário, mas não vincular esse calendário ao agendamento da tarefa, marque a caixa de seleção O cronograma ignora calendários do recurso.

Quando você insere uma tarefa Periódica, as identificações de tarefas são renumeradas automaticamente e um de indicador de tarefa Periódica aparece na coluna indicadores .

Se você atribuir recursos a uma tarefa de resumo Periódica digitando seus nomes no campo Nomes de Recursos, o recurso será atribuído ao total de trabalho na tarefa Periódica e não às tarefas individuais Periódicas à medida que ocorrerem.

3.3 - Criando Tarefas Periódicas
02:45

Adicionar novas tarefas 

Inserir uma tarefa entre tarefas existentes

  1. Selecione a linha abaixo de onde você deseja que a nova tarefa apareça.

  2. Selecione tarefa > tarefa.


  3. Digite o nome da tarefa na linha inserida.

As IDs da tarefa são renumeradas automaticamente, mas a tarefa inserira não é vinculada automaticamente às tarefas ao redor. Você pode definir o Project para vincular automaticamente as tarefas inseridas às tarefas ao redor.

3.4 - Criando Tarefas
04:26

Copiar uma tarefa, um recurso ou elemento do Project​

O Microsoft Office Project oferece várias opções para copiar dados em um projeto e entre projetos.

Você pode copiar:


  • Tarefas ou recursos inteiros.

  • Tarefas, recursos ou dados específicos do projeto.

  • Elementos do projeto (como campos, calendários e filtros)


Copiar uma tarefa ou um recurso

Embora você possa copiar ou mover um recurso ou tarefa a qualquer momento, é melhor para fazê-lo antes de estabelecer dependências entre tarefas. Quando você copia ou move uma tarefa ou recurso, Project, por padrão, restabelece dependências entre tarefas.

  1. No campo ID, selecione a tarefa ou o recurso que deseja copiar ou mover:

    • Para selecionar uma linha, clique no número de Identificação da tarefa ou do recurso contido na linha.

    • Para selecionar um grupo de linhas adjacentes, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique no primeiro e no último número de Id do grupo.

    • Para selecionar várias linhas não-adjacentes, mantenha pressionada a tecla CTRL e clique nos números de Id.

  2. Para mover a tarefa ou recurso, clique em Recortar tarefa ou Recurso Recortar  . Para copiar a tarefa ou recurso, clique em Copiar tarefa ou Recurso de cópia  .

  3. No campo Id, selecione as linhas em que você deseja colar a seleção.

  4. Clique em Colar  . Se a linha de destino contiver informações, as novas linhas serão inseridas acima dela.

Observação: 


  • Ao copiar uma tarefa dentro do mesmo projeto, os números de identificação da tarefa são gerados novamente. Se você quiser mover uma tarefa em um projeto, arraste e solte a tarefa na lista de tarefas para manter os números de identificação exclusiva da tarefa.

  • Projeto copia ou move as seguintes informações associadas com a tarefa ou recurso: anotações vinculadas ou incorporadas objetos e subtarefas, se a seleção for um tarefa resumo.

  • Você pode configurar o Project para não restabelecer dependências de tarefa ao mover uma tarefa ou um recurso. No menu Ferramentas, clique em Opções, clique na guia Cronograma e desmarque a caixa de seleção Vincular automaticamente tarefas inseridas ou movidas.

Copiar dados específicos em várias células

Se você inseriu informações sobre uma tarefa ou um recurso e deseja duplicar as informações para outras tarefas ou outros recursos, é possível copiar facilmente as informações em todos os campos selecionados ao mesmo tempo. Por exemplo, se você gerenciar um grande pool de recursos para um projeto e vários recursos usarem a mesma taxa de pagamento, será possível inserir a mesma taxa de pagamento para um recurso e, em seguida, copiá-la em cada recurso restante ao mesmo tempo.

  1. Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique no campo associado a uma tarefa ou um recurso único que você deseja copiar e clique nos campos que deseja preencher ou nos quais deseja colar.

  2. No menu Editar, aponte para Preenchimento e clique na direção desejada.

    • Se você clicar em Para baixo, o valor no primeiro campo em que você clicou será copiado em cada campo selecionado.

    • Se você clicar em Para cima, o valor no último campo em que você clicou será copiado em cada campo selecionado.

    • Se você clicar em Direita, o valor no primeiro campo em que você clicou será copiado em cada campo selecionado à direita do primeiro valor. Se você tiver selecionado os campos à esquerda do primeiro valor, o valor não será copiado em nenhuma célula.

    • Se você clicar em Esquerda, o valor no primeiro campo em que você clicou será copiado em cada campo selecionado à esquerda do primeiro valor. Se você tiver selecionado campos à direita do primeiro valor, o valor não será copiado em nenhuma célula.

Também é possível copiar informações e repetir padrões usando a alça de preenchimento. Selecione as informações que deseja copiar. Clique na alça de preenchimento, no canto inferior direito, e arraste para incluir os campos onde deseja repetir a seleção.

Observação: 


  • As informações inseridas ou coladas devem ser do mesmo tipo que o campo no qual você está colando. Por exemplo, é possível colar nomes em um campo texto e custos em um campo moeda.

  • Você pode preencher ou colar apenas os campos que aceitam inseridos ou valores padrão. Você não pode preencher campos com informações que contenham valores calculados, como um campo de variação.

  • No menu Editar, em Preenchimento, as opções Direita e Esquerda estão disponíveis apenas na parte divisão em fases dos modos de exibição Uso de Recursos e Uso da Tarefa.

  • Nos modos de exibição Uso da Tarefa e Uso de Recursos, é possível copiar apenas as linhas de mesmo tipo usando a alça de preenchimento.

  • Tome cuidado ao colar datas em campos de agendamento, como Início, Término, Início Real ou Término Real. Você poderá definir, involuntariamente, uma restrição no seu cronograma.

3.5 - Copiar-Colar-Excluir-Mover
06:28

Campo Anotações

Observação: Desejamos fornecer o conteúdo da Ajuda mais recente no seu idioma da forma mais rápida possível. Esta página foi traduzida de forma automatizada e pode conter imprecisões ou erros gramaticais. Nosso objetivo é que este conteúdo seja útil para você.

O campo Anotações contém comentários que podem ser inseridos sobre uma tarefa, recurso ou atribuição.

Uso recomendado Adicione o campo anotações a um modo de exibição de tarefa quando desejar exibir anotações sobre uma tarefa. Quando você adiciona uma anotação a uma tarefa, o indicador de anotação aparece no campo Indicadores. Se você exibir o texto no campo anotações ou apontar para o indicador de anotação, a primeira parte da anotação é exibida. Se você duas vezes no campo anotações e, em seguida, clique na guia anotações, o texto completo formatado da anotação aparece na caixa de diálogo Informações da tarefa.

Adicionar uma anotação a uma tarefa, um recurso ou uma atribuição

  1. Clique em Exibir, clique em umã visão de tarefas, recurso ou uso.

  2. Siga um destes procedimentos:

    • Para adicionar uma anotação de tarefa, selecione a tarefa e, na guia Tarefa, no grupo Propriedades, clique em Anotações.

    • Para adicionar uma anotação de recurso, selecione o recurso e, na guia Recursos, no grupo Propriedades, clique em Anotações.

    • Para adicionar uma anotação de atribuição, selecione a atribuição, que está listada abaixo do recurso ou da tarefa no modo de exibição de uso. Na guia Formatar, no grupo Atribuições, clique em Anotações.

  3. Na caixa Anotações, digite o conteúdo da anotação e clique em OK.

  4. Para formatar o texto, selecione-o e clique em Formatar Fonte, Alinhar à Esquerda, Centralizar, Alinhar à Direita ou Lista com Marcadores.

  5. Para inserir uma imagem, um elemento gráfico ou um arquivo, clique em Inserir Objeto  .

Observação:

  • Para exibir a anotação, coloque o ponteiro sobre o indicador de anotações  na coluna do indicador  da exibição. Para exibir uma anotação longa completa, clique duas vezes no indicador de anotações.

  • Para imprimir todas as anotações do projeto ao imprimir uma exibição, clique na guia Arquivo, clique em Imprimir e em Configurar Página. Clique na guia Exibir e marque a caixa de seleção Imprimir anotações. As anotações são impressas na última página da impressão.

  • Para excluir uma anotação, selecione o texto na caixa Anotações e pressione DELETE.

3.6 - Adicionando Anotações em uma tarefa
02:06

Campos endereço do hiperlink​

O campo endereço do hiperlink contém o endereço para um hiperlink associados a uma tarefa, recurso ou atribuição. Você pode clicar no nome no campo endereço do hiperlink para ir até que Site da Web em um intranet ou World Wide Web. Você também pode usar o campo hiperlink para ir para um documento em seu disco rígido ou na rede.

Uso recomendado    Adicione o campo Endereço do Hiperlink a uma planilha de tarefas quando desejar exibir ou ir até os endereços associados às tarefas. Quando você adiciona um site ao campo Endereço do Hiperlink, o indicador do hiperlink aparece no campo Indicadores.


Exemplo    Várias tarefas no projeto são designadas a empresas de consultoria e centrais de serviços externas que possuem sites. Você adiciona o campo Endereço do Hiperlink ao modo de exibição Planilha de Tarefas para ver o endereço do hiperlink dessas empresas externas, como, por exemplo, "http://www.microsoft.com/brasil/".

Caso deseje editar um hiperlink, não clique nos campos Hiperlink ou Endereço do Hiperlink. Isso fará com que o navegador seja iniciado e vá para o hiperlink referido. Em vez disso, use as teclas de direção para realçar o campo Endereço do Hiperlink. Em seguida, clique na barra de entrada acima do modo de exibição para editar o hiperlink.

Você também pode inserir um hiperlink no arquivo de projeto preenchendo a caixa de diálogo Inserir Hiperlink.

3.7 - Trabalhando com hiperlink
03:51


Definir uma agenda exclusiva para uma tarefa específica

Às vezes, uma tarefa pode precisar de seu próprio calendário para acomodar o trabalho que não se ajusta aos limites do calendário padrão do projeto. Por exemplo, quando a desativação da sua rede e a instalação de correções de software necessárias não pode começar até as 17 horas, você pode usar um calendário de tarefas para certificar-se de que as atividades não irão interferir no trabalho do projeto durante o horário comercial normal.

  1. Clique com botão direito uma tarefa e clique em informações.

  2. Clique na guia Avançado e, em seguida, escolha um calendário.  

  • ​Observações:

    • Se os calendários existentes não atender às suas necessidades, você pode criar um novo calendário base, chamado adequadamente para a sua tarefa.

    • Use o calendário de 24 horas para tarefas que executam continuamente durante diferentes turnos (durante a noite ou por meio de final de semana) ou o tempo todo. Tenha em mente que esse calendário não funciona bem pessoas (recursos de trabalho) que precisam de pausas regulares e folga. O calendário de 24 horas também pode afetar recursos se custos de recursos baseados em taxas forem atribuídos os custos totais.

  1. Se quiser que o calendário de tarefas para controlar o agendamento e ignorar calendários de recursos específicos que você atribuiu a trabalhar na tarefa, marque a caixa de seleção o agendamento ignora calendários de recursos.  

3.8 - Atribuindo calendários às tarefas
06:53


Duração (campo de tarefa)


Descrição: O campo Duração é o intervalo total do período de trabalho ativo de uma tarefa. De forma geral, esse é o valor do período de trabalho do início até o término de um tarefa.

Como é calculada Contando o período de trabalho ativo entre o início agendado e o término da tarefa, o Project calcula a duração de uma tarefa. Isso é geralmente o tempo do início ao fim, não contando tempo entre tarefas divididas ou período de folga.

Uso recomendado Insira a duração das tarefas ao criá-las. O campo Duração é um dos principais elementos dos cálculos de agendamento do Project. É o intervalo de tempo mostrado pelas barras de Gantt no Gráfico de Gantt.

Exemplo: Carla está agendada para trabalhar na tarefa "Escrever proposta" na quarta, na quinta e na sexta-feira. Jaime está agendado para trabalhar na tarefa "Escrever proposta" na quarta e na quinta-feira. Sílvio está agendado para trabalhar na tarefa "Escrever proposta" na segunda e na terça-feira seguintes. O intervalo de trabalho da tarefa "Escrever proposta" e, portanto, sua duração, é de cinco dias (quarta, quinta, sexta, segunda e terça-feira).

Comentários: Em uma tarefa agendada automaticamente, o padrão para novas tarefas é estimado como 1 dia (1d?). O ponto de interrogação indica que a duração é uma estimativa. Adicione um ponto de interrogação a todas as estimativas de duração. Remova o ponto de interrogação para indicar uma duração confirmada. Você pode filtrar ou classificar por durações estimadas.

Você pode alterar o valor padrão de um dia, além de expressar as durações de novas tarefas em unidades diferentes de dia, na caixa de diálogo Opções do Project.

Em tarefas agendadas automaticamente, o Project usa a duração que você insere para calcular início e término datas, juntamente com dependências entre tarefas, restrições, calendários e outros fatores de agendamento.

Alterar a duração de uma tarefa​

Você pode alterar a duração de uma tarefa a qualquer momento para refletir o tempo real necessário.

  1. Clique em Exibição > Gráfico de Gantt.

  2. Na coluna Duração para a tarefa, digite a duração em minutos (m), horas (h), dias (d), semanas (w) ou meses (mo).

  3. Se a nova duração for uma estimativa, digite um ponto de interrogação (?) depois dela.

  4. Pressione Enter.


Tome cuidado ao alterar uma duração usando as colunas Início e Término, especialmente para tarefas vinculadas ou tarefas agendadas automaticamente. Suas alterações podem entrar em conflito com as dependências entre tarefas ou restrições de tarefas que o Project está acompanhando, o que pode desmantelar até um cronograma cuidadosamente elaborado.

Alterar a duração de uma tarefa resumo

Você pode alterar a duração de uma tarefa resumo da mesma maneira que você alterar uma tarefa regular. Mas tenha cuidado — alteração da duração da tarefa de resumo não necessariamente altera as durações das subtarefas.

No gráfico de Gantt, uma barra de tarefa resumo sempre mostra a duração da tarefa resumo (linha preta) e a soma das durações das respectivas subtarefas (barra azul), como mostra a imagem abaixo. Você pode ver a diferença entre esses dados num relance.


Usar durações estimadas

O ponto de interrogação desaparece quando você tenta adicionar uma duração de tarefa estimada? Provavelmente as durações estimadas não estão ativadas para seu projeto. Para ativá-las:

  1. Clique em Arquivo > Opções.

  2. Na caixa de diálogo Opções do Project, clique em Cronograma.

  3. Role a tela para baixo até a área Opções de agendamento deste projeto.

  4. Marque a caixa de seleção Mostrar que tarefas agendadas têm durações estimadas.

3.9 - Atribuindo Durações às tarefas
08:30

Tipo de Restrição (campo da tarefa)

Descrição: O campo Tipo de Restrição fornece opções para o tipo de restrição que você pode aplicar para agendar uma tarefa. As opções são:

  • O Mais Tarde Possível (padrão em um projeto agendado a partir da data de término)

  • O Mais Breve Possível (padrão em um projeto agendado a partir da data de início)

  • Não Terminar Antes de

  • Não Terminar Depois de

  • Deve Iniciar em

  • Deve Terminar em

  • Não Iniciar Antes de

  • Não Iniciar Depois de

Uso recomendado: Adicione o campo Tipo de Restrição a uma visão de tarefas quando desejar exibir, filtrar ou editar o tipo de restrições definido para tarefas. As restrições de data aumentam a complexidade do seu cronograma e reduzem a flexibilidade de opções de agendamento. Por isso, use uma restrição de data apenas se iniciar ou terminar uma tarefa em um momento específico for importante para a conclusão da tarefa ou para o resultado do projeto.

Exemplo: Você está revisando as datas em seu cronograma e fazendo ajustes. Para examinar de modo mais aprofundado por que algumas tarefas estão agendadas como estão, você adiciona o campo Tipo de Restrição ao modo de exibição de Planilha de Tarefas para revisar e alterar os tipos de restrição confirme necessário.

Comentários: Todas as restrições, com exceção de O Mais Breve Possível e O Mais Tarde Possível, exigem uma data, que é inserida no campo Data da Restrição ao se agendar uma tarefa. Se você digitar uma data no campo Início, o Microsoft Office Project atribui a restrição Não Iniciar Antes de e insere a sua data no campo Data da Restrição. Se você digitar uma data no campo Término, o Microsoft Office Project atribui a restrição Não Terminar Depois de e insere a sua data no campo Data da Restrição.

Se desejar indicar um prazo final sem definir uma restrição, você pode usar o campo Data Limite. Definir uma data limite não afeta como as tarefas são agendadas. No entanto, se a data de término da tarefa estiver agendada para depois da data limite, um indicador (losango vermelho com um ponto de exclamação) aparecerá na coluna de indicadores. Você pode definir uma data limite com o campo Data Limite na guia Avançado na caixa de diálogo Informações da Tarefa.


Como o Project agenda tarefas: nos bastidores


Como a data de início do projeto afeta o cronograma?

Quando você adiciona uma nova tarefa a um cronograma, ela é automaticamente agendada para começar na data de início do projeto. Conforme as tarefas forem adicionadas ao cronograma e conectadas a outras tarefas, suas datas de início serão alteradas, e a tarefa que terminar por último definirá a data de término do projeto.

  • Para localizar a data de início do projeto ou alterá-la, clique em Projeto e em Informações do Projeto.

Claro, haverá exceções. Por exemplo, as tarefas manualmente não se movem como as outras. Leia a seguir neste artigo para saber mais sobre a comparação entre o agendamento de tarefas manual e automático.


 Quando você cria um novo projeto, você primeiro insere a data de início do projeto. Quando você agenda um projeto de início, todas as tarefas começarão na data de início do projeto, a menos que você especifique o contrário.

 Para tarefas agendadas manualmente e tarefas agendadas automaticamente, sem dependências entre tarefas ou restrições aplicadas, a duração do projeto é a mesma que a duração da tarefa mais longa. Em outras palavras, a data de término do projeto é o mesmo como data de término da tarefa mais longa.

 Dependências de tarefas, como a dependência término-a-início entre as primeira e a segunda tarefas (como mostrado aqui), pode alterar a data de término do projeto.

Quase todos os projetos devem ser agendados a partir de uma data de início conhecida. Mesmo que você saiba a data em que um projeto deve ser concluído, o agendamento a partir de uma data de início dá a você o máximo de flexibilidade.

Contudo, talvez você queira agendar a partir de uma data de término quando:

  • Você precisa determinar quando um projeto deve começar para que ele termine em uma data específica necessária.

  • Você não tem certeza de quando o projeto começará (por exemplo, você está recebendo trabalho de outra fonte que pode se atrasar).

  • Sua metodologia de gerenciamento de projetos exige que você agende a partir de uma data de término.

Ao trabalhar com um projeto agendado a partir de uma data de término, lembre-se das diferenças na forma como o Project trata algumas ações:

  • Quando você insere uma tarefa agendada automaticamente, o Project atribui automaticamente a restrição OMTP (O Mais Tarde Possível) à data de término da tarefa. Você deve definir outras restrições somente quando necessário (clique com o botão direito do mouse em uma tarefa e clique em Informações da Tarefa).

  • Se você arrastar uma barra de Gantt para alterar a data de término de uma tarefa, o Project atribuirá automaticamente uma restrição NTDD (Não Terminar Depois De) a uma tarefa agendada automaticamente.

  • Se você alterar o projeto para ser agendado a partir de uma data de término e ele tiver sido agendado anteriormente a partir de uma data de início, você removerá todos os atrasos e as divisões de nivelamento das tarefas e atribuições que foram agendadas automaticamente. As tarefas agendadas manualmente não são afetadas.

  • Se você usar o nivelamento automático para reduzir superalocações de recursos no projeto, o Project adicionará um atraso do nivelamento depois de uma tarefa, em vez de antes (para verificar as configurações do nivelamento, clique na guia Recurso e em Nivelar Recurso).


Como as restrições nas tarefas afetam o cronograma?

As restrições permitem controlar a data de início ou de término de uma tarefa agendada automaticamente. Existem três tipos de restrições:

  • As restrições flexíveis não têm datas específicas associadas a elas. A configuração dessas restrições permite iniciar as tarefas o mais cedo ou o mais tarde possível, com as tarefas terminando antes do final do projeto, dadas as outras restrições e dependências entre tarefas do cronograma.

  • As restrições semiflexíveis exigem uma data associada que controla a data de início ou de término mais anterior ou mais posterior de uma tarefa. Essas restrições permitem que uma tarefa termine a qualquer momento, desde que respeite o prazo de início ou de término.

  • As restrições inflexíveis exigem uma data associada que controla a data de início ou de término da tarefa. Essas restrições são úteis quando você precisa fazer o cronograma e considerar fatores externos, como a disponibilidade de equipamento ou recursos, datas limite, marcos de contratos, e datas de início e de término.

Dica de gerenciamento de projeto Em quase todos os casos, use a restrição OMBP. Isso permite que o mecanismo de agendamento mais flexibilidade na determinação da ideal data de término para seu projeto.

Estas são duas formas de exibir instantaneamente as restrições em suas tarefas.

  • Para revisar ou alterar a restrição em uma tarefa, clique com o botão direito do mouse na tarefa, clique em Informações da Tarefa e clique na guia Avançado. As informações de restrições se encontram nas caixas Tipo de restrição e Data de restrição.

  • Se a restrição for diferente de OMBP ou OMTP, o tipo de restrição exibirá seu indicador gráfico associado na coluna Indicador de qualquer modo de exibição de planilha, como o gráfico de Gantt.

As restrições com flexibilidade de agendamento moderada restringirão o início ou o término de uma tarefa antes ou depois de uma data que você escolher. Por exemplo, uma tarefa com uma restrição NIAD (Não Iniciar Antes de) para 15 de junho e uma dependência término-a-início com outra tarefa poderá começar em 15 de junho, se sua predecessora termina até 15 de junho (ou depois, se sua predecessora terminar depois de 15 de junho). Porém, ela não pode ser agendada para antes de 15 de junho. Por exemplo, esse uso das restrições poderá ser apropriado se você tiver um alvará de execução da obra válido apenas para datas específicas. Nesse caso, deverão ser usadas as restrições NIAD ou NTDD.


 Com a relação de tarefas de término-a-início padrão e uma restrição OMBP aplicada a essas tarefas, a tarefa sucessora (a segunda) é agendada para começar assim que a tarefa predecessora (a primeira) estiver agendada para terminar.

 Com uma restrição NIAD aplicada, a tarefa sucessora não pode começar antes da data de restrição, mesmo que (como mostrado aqui) a tarefa predecessora seja concluída antes da data da restrição.

A tabela a seguir lista as restrições fornecidas no Project.

Tipo de restrição

Nome da restrição

Descrição

Flexível

O Mais Tarde Possível (OMTP)

Agenda a tarefa o mais tarde possível, com seu final antes do final do projeto e sem atrasar as tarefas subsequentes. Essa é a restrição padrão para tarefas quando você agenda a partir da data de término do projeto. Com essa restrição, não insira uma data de início ou de término da tarefa.

Flexível

O Mais Breve Possível (OMBP)

Agenda a tarefa para começar o mais cedo possível. Essa é a restrição padrão para tarefas quando você agenda a partir da data de início do projeto. Com essa restrição, não insira uma data de início ou de término.

Semiflexível

Não Iniciar Antes de (NIAD)

Agenda a tarefa para iniciar em ou depois de uma data especificada. Use essa restrição para garantir que uma tarefa não comece antes de uma data especificada.

Semiflexível

Não Terminar Antes de (NTAD)

Agenda a tarefa para terminar em ou depois de uma data especificada. Use essa restrição para garantir que uma tarefa não termine antes de uma determinada data.

Semiflexível

Não Iniciar Depois de (NIDD)

Agenda a tarefa para iniciar em ou antes de uma data especificada. Use essa restrição para garantir que uma tarefa não comece depois de uma data especificada.

Semiflexível

Não Terminar Depois de (NTDD)

Agenda a tarefa para terminar em ou antes de uma data especificada. Use essa restrição para garantir que uma tarefa não termine depois de uma determinada data.

Inflexível

Deve Terminar em (DTE)

Agenda a tarefa para terminar em uma data especificada. Define as datas de término antecipado, agendado e o limite da data de término para a data digitada e ancora a tarefa no cronograma.

Inflexível

Deve Iniciar em (DIE)

Agenda a tarefa para começar em uma data especificada. Define as datas de início antecipado, agendado e limite da data de início para a data digitada e ancora a tarefa no cronograma.

Por padrão, todas as tarefas de um projeto agendado a partir da data de início têm a restrição OMBP aplicada. De forma semelhante, por padrão, todas as tarefas de um projeto agendado a partir da data de término têm a restrição OMTP aplicada.

Em geral, as restrições inflexíveis substituem todas as dependências entre tarefas e restringem uma tarefa a uma data à sua escolha. Por exemplo, uma tarefa com uma restrição DIE para 30 de setembro e uma dependência término-a-início com outra tarefa sempre será agendada para 30 de setembro, independentemente de sua predecessora terminar antecipada ou atrasada. Você pode alterar esse comportamento. Clique em ArquivoOpçõesAgendar e marque a caixa de seleção As tarefas sempre obedecem às suas datas de restrição.

3.10 - Atribuindo restrições às tarefas
09:01

Data Limite (campo de tarefa)

Descrição: O campo Data limite mostra a data inserida como uma data limite para a tarefa. Uma data limite é uma data de destino indicando quando quiser que uma tarefa seja concluída. Se o prazo passar e a tarefa não for concluída, o Project exibe um indicador. Uma data limite também é mostrada como uma seta no modo de exibição gráfico de Gantt.

Uso recomendado: Aplique um prazo final a uma tarefa quando você deseja controlar uma data limite para uma tarefa específica, mas não quiser bloquear a agenda definindo uma restrição inflexível como deve terminar em ou não terminar depois de. Essas restrições afetam o agendamento enquanto o campo prazo final simplesmente exibe um indicador mostrar se uma tarefa não foi concluída por seu prazo final. Adicione o campo de data limite para uma planilha de tarefas quando desejar inserir, exibir ou alterar os prazos finais das tarefas no seu projeto. Você também pode usar o campo prazo final para classificação, filtragem e agrupamento por data limite.

Exemplo: Algumas tarefas em seu projeto devem terminar até datas alvo específicas. No entanto, você não deseja que essas datas realmente afetem como o Project agenda as tarefas; você apenas deseja ser alertado se as tarefas não forem concluídas até essas datas. Adicione o campo Data Limite à tabela Entrada do modo de exibição de Gráfico de Gantt e defina as datas limite para essas tarefas.

Comentários: Embora definir uma data limite não gere mensagens de erro de agendamento como podem restrições de data, prazos podem afetar como a margem de Atraso Total é calculada.

Você também pode inserir uma data limite para uma tarefa na caixa de diálogo Informações da Tarefa.

Se desejar que o Project agende tarefas de acordo com uma data de término específica, aplique uma restrição Não Terminar Depois de, Não Terminar Antes de ou Deve Terminar em. Você também define as restrições da tarefa na caixa de diálogo Informações da Tarefa.

Definir uma data limite para uma tarefa

Se você quer que uma tarefa termine em um determinado dia, defina uma data de término para ela.

  1. Clique com o botão direito do mouse em uma tarefa, clique em Informações > guia Avançado.

  2. Ao lado de Tipo de restrição, clique em Deve Terminar Em.

  3. Ao lado de Data de restrição, preencha sua data de término.


Dica: Para ajustar a data de término de volta para a sua configuração original, altere o Tipo de restrição para O Mais Breve Possível.

Definir uma data limite para uma tarefa

Tenha em mente essa configuração que a data de término pode bloquear sua agenda de maneiras que não deseja. Se você precisar apenas um lembrete, use o prazo caixa em vez disso. Que criará uma seta no gráfico de Gantt  e um indicador na coluna indicador que altera a cor quando o prazo é passado.

  1. Clique com o botão direito do mouse em uma tarefa, clique em Informações > guia Avançado.

  2. Ao lado de prazo,preencha sua data limite.


3.11 - Atribuindo data limite às tarefas
02:25

Tipos de vínculos de tarefas

Quando você vincular duas tarefas, você cria uma relação entre elas chamado dependências de tarefas. Essas dependências direcionam o cronograma de projeto. Todas as alterações que você fizer a agenda de uma tarefa predecessora afeta a tarefa vinculada, que afeta a próxima tarefa na linha e assim por diante.

Por padrão, o Project cria vínculos término-a-início, mas esses não funcionam em todas as situações. O Project dá suporte a quatro tipos de dependências entre tarefas.

Se desejar alternar para um tipo de vínculo diferente, consulte alterar um vínculo de tarefa.

Vínculo término-a-início (TI)


A Tarefa B não pode ser iniciada até que a Tarefa A seja concluída. Esse é o tipo de vínculo padrão do Project e o mais usado.

Exemplo: Cavar fundação (Tarefa A) deve ser concluída antes que a equipe possas começar a Despejar concreto (Tarefa B).

Vínculo início-a-início (II)


A Tarefa B não pode ser iniciada até que a Tarefa A seja iniciada. Elas não precisam iniciar ao mesmo tempo: a Tarefa B pode começar a qualquer momento depois que a Tarefa A começar.

Exemplo: Para economizar tempo, você deseja nível concreto em uma das extremidades da foundation enquanto ainda está sendo preparado na outra extremidade. Mas o nível de concreto (tarefa B) não pode iniciar enquanto Concretar (tarefa A) também iniciou.

Vínculo término-a-término (TT)


A Tarefa B não pode terminar até que a Tarefa A seja concluída. Elas não precisam terminar ao mesmo tempo: a Tarefa B pode terminar a qualquer momento depois que a Tarefa A terminar.

Exemplo: sua equipe está instalando a fiação da construção e a inspecionando, ao mesmo tempo. Até que Instalar fiação (Tarefa A) seja concluído, você não poderá concluir Inspecionar instalações elétricas (Tarefa B).

Vínculo início-a-término (IT)


A Tarefa B não pode terminar até que a Tarefa A seja iniciada. A Tarefa B pode terminar a qualquer momento depois que a Tarefa A começar. Este tipo de vínculo raramente é usado.

Exemplo: as estruturas do telhado de sua construção são construídas fora do local, Você não pode concluir Montar telhado (Tarefa B) até que Entrega de estrutura (Tarefa A) comece.

Vincular tarefas em um projeto

Você pode vincular qualquer uma das duas tarefas em um projeto para mostrar seu relacionamento (também chamado dependência entre tarefas). As dependências direcionam o cronograma do projeto — depois que você vincular as tarefas, cada mudança que você fizer na predecessora afetará a sucessora, o que afetará a próxima e assim por diante.

Vincular tarefas

  1. Clique em Exibir > Gráfico de Gantt.

  2. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique em duas tarefas que você deseja vincular (na coluna Nome da Tarefa).

  3. Clique em Tarefa > Vincular Tarefas.

Para remover um vínculo, selecione as duas tarefas vinculadas e clique em tarefa > Desvincular tarefas  .

O Project cria um vínculo de tarefa simples Término-a-Início por padrão, o que significa que a primeira tarefa (a predecessora) precisa terminar antes de a segunda tarefa (a sucessora) poder começar.

Se você for um assinante Project Online, você também pode selecionar tarefas específicas para vincular a usando uma caixa de lista suspensa da coluna predecessoras ou sucessoras.

  1. Clique em Exibir > Gráfico de Gantt.

  2. Encontre a coluna predecessoras ou sucessoras e selecione a célula para a tarefa que você deseja vincular. Observação: A coluna sucessora não é mostrada por padrão. Para mostrá-la, vá para a última coluna na linha e selecione Adicionar nova coluna. Escolha sucessoras.

  3. Na lista hierárquica de todas as suas tarefas, role para cima ou para baixo para localizar a tarefa você desejado, marque a caixa de seleção ao lado dela e clique em qualquer lugar fora da caixa suspensa. A ID da tarefa da tarefa que você está vinculando aparecerá na célula.

Selecionando links na lista suspensa é especialmente útil se a tarefa que você deseja vincular não estiver localizada próximo a tarefa que você está vinculando.

Inserir uma tarefa entre tarefas vinculadas

Você pode configurar o Project para que quando uma nova tarefa for inserida entre tarefas vinculadas, ela seja automaticamente vinculada às tarefas ao redor.

  1. Clique em Arquivo > Opções.

  2. Na caixa de diálogo Opções do Project, clique em Agendar e role até a seção Opções de agendamento neste projeto.

  3. Marque a caixa de seleção Vincular automaticamente tarefas inseridas ou movidas.

  4. Insira uma nova tarefa.

Vincular tarefas em um Diagrama de Rede

  1. Clique em Exibir > Diagrama de Rede.

  2. Aponte para o centro da caixa da tarefa predecessora.

  3. Arraste a linha até a caixa de tarefas sucessoras.

Vincular tarefas em um Calendário

  1. Clique em Exibir > Calendário.

  2. Aponte para a barra de calendário da tarefa predecessora.

  3. Arraste a linha até a barra de calendário da tarefa sucessora.


Vincular tarefas agendadas manualmente

Quando você vincula uma tarefa agendada manualmente a outra tarefa, o Project posiciona a tarefa agendada manualmente em relação a outra tarefa.

Você pode configurar o Project para que uma tarefa agendada manualmente não se mova ao ser vinculada a outra tarefa:

  1. Clique em Arquivo > Opções.

  2. Na caixa de diálogo Opções do Project, clique em Agendar e role até a seção Opções de agendamento neste projeto.

  3. Desmarque a caixa de seleção Atualizar tarefas agendadas manualmente ao editar vínculos.

3.12 - Sequenciamento das atividades
11:15

Adicionar prazo de entrega ou tempo de retardo a uma entrega

Quando você adiciona prazo de entrega a uma tarefa, o trabalho nessa tarefa se sobrepõe ao trabalho em sua predecessora. Quando você adiciona tempo de retardo, atrasa a hora inicial da tarefa sucessora. Antes de poder adicionar prazo de entrega ou tempo de retardo, é preciso criar uma dependência entre as duas tarefas.

Veja a aparência do prazo de entrega em um gráfico de Gantt:


Adicionar prazo de entrega ou tempo de retardo

  1. Clique duas vezes em um nome de tarefa e então clique na guia Predecessoras na caixa Informações da Tarefa. ©

  2. Na coluna Retardo, digite o prazo de entrega ou o tempo de retardo desejado.

    • Para adicionar tempo de avanço, digite um número negativo ou uma porcentagem negativa (por exemplo, –50%). O prazo de entrega é uma sobreposição entre duas tarefas, onde elas compartilham uma dependência (uma relação entre tarefas). Por exemplo, se você quiser que a segunda tarefa seja iniciada mesmo se a primeira tarefa estiver na metade, crie uma dependência terminar para iniciar entre as duas tarefas e então adicione um prazo de entrega de 50% para a segunda tarefa.

    • Para adicionar tempo de retardo, digite um número ou uma porcentagem positiva (por exemplo, 2d). O tempo de retardo cria um atraso entre duas tarefas que compartilham uma dependência. Por exemplo, se você quiser um atraso de 2 dias entre o fim da primeira tarefa e o início da segunda, crie uma dependência terminar para iniciar entre as duas tarefas e então adicione 2 dias de tempo de retardo antes do início da segunda tarefa.

3.13 - Trabalhando com Latência (Folgas)
03:53

Dividir uma tarefa

Se você precisar interromper o trabalho em uma tarefa, você pode dividir a tarefa para que parte dela seja iniciada mais tarde na agenda. Você pode dividir uma tarefa em quantas seções conforme necessário.

  1. Clique em Exibir e, no grupo Visões de Tarefas, clique em Gráfico de Gantt. 

  2. Clique em Tarefa e, no grupo Cronograma, clique em Dividir Tarefa. 

  3. Na barra de Gantt da tarefa, clique na barra na data em que você deseja que ocorra a divisão e arraste a segunda parte da barra para a data na qual você deseja que o trabalho seja iniciado novamente. 

Para remover uma divisão em uma tarefa (junção), arraste uma seção da tarefa até ela tocar em outra seção.


Mover partes de uma tarefa dividida

  1. Clique em Exibir e, no grupo Visões de Tarefas, clique em Gráfico de Gantt. 

  2. Para mover uma parte: focalize qualquer parte da tarefa dividida diferente da primeira. Para mover tudo: focalize a primeira parte da tarefa dividida.

  3. O cursor muda para uma seta de quatro pontas  .

  4. Arraste a barra para a esquerda, a fim de iniciar mais cedo, ou para a direita, a fim de iniciar mais tarde.


Alterar a duração de uma tarefa dividida

Para alterar a duração da tarefa dividida inteira (incluindo todas as suas seções), digite uma nova duração no campo Duração.

Também é possível ajustar a duração de cada seção de uma tarefa dividida.

  1. Clique em Exibir e, no grupo Visões de Tarefas, clique em Gráfico de Gantt. 

  2. Focalize a extremidade direita de qualquer parte da tarefa dividida até que o cursor mude para uma seta de expansão  .

  3. Para reduzir a duração da parte, arraste para a esquerda; para aumentar a duração, arraste para a direita.

3.14 - Dividindo Tarefas
03:39

Criar um campo personalizado

Microsoft Office Project 2007 fornece vários campos personalizados que você pode definir para atender às necessidades da sua organização. Você pode personalizar um campo e, em seguida, inseri-lo em seu projeto. Se não precisar de um campo personalizado inteiramente novo, você pode renomear também simplesmente campos existentes para personalizá-los.

Personalizar um campo

  1. No menu Ferramentas, aponte para Personalizar e clique em campos.

  2. Se quiser que o campo estará disponível em modos de exibição de tarefa ou recurso se você deseja que o campo esteja disponível nos modos de exibição de recurso, clique em tarefa.

  3. Selecione o tipo de campo que você estiver personalizando na lista tipo.

  4. Clique em Renomear para renomear permanentemente o campo neste projeto. Digite o novo nome na caixa de diálogo que aparece e clique em Okey.

  5. Em Atributos personalizados, escolha como deseja que os dados no campo a ser inserido.

    • Se deseja que o campo personalizado para usar uma lista — por exemplo, para criar uma lista de centros de custo diferente na sua organização, clique em pesquisa. Na caixa de diálogo exibida, digite cada item de lista na coluna valor, decida se deseja que um dos itens da lista apareça por padrão e, em seguida, clique em Fechar.

    • Se desejar que o campo personalizado a ser preenchido usando uma fórmula, clique em fórmula. Na caixa de diálogo que aparece, use as caixas de campo e função para criar uma fórmula e clique em Okey.

  6. Em cálculo para linhas de resumo de tarefa e de grupo, escolha como deseja que os valores em seu campo personalizado acumular. Isto é, como os valores são resumidos nos níveis de resumo tarefa e de grupo para este campo personalizado.Observação: Campos de código e texto de estrutura de tópicos não serão acumuladas. Além disso, a opção Usar fórmula só está disponível se você tiver definido uma fórmula para o campo, em Atributos personalizados.

  7. Em cálculo das linhas de atribuição, escolha como deseja que os valores do campo personalizado a ser distribuído.

    • Clique em Nenhum se o conteúdo do campo personalizado não devem ser distribuídas atribuições.

    • Clique em Rolar para baixo, a menos que inseridos manualmente, se o conteúdo do campo personalizado devem ser distribuídas atribuições, por exemplo, no modo de exibição Uso da tarefa ou modo de exibição Uso de recursos. Nesse caso, os dados são divididos entre as atribuições, a menos que os dados são inseridos manualmente em uma linha de atribuição.

  8. Em valores a serem exibidos, escolha como deseja que os dados do campo personalizado a ser exibido.

    • Clique em dados para exibir os dados reais no conteúdo do campo em todos os modos de exibição em que o campo é exibido.

    • Clique em Indicadores gráficos para especificar os critérios e imagens de indicador associado a ser exibido no campo no lugar de dados.Observação: Se você estiver atualizando os campos Microsoft Office Project Server 2007 com o novo campo personalizado que exibe um indicador, você talvez precise atualizar informações [isto é "alterar"] na coluna uma vez para ver o indicador de novo em uma exibição em Microsoft Office Project Web Access Project Web Access.

Depois que o campo é personalizado, você pode inserir-nos modos de exibição de tarefa ou recurso apropriados no seu projeto.


Importar um campo personalizado

Se outro projeto ou modelo tem um campo personalizado que talvez você ache útil em seu projeto, você pode importá-lo para economizar o tempo que levaria para criar um novo campo personalizado idêntico.

  1. No menu Ferramentas, aponte para Personalizar e clique em campos.

  2. Clique em Importar campo.

  3. Selecione o projeto que contém o campo que você está importando na lista de projeto.

  4. Na área de tipo de campo, selecione a tarefarecurso ou projeto.

  5. Selecione o nome do campo que você está importando na lista de campos.

  6. Clique em Okey e o nome do campo, lista de valores, fórmulas e indicadores gráficos são importados ao seu projeto. Você pode modificar esses valores conforme apropriado e insira o campo nos modos de exibição do seu projeto.


Inserir um campo personalizado

Depois que você personalizou um campo, a próxima etapa é inseri-lo em um modo de exibição.

  1. Clique no cabeçalho de coluna para a coluna que você deseja exibir para a direita do campo personalizado.

  2. No menu Inserir, clique em coluna.

  3. Clique no nome do campo personalizado na lista nome do campo. Se você permanentemente renomeado o campo quando você personalizou-lo, ele estará listado em seu novo nome.

  4. Se você não quiser usar o nome permanente de seu campo personalizado, digite um novo nome na caixa título.

  5. Selecione como deseja que a coluna alinhada, usando o Alinhar título e Alinhar dados listas.

  6. Digite uma largura para a coluna na caixa largura. Você também pode ajustar a largura da coluna no modo de exibição em si, arrastando a borda da coluna para torná-la mais larga ou mais estreita.

  7. Se desejar que o texto de cabeçalho de coluna para quebrado em várias linhas, se a coluna é muito estreita para exibi-la em uma linha, marque a caixa de seleção Quebra de texto de cabeçalho. Desmarque essa caixa de seleção se quiser que o cabeçalho somente sejam exibidos em uma linha.

  8. Clique em Okey para inserir a coluna no modo de exibição exibida.


Renomear um campo

Se um campo em seu projeto captura os dados corretos, mas um título diferente com mais precisão seria descrevem o que está sendo capturado, você pode simplesmente renomear o campo. Renomear o campo envolve primeiro ocultar a coluna e mostrá-lo novamente com o novo nome de campo.

  1. Anote o nome do campo que você está renomeando atual.

  2. Clique com botão direito no cabeçalho da coluna do campo que você está renomeando e clique em Ocultar coluna. A coluna desaparecerá da exibição atual, mas os dados contidos na coluna ainda com segurança são armazenados no banco de dados.

  3. Clique no cabeçalho de coluna para a coluna que você deseja exibir para a direita do campo que você está renomeando.

  4. No menu Inserir, clique em coluna.

  5. Clique no nome original do campo, que você anotou anteriormente, na lista nome do campo.

  6. Digite o novo nome para o campo na caixa título.

  7. Clique em Okey para renomear o campo.Observação: O novo nome será usado para o modo somente de exibição atual. Se você tiver este campo seja exibido em vários modos de exibição, você talvez queira renomear o campo usando estas etapas em outros modos de exibição, também.

3.15 - Campos Personalizados para Tarefas
08:09
+ Planejamento de um Plano - Recursos
16 lectures 02:01:03
4.0 - Introdução do Módulo 4
02:52

Visão geral: adicionar e usar recursos

Os recursos normalmente são pessoas incluídas no plano de projeto, com ou sem tarefas atribuídas. Entretanto, um recurso também poderia incluir qualquer item usado para concluir um projeto, incluindo equipamentos e outros materiais (como cimento ou servidores Web).

Se você estiver usando o Project Professional, terá acesso a outros tipos de recursos.

  • Recursos da empresa    . Um recurso da empresa é uma parte da lista de recursos para toda a organização; Portanto, cada um desses recursos pode ser compartilhada em vários projetos. Normalmente, a lista de recursos da empresa é gerenciada por um administrador, e cada gerente de projeto adiciona estes recursos para seus projetos conforme necessário.

  • Recursos não empresariais     Um recurso não empresarial, ou recurso local, não faz parte da lista de recursos para toda a organização. Nenhum outro gerente de projetos pode usar seus recursos não empresariais em seus projetos.

  • Recursos genéricos     Recursos genéricos são usados para especificar os requisitos de equipe para um projeto, como carpinteiros e desenvolvedores, ou uma equipe de recursos.


Adicionar recursos ao projeto

  1. Clique na guia Exibir. No grupo Modos de exibição de recurso, clique em Planilha de recursos. 

     

  2. No campo Nome do recurso, digite um nome para o recurso de trabalho, material ou genérico.

  3. Se você quiser designar grupos de recursos, no campo grupo do nome do recurso, digite o nome do grupo.

  4. Especifique o tipo de recurso.

    • Para especificar se esse recurso é um recurso de trabalho, no campo Tipo, clique em Trabalho.

    • Para especificar que esse recurso é um recurso material, no campo tipo, clique em Material. No campo Rótulo do Material, digite o rótulo (por exemplo, jardas, toneladas ou caixas) para o recurso.

    • Para especificar se esse recurso é um recurso de custo, no campo Tipo, clique em Custo.

  5. No Máx. Unidades campo do recurso, digite o número total de unidades que esse recurso está disponível para esse projeto. O valor de unidades máximas Especifica quanto deste recurso está disponível para esse projeto — por exemplo, meio expediente ou múltiplos. Por exemplo, se você tiver um recurso que está disponível para o seu projeto dois dias por semana, você pode inserir um valor de unidades máximas de 40%. Você pode usar unidades máximas para especificar várias disponibilidade designação de um recurso. Por exemplo, suponha que você tenha um recurso nomeado como engenheiros, um único recurso que representa três engenheiros individuais em sua equipe. Você pode inserir as unidades máximas em engenheiros como 300%. Você pode agendar os três engenheiros para trabalhar em tempo integral de uma vez sem o recurso engenheiros ser superalocado. É possível inserir unidades máximas como um porcentagem (50%, 100%, 300%) ou como um decimal (0.5, 1, 3). Observação: 

  6. Para criar um recurso de orçamento, selecione o recurso, clique com o botão direito do mouse no nome do recurso e clique em Informações. Marque a caixa de seleção Orçamento.

  7. Você pode adicionar um recurso de trabalho e as informações associadas usando seu catálogo de endereços de email MAPI, do Active Directory ou do Microsoft Project Server. Clique na guia recurso e no grupo Inserir, clique em Adicionar recursos. Clique em Criar equipe da empresa (somente Professional Project), do Active Directory, , ou catálogo de endereços,

Adicionar recursos genéricos não empresariais ao projeto (somente Project Professioal)

  1. Clique na guia Exibir. No grupo Modos de exibição de recurso, clique em Planilha de recursos. 
     Na coluna Nome do Recurso, digite um nome para o recurso genérico, como "marceneiro".

  2. Clique com o botão direito do mouse no nome do recurso e clique em Informações. Na caixa de diálogo Informações sobre o Recurso, clique na guia Geral e marque a caixa de seleção Genérica

  3. Selecione.

  4. Na guia Campos Personalizados, em Campos Personalizados, insira os valores para quaisquer campos obrigatórios para esse recurso genérico. Uma vez que esses campos personalizados são exclusivos para cada organização, consulte seu administrador para obter respostas para quaisquer questões sobre seu uso.Observação: 

  5. É possível adicionar qualquer recurso genérico à lista de recursos da empresa. Pode ser necessário especificar outros atributos para o recurso, como calendários e conjuntos de qualificações, dependendo das necessidades de sua organização.

  6. Posteriormente, quando estiver pronto para substituir um recurso genérico por um recurso da empresa que possui o conjunto adequado de qualificações, você poderá usar a caixa de diálogo Criar equipe ou o Assistente de substituição de recursos.

4.1 - Criando Recursos
12:21

Caixa de diálogo Informações de Recurso, guia Custos

Use essa guia para inserir, analisar ou alterar informações de custo sobre o recurso selecionado. Você pode:

  • Configurar informações de custo para o recurso.

  • Configure tabelas de taxas de custo alternativo para diferentes taxas diferentes tarefas.

  • Indicar o regime de competência de custo do recurso.

Localização da caixa de diálogo

Na planilha de recursos, uso do recurso ou modo de exibição gráfico de recursos, clique no nome do recurso e clique em informações (no Project 2007, clique em Informações do recurso  ). Clique na guia custos.

Detalhes

Usando as tabelas de taxas de custo, você pode atribuir taxas diferentes ao recurso selecionado em tabelas de taxas diferentes. Especificamente, cada tabela constitui uma tabela de taxas diferente, que pode ser usada para taxas diferentes para tarefas diferentes. Dentro de cada uma das cinco tabelas de taxas (A, B, C, D e E), você pode definir até cinco taxas diferentes para o recurso selecionado, juntamente com as datas efetivas. Essas tabelas de taxas diferentes podem ser usadas para considerar aumentos e diminuições de taxas com o tempo, devido a aumentos de salário de recursos de trabalho, por exemplo, ou descontos de recursos materiais. Por padrão, os recursos são atribuídos a tarefas usando a taxa de custo da tabela A. As tabelas de taxas não podem ser renomeadas.

Você pode alterar a tabela de taxas atribuída na caixa de diálogo Informações sobre a Atribuição.

Data Efetiva: Essa é a data em que a taxa padrão, a taxa de horas extras e o custo de uso especificados nessa linha têm efeito. Se dois traços (--) estiverem no campo Data Efetiva, significa que a taxa associada está em vigor no momento. É a taxa padrão que se aplica quando nenhuma outra data efetiva existe ou para datas que as datas efetivas não incluem. Por exemplo, se a data efetiva mostrada na tabela for 14/11/08, qualquer coisa antes de 14/11/08 será incluída pela taxa que tem dois traços (--) no campo Data Efetiva.

Essa taxa permanece em vigor até a próxima Data Efetiva listada na tabela de taxas de custo. Na data em que uma nova taxa vai entrar em vigor, a taxa é alterada no Microsoft Office Project, por exemplo, nos campos Taxa Padrão e Taxa H. Extra na Planilha de Recursos e nos cálculos de custos de recursos para as tarefas atribuídas.

Taxa Padrão: A taxa por hora a ser acumulada para o trabalho normal, ou horário direto, desse recurso.

Taxa de Hora Extra: A taxa por hora a ser acumulada para o trabalho de hora extra para esse recurso.

Custo por Uso: O valor definido a ser acumulado sempre que esse recurso é usado, independentemente da quantidade de trabalho feito.

Caixa de Acumulação de custo

Use a caixa Aumento de custo para especificar quando os custos padrão e de horas extras para os recursos serão aumentados. Os custos de uso são sempre aumentados no início de uma tarefa.

Opções de acumulação de custo

Início; O custo é contraído no início de uma tarefa atribuída.

Rateado: O custo é contraído como horas extras rateadas. Esse é o padrão.

Término: O custo é contraído no término de uma tarefa atribuída.

Botão detalhes

Abre uma caixa de diálogo de seu catálogo de endereços de email compatível com MAPI, mostrando as informações de contato inseridas ali sobre o recurso selecionado.

Taxa Padrão (campo de recurso)

Descrição: O campo Taxa Padrão mostra a taxa de remuneração por trabalho normal, não realizado em horas extras por um recurso.

Uso recomendado: Adicione o campo Taxa Padrão a um modo de exibição de recursos para inserir taxas de remuneração de recursos para trabalho normal diretamente na planilha. Sempre que um recurso relatar trabalho real, os custos para o trabalho serão calculados multiplicando-se o trabalho real pelo valor no campo Taxa Padrão.

Exemplo: Carla tem uma taxa padrão de R$ 10 por hora. Para assegurar que esse custo seja calculado de modo preciso quando Carla for usada em seu projeto, digite 10/h no campo Taxa Padrão. Se você não digitar uma barra e a unidade de tempo, será usada a unidade de tempo horas.

Comentários: Você pode inserir a taxa padrão de um recurso na caixa de diálogo Informações do Recurso. Você também pode definir uma taxa padrão na caixa de diálogo Opções do Project. Quando um novo recurso for criado, essa taxa padrão será definida até que você a altere.

Você pode inserir taxas padrão variáveis na caixa de diálogo Informações do Recurso. É possível ter diferentes taxas padrão para tarefas diferentes usando as diversas tabelas de taxas de custo. Isso é útil se o recurso tiver diferentes taxas para diferentes tipos de tabelas. Você também pode especificar diferentes taxas padrão para diferentes períodos de tempo. Isso é útil quando um recurso tem um aumento agendado para vigorar a partir de uma data específica. Quando várias taxas variáveis são especificadas, a taxa exibida no campo Taxa é relativa ao período de tempo atual.

Inserir os custos baseados em tarifas para pessoal e material

Na maioria dos projetos, custos de recursos para as pessoas (chamados de recursos de trabalho) compõem a maioria dos custos. Se você planeja controlar esses custos em seu projeto, você normalmente começa inserindo taxas de pagamento para as pessoas envolvidas. Quando você e atribuir essas pessoas para trabalhar nas tarefas, o Microsoft Project usa esses taxas para calcular o custo de suas atribuições.

Veja como inserir os valores de remuneração para o pessoal:

  1. Clique em Exibir >Planilha de Recursos.

  2. Se não or possível ver a Tabela de entrada, clique em Exibir > Tabelas > Entrada.

  3. No campo Nome do recurso, digite o nome da pessoa ou selecione o nome se aquela pessoa já estiver na planilha de recursos.

  4. No campo Tipo, certifique-se de que Trabalho está visível.

  5. No campo Tarifa padrão, digite o valor da tarifa de remuneração padrão para aquela pessoa. Pressione Guia para mover-se para este campo, se você não o vê.

  6. Se você planeja acompanhar horas extras no projeto e seu pessoal pode fazer horas extras, digite o valor da hora extra no campo Valor da hora extra.

  7. No campo Acúmulo, a acumulação de custo é Rateada por padrão, mas você pode escolher Iniciar ou Finalizar para acumular os custos de recurso baseados na taxa no início ou no final do projeto.

Observação: A configuração do valor acumulado do custo determina quando o Microsoft Project calcula os totais de custo para recursos com base em tarifas que são atribuídas à tarifas.

  1. Atribuir o recurso a uma tarefa. O Microsoft Project calcula automaticamente o custo de recurso para essa atribuição.Dica:Para inserir mais de uma taxa por recurso, consulte Inserir tarifas variáveis para recursos de pessoal ou material no final deste artigo.

Inserir valores unitários para materiais

Para acompanhar os custos de materiais necessários para completar o projeto (chamado recursos de material), é possível fazer os cálculos pelos valores unitários inseridos. Por exemplo, você pode inserir um valor unitário para o cimento ou rebos que serão utilizados no projeto de construção.

  1. Clique em Exibir > Planilha de recursos.

  2. No campo Nome de recursocampo, insira o nome de um recurso de material ou selecione da lista se ele já foi inserido previamente.

  3. Para um novo recurso de material, clique na seta no campo Tipoe selecione Material.

  4. No campo de Material, digite o nome de unidade. Por exemplo, digite acende (para litros), cu.m (para metros cúbicos) ou ea (para cada)

  5. No campo Valor un. padrão, insira o valor unitário para o recurso de material.

Pressione Guia para mover-se para este campo, se você não o vê.

  1. No campo Acúmulo, a acumulação de custo é Rateada por padrão, mas você pode escolher Iniciar ou Finalizar para acumular os custos de recurso baseados na taxa no início ou no final do projeto.

  2. Atribuir o recurso a uma tarefa. O Microsoft Project calcula automaticamente o custo de recurso para essa atribuição.

Inserir taxas variáveis para recursos de pessoal ou material

Se um conjunto individual de taxas de remuneração não for suficiente para uma pessoa, ou se você tem mais de uma taxa de remuneração para um recurso material, é possível usar tabelas de taxas de custo para inserir taxas variáveis (chamadas de taxas misturadas).

Por exemplo, é possível inserir taxas variáveis para o tipo de trabalho de um recurso, o local do trabalho, o nível de habilidade para trabalhar em tarefas específicas ou listar taxas para graus diferentes de material ou para explicar as mudanças de taxas de material.

  1. Clique em Exibir > Planilha de recursos.

  2. Clique com o mouse direito no trabalho ou recurso material e selecione Informação.

  3. Na caixa de Informações de recurso, clique na guia Custos.


  1. Nas tabelas de taxas de custo, clique na guia A (Padrão).

  2. Para um recurso de trabalho, faça assim:

    1. Na coluna Taxa padrão, insira uma taxa.

    2. Na coluna Valor da hora extra, insira um valor (opcional).

    3. Insira quantos valores novos ou de hora extra você precisar nas linhas seguintes.

  3. Para um recurso de material, faça assim:

    1. Na coluna Taxa padrão, digite uma taxa.

    2. Na coluna Taxa padrão na linha seguinte, digite um novo valor ou um percentual de mudança. Por exemplo, digite +10% para aumentar o valor anterior em 10%.

    3. Insira quantos valores novos ou alterações de valores você precisar nas linhas seguintes.

  4. Na coluna Data efetiva insira as datas nas quais os novos valores entrarão em vigor.

  5. Para inserir novos valores para uma pessoa ou recurso material, digite os valores e as datas efetivas nas outras guias (BCD ou E).

Observação:

  • É possível também inserir os custos para trabalho ou material de recursos nas tabelas de taxas de custo .Esses custos são normalmente custos pontuais que não são baseados em tarifas. Por exemplo, uma taxa de entrega para material. Insira um valor na coluna Custo por uso do trabalho ou de recursos materiais.

  • Depois de inserir várias taxas para um trabalho ou recursos materiais, é possível alterar os valores dos recursos para qualquer atribuição aplicando uma tabela de custo de taxas diferente no modo de exibição Uso da Tarefa (clique com o botão direito do mouse no recurso atribuído na guia > Informações > Custo).

  • É possível adicionar a coluna Tabela de taxas de custo ao modo de exibição Uso da tarefa se você usar as tabelas de taxas de custo regularmente. No modo de exibição Uso da tarefa, clique na seta próxima ao cabeçalho Adicionar nova coluna e selecione Tabela de taxas de custo.

  • Mudar o valor padrão de um recurso na tabela de taxas de custo (na guia A (Padrão)) afeta o custo de tarefas concluídas que tiveram o mesmo recurso atribuído a elas. Para evitar esse problema, altere os valores padrão em outras tabelas de taxas de custo (BCD ou E) que não são aplicadas pelo padrão.

4.2 - Remuneração de Recursos
06:31

Inserir taxas variáveis para recursos de pessoal ou material

Se um conjunto individual de taxas de remuneração não for suficiente para uma pessoa, ou se você tem mais de uma taxa de remuneração para um recurso material, é possível usar tabelas de taxas de custo para inserir taxas variáveis (chamadas de taxas misturadas).

Por exemplo, é possível inserir taxas variáveis para o tipo de trabalho de um recurso, o local do trabalho, o nível de habilidade para trabalhar em tarefas específicas ou listar taxas para graus diferentes de material ou para explicar as mudanças de taxas de material.

  1. Clique em Exibir > Planilha de recursos.

  2. Clique com o mouse direito no trabalho ou recurso material e selecione Informação.

  3. Na caixa de Informações de recurso, clique na guia Custos.


  1. Nas tabelas de taxas de custo, clique na guia A (Padrão).

  2. Para um recurso de trabalho, faça assim:

    1. Na coluna Taxa padrão, insira uma taxa.

    2. Na coluna Valor da hora extra, insira um valor (opcional).

    3. Insira quantos valores novos ou de hora extra você precisar nas linhas seguintes.

  3. Para um recurso de material, faça assim:

    1. Na coluna Taxa padrão, digite uma taxa.

    2. Na coluna Taxa padrão na linha seguinte, digite um novo valor ou um percentual de mudança. Por exemplo, digite +10% para aumentar o valor anterior em 10%.

    3. Insira quantos valores novos ou alterações de valores você precisar nas linhas seguintes.

  4. Na coluna Data efetiva insira as datas nas quais os novos valores entrarão em vigor.

  5. Para inserir novos valores para uma pessoa ou recurso material, digite os valores e as datas efetivas nas outras guias (BCD ou E).

4.3 - Diferentes Remuneração de Recursos
02:57

Adicionando uma exceção a um calendário

Se um recurso está demorando férias que você gostaria de conta no seu planejamento, você pode adicioná-la para o calendário do recurso.

Dica: Não exagerar nesse aspecto! Estatísticas para todos os dias de férias podem tornar mais desafiador do que ele precisa ser de agendamento. Uma prática recomendada é apenas conta para férias que afetarão significativamente o cronograma do seu projeto. Se um recurso está levando apenas um ou dois dias desativado, não se preocupe!

  1. Clique em projeto > Propriedades > Alterar período útil. Observação: Usando Project 2007 ? Clique em Ferramentas > Alterar período útil.

  2. Escolha um recurso da lista para calendário. Dica: Precisa alterar a agenda do recurso completo? Você pode usar a caixa de diálogo Alterar período útil para Ajustar o trabalho do recurso e folga.

  3. Selecione as férias dias no calendário.

  4. Na guia exceções, digite um nome para os dias de férias e pressione Enter.  As datas de início e término são preenchidas com o que você tinha selecionado no calendário e as férias está marcada como não útil.

  5. Clique em OK.

As tarefas que este recurso está atribuído serão agora programadas em torno de férias, normalmente, aumentando o número de dias que levará para concluir a tarefa.

Configurar dias de férias de repetição

Alguns recursos podem ter férias que se repete regularmente durante o projeto. Por exemplo, eles podem querer toda sexta-feira outro desativado.

  1. Na caixa de diálogo Alterar período útil, selecione o dia de férias que você deseja tornar recorrente e, em seguida, clique em detalhes. 

  2. Em padrão de recorrência, definir com que frequência o dia de férias será repetida. Dica: Você também pode definir um intervalo de recorrência se as férias acontece repetidamente e, em seguida, parar. Por exemplo, se o recurso está demorando cada outro sexta-feira desativado sobre verão, mas continuará um cronograma normal no outono.

  3. Clique Okey para retornar à caixa de diálogo Alterar período útil e, em seguida, clique em Okey novamente.

4.4 - Calendário de Recursos
05:18

Alterar a disponibilidade de recursos sem usar um calendário

Você tem um recurso que é a divisão de tempo entre seu projeto e outra? Você pode definir disponibilidade diretamente na caixa de diálogo Informações do recurso e ignorar totalmente de calendário do recurso para usar uma porcentagem específica de disponibilidade durante um determinado período.

  1. Clique em Exibir > exibições de recursos > planilha de recursos. 

  2. O recurso de atalho e escolha informações (ou Informações do recurso, se você estiver usando o Project 2007 ).

  3. Na guia Geral, em Disponibilidade do recurso, defina as datas de quando o recurso tem limitada disponibilidade e em seguida, defina uma porcentagem de tempo do recurso que estará disponível para o seu projeto (unidades ).

  4. Clique em OK.

Dicas sobre unidades

Project, unidades refere-se à parte de tempo de um recurso que está disponível para trabalhar em um projeto. Por exemplo, se Audrey geralmente funciona uma semana de 40 horas e seu valor de unidades é definido como 50%, ela será ser agendada para 20 horas de trabalho por semana. Se ela funciona normalmente um cronograma de meio expediente de 30 horas por semana, com unidades definidas em 50%, ela poderia ser agendada para 15 horas por semana.

Dica | Anotações

Porcentagem e decimais valores ambas as funcionar: Você pode inserir unidades máximas como uma porcentagem (por exemplo, 50%, 100% ou 300%) ou como um número decimal (por exemplo, 0.5, 1 ou 3).

Somente insira uma data de início para disponibilidade aberta: Você pode especificar uma data no campo Disponível até em qualquer modo de exibição que tenha uma tabela sem especificar uma data na coluna Disponível de.

Use porcentagens abaixo de 100 para trabalhar meio expediente: Para tornar um recurso de meio expediente em seu projeto, defina uma porcentagem menor que 100.Por exemplo, se o recurso trabalharão meia-dias durante esse período, digite 50%.

Multiplica unidades para os recursos são equipes de pessoas: Para definir as unidades de um grupo de recursos, verifique se que a porcentagem representa todas as pessoas do grupo. Por exemplo, se você tiver uma equipe com três pessoas tempo integral definido como um recurso em seu projeto, defina o valor de unidades para 300% (100% por pessoa) para que o trabalho agendado a conta para esses três pessoas lidar com tudo o que eles estão atribuídos.

4.5 - Ajustando a Disponibilidade de recursos
04:16

Adicionar uma anotação a uma tarefa, um recurso ou um projeto

Para incluir informações adicionais ou de apoio, você pode adicionar uma observação para um tarefa, recurso, atribuição ou o projeto inteiro. Você também pode incluir um arquivo, como um documento do Microsoft Office Word, com a nota.

Adicionar uma anotação de tarefa, recurso ou atribuição

  1. No menu Exibir, clique em um modo de exibição de tarefa, recurso ou de planilha de uso.

  2. Siga um destes procedimentos:

    • Para adicionar uma anotação de tarefa, selecione uma tarefa, clique no menu Projeto e em Anotações da Tarefa.

    • Para adicionar uma anotação de recurso, selecione um recurso, clique no menu Projeto e clique em Anotações do Recurso.

    • Para adicionar uma anotação de atribuição, selecione a atribuição, que está listada abaixo do recurso ou da tarefa no modo de exibição de uso, clique no menu Projeto e em Anotações da Atribuição.

  3. Na caixa Anotações, digite o conteúdo da anotação e clique em OK.

  4. Para formatar o texto, selecione-o e clique em Formatar Fonte, Alinhar à Esquerda, Centralizar, Alinhar à Direita ou Lista com Marcadores.

  5. Para inserir uma imagem, um elemento gráfico ou um arquivo, clique em Inserir Objeto  .

Observação:

  • Para exibir a anotação, coloque o ponteiro sobre o indicador de anotações  na coluna do indicador  da exibição. Para exibir uma anotação longa completa, clique duas vezes no indicador de anotações.

  • Anotações muito longas podem ser difícil de ler, portanto, talvez você queira imprimi-los. Para imprimir todas as anotações do projeto quando você imprime um modo de exibição, no menu arquivo, clique em Configurar página e clique no modo de exibição na guia marque a caixa de seleção Imprimir anotações. Anotações são impressas na última página da cópia impressa.

  • Para excluir uma anotação, selecione o texto na caixa Anotações e pressione DELETE.



 

4.6 - Como documentar recursos com anotações
04:17
4.7 - Incluindo informação de Grupo de Recursos
02:40

Designar pessoas para trabalhar em tarefas

Em geral, assim que tarefas são inseridas em um cronograma, pessoas são designadas para trabalhar nelas. Afinal de contas, nenhum projeto é concluído sozinho.

  1. No Gráfico de Gantt, vá até a coluna Nomes dos Recursos.

  2. Clique na seta e escolha as pessoas que trabalharão na tarefa.

  3. Se o nome da pessoa que você quer designar não estiver aparecendo, insira um novo nome.

Se você não vir todos os nomes na lista, em seguida, ninguém foi adicionada ao projeto ainda. Seja Insira um novo nome na coluna, ou 

Adicionar recursos ao seu projeto antes de atribuí-las ao trabalho nas tarefas.

Para adicionar recursos como equipamentos e materiais, consulte Adicionar e atribuir recursos de material às tarefas.

Em Project Professional 2016, alguns recursos podem exigir aprovação de um gerente de recursos. Se você está conectado ao Project Online, pode haver alguns recursos que exigem que você solicite compromisso de recurso antes do recurso pode ser usado em seu projeto. Projeto mostra este indicador  se você precisa solicitar um contrato. Um contrato é um contrato entre um gerente de projeto e um Gerenciador de recursos, para permitir que um recurso específico trabalhar em um projeto para um determinado período de tempo, em um determinado percentual de tempo, ou para um determinado número de horas.

Designar uma pessoa para trabalhar meio período em uma tarefa

Suponha que você queira designar uma pessoa para trabalhar meio período em um projeto. É possível definir quanto tempo essa pessoa irá trabalhar na caixa Atribuir Recursos.

  1. No Gráfico de Gantt, selecione a tarefa.

  2. Clique na guia Recurso > Atribuir Recursos.

  3. Na caixa Atribuir Recursos, escolha os recursos a serem atribuídos e clique em Atribuir Recursos.
    No exemplo abaixo, Amy é o recurso. Inserindo 50% na caixa Unidades, ela agora está designada para trabalhar 50% do tempo na tarefa "Construir a cerca". Bob também está envolvido na tarefa, mas, como a coluna Unidades está em branco, Bob é designado a 100% da tarefa. 

    Dica: Às vezes, quando você atribui recursos a uma tarefa, a duração dessa tarefa pode mudar inesperadamente. Se isso acontecer, verifique sua configuração de agendamento controlado pelo esforço. Configurações de tarefas ou recursos também podem estar causando mudanças de agendamento inesperadas. Para verificar isso, examine todos os fatores de agendamento que possam afetar a tarefa.

Há muitas pessoas atribuídas a uma tarefa?

Se você tiver uma única tarefa com muitas pessoas designadas, as alterações feitas na coluna Nomes de Recursos poderão não funcionar. Essa coluna pode conter apenas 256 caracteres, e você poderá atingir esse limite se houver muitos recursos atribuídos a uma tarefa.

Para tarefas em que você precisa de muitos recursos atribuídos, é melhor fazer suas atribuições e fazer alterações nas atribuições na caixa de diálogo Informações da Tarefa.

  1. Com a tarefa selecionada, clique em Tarefa > Propriedades > Informações. 

  2. Na guia Recursos, você pode atribuir uma lista maior de recursos à tarefa, sem atingir o limite de 256 caracteres na coluna Nomes de Recursos.

4.8 - Atribuição de recursos de trabalho às tarefas
16:51
4.9 - Atribuição de recursos de custo
02:28
4.10 - Atribuição de recursos de material
02:35

Controlada pelo Empenho (campo de tarefa)

Descrição: O campo Controlada pelo Empenho indica se o agendamento da tarefa é um agendamento controlado pelo empenho. Quando uma tarefa é controlada pelo empenho, o Project mantém o trabalho total da tarefa com seu valor atual, independentemente de quantos recursos estão atribuídos à tarefa. Quando novos recursos forem atribuídos, o trabalho restante será distribuído para eles.

Uso recomendado: Adicione o campo Controlada pelo Empenho a uma planilha de tarefas quando desejar definir se as tarefas são controladas por empenho ou controladas por recursos diretamente nessa planilha. Se desejar que a mesma duração seja agendada independentemente do número de recursos atribuídos à tarefa, clique em Não no campo Controlada pelo Empenho. Se desejar que a duração seja dependente da disponibilidade e do esforço dos recursos atribuídos, clique em Sim nesse campo.

Exemplo: Você tem uma tarefa para criar um conjunto de desenhos arquitetônicos com uma duração de quatro semanas, que é o tempo que um projetista levaria para concluir a tarefa. Como a tarefa é controlada pelo empenho, você atribui quatro projetistas à tarefa e o Project agendará a tarefa para ser concluída em uma semana. Nesse caso, você clica em Sim no campo Controlada pelo Empenho.

Mais tarde, você agenda uma semana para que o cliente revise os desenhos. Como você deseja agendar uma semana independentemente do número de clientes que revisarão os desenhos, no campo Tipo, clique Não no campo Controlada pelo Empenho.

Comentários: Você pode definir se uma tarefa é controlada pelo empenho na caixa de diálogo Informações da Tarefa.

Também é possível definir o padrão de todas as novas tarefas criadas na caixa de diálogo Opções do Project.


Como o Project agenda tarefas: nos bastidores

Este artigo trata do lado técnico de como o Project agenda as tarefas em seu projeto. Às vezes, as pessoas ficam confusas quando o Project move automaticamente uma tarefa para uma hora diferente da esperada. Ou ficam se perguntando por que a alteração, digamos, de uma restrição de tarefa fez outras tarefas se moverem de maneira imprevisível. Esta é sua chance de entender os motivos por trás do sofisticado mecanismo de agendamento do Project.

Isso não é necessariamente fáceis de entender a primeira, mas passar por ele faça um gerente de projeto mais experiente — e lhe firme controle sobre a data de término do projeto.


Como os tipos de tarefa afetam o cronograma?

Os tipos de tarefa se aplicam apenas a tarefas agendadas automaticamente e têm três opções: unidades fixas, trabalho fixo e duração fixa. O Project examina o tipo de uma tarefa para determinar como a duração, o trabalho e as unidades se comportarão enquanto o Project agenda o projeto.

Cada um dos tipos de tarefa afeta o agendamento quando você edita um dos três elementos da seguinte maneira.

Caso 1

Em uma: Tarefa de unidades fixas

Se você revisar as unidades: A duração é recalculada.

Se você revisar a duração: O trabalho é recalculado.

Se você revisar o trabalho: A duração é recalculada.

Caso 2

Em uma:Tarefa de trabalho fixo

Se você revisar as unidades: A duração é recalculada.

Se você revisar a duração: As unidades são recalculadas.

Se você revisar o trabalho: A duração é recalculada.

Caso 3

Em uma:

Se você revisar as unidades:

Se você revisar a duração:

Se você revisar o trabalho:

Caso 4

Em uma:Tarefa de duração fixa

Se você revisar as unidades: O trabalho é recalculado.

Se você revisar a duração: O trabalho é recalculado.

Se você revisar o trabalho: As unidades são recalculadas.


  • Para alterar um tipo de tarefa, clique duas vezes no nome da tarefa no gráfico de Gantt e clique na guia Avançado.

Alguns exemplos

Digamos que você tenha uma tarefa de unidades fixas, com 1 unidade de recurso de tempo integral disponível 8 horas por dia. Você define a tarefa com uma duração de 10 dias e 80 horas de trabalho.

  • Se você descobrir que outro recurso de tempo integral pode auxiliar na tarefa, o Project recalculará a duração da tarefa. Agora a tarefa tem duas unidades atribuídas, com uma duração de 5 dias e 80 horas de trabalho.

  • Se você descobrir que tem 8 dias para concluir a tarefa, em vez de 10, o Project recalculará o trabalho da tarefa. A tarefa tem agora uma duração de 8 dias, com 64 horas de trabalho e 1 unidade de recurso.

  • Se você descobrir que a tarefa levará 20 horas de trabalho adicional, o Project recalculará a duração da tarefa. A tarefa tem agora 100 horas de trabalho, com uma duração de 12,5 dias e 1 unidade de recurso.

Agora, digamos que você transforme a mesma tarefa em uma tarefa de trabalho fixo. Isso significa que ela pode fazer apenas o trabalho que você especificar: nem mais, nem menos. Nesse exemplo, a tarefa tem 1 recurso de tempo integral disponível 8 horas por dia, com uma duração de 10 dias e 80 horas de trabalho.

  • Se você descobrir que outro recurso de tempo integral pode auxiliar na tarefa, o Project recalculará a duração da tarefa. Agora a tarefa tem 2 unidades atribuídas, com uma duração de 5 dias e 80 horas de trabalho.

  • Se você descobrir que tem 8 dias para concluir a tarefa, em vez de 10, o Project recalculará as unidades de recurso da tarefa. Para que a tarefa seja feita em 80 horas durante 8 dias, devem ser atribuídas 1,25 unidades de recurso. A unidade de recurso atribuída à tarefa no momento está alocada a 125%. Você precisa atribuir outro recurso para a alocação dos 25% adicionais.

  • Se você descobrir que a tarefa levará 20 horas de trabalho adicional, o Project recalculará a duração da tarefa. A tarefa tem agora 100 horas de trabalho, com uma duração de 12,5 dias e 1 unidade de recurso.

Por fim, digamos que você transforme a mesma tarefa em uma tarefa de duração fixa. Isso significa que ela deve ser concluída na duração que você especificar. Novamente, Nesse exemplo, a tarefa tem 1 recurso de tempo integral disponível 8 horas por dia, com uma duração de 10 dias e 80 horas de trabalho.

  • Se você descobrir que outro recurso pode auxiliar na tarefa, o Project recalculará o trabalho atribuído a cada recurso. Quando apenas 1 recurso estava atribuído à tarefa, esse recurso tinha 80 horas de trabalho para realizar. Quando você atribui outro recurso à tarefa, cada recurso tem 40 horas de trabalho para realizar ao longo da mesma duração de 10 dias, para um total de 80 horas de trabalho. Ao adicionar outra unidade de recurso, você também revisa a alocação das duas unidades para 50% cada, tornando as duas disponíveis para trabalhar 50% em outras tarefas.

  • Se você descobrir que tem 8 dias para concluir a tarefa, em vez de 10, o Project recalculará o trabalho da tarefa. A tarefa tem agora uma duração de 8 dias, com 64 horas de trabalho e 1 unidade de recurso.

Se você descobrir que a tarefa levará 20 horas de trabalho adicional, o Project recalculará as unidades de recurso da tarefa, de forma que o trabalho adicional ainda possa ser concluído dentro da duração de 10 dias. A tarefa tem agora 100 horas de trabalho, com uma duração de 10 dias e 1,25 unidade de recurso. A unidade de recurso atribuída à tarefa no momento está alocada a 125%. Você precisa atribuir outro recurso para a alocação dos 25% adicionais.

Observação: Como as atribuições de recursos de custo não têm valores para trabalho ou unidades, esses valores não serão recalculados quando a data de início ou a data de término de uma tarefa for modificada. As datas também nunca são recalculadas para uma atribuição de recurso de custo, pois não é possível modificar o trabalho ou as unidades.

Esta é uma tabela do que se deve lembrar sobre os tipos de tarefa.

Dicas e truques | Explicação

Esteja atento às tarefas controladas pelo empenho: Se você clicar em Trabalho Fixo na lista Tipo de tarefa, não será possível alterar a configuração de Controlada pelo empenho da tarefa. As tarefas de trabalho fixo não têm valores de trabalho flexíveis e sempre são, portanto, controladas pelo empenho. Saiba mais sobre tarefas controladas pelo empenho posteriormente neste artigo.

Adicione uma coluna para ajudar a alterar o tipo de tarefa: Você pode exibir e alterar o tipo de cada tarefa diretamente em sua exibição inserindo o campo Tipo. Clique na coluna à direita de onde deseja inserir a nova coluna, clique no menu Inserir e em Coluna. Na lista Nome do campo, clique em Tipo.

As tarefas resumo são sempre tarefas de duração fixa: As tarefas de resumo são sempre do tipo de duração fixa, pois as datas de início e término de uma tarefa de resumo são determinadas por suas subtarefas.

Use o recuo para a estrutura de tópicos, não para tipos de tarefa: Se desejar alterar a estrutura hierárquica de uma tarefa ou subtarefa como parte de uma estrutura de tópicos do projeto, você precisará recuar a tarefa ou recuá-la para a esquerda, em vez de alterar o tipo de tarefa ou adicionar uma data limite.

Não confunda restrições de tarefas, como OMBP, com tipos de tarefa: Se desejar impor restrições sobre a forma como o Project calcula as datas de início e de término das tarefas, você precisará definir uma restrição de tarefa, em vez do tipo da tarefa.


Como o agendamento controlado pelo empenho afeta o cronograma?

Em todas as tarefas, depois que você atribui um recurso, a tarefa é agendada de acordo com a fórmula (presumindo que as tarefas sejam do tipo tarefa de unidades fixas padrão):

Duration = Work / Units

Para qualquer tarefa, você pode escolher que parte da equação o Project calcula definindo o tipo de tarefa. Quando você atribui ou remove pessoas de uma tarefa, o Project aumenta ou encurta a duração da tarefa com base no número de recursos atribuídos a ela, mas não altera o trabalho total da tarefa. Isso é chamado de agendamento controlado pelo esforço. Normalmente, essa configuração está desativada. Para ativá-la, clique em ArquivoOpçõesAgendar e marque a caixa de seleção Novas tarefas são controladas pelo empenho.

Embora o agendamento controlado pelo empenho possa funcionar na maioria dos cenários, talvez você queira que esse comportamento reflita de forma mais precisa o que acontece em uma tarefa específica quando recursos são adicionados ou removidos. Por exemplo, você pode querer ver o aumento total de trabalho conforme adiciona mais pessoas a uma determinada tarefa.

  1. Clique com o botão direito do mouse em uma tarefa, clique em Informações da Tarefa  e clique na guia Avançado.

  2. Desmarque a caixa de seleção Controlada pelo empenho.

Observação: Você não pode remover o agendamento controlado pelo empenho de tarefas de trabalho fixo. As tarefas de trabalho fixo não têm valores de trabalho flexíveis e sempre são, portanto, controladas pelo empenho.

Ao trabalhar com o agendamento controlado pelo empenho, lembre-se do seguinte:

Dicas e truques | Explicação

O controle pelo empenho não se aplica ao primeiro recurso atribuído: Os cálculos controlados pelo empenho se aplicam apenas depois que os primeiros recursos são atribuídos à tarefa. Depois que os primeiros recursos são atribuídos, o valor do trabalho não mudam, pois novos recursos são atribuídos ou removidos da mesma tarefa.

Lembre-se das tarefas de unidades fixas: Se o tipo de tarefa atribuída for Unidades Fixas, a atribuição de recursos adicionais encurta a duração da tarefa.

Lembre-se das tarefas de duração fixa: Se o tipo de tarefa atribuída for Duração Fixa, a atribuição de recursos adicionais diminui os valores de unidade individuais dos recursos.

Lembre-se das tarefas de unidades fixas: Se o tipo de tarefa atribuída for Trabalho Fixo, a atribuição de recursos adicionais encurta a duração da tarefa.

Algumas tarefas podem ser definidas para serem controladas pelo empenho: As tarefas resumo e os projetos inseridos não podem ser definidos como Controlados pelo empenho.



Como o agendamento manual e automático afeta o cronograma?

É fundamental saber as diferenças entre tarefa agendada manualmente e tarefa agendada automaticamente para entender como o Project agenda o projeto.

Em geral, as tarefas agendadas manualmente deixam você controlar o cronograma. Quando você adiciona uma tarefa ao cronograma, ela fica no lugar. No entanto, nem sempre essa é a melhor maneira de criar um cronograma, especialmente conforme os projetos se tornam mais complicados e você quer usar tarefas agendadas automaticamente para tirar proveito do sofisticado mecanismo de agendamento do Project.



Observe que para as tarefas agendadas manualmente, a duração é um valor de texto, além de um número. Como a duração pode ser um valor de texto, uma data de início não foi definida automaticamente pelo Project, e a barra de Gantt é exibida apenas parcialmente para refletir a incerteza do cronograma da tarefa neste momento.

Para a tarefa agendada automaticamente, a duração é um valor numérico com uma unidade de tempo acrescentada, como “12h” para uma duração de doze horas. Por definição, durações, datas de início e datas de término válidas de tarefas agendadas automaticamente e, portanto, as barras, são desenhadas automaticamente pelo Project.

Mas às vezes fica um pouco mais complicado com as informações que você fornece para tarefas agendadas manualmente. Para desenhar barras em uma tarefa agendada manualmente, o Project precisa apenas de três valores de tempo: duração, data de início e data de término. Se você definir dois desses valores para uma tarefa agendada manualmente, o terceiro valor será calculado automaticamente pelo Project e a tarefa permanecerá com o agendamento manual. Então, atenção com esse tipo de comportamento “inesperado” do Project.


Observação: Por padrão, as tarefas são agendadas manualmente. Os gerentes de projeto acostumados com o agendamento automático das versões anteriores do Project podem desativar o recurso de agendamento manual de determinadas tarefas ou do projeto inteiro. Alguns projetos, especialmente os mais complicados, podem exigir que o sofisticado mecanismo de agendamento do Project cuide do agendamento. Para alterar todas as tarefas para o agendamento automático, clique em Novas Tarefas: Agendar Automaticamente na parte inferior da janela do aplicativo Project.


Tarefas agendadas manualmente

Você pode colocar uma tarefa agendada manualmente em qualquer local do cronograma e o Project não vai movê-la. Esse novo recurso oferece mais flexibilidade e controle sobre o planejamento e o gerenciamento do cronograma.

Por que você deveria se preocupar? Bem, frequentemente os cronogramas de projetos são bastante informais. Eles começam como simples listas de datas a partir de emails, reuniões com participante ou uma conversa no corredor. Muitas vezes, os gerentes de projeto não têm informações completas sobre os itens do trabalho. Por exemplo, talvez eles só saibam quando uma tarefa deve ser iniciada, mas não saibam sua duração até terem uma estimativa dos membros da equipe. Além disso, eles podem saber quanto tempo uma tarefa levará, mas não saberão que ela pode ser iniciada até receberem a aprovação do gerente de recursos.

Estes são alguns pontos que você deve lembrar em relação às tarefas agendadas manualmente.

  • Você nunca estará no escuro. As tarefas agendadas manualmente têm seus próprios indicadores e barras de tarefas para ajudar a diferenciá-las das tarefas agendadas automaticamente "clássicas".

  • Tudo é possível. Quando uma tarefa está no modo agendado manualmente, as colunas Início, Término e Duração podem estar em branco ou incluir valores de texto, além de datas reconhecíveis.

  • Alternando os modos de agendamento Você pode alterar trocadas de uma tarefa agendada manualmente agendadas automaticamente. Cuidado, apesar. Quando você altera de uma tarefa agendada manualmente agendadas automaticamente, projeto será preciso tomar algumas decisões. Se a duração de uma tarefa foi "Uma fortnight", o Project geralmente define uma duração estimada de "1 day?" se a tarefa estiver definida para agendada automaticamente. Afinal, você não pode esperar projeto saber que um fortnight é longo de duas semanas.

  • Adiamento de controle Se uma tarefa agendada manualmente precisa ser atrasada devido a um adiamento, sua tarefa sucessora não sejam automaticamente enviadas check-out. Os gerentes de projeto podem decidir manter as datas originais se seus recursos são capazes de prosseguir conforme o planejado ou atraso das tarefas sucessoras se há dependências de disco rígidas.

  • Impactos controlados pelo empenho    Tarefas agendadas manualmente não podem ser definidas como controlado pelo empenho. A duração de uma tarefa agendada manualmente não será alterado conforme mais recursos são atribuídos a ela, ou removidos dele. Saiba mais sobre neste artigo.

A tabela a seguir mostra como os atributos do Project são definidos e usados para agendar tarefas manualmente e automaticamente.

Item: Duração

Agendada manualmente: Podem ser informações de número, data ou texto, como "14d" ou "quinzena". Não usada pelo Project para ajudar a agendar o projeto, se o valor não estiver em um formato de duração que possa ser reconhecido.

Agendada automaticamente: É possível usar somente números que representam períodos e unidades de tempo, como "14d" ou "2 meses".


Item: Trabalho

Agendada manualmente: É possível usar somente números que representam períodos e unidades de tempo, como "14d" ou "2 meses".

Agendada automaticamente: É possível usar somente números que representam períodos e unidades de tempo, como "14d" ou "2 meses".

Item: Recursos

Agendada manualmente: Podem ser atribuídos a tarefas. Os calendários de recursos não são usados pelo Project para ajudar a agendar tarefas

Agendada automaticamente : Podem ser atribuídos a tarefas. Usados pelo Project para ajudar a determinar o melhor cronograma. Mudarão a duração das tarefas, se elas forem definidas como controladas pelo empenho, diferentemente das tarefas agendadas manualmente.

Item: Data de início

Agendada manualmente: Podem ser informações de número, data ou texto, como "30 jan" ou "Em breve". Não usada pelo Project para ajudar a agendar o projeto, se o valor não estiver em um formato de tempo que possa ser reconhecido.

Agendada automaticamente: É possível usar somente informações de data. No entanto, você pode usar os valores “hoje” e “amanhã”, que o Project reserva para tarefas agendadas automaticamente.

Item: Data de término

Agendada manualmente: Podem ser informações de data ou texto, como "30 jan" ou "Em breve". Não usada pelo Project para ajudar a agendar o projeto.

Agendada automaticamente: É possível usar somente informações de data. No entanto, você pode usar os valores “hoje” e “amanhã”, que o Project reserva para tarefas agendadas automaticamente.

Item: Restrições

Agendada manualmente: Ignoradas pelo Project.

Agendada automaticamente: Usadas pelo Project para ajudar a determinar o melhor cronograma.

Item: Dependências (vínculos)

Agendada manualmente: Podem ser usadas, mas não alterarão o agendamento da tarefa. Contudo, os vínculos da tarefa a reagendarão quando aplicados pela primeira vez.

Agendada automaticamente: Podem ser usadas e alterarão o agendamento da tarefa.

Item: Calendários do projeto e de recursos

Agendada manualmente: Ignorados pelo Project.

Agendada automaticamente: Usados pelo Project para ajudar a determinar o melhor cronograma.


Tarefas agendadas automaticamente

As tarefas agendadas automaticamente são a forma clássica usada pelo Project para agendar suas tarefas. O agendamento automático fornece um maio sistemático e altamente estruturado de gerenciar os cronograma do projeto. Com base na entrada dos usuários, como a duração da tarefa, o trabalho planejado, o número de recursos e as datas de restrição, o Project calcula as datas mais anterior e mais posterior para as tarefas em um cronograma ideal.

O Project agenda um projeto a partir das informações que você insere sobre:

  • O projeto geral.

  • Os itens de trabalho individuais (chamados de tarefas) necessários para realizar o projeto.

  • Se necessário, os recursos exigidos para realizar essas tarefas.

Se algo no projeto mudar depois que você criar o cronograma, você poderá atualizar as tarefas ou os recursos, e o Project ajustará o cronograma para você.

Para cada tarefa, você pode inserir um ou todos os seguintes itens:

  • Durações

  • Dependências entre tarefas

  • Restrições


Usando essas informações, o Project calcula a data de início e a data de término de cada tarefa.

Você pode inserir recursos no projeto e depois atribuí-los a tarefas para indicar qual recurso é responsável pela realização de cada atribuição. Além de ajudar a planejar sua equipe de projeto, isso também pode ajudar a calcular o número de máquinas necessárias ou a quantidade de material a ser consumido. Se você inserir recursos, os cronogramas de tarefas serão mais refinados de acordo com as seguintes informações dos recursos:

  • Trabalho

  • Unidades

  • Períodos de trabalho e de folga inseridos em calendários.

Outros elementos, como tempo de avanço e tempo de retardo para vínculos, tipos de tarefa, disponibilidade de recursos e recurso de controle, podem afetar o agendamento. Assim, entender os efeitos desses elementos pode ajudar a manter e ajustar seu cronograma, conforme necessário.

Observação: O Project calcula a duração de tarefas agendadas automaticamente com base nas definições das unidades de duração (clique em ArquivoOpções e em Agendar). Da mesma forma que eu um calendário mensal normal, o ano começa em janeiro e cada semana começa no domingo ou na segunda-feira. Por padrão, quando o Project calcula as unidades de duração, um dia é igual a 8 horas, uma semana é igual a 40 horas e um mês é igual a 20 dias úteis. Se você inserir datas de início e de término para tarefas e não inserir as horas de início e de término, o Project usará 8h como hora de início padrão e 17h como hora de término padrão.


Alterando os modos de agendamento de tarefas

Você pode alternar o agendamento de uma tarefa de automático para manual (clique em ArquivoOpções e em Agendar). Ao alterar os modos de tarefa, lembre-se do seguinte.

  • Uma tarefa que é alterada para o agendamento automático terá a duração e as datas definidas com as configurações padrão do Project. Por exemplo, o Project alterará uma tarefa agendada manualmente com uma duração de "Algumas semanas" para o padrão de "1 dia?". Uma tarefa com a data de início inserida manualmente como "amanhã" terá seu início alterado para a data de início do projeto quando ele for alterado para uma tarefa agendada automaticamente.

  • Uma tarefa que é alterada para agendada manualmente manterá sua duração e suas datas. No entanto, depois que a tarefa é definida para agendada manualmente, a duração e as datas podem ser qualquer valor de número, texto ou data.


Como as atribuições de recursos direcionam o cronograma?

Se você não atribuir recursos a tarefas no projeto, o Project calculará o cronograma usando durações, dependências entre tarefas, restrições e informações do calendário do projeto e da tarefa. Se você atribuir recursos, as tarefas também serão agendadas de acordo com os calendários dos recursos e unidades de atribuição, permitindo um agendamento mais preciso.

Observação: As tarefas agendadas manualmente não são afetadas pelos calendários de recursos. Quando um recurso for atribuído a uma tarefa agendada manualmente, o agendamento da tarefa não será alterado.

Uma atribuição é a associação de uma tarefa específica com um recurso específico que é responsável pela realização da tarefa. É possível atribuir mais de um recurso a uma tarefa. Recursos de trabalho, recursos materiais e recursos de custo podem ser atribuídos a tarefas. Diferentemente dos recursos de trabalho, a atribuição de recursos materiais ou de recursos de custo a uma tarefa não afeta o agendamento da tarefa.

Por exemplo, em seu projeto você tem uma tarefa chamada Desenvolver especificações. Você também tem um recurso de engenharia, Sílvio. Se você atribuir Sílvio à tarefa Desenvolver especificações, o agendamento dessa tarefa dependerá do calendário do recurso e das unidades de atribuição de Sílvio, além das informações da tarefa, como duração, dependências entre tarefas, restrições e calendários.

Além de agendar de acordo com as informações da tarefa, depois que você atribuir recursos às tarefas do projeto, o Project terá informações adicionais dos recursos e as atribuições para usar no cálculo das informações do cronograma, incluindo:


Atribuição ou configuração do recurso | Explicação

Trabalho  > A quantidade de trabalho ou trabalho de horas extras que o recurso está atribuído para realizar, e o modo como esse trabalho está distribuído ao longo do tempo. A distribuição do trabalho ao longo do tempo também pode ser afetada pelos contornos.

Unidades de atribuição   > O número de unidades de atribuição para o recurso, ou seja, meio expediente, tempo integral ou múltiplos, na tarefa.

Tipo de tarefa   > O tipo de tarefa que afeta a forma como um cronograma será alterado se você revisar a atribuição existente. Os três tipos de tarefa são unidade fixa, duração fixa e trabalho fixo.

Controlado pelo esforço   > Se a tarefa é controlada pelo esforço. Se uma tarefa for controlada pelo esforço, conforme os recursos forem adicionados ou removidos na atribuição, o trabalho permanecerá constante para a tarefa e será redistribuído entre os recursos. Para tarefas de unidades fixas, por exemplo, um resultado será que, se mais recursos forem atribuídos uma duração menor será necessária para concluir a tarefa. Consulte as seções acima neste artigo para saber mais sobre a configuração de controle pelo empenho.

Calendários   > Calendários de recursos. O Project agenda os recursos atribuídos com base nos períodos de trabalho e de folga em seus calendários de recursos.

Contornos do trabalho   >  Contornos de trabalho permitem ajustar quando recursos estão trabalhando em tarefas, como durante uma fase de progresso. 

No modo de exibição Uso da tarefa , clique com botão direito no nome do recurso atribuído a uma tarefa, selecione um padrão de trabalho predefinidos na lista de Delimitação do trabalho . Após selecionar o padrão, você pode ajustar manualmente as horas na parte divididos em fases do modo de exibição uso.


Para atribuir recursos a tarefas, clique na guia Recursoe em Atribuir Recursos .​


Alterar a configuração de controlado pelo empenho dos tipos de tarefas

Quando você atribui ou remove pessoas de uma tarefa, o Project aumenta ou encurta a duração da tarefa com base no número de recursos atribuídos a ela, mas não altera o trabalho total da tarefa. Isso é denominado agendamento controlado pelo esforço e é a configuração que o Project geralmente usa quando são atribuídos recursos a tarefas.

  1. Clique duas vezes na tarefa.

  2. Na caixa Informações da Tarefa, clique na guia Avançado.

  3. Desmarque a caixa de seleção Controlado pelo empenho.
    Você pode adicionar a coluna Controlado pelo Empenho a um modo de exibição de planilha. Clique com o botão direito do mouse no título de uma coluna e depois em Inserir Coluna.

Embora o agendamento controlado pelo empenho funcione na maioria dos cenários, você poderá alterá-lo para que reflita de forma mais precisa o que acontece quando recursos são adicionados ou removidos em uma tarefa específica. Por exemplo, talvez você queira ver o aumento total de trabalho à medida que adiciona mais pessoas a uma determinada tarefa.

Estas são algumas exceções a serem observadas quando a configuração de controlado pelo empenho é alterada.


Exceção | Explicação

Primeira atribuição  > Os cálculos controlados pelo empenho se aplicam apenas depois que os recursos são atribuídos inicialmente à tarefa. Depois que os primeiros recursos são atribuídos, o valor do trabalho não é alterado à medida que novos recursos são atribuídos ou removidos da mesma tarefa.

Tarefas de trabalho fixo  > Não é possível remover o agendamento controlado pelo empenho de tarefas de trabalho fixo. Essas tarefas não têm valores de trabalho flexíveis e, portanto, são sempre controladas pelo empenho.

Tarefas de unidades fixas  > Se o tipo de tarefa atribuída for Unidades Fixas, a atribuição de recursos adicionais encurtará a duração da tarefa.

Tarefas de duração fixa  > Se o tipo de tarefa atribuída for Duração Fixa, a atribuição de recursos adicionais diminuirá os valores de unidade individuais dos recursos.

tarefas resumo  > As tarefas de resumo e os projetos inseridos não podem ser definidos como controlado pelo empenho.

Projetos inseridos  > Os projetos inseridos não podem ser definidos como controlados pelo empenho.

4.11 - Tarefas controladas pelo empenho
12:56
4.12 - Atrasando o início das atribuições de um recurso
06:04
4.13 - Aplicando contornos às atribuições
09:51
4.14 - Nivelamento dos recursos
25:36

Exibir o trabalho de sua equipe com o Planejador de Equipe


Projeto gerentes enfrentam vendo claramente e rapidamente que sua equipe está fazendo em qualquer ponto no cronograma do projeto. Os gerentes de projeto também enfrentam localizando uma maneira rápida e fácil de fazer algo sobre problemas que eles descobrir.

Observação: Planejador de equipe é um recurso disponível somente com o Project Professional.

Bem-vindo ao planejador de equipe, um novo recurso para Project Professional 2010 que fornece projeto gerentes maior visibilidade e controle sobre, o trabalho da sua equipe.


Exibir o trabalho da equipe

  1. Na Faixa de Opções, clique na guia Exibir.

  2. No grupo Visão de Recurso, clique em Planejador de Equipe.

O Planejador de Equipe é exibido. Uma linha aparece para cada recurso no projeto. À esquerda, aparecem nomes de recursos. Todas as tarefas para as quais um recurso é atribuído aparecem na mesma linha à direita. As tarefas de recursos que não têm uma data de início ou uma data de término também aparecem à esquerda ao lado do nome do recurso.

Tarefas que não foram atribuídas a ninguém aparecem na parte inferior.

Dica: Se você usar gerenciamento de projeto ágil como metodologia de agendamento do projeto da sua organização, use as tarefas sem alocação como seu registro "posterior" das tarefas que estão aguardando para serem atribuídos a recursos no futuro sprints.


1. A conclusão da tarefa esta tarefa é uma tarefa concluída com 100 por cento trabalho real. Ele não possa ser movido usando o Planejador de equipe.

2. dois tarefas atribuídas à mesma pessoa superior tarefa é agendada automaticamente e parcialmente concluída (indicado pela alteração de cor na barra). A tarefa inferior é agendada manualmente. Ambos são agendados simultaneamente a mesma pessoa. O resultante superalocação é indicado por linhas vermelhas. Essas tarefas podem ser movidas para um horário diferente no cronograma (ou para uma pessoa diferente) para resolver a superalocação.

3. uma tarefa agendada esta tarefa é atribuída a uma pessoa específica, mas ela não tem informações suficientes agendamento se tornar uma tarefa agendada. Ordem de uma tarefa ser agendado (e, portanto, mover para o lado direito da exibição), ele deve ter pelo menos duas do conjunto de configurações de cronograma. Por exemplo, se a data de início e duração for conjunto (mas nenhuma data finsish), a data de término será automaticamente definida e ele se tornará uma tarefa agendada. Da mesma forma, se ele tiver uma data de início e término data definida (mas não há duração), ele também se tornará uma tarefa agendada. Se apenas a data inicial é definida, ela permanecerá un cancelar o agendamento de tarefas.

4. uma tarefa sem alocação que desta tarefa não foi atribuída para outra pessoa. Ele pode ser atribuído arrastando-o cronograma de uma pessoa na seção da direita. Para manter a tarefa não agendada, mas atribuído a uma pessoa, arraste-o verticalmente para o nome de uma pessoa na seção superior, à esquerda.

Dica: A cor da tarefa fornece informações úteis sobre seu estado de agendamento. Por exemplo, partes da barra de cor azul-escuro indicam o trabalho real. Tarefas verdes são agendadas manualmente. Saiba como personalizar as cores da barra.


Mover uma tarefa para um horário diferente na agenda

Há vários motivos para não querer mover uma tarefa. Talvez a pessoa receba a atribuição de trabalho excessivo. Ou você queira reatribuir um trabalho para outra pessoa. Ou você descubra que ninguém está trabalhando em uma tarefa importante. O Planejador de Equipe lidará com todos esses problemas e muito mais.

Usando o Planejador de Equipe, reagendar uma tarefa é tão simples quanto arrastá-la para outro lugar.

  1. Na Faixa de Opções, clique na guia Exibir.

  2. No grupo Visão de Recurso, clique em Planejador de Equipe.


1. movendo uma tarefa verticalmente para resolver um superalocação antes da tarefa foi movido, esse recurso estava trabalhando em duas tarefas ao mesmo tempo.

2. movendo uma tarefa verticalmente para atribuir novo trabalho para uma pessoa de trabalho que não está atribuído a uma pessoa pode ser atribuído a alguém arrastando a queda.

3. movendo uma tarefa horizontalmente

Uma tarefa pode ser agendada para o trabalho em um horário posterior na agenda de uma pessoa.

A seguir estão outras maneiras de usar o Planejador de Equipe.

Para | Execute esta ação

Exibir o período de folga: O período de folga de uma pessoa aparecerá na forma de barras verticais cinzas. Clique duas vezes nas barras verticais para ver mais detalhes sobre o período de folga.

Rollup informações da tarefa para ver detalhes de menos ou mais: Para obter mais detalhes sobre informações de projeto e tarefa, acumule as informações no Planejador de Equipe. Clique na guia Formato. No grupo Formato, selecione o nível de detalhes clicando em Acumular e um nível de estrutura de tópicos. Quando as tarefas forem acumuladas, a tarefa de mais alto nível aparecerá como uma barra única.

Selecionar vários itens: Mantenha pressionada a tecla CTRL ao clicar em vários nomes de recurso ou de tarefa. Você também pode arrastar o mouse sobre vários itens para selecioná-los.

Mover itens usando o teclado: Você pode navegar pelos itens no Planejador de Equipe usando as teclas de seta. Para mover uma tarefa realçada, use CTRL + seta. Para rolar o modo de exibição, use ALT + seta.

Mover itens além da janela: Arrastar uma tarefa para a borda do Planejador de Equipe fará com que o modo de exibição role automaticamente. Dessa maneira, você poderá arrastar uma tarefa mais para o futuro (ou passado) sem precisar soltar o botão do mouse.

Obter informações rápidas sobre tarefas: Passe o mouse sobre uma tarefa para ler informações importantes e úteis sobre como ela está sendo agendada. Você saberá que as antigas e familiares dicas de ferramenta foram bem expandidas para ajudá-o a tomar importantes decisões de agendamento.


Ajustar a agenda usando o modo de exibição do Planejador de Equipe

Supondo que você tenha lido as outras seções deste artigo, agora você está bastante familiarizado com a maneira de mover tarefas no Planejador de Equipe. Esta seção trata de outras atividades que podem ser feitas no Planejador de Equipe para agilizar o trabalho.

A maioria das atividades pode ser realizada no Gráfico de Gantt e, no caso dos outros modos de exibição, também é possível usar o Planejador de Equipe. Você descobrirá que o Planejador de Equipe é uma maneira mais simples de ajustar a forma como as tarefas são agendadas.

Para | Execute esta ação

Alterar como as tarefas são agendadas: Para alterar uma tarefa sendo agendada automaticamente para agendada manualmente, clique com botão direito uma tarefa e clique em Agendada automaticamente ou Agendada manualmente.

Resolver problemas de sobrecarregar automaticamente: Na guia Formato, clique em Evitar Superalocações. Quando essa configuração estiver ativada, se a movimentação de uma tarefa criar um conflito com outra, a segunda tarefa será movida automaticamente para evitar quaisquer superalocações.

Desativar uma tarefa: Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas para desativar uma tarefa. A desativação de uma tarefa não a exclui do projeto, mesmo que a tarefa desapareça do Planejador de Equipe. Ela evita que a tarefa tenha os dados efetivos informados nela.

Reatribuir uma tarefa: A maneira mais fácil de reatribuir uma tarefa é arrastá-la para outra pessoa. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em uma tarefa e clicar em Reatribuir Para. Isso é útil principalmente se você deseja manter as mesmas datas.

Alterar as informações da tarefa: Para alterar o nome da tarefa ou outras propriedades (como o código de estrutura de tópicos de tipo de restrição, datas de data limite ou tipo de tarefa ), clique duas vezes na tarefa. Você também pode clicar duas vezes no nome do recurso para exibir e alterar informações do recurso.

Dividir o modo de exibição: Para gerentes de projetos avançados que se sentem confortáveis com o modo de exibição de divisão (ou combinação) tradicional, você pode mostrar mais detalhes em um painel inferior separado. Clique na guia Tarefa e, no grupo Propriedades, selecione Exibir Detalhes da Tarefa. O painel inferior exibirá informações detalhadas sobre a tarefa selecionada e os recursos atribuídos à tarefa.

Observação: Você não pode usar um modo de exibição de escala de tempo, como modos de uso do recurso ou uso da tarefa, juntamente com o Planejador de equipe em um modo de combinação. Para exibir um modo de exibição de escala de tempo juntamente com o Planejador de equipe, abra uma nova janela e, em seguida, organize as janelas horizontalmente. Para fazer isso, na guia Exibir, no grupo janela, clique em Nova janela e, em seguida, clique em Organizar tudo.


Personalizar o Planejador de Equipe

Você pode alterar a maneira como o Planejador de Equipe aparece para atender às suas necessidades e tornar o modo de exibição mais atraente.

  1. Na Faixa de Opções, clique na guia Exibir.

  2. No grupo Visão de Recurso, clique em Planejador de Equipe.

  3. Execute uma destas ações:

Para | Execute esta ação

Alterar a cor das barras de Planejador de equipe: Clique na guia Formato. No grupo Estilos, selecione o tipo de barra que deseja alterar e clique em Cor da Borda ou Cor de Preenchimento. Barras individuais também podem ser modificadas.

Expanda a altura das linhas para mostrar mais texto: Clique na guia Formato. No grupo Formato, selecione um número de linhas usando a lista Linhas de Texto.

Exibir mais ou menos detalhes: Use o Controle Deslizante de Zoom na parte inferior direita da janela Projeto para alterar o tempo exibido no lado direito do modo de exibição.

Alterar a aparência do período de folga: Clique com o botão direito do mouse em uma área em branco do lado direito do modo de exibição (não em uma tarefa) e clique em Período de Folga.

Agrupar, filtrar ou classificar rapidamente: Clique na seta para baixo na coluna Nome do Recurso e clique em ClassificarGrupoFiltros para filtros definidos ou personalizados.

Ocultar colunas desnecessárias: Você pode ocultar as colunas para tarefas não agendadas e não atribuídas. Clique na guia Formato. No grupo Mostrar/Ocultar, selecione o tipo de coluna que deseja mostrar ou ocultar do modo de exibição.

Alterar o tamanho das seções no planejador de equipe: Arraste as bordas vertical e horizontal entre as seções para alterar o tamanho das seções.


Dica: Se você personalizou o Planejador de Equipe consideravelmente, poderá salvar uma versão do modo de exibição personalizado em um modo de exibição separado. No grupo Visão de Recurso, clique na parte inferior do botão Planejador de Equipe e clique em Salvar Modo de Exibição.

4.15 - Planejador de Equipes
03:30
+ Definição de um Plano de Projeto
17 lectures 01:44:15
5.0 - Introdução ao Módulo 5
02:20

Definir e salvar uma linha de base


Quando seu chefe pergunta como seu projeto está fazendo em comparação com o plano original, a última coisa que você quer dizer é "Não sei." Você pode evitar que destino Definindo e salvando uma linha de base como um instantâneo do seu cronograma original antes de seu projeto obtém sem interrupção.


Definir uma linha de base

  1. Clique em projeto > Definir linha de base > Definir linha de base. 

  2. Escolha a linha de base a ser definida. Dica: Você pode definir até 11 linhas de base em um mesmo projeto. Isso é útil para ter instantâneos frequentes mostrando o estado do projeto.

  3. Clique em Projeto inteiro.

Você não precisa tomar nenhuma medida especial para salvar a linha de base. Quando você Salvar o projeto, a linha de base é salva com ele.

Dica de gerenciamento de projeto Se os dados atuais nunca parecer sincronizar com suas linhas de base, talvez você precise dar uma olhada rígida seu plano original. O escopo do projeto pode ter sido alterada, por exemplo, ou talvez seja necessário mais recursos que você pensava primeiro. Verifique com seu projeto participantes e considere configurar uma nova linha de base usando o procedimento acima.



Atualizar uma linha de base

Se você adicionar uma tarefa ao projeto após a definição de uma linha de base, poderá adicionar a nova tarefa a essa linha de base.

  1. Selecione a nova tarefa que deseja adicionar à linha de base.
    Se a tarefa tiver subtarefas, não se esqueça de selecioná-las também.

  2. Clique em projeto > Definir linha de base > Definir linha de base e selecione a linha de base que você deseja atualizar. 

  3. Na caixa de diálogo Definir Linha de Base, selecione a linha de base que você deseja atualizar.

  4. Em Para, clique em Tarefas selecionadas.

  5. Se estiver adicionando subtarefas, em Agregar linhas de base, clique em uma das opções a seguir para especificar como você deseja que as subtarefas sejam adicionadas às respectivas tarefas resumo.

    • Para todas as tarefas resumo Os dados de linha de base atualizados para as novas tarefas são acumulados em todas as tarefas resumo associadas, e não apenas na tarefa resumo mais próxima.

    • De subtarefas para tarefa(s) resumo selecionada(s)Os dados da linha de base só são atualizados para a tarefa resumo selecionada. Normalmente você faz isso para que somente a tarefa resumo mais próxima reflita os novos dados acumulados.

5.01 - Salvando a linha de base de um projeto
03:14
5.02 - Nova Tabela de dados - Tarefas
05:05
5.03 - Nova tabela de dados - Análise
05:00
5.04 - Nova tabela de dados - Uso da tarefa
04:07
5.05 - Nova tabela de dados - Uso do recurso
03:17
5.06 - Criando novo Modo de Exibição Gráfico de Gantt
07:43

Gerenciar o caminho crítico do seu projeto

Você pode estar se perguntando, "O que determina o comprimento do meu project? basicamente" a resposta é o caminho crítico, que é a série de tarefas que determina a data de término do projeto. Se move uma tarefa no caminho crítico, a data de término do projeto moverá também.

O que o caminho crítico Mostrar sobre o projeto?

Conhecendo e controlando o caminho crítico de seu projeto, bem como os recursos atribuídos a tarefas críticas, você pode determinar quais tarefas podem afetar a data de término do seu projeto e se o seu projeto terminará no prazo.


 A sequência superior das tarefas não tem nenhuma margem de atraso (também chamada de "flutuem") e portanto determinam a data de término do projeto. Todas as tarefas nesta sequência estão no caminho crítico e são denominadas tarefas críticas. No modo de exibição Gantt detalhado da Microsoft Office Project 2007, tarefas críticas aparecem em vermelho.

 A sequência inferior das tarefas não unidade da data de término do projeto e, portanto, as tarefas não são críticas. No modo de exibição Gantt detalhado, as tarefas não críticas aparecem em azul.

 Margem de atraso total (ou flutuar) é a quantidade de tempo que essa sequência de tarefas pode ser adiada antes que ele afete a data de término do projeto. No modo de exibição Gantt detalhado, a margem de atraso total é exibido como uma linha fina em azul-petróleo.

Se for importante para o seu projeto termine no prazo, fique atento às tarefas do caminho crítico e os recursos atribuídos a eles. Se uma tarefa crítica demora mais do que o esperado ou um recurso é inesperadamente não está disponível para uma tarefa crítica, o projeto não será concluído até a data de término original.

Uma série de tarefas geralmente é inter-relacionados por dependências entre tarefas. Embora existam probabilidade de serem várias séries de tarefas inter-relacionados em seu plano de projeto, a série de tarefas que terminará as últimas é caminho crítico do projeto.

Observação: O caminho crítico pode alterar medida que tarefas críticas forem concluídas ou que tarefas em outra série de tarefas estão atrasadas.


O que é uma tarefa crítica?

As tarefas que não podem ser atrasadas sem afetar a data de término do projeto são as tarefas críticas. Em um projeto típico, várias tarefas têm alguns margem de atraso e, portanto, podem ser atrasadas um pouco sem atrasar outras tarefas ou afetar o projeto a data de término.

Quando você modifica as tarefas para resolver superalocações, ajustar custos ou revisar escopo, lembre-se das tarefas críticas e que as alterações a elas afetam seu projeto data de término. Tarefas críticas constituem o caminho crítico da agenda.

Uma tarefa é crítica se ele atender a qualquer uma das seguintes condições:

  • Ele não tem margem de atraso (ou flutuar).

  • Ela tem uma data deve iniciar em (DIE) ou deve terminar em (DTE) restrição.

  • Possui uma restrição o mais tarde possível (OMTP) em um projeto agendado a partir de uma data de início.

  • Possui uma restrição o mais breve possível (OMBP) em um projeto agendado a partir de uma data de término.

  • Ela tem uma data de término igual ou posterior à data de data limite.

Uma tarefa deixa de ser crítica quando ela estiver concluída, porque ele não pode mais afetar a conclusão de tarefas sucessoras ou a data de término do projeto.

Mostrar o caminho crítico de seu projeto


Todas as tarefas são importantes, mas somente algumas são críticas. O caminho crítico é uma cadeia de tarefas vinculadas que afeta diretamente a data de conclusão do projeto. Se alguma tarefa no caminho crítico estiver atrasada, todo o projeto estará atrasado.



Mostrar o caminho crítico no modo de exibição gráfico de Gantt

O modo de exibição gráfico de Gantt provavelmente será que mais usadas de exibição para mostrar o caminho crítico.

  1. Clique em Exibição > Gráfico de Gantt.

  2. Clique em Formatar e marque a caixa de seleção Tarefas Críticas.


Agora, as tarefas no caminho crítico têm barras de Gantt vermelhas.


Mostrar o caminho crítico em outros modos de exibição de tarefa

Você pode ver o caminho crítico em qualquer modo de exibição de tarefa destacando-o.

  1. Clique na guia Exibir e selecione uma opção no grupo Modos de Exibição de Tarefa.

  2. Permanecendo na guia Exibir, selecione Crítico na lista Destacar. 
    O caminho crítico será exibido em amarelo.

  3. Para ver somente as tarefas no caminho crítico, clique na seta Filtro e selecione Crítico.


Dica: Em um Diagrama de Rede, as tarefas no caminho crítico são exibidas automaticamente em vermelho. Nenhum destaque é necessário.


Exibir o caminho crítico em um projeto mestre

Quando você estiver gerenciando um projeto mestre, subprojetos inteiros poderão estar no caminho crítico. Você pode verificar isso, instruindo o Project para tratar os subprojetos como se fossem tarefas resumo.

  1. Clique em Arquivo > Opções.

  2. Clique em Cronograma e role para baixo até a área Opções de cálculo deste projeto.

  3. Verifique se a caixa de seleção Os projetos inseridos são calculados como tarefas resumo está marcada.

Dica: Essa configuração não afeta outros projetos. Ou seja, ela só se aplica ao projeto mestre no qual você está trabalhando.


Mudar quais tarefas mostrar no caminho crítico

Normalmente, as tarefas críticas não têm margem de atraso. Mas você pode instruir o Project a incluir tarefas com um ou mais dias de margem de atraso no caminho crítico, assim poderá perceber antecipadamente problemas potenciais.

  1. Clique em Arquivo > Opções.

  2. Clique em Avançado e role para baixo até a área Opções de cálculo deste projeto.

  3. Adicione um número à caixa Tarefas são críticas quando a margem de atraso é menor ou igual a.

Como reduzir o caminho crítico?

Se quiser que seu projeto tenha um anteriores data de término, você deve trazer as datas de suas tarefas de caminho crítico. Isso também é conhecido como antecipação de um projeto. Para fazer isso, você pode:


  • Reduza a duração ou trabalhar em uma tarefa no caminho crítico.

  • Altere uma restrição de tarefa para permitir mais flexibilidade de agendamento.

  • Divida uma tarefa crítica em tarefas menores que podem ser executadas ao mesmo tempo por diferentes recursos.

  • Revise dependências de tarefas para habilitar mais flexibilidade de agendamento.

  • Definir o tempo de avanço entre tarefas dependentes onde aplicável.

  • Agendar horas extras.

  • Atribua recursos adicionais para trabalhar nas tarefas de caminho crítico.


    Observação: Se você antecipar as datas de seu caminho crítico, uma série diferente de tarefas poderá se tornar o novo caminho crítico.


    Sempre há um caminho crítico geral qualquer cronograma do projeto. O novo caminho crítico se tornará então a série de tarefas que você controla mais detalhadamente para garantir que a data de término desejada.

    Dica: Se você antecipar as datas de término do caminho crítico e outra série de tarefas não mudarem, em seguida, será possível antecipar a data de término do projeto.

5.07 - Trabalhando com caminho crítico
05:02

Realçar como as tarefas são vinculadas a outras tarefas

Com um projeto complexo, a região de barras do Gráfico de Gantt pode ficar cheia de barras multicoloridas e linhas de vínculo por toda a parte. Para ajudar a organizar o gráfico visualmente, você pode exibir um caminho da tarefa para realçar como as tarefas se vinculam umas a outras.

  1. No Gráfico de Gantt, clique na guia Formatar.

  2. Clique em Caminho da Tarefa e selecione a tarefa relacionada que você deseja realçar.

    • Predecessoras Tarefas que vêm antes da tarefa selecionada e estão vinculadas a elas.

    • Predecessoras de Controle Tarefas que vêm antes da tarefa selecionada e impactam diretamente nela. Quando a tarefa predecessora de controle se move, a tarefa selecionada também se move

    • Sucessoras Tarefas que estão vinculadas à tarefa selecionada e a sucedem.

    • Controlado pelo sucessoras Tarefas que siga a tarefa selecionada e diretamente são afetadas por ele. Quando se move a tarefa selecionada, a tarefa sucessora controlada pelo também move. 
      Esta imagem mostra que predecessoras e sucessoras são realçadas no gráfico de Gantt. 

  3. Para remover o realce do caminho das tarefas, clique em Remover Realce.

Dica de gerenciamento de projeto Ambos caminhos de tarefas e caminhos críticos mostram como tarefas afetam uns aos outros ou a data de término do projeto. Você pode Mostrar o caminho críticojuntamente com um caminho de tarefa selecionada para obter mais controle sobre o impacto tarefas na agenda geral.

Estas imagens de antes e depois demonstram como os caminhos das tarefas fornecem informações importantes sobre o impacto das tarefas umas nas outras e na data final do projeto.

Anterior

Agendamento sem os caminhos das tarefas.


Posterior

Uma tarefa selecionada exibindo os antecessores e sucessores. Quando uma tarefa é selecionada, o seu "caminho" é realçado, informando imediatamente o que é a tarefa relacionada.


5.08 - Trabalhando com caminho da tarefa
05:00

Criar uma linha do tempo no Project

Uma linha do tempo poderá ser muito útil quando você precisar fornecer uma visão global do projeto. Ela é um instantâneo de aparência profissional das principais tarefas e marcos que você deve levar para qualquer reunião de status – basta inseri-la em um slide do PowerPoint ou documento do Word, imprimi-la ou enviá-la por email para o seu chefe.

Dica: Por padrão, a linha do tempo permanece ativa durante a maior parte do tempo e aparece acima do modo de exibição atual.


  1. Clique em Exibir e selecione Linha do tempo.

  2. Clique com o botão direito do mouse em uma tarefa e, em seguida, clique em Adicionar à Linha do Tempo . Repita esta etapa para cada tarefa ou marco que você deseja adicionar. Dica: Se você estiver usando Project 2016 como parte de uma assinatura do Project Online, você pode nomear sua linha do tempo! Clique em modo de exibição linha do tempo, clique em Formatar > Rótulo da barra.


Em Project 2016, você pode criar uma segunda barra de cronograma, para mostrar vários cronogramas, e, em seguida, você pode alterar as datas de início e término para cada linha do tempo.


Para adicionar outra barra de linha do tempo

  1. Clique no modo de exibição de Linha do Tempo e, em seguida, clique em Formato > Barra de Linha do Tempo.

  2. Clique com o botão direito do mouse em uma linha do tempo e selecione Intervalo de Datas para escolher as datas de início e término personalizadas.


Reorganizar tarefas, alterar cores e muito mais

Você pode usar uma linha do tempo no estado em que se encontra ou reorganizar as tarefas da forma que desejar, adicionar texto e até alterar as cores para destacá-las.

Antes:


Depois:


Veja como! Clique em qualquer local da linha do tempo e clique em Formato para ver todas as opções para aprimorar a sua aparência.


Verifique algumas balões de tarefas

  1. Clique em uma tarefa na linha do tempo.

  2. Clique em Formatar > Exibir como Balão. Agora a tarefa aponta para a parte superior ou inferior da linha do tempo.

  3. Arraste a tarefa para o local desejado.

  4. Clique em um balão e, em seguida, clique em Exibir como Barra para transformá-la novamente em uma barra.


Mover tarefas para separar linhas

Arraste as tarefas para cima ou para baixo na linha do tempo para mostrá-las em linhas diferentes ou arraste tarefas entre diferentes cronogramas.


Barra de alteração, plano de fundo e cores de fonte

Clique na tarefa que você deseja alterar na linha do tempo. Para selecionar várias tarefas ao mesmo tempo, mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique em cada um deles.

  1. Clique em Cor do Plano de Fundo (o pequeno balde de tinta) e escolha a cor desejada.

  2. Use as outras opções do grupo Fonte para alterar a aparência da tarefa. Isso funciona como nos outros programas do Office. Observação: Não quer ver o sombreamento de progresso na tarefa? Se você estiver usando Project 2016 como parte de uma assinatura do Project Online, você pode clicar em Formatar > Formato de data > Progresso da tarefa para ativar/desativar esse recurso.


Alterar o formato da data

Clique em qualquer local da linha do tempo, clique em Formatar > Formato de Data e escolha o formato desejado. Essa lista também é usada para remover todas as datas da linha do tempo.


Dica: Ao colar uma linha do tempo no Word, no PowerPoint, no Outlook, no Excel ou no Visio, você tem ainda mais opções avançadas de formatação. Você pode adicionar reflexos, efeitos 3D, gradientes e muito mais à linha do tempo.


Compartilhar a linha do tempo no Project

Uma linha do tempo pode realmente ajudá-lo quando você precisar de informações do projeto do relatório "Panorama". Ele é um instantâneo com aparência profissional das principais tarefas e marcos que está pronto ser usado em qualquer reunião de status — apenas soltá-lo em um slide do PowerPoint ou o documento do Word, ou envie por email para seu chefe.

  1. Clique em qualquer local da linha do tempo.

  2. Clique em Formatar > Copiar Linha do Tempo e escolha um tamanho: 

    • Para Email. Pequeno. Ajusta-se facilmente em uma mensagem de email do Outlook.

    • Para Apresentação. Médio. Apropriado para um slide do PowerPoint.

    • Inteira. Grande. O mesmo tamanho exibido no Project.

  3. Cole a linha do tempo em qualquer programa que exiba elementos gráficos.


Imprimir a linha do tempo no Project

Uma linha do tempo pode realmente ajudá-lo quando você precisar de informações do projeto do relatório "Panorama". É um instantâneo com aparência profissional das principais tarefas e marcos que é fácil imprimir.

  1. Arraste a linha abaixo da linha do tempo para a parte inferior da tela.

  2. Clique em Arquivo > Imprimir.

Para retornar ao modo divisão, clique em Exibire selecione Linha do Tempo.


Adicionar tarefas à linha do tempo de um projeto

A página Cronograma lista todas as tarefas de um projeto quando ele é aberto para exibição ou para edição. A linha do tempo da página Cronogramaé uma ótima ferramenta para ilustrar tarefas no nível do projeto individual.

Dica: Você também pode adicionar projetos e tarefas para uma linha do tempo na Central de projetos para mostrar ocorra de trabalho em toda a organização.

  1. Abrir o projeto para edição.

  2. Clique em qualquer local da linha do tempo, em seguida, na guia Tarefas, vá para o grupo Tarefas e clique em Adicionar à Linha do Tempo. Dica: Você pode mudar a aparência da linha do tempo para usar outras cores, fontes, datas e textos explicativos.

  3. Para adicionar outra linha do tempo, clique na linha do tempo atual e em Adicionar, no grupo Barra de Linha do Tempoda guia Linha do Tempo. Observação: Há várias linhas do tempo disponíveis no Project Online e no Project Server 2016.

  4. Para mover as tarefas entre linhas do tempo, clique na tarefa e, em seguida, em Mover para Cima ou em Mover para Baixo, no grupo Seleção Atual, na guia Linha do Tempo.


  5.  

5.09 - Trabalhando com Linha do Tempo
10:37

Criar um diagrama de rede


Um diagrama de rede é uma maneira gráfica de exibir o caminho crítico do seu projeto, dependências e tarefas. Dependências de tarefas de representam caixas (ou nós) e aparecem como linhas que conectam as caixas. Depois de alternar modos de exibição, você pode adicionar uma legenda, personalizar a aparecem de suas caixas de e imprimir seu diagrama de rede.

  • Para encontrar uma exibição de Diagrama de rede, clique em Exibir > Diagrama de Rede.



Adicionar uma legenda

  1. Clique em Arquivo > Imprimir > Configuração de Página.

  2. Clique na guia Legenda e então decida a aparência da sua legenda, em que páginas ela deverá ser mostrada e então as etiquetas desejadas.

  3. Clique em OK.


Alterar automaticamente a maneira como as caixas são dispostas

  1. Clique em Exibir > Diagrama de Rede.

  2. Clique em Formatar > Layout.


  1. Em Layout da Caixa, escolha a organização, o alinhamento, o espaçamento, a altura e a largura da caixa que melhor atendam a você. Para espaçar caixas de maneira uniforme, clique em Fixa nas caixas Altura e Largura.

Tenha em mente que tarefas agrupadas são posicionadas automaticamente. Será necessário desfazer o agrupamento caso você queira alterá-las.


Alterar manualmente a maneira como as caixas são dispostas

Se você chegou até aqui e ainda não gostou de como suas caixas estão posicionadas, clique em Formatar > Layout, clique em Permitir posicionamento manual da caixa, clique em OK e então arraste as caixas para o local desejado.


Se você reposicionar manualmente uma tarefa, poderá alterar o layout de qualquer tarefa ou subtarefa vinculada associada a ela clicando com o botão direito do mouse na tarefa e clicando em Criar Layout de Tarefas Relacionadas Agora.


Alterar o estilo de linha entre as caixas

Se você tiver muitas tarefas vinculadas a tarefas predecessoras e sucessoras, os links entre as caixas poderão ser muito difíceis de seguir. Tente alterar o estilo da linha e então organize-as de uma maneira que seja mais fácil de ver.

  1. Clique em Exibir > Diagrama de Rede.

  2. Clique em formato > Layout.

  3. Em estilo de Link, clique em Retilíneo ou reto. Vínculos retilíneos parecem com este  e vínculos retos parecer como este  .

  4. Clique em Mostrar setas para adicionar setas que apontem para tarefas predecessoras e sucessoras. Clique em Mostrar rótulos de link para adicionar uma dependência e prazo de entrega ou tempo de retardo à linha do link.


Escolha que tipo de informações de tarefa serão mostradas

Se tudo parece desordenado (ou se você começar a experimentar uma sobrecarga de informações), tente alterar as informações das tarefas em cada caixa para ver somente o que for mais importante.

  1. Clique em Exibir > Diagrama de Rede.

  2. Clique em Formatar > Estilos de Caixa.

  3. Na lista Configurações de estilo para, clique na tarefa que você deseja alterar.


  1. Em Borda, escolha as opções de forma, de cor, de largura e de linha de grade para criar a aparência desejada.

  2. Clique em um nome sob Modelo de dados para aplicar suas alterações a um modelo existente. Para criar um novo modelo que usará suas alterações,clique em Mais Modelos e então clique em Novo (para criar um novo modelo), Copiar (para basear o novo modelo em um existente), Editar (para alterar um modelo) ou Importar (para importar um modelo de outro projeto).

  3. Clique em OK.

5.10 - Trabalhando com Diagrama de Rede
08:06

Calendário 

Descrição: Usando o calendário modo de exibição, você pode criar, editar ou revisar suas tarefas de projeto em um formato de calendário. Barras de tarefas abrangem os dias ou semanas que as tarefas são agendadas. Este formato familiar permite ver rapidamente quais tarefas são agendadas em determinados dias, semanas ou meses. Se você planeja inserir um grande número de tarefas, no entanto, talvez seja mais conveniente inseri-las no modo de exibição gráfico de Gantt e, em seguida, revisá-los no modo de exibição calendário.

Recomendações: Use o modo de exibição Calendário para:

• Mostrar as tarefas agendadas em uma determinada semana ou intervalo de semanas.

• Analisar as tarefas agendadas em determinados dias, semanas ou meses.

• Criar um projeto inserindo tarefas e o tempo necessário para cada tarefa.

• Estabelecer dependências entre tarefas por vincular-los.

• Atribuir recursos pessoais e outros às tarefas.


Personalização: Para ajustar o modo de exibição Calendário às suas necessidades, personalize a aparência dele ou crie uma nova versão. Quando você salva o projeto, o modo de exibição personalizado é salvo com o arquivo do projeto. Para personalizar o modo de exibição Calendário, você pode:

• Formate uma categoria de texto para distingui-la de informações de todas as outras informações. Por exemplo, você pode aplicar itálico todas as tarefas Resumo e aumentar o tamanho do tipo de todos os dias da semana.

• Alterar as linhas de grade que dividem o Calendário em semanas e dias, e sublinhar as informações nas caixas de data.

• Exibir um mês, um número específico de semanas, uma única semana ou um determinado número de dias.

• Alterar a altura das linhas que representam semanas e a largura das caixas de data.

• Alterar a aparência das caixas de data e o próprio Calendário.

• Controlar quais barras de tarefas aparecem no Calendário.

• Criar um modo de exibição combinado para o Calendário, de modo a exibir informações adicionais sobre as tarefas mostradas no modo de exibição Calendário ou sobre os recursos atribuídos a essas tarefas.

Tabelas: Usar o calendário no modo de exibição não faz das tabelas.

Filtros: Modo de exibição calendário pode usar qualquer um dos filtros de tarefa para exibir apenas as tarefas que você deseja ver. Quando você seleciona um filtro, o modo de exibição calendário exibe as informações conforme definido pelo critérios do filtro. Para imprimir um calendário com todas as tarefas que um determinado recurso precisa executar, você pode aplicar o filtro usando o recurso.

Observe que apenas um número limitado de barras de tarefas será exibido ou impresso em uma determinada data no modo de exibição Calendário (dependendo da altura da linha). Para verificar se você pode analisar ou imprimir as tarefas nas quais tem interesse, aplique um filtro para exibir apenas essas tarefas antes de analisar ou imprimir o Calendário. O filtro padrão é Todas as Tarefas.

Agrupamento: Modo de exibição calendário não oferece suporte a agrupamento



Alterar as opções de exibição no modo de exibição Calendário


Modo de exibição calendário inclui várias opções de exibição que permitem que você mostrar suas tarefas específicas semanas ou meses, use diferentes estilos de título e sombrear os dias de trabalho e de folga.

Alterar as datas exibidas

No menu Exibir, clique em Calendário e use as etapas a seguir para exibir datas diferentes:

  • Para exibir uma semana de 5 ou 7 dias, no menu Formatar, clique em Escala de Tempo. Na guia Títulos da Semana, na seção Exibir, clique em 7 dias ou 5 dias.

  • Para exibir apenas um mês por vez, clique em Mês. Os botões de rolagem à esquerda do cabeçalho do mês mostrarão um mês por vez.

  • Para exibir apenas uma semana por vez, clique em Semana. Os botões de rolagem à esquerda do cabeçalho da semana mostrarão uma semana por vez.

  • Para exibir um número específico de semanas ou datas específicas, clique em Personalizar. Na caixa de diálogo Zoom, clique em Número de semanas e insira o número de semanas que deseja exibir na caixa correspondente, ou clique em De e insira as datas de início e de término para o período de tempo que deseja exibir nas caixas De e Até.

Dica: O Microsoft Office Project 2007 inclui um painel de visualização no modo de exibição Calendário para mostrar as datas atualmente exibidas nos três meses próximos à primeira data exibida. Para ativar ou desativar esse painel de visualização de três meses, no menu Formatar, clique em Escala de Tempo. Na guia Títulos da Semana, marque ou desmarque a caixa de seleção Exibir painel de mês.

Alterar os títulos do cabeçalho

Os títulos do cabeçalho são os textos exibidos na parte superior de cada mês, semana ou dia do calendário.

  1. No menu Exibir, clique em Calendário.

  2. No menu Formatar, clique em Escala de Tempo.

  3. Na guia Títulos da Semana, selecione o formato que deseja usar para meses, dias e semanas a partir das listas Títulos mensais, Títulos diários e Títulos semanais.

  4. Na seção Exibir, marque a caixa de seleção Exibir datas iniciais e finais de títulos mensalmente para exibir o mês de início e de término do calendário exibido. Por exemplo, se você tiver quatro semanas exibidas, e a primeira semana começar no final de junho, marcar a caixa de seleção Exibir datas iniciais e finais de títulos mensalmente exibiria junho - julho como o título do mês.

Alterar a formatação e o sombreamento em caixas de data

  1. No menu Exibir, clique em Calendário.

  2. No menu Formatar, clique em Escala de Tempo.

  3. Na guia Caixas de Data, na seção Linha superior, selecione o(s) título(s) da data que deseja exibir nos cantos superior esquerdo e superior direito de cada caixa de data das listas Esquerda e Direita. Dica: Selecione Indicador de Estouro na lista Esquerda ou Direita para exibir uma seta quando houver mais tarefas programadas que podem ser exibidas em uma caixa de data.

  4. Na seção Linha superior, selecione as opções de sombreamento para a parte superior de cada caixa de data a partir das listas Padronagem e Cor.

  5. Na seção Linha inferior, selecione o(s) título(s) da data que deseja exibir nos cantos inferior esquerdo e inferior direito de cada caixa de data das listas Esquerda e Direita.

  6. Na seção Linha inferior, selecione as opções de sombreamento para a parte inferior de cada caixa de data a partir das listas Padronagem e Cor.

  7. Na guia Sombreamento de Data, selecione o calendário que deseja exibir a partir da lista Mostrar período útil para.

  8. Para sombrear as exceções de data do calendário, selecione o tipo de exceção que deseja sombrear na caixa Tipo de exceção e selecione opções de sombreamento nas listas Padronagem e Cor. Por exemplo, se sua organização tiver um feriado no dia 1º de maio para comemorar a conclusão de uma etapa, e você identificar esse feriado no calendário base como uma exceção, será possível selecionar Dias Não Úteis do Calendário Base na caixa Tipo de exceção e, em seguida, selecionar opções de sombreamento, e 1º de maio aparecerá sombreado no modo de exibição Calendário. Dica: Selecione opções de sombreamento diferentes para o calendário base e o calendário de recursos para mostrar quais exceções são para toda a organização e quais são específicas para um recurso.

5.11 - Trabalhando com o modo de exibição - Calendário
04:19

Criar um relatório de projeto

  1. Clique na guia Relatório.

  2. No grupo Exibir Relatórios, clique no tipo de relatório desejado e selecione em um relatório específico.

Por exemplo, para abrir o relatório Visão Geral do Projeto, clique em Relatório > Painéis > Visão Geral do Projeto.


O relatório Visão Geral do Projeto combina gráficos e tabelas para mostrar onde está cada fase do projeto, os próximos marcos, o relatório Visão Geral do Projeto combina gráficos e tabelas para mostrar onde está cada fase do projeto, os próximos marcos e as tarefas que passaram de suas datas de vencimento.


O Project oferece dezenas de relatórios que podem ser usados imediatamente, mas não é preciso deixar que isso limite suas opções. Você pode personalizar o conteúdo e a aparência de qualquer um dos relatórios ou criar um novo desde o início.

Alterar os dados em um relatório

Você pode selecionar e escolher os dados mostrados pelo Project em qualquer parte de um relatório.

  1. Clique na tabela ou no gráfico que você deseja alterar.

  2. Use o painel Lista de campos à direita da tela para selecionar campos para mostrar e filtrar informações.

Dica: Quando você clica em um gráfico, três botões também aparecem diretamente à direita do gráfico. Use os botões Elementos do Gráfico  e Filtros de Gráfico  para rapidamente selecionar elementos como rótulos de dados e filtrar as informações mostradas no gráfico.

Exemplo

No relatório Visão Geral do Projeto, você poderia alterar o gráfico % Concluído para mostrar subtarefas críticas em vez de tarefas resumo de nível superior:

  1. Clique em qualquer lugar no gráfico % Concluído.

  2. No painel Lista de campos, vá até a caixa Filtrar e selecione Crítico.

  3. Na caixa Nível da Estrutura de Tópicos, selecione Nível 2. Neste exemplo, esse será o primeiro nível de estrutura de tópicos com subtarefas em vez de tarefas resumo.O gráfico é alterado à medida que você faz suas seleções.


Alterar a aparência de um relatório

Com o Project, você controla a aparência de seus relatórios, desde o preto-e-branco profissional a explosões de cores e efeitos.

Dica: Você pode tornar um relatório parte de um modo divisão para poder ver a alteração do relatório em tempo real ao trabalhar em dados do projeto.

Clique em qualquer lugar no relatório e então clique em Design de Ferramentas de Relatório para ver as opções de alteração da aparência do relatório inteiro. Nesta guia, você pode alterar a fonte, a cor ou o tema do relatório inteiro. Você também pode adicionar novas imagens (incluindo fotos), formas, gráficos ou tabelas aqui.


Quando você clica em elementos individuais (gráficos, tabelas e assim por diante) de um relatório, novas guias aparecerão na parte superior da tela com opções para formatação dessa parte.


  • Guia Formato de Ferramentas de Desenho. Formatar formas e caixas de texto.

  • Guia Formato de Ferramentas de Imagem. Adicionar efeitos a imagens.

  • Guias Design de Ferramentas de Tabela e Layout de Ferramentas de Tabela. Configurar e ajustar tabelas, como você faria em outros programas do Office.

  • Guias Design de Ferramentas de Gráfico e Layout de Ferramentas de Gráfico. Configurar e ajustar gráficos.

Dica: Quando você clica em um gráfico, três botões também aparecem diretamente à direita do gráfico. Clique no botão Estilos de Gráfico para alterar rapidamente 

a cor ou o estilo de um gráfico.

Exemplo

Digamos que você decidiu que o gráfico % Concluído no relatório Visão Geral do Projeto precisa de uma revitalizada.


  1. Clique em qualquer lugar do gráfico % Concluído e clique em Design de Ferramentas de Gráfico.

  2. Selecione um novo estilo no grupo Estilos de Gráfico. Esse estilo remove as linhas e adiciona sombras às colunas.

  3. Dê alguma profundidade ao gráfico. Clique em Design de Ferramentas de Gráfico > Alterar Tipo de Gráfico.

  4. Clique em Coluna > Coluna Empilhada 3D.

  5. Adicione uma cor de plano de fundo. Clique em Formato de Ferramentas de Gráfico > Preenchimento de Formae selecione uma nova cor.

  6. Altere as cores da barra. Clique nas barras para selecioná-las e então clique em Formato de Ferramentas de Gráfico > Preenchimento de Forma e selecione uma nova cor.

  7. Mova os números para fora das barras. Clique nos números para selecioná-los e os arraste para cima.

Somente alguns cliques fazem uma grande diferença. E nós apenas mostramos a superfície das opções de formatação.



Faça seu próprio relatório

  1. Clique em Relatório > Novo Relatório.

  2. Selecione uma das quatro opções e clique em Selecionar.

  3. Dê um nome ao seu relatório e comece a adicionar informações a ele. Em Branco Cria uma tela em branco. Use a guia Design de Ferramentas de Relatóriopara adicionar gráficos, tabelas, texto e imagens.Gráfico O Project cria um gráfico que compara Trabalho Real, Trabalho Restante e Trabalho por padrão. Use o painel Lista de campos para selecionar campos diferentes para comparação e use os controles para alterar a cor e o formato do gráfico.Tabela Use o painel Lista de campos para escolher que campos serão exibidos na tabela (Nome, Início, Término e % Concluído aparecem por padrão). A caixa Nível da estrutura de tópicos permite que você selecione quantos níveis da estrutura de tópicos do projeto a tabela deverá mostrar. É possível alterar a aparência da tabela nas guias Design de Ferramentas de Tabela e Layout de Ferramentas de Tabela.Comparação Define dois gráficos lado a lado. A princípio, os gráficos possuem os mesmos dados. Clique em um deles e selecione os dados desejados no painel Lista de campos para começar a diferenciá-los.

Qualquer um dos gráficos criados desde o início será totalmente personalizável. Você pode adicionar e excluir elementos e alterar os dados para atender às suas necessidades.


Compartilhar um relatório

  1. Clique em qualquer lugar do relatório.

  2. Clique em Design de Ferramentas de Relatório > Copiar Relatório.

  3. Cole o relatório em qualquer programa que exiba elementos gráficos.

Dica: Você pode precisar redimensionar e alinhar o relatório quando você colá-lo em sua nova página inicial.

Você também pode imprimir o relatório para compartilhá-lo da maneira antiga.


Disponibilizar um novo relatório para projetos futuros

Use o Organizador para copiar um novo relatório para o modelo global e usá-lo em projetos futuros.

5.12 - Criando Relatórios Visuais parte 1
10:52

Criar um relatório de projeto

  1. Clique na guia Relatório.

  2. No grupo Exibir Relatórios, clique no tipo de relatório desejado e selecione em um relatório específico.

Por exemplo, para abrir o relatório Visão Geral do Projeto, clique em Relatório > Painéis > Visão Geral do Projeto.


O relatório Visão Geral do Projeto combina gráficos e tabelas para mostrar onde está cada fase do projeto, os próximos marcos, o relatório Visão Geral do Projeto combina gráficos e tabelas para mostrar onde está cada fase do projeto, os próximos marcos e as tarefas que passaram de suas datas de vencimento.


O Project oferece dezenas de relatórios que podem ser usados imediatamente, mas não é preciso deixar que isso limite suas opções. Você pode personalizar o conteúdo e a aparência de qualquer um dos relatórios ou criar um novo desde o início.

Alterar os dados em um relatório

Você pode selecionar e escolher os dados mostrados pelo Project em qualquer parte de um relatório.

  1. Clique na tabela ou no gráfico que você deseja alterar.

  2. Use o painel Lista de campos à direita da tela para selecionar campos para mostrar e filtrar informações.

Dica: Quando você clica em um gráfico, três botões também aparecem diretamente à direita do gráfico. Use os botões Elementos do Gráfico  e Filtros de Gráfico  para rapidamente selecionar elementos como rótulos de dados e filtrar as informações mostradas no gráfico.

Exemplo

No relatório Visão Geral do Projeto, você poderia alterar o gráfico % Concluído para mostrar subtarefas críticas em vez de tarefas resumo de nível superior:

  1. Clique em qualquer lugar no gráfico % Concluído.

  2. No painel Lista de campos, vá até a caixa Filtrar e selecione Crítico.

  3. Na caixa Nível da Estrutura de Tópicos, selecione Nível 2. Neste exemplo, esse será o primeiro nível de estrutura de tópicos com subtarefas em vez de tarefas resumo.O gráfico é alterado à medida que você faz suas seleções.

Alterar a aparência de um relatório

Com o Project, você controla a aparência de seus relatórios, desde o preto-e-branco profissional a explosões de cores e efeitos.

Dica: Você pode tornar um relatório parte de um modo divisão para poder ver a alteração do relatório em tempo real ao trabalhar em dados do projeto.

Clique em qualquer lugar no relatório e então clique em Design de Ferramentas de Relatório para ver as opções de alteração da aparência do relatório inteiro. Nesta guia, você pode alterar a fonte, a cor ou o tema do relatório inteiro. Você também pode adicionar novas imagens (incluindo fotos), formas, gráficos ou tabelas aqui.


Quando você clica em elementos individuais (gráficos, tabelas e assim por diante) de um relatório, novas guias aparecerão na parte superior da tela com opções para formatação dessa parte.


  • Guia Formato de Ferramentas de Desenho. Formatar formas e caixas de texto.

  • Guia Formato de Ferramentas de Imagem. Adicionar efeitos a imagens.

  • Guias Design de Ferramentas de Tabela e Layout de Ferramentas de Tabela. Configurar e ajustar tabelas, como você faria em outros programas do Office.

  • Guias Design de Ferramentas de Gráfico e Layout de Ferramentas de Gráfico. Configurar e ajustar gráficos.

Dica: Quando você clica em um gráfico, três botões também aparecem diretamente à direita do gráfico. Clique no botão Estilos de Gráfico  para alterar rapidamente 

a cor ou o estilo de um gráfico.

Exemplo

Digamos que você decidiu que o gráfico % Concluído no relatório Visão Geral do Projeto precisa de uma revitalizada.


  1. Clique em qualquer lugar do gráfico % Concluído e clique em Design de Ferramentas de Gráfico.

  2. Selecione um novo estilo no grupo Estilos de Gráfico. Esse estilo remove as linhas e adiciona sombras às colunas.

  3. Dê alguma profundidade ao gráfico. Clique em Design de Ferramentas de Gráfico > Alterar Tipo de Gráfico.

  4. Clique em Coluna > Coluna Empilhada 3D.

  5. Adicione uma cor de plano de fundo. Clique em Formato de Ferramentas de Gráfico > Preenchimento de Forma e selecione uma nova cor.

  6. Altere as cores da barra. Clique nas barras para selecioná-las e então clique em Formato de Ferramentas de Gráfico > Preenchimento de Forma e selecione uma nova cor.

  7. Mova os números para fora das barras. Clique nos números para selecioná-los e os arraste para cima.

Somente alguns cliques fazem uma grande diferença. E nós apenas mostramos a superfície das opções de formatação.


Faça seu próprio relatório

  1. Clique em Relatório > Novo Relatório.

  2. Selecione uma das quatro opções e clique em Selecionar.

  3. Dê um nome ao seu relatório e comece a adicionar informações a ele. Em BrancoCria uma tela em branco. Use a guia Design de Ferramentas de Relatório para adicionar gráficos, tabelas, texto e imagens.Gráfico O Project cria um gráfico que compara Trabalho Real, Trabalho Restante e Trabalho por padrão. Use o painel Lista de campos para selecionar campos diferentes para comparação e use os controles para alterar a cor e o formato do gráfico.Tabela Use o painel Lista de campos para escolher que campos serão exibidos na tabela (Nome, Início, Término e % Concluído aparecem por padrão). A caixa Nível da estrutura de tópicos permite que você selecione quantos níveis da estrutura de tópicos do projeto a tabela deverá mostrar. É possível alterar a aparência da tabela nas guias Design de Ferramentas de Tabela e Layout de Ferramentas de Tabela.Comparação Define dois gráficos lado a lado. A princípio, os gráficos possuem os mesmos dados. Clique em um deles e selecione os dados desejados no painel Lista de campos para começar a diferenciá-los.

Qualquer um dos gráficos criados desde o início será totalmente personalizável. Você pode adicionar e excluir elementos e alterar os dados para atender às suas necessidades.

Compartilhar um relatório

  1. Clique em qualquer lugar do relatório.

  2. Clique em Design de Ferramentas de Relatório > Copiar Relatório.

  3. Cole o relatório em qualquer programa que exiba elementos gráficos.

Dica: Você pode precisar redimensionar e alinhar o relatório quando você colá-lo em sua nova página inicial.

Você também pode imprimir o relatório para compartilhá-lo da maneira antiga.

Disponibilizar um novo relatório para projetos futuros

Use o Organizador para copiar um novo relatório para o modelo global e usá-lo em projetos futuros.

5.13 - Criando Relatórios Visuais parte 2
06:20

Criar um relatório de projeto

  1. Clique na guia Relatório.

  2. No grupo Exibir Relatórios, clique no tipo de relatório desejado e selecione em um relatório específico.

Por exemplo, para abrir o relatório Visão Geral do Projeto, clique em Relatório > Painéis > Visão Geral do Projeto.


O relatório Visão Geral do Projeto combina gráficos e tabelas para mostrar onde está cada fase do projeto, os próximos marcos, o relatório Visão Geral do Projeto combina gráficos e tabelas para mostrar onde está cada fase do projeto, os próximos marcos e as tarefas que passaram de suas datas de vencimento.


O Project oferece dezenas de relatórios que podem ser usados imediatamente, mas não é preciso deixar que isso limite suas opções. Você pode personalizar o conteúdo e a aparência de qualquer um dos relatórios ou criar um novo desde o início.

Alterar os dados em um relatório

Você pode selecionar e escolher os dados mostrados pelo Project em qualquer parte de um relatório.

  1. Clique na tabela ou no gráfico que você deseja alterar.

  2. Use o painel Lista de campos à direita da tela para selecionar campos para mostrar e filtrar informações.

Dica: Quando você clica em um gráfico, três botões também aparecem diretamente à direita do gráfico. Use os botões Elementos do Gráfico  e Filtros de Gráfico  para rapidamente selecionar elementos como rótulos de dados e filtrar as informações mostradas no gráfico.

Exemplo

No relatório Visão Geral do Projeto, você poderia alterar o gráfico % Concluído para mostrar subtarefas críticas em vez de tarefas resumo de nível superior:

  1. Clique em qualquer lugar no gráfico % Concluído.

  2. No painel Lista de campos, vá até a caixa Filtrar e selecione Crítico.

  3. Na caixa Nível da Estrutura de Tópicos, selecione Nível 2. Neste exemplo, esse será o primeiro nível de estrutura de tópicos com subtarefas em vez de tarefas resumo.O gráfico é alterado à medida que você faz suas seleções.

Alterar a aparência de um relatório

Com o Project, você controla a aparência de seus relatórios, desde o preto-e-branco profissional a explosões de cores e efeitos.

Dica: Você pode tornar um relatório parte de um modo divisão para poder ver a alteração do relatório em tempo real ao trabalhar em dados do projeto.

Clique em qualquer lugar no relatório e então clique em Design de Ferramentas de Relatório para ver as opções de alteração da aparência do relatório inteiro. Nesta guia, você pode alterar a fonte, a cor ou o tema do relatório inteiro. Você também pode adicionar novas imagens (incluindo fotos), formas, gráficos ou tabelas aqui.


Quando você clica em elementos individuais (gráficos, tabelas e assim por diante) de um relatório, novas guias aparecerão na parte superior da tela com opções para formatação dessa parte.


  • Guia Formato de Ferramentas de Desenho. Formatar formas e caixas de texto.

  • Guia Formato de Ferramentas de Imagem. Adicionar efeitos a imagens.

  • Guias Design de Ferramentas de Tabela e Layout de Ferramentas de Tabela. Configurar e ajustar tabelas, como você faria em outros programas do Office.

  • Guias Design de Ferramentas de Gráfico e Layout de Ferramentas de Gráfico. Configurar e ajustar gráficos.

Dica: Quando você clica em um gráfico, três botões também aparecem diretamente à direita do gráfico. Clique no botão Estilos de Gráfico  para alterar rapidamente 

a cor ou o estilo de um gráfico.

Exemplo

Digamos que você decidiu que o gráfico % Concluído no relatório Visão Geral do Projeto precisa de uma revitalizada.


  1. Clique em qualquer lugar do gráfico % Concluído e clique em Design de Ferramentas de Gráfico.

  2. Selecione um novo estilo no grupo Estilos de Gráfico. Esse estilo remove as linhas e adiciona sombras às colunas.

  3. Dê alguma profundidade ao gráfico. Clique em Design de Ferramentas de Gráfico > Alterar Tipo de Gráfico.

  4. Clique em Coluna > Coluna Empilhada 3D.

  5. Adicione uma cor de plano de fundo. Clique em Formato de Ferramentas de Gráfico > Preenchimento de Forma e selecione uma nova cor.

  6. Altere as cores da barra. Clique nas barras para selecioná-las e então clique em Formato de Ferramentas de Gráfico > Preenchimento de Forma e selecione uma nova cor.

  7. Mova os números para fora das barras. Clique nos números para selecioná-los e os arraste para cima.

Somente alguns cliques fazem uma grande diferença. E nós apenas mostramos a superfície das opções de formatação.


Faça seu próprio relatório

  1. Clique em Relatório > Novo Relatório.

  2. Selecione uma das quatro opções e clique em Selecionar.

  3. Dê um nome ao seu relatório e comece a adicionar informações a ele. Em BrancoCria uma tela em branco. Use a guia Design de Ferramentas de Relatório para adicionar gráficos, tabelas, texto e imagens.Gráfico O Project cria um gráfico que compara Trabalho Real, Trabalho Restante e Trabalho por padrão. Use o painel Lista de campos para selecionar campos diferentes para comparação e use os controles para alterar a cor e o formato do gráfico.Tabela Use o painel Lista de campos para escolher que campos serão exibidos na tabela (Nome, Início, Término e % Concluído aparecem por padrão). A caixa Nível da estrutura de tópicos permite que você selecione quantos níveis da estrutura de tópicos do projeto a tabela deverá mostrar. É possível alterar a aparência da tabela nas guias Design de Ferramentas de Tabela e Layout de Ferramentas de Tabela.Comparação Define dois gráficos lado a lado. A princípio, os gráficos possuem os mesmos dados. Clique em um deles e selecione os dados desejados no painel Lista de campos para começar a diferenciá-los.

Qualquer um dos gráficos criados desde o início será totalmente personalizável. Você pode adicionar e excluir elementos e alterar os dados para atender às suas necessidades.

Compartilhar um relatório

  1. Clique em qualquer lugar do relatório.

  2. Clique em Design de Ferramentas de Relatório > Copiar Relatório.

  3. Cole o relatório em qualquer programa que exiba elementos gráficos.

Dica: Você pode precisar redimensionar e alinhar o relatório quando você colá-lo em sua nova página inicial.

Você também pode imprimir o relatório para compartilhá-lo da maneira antiga.

Disponibilizar um novo relatório para projetos futuros

Use o Organizador para copiar um novo relatório para o modelo global e usá-lo em projetos futuros

5.14 - Criando Relatórios Visuais parte 3
13:49

Classificar tarefas, recursos ou datas

Na maior parte do tempo, você exibe as tarefas na ordem cronológica ao gerenciá-las. Porém, à medida que um projeto cresce, talvez seja útil ver uma lista alfabética para garantir que seu plano inclui todas as etapas necessárias.

  1. Acesse o gráfico de Gantt.

  2. Clique na seta à direita do título de coluna Nome da Tarefa.

  3. Clique em Classificar de A a Z. 

Esse é o jeito curto e grosso de classificar qualquer coluna, não só a coluna Nome da Tarefa.

Para desfazer    O Project oferece várias opções para restaurar a ordem de classificação original (estrutura de tópicos):

  • Pressione Ctrl+Z para desfazer a sua última ação. Continue pressionando Ctrl+Z para desfazer uma série de ações.

  • Adicionar a coluna ID e, em seguida, classificá-las em ordem numérica.


Classificar várias colunas ao mesmo tempo

A caixa de diálogo Classificar ajuda a classificar por várias colunas ao mesmo tempo e oferece um modo de voltar para a estrutura de tópicos original do projeto se as coisas ficarem confusas.

  1. Clique em Exibição > Classificar > Classificar por

  2. Na caixa Classificar por, escolha Nome.

  3. Selecione Crescente (se já não estiver selecionada).

  4. Selecione Manter a estrutura de tópicos para garantir que seja possível restaurar o formato original do projeto.

  5. Clique em Classificar.

Project coloca em ordem alfabética tarefas Resumo primeiro e depois faz o s subtarefa em cada tarefa de resumo.

Para desfazer    Na caixa de diálogo Classificar, clique em Redefinir e depois em Classificar.


Classificar tarefas por data

  1. Acesse o gráfico de Gantt.

  2. Clique na seta à direita do título de coluna Início ou Término.

  3. Clique em Classificar do Mais Antigo para Mais Recente ou Classificar do Mais Recente para Mais Antigo.

Para desfazer    Pressione Shift+F3 para redefinir a ordem para ID do Pedido ou para a ordem de classificação original.


Classificar tarefas por recursos

Veja quem está agendado para trabalhar em cada tarefa sem sair do gráfico de Gantt.


  1. Acesse o gráfico de Gantt.

  2. Clique na seta à direita do título de coluna Nome da Tarefa.

  3. Clique em Agrupar por > Recurso.

Para desfazer    Clique na seta à direita do título Nome da Tarefa e clique em Nenhum Grupo.

Você deve ter notado que há várias maneiras de informações do projeto de grupo no menu. 

5.15 - Trabalhando com Agrupamentos
04:23

Classificar tarefas, recursos ou datas

Na maior parte do tempo, você exibe as tarefas na ordem cronológica ao gerenciá-las. Porém, à medida que um projeto cresce, talvez seja útil ver uma lista alfabética para garantir que seu plano inclui todas as etapas necessárias.

  1. Acesse o gráfico de Gantt.

  2. Clique na seta à direita do título de coluna Nome da Tarefa.

  3. Clique em Classificar de A a Z. 

Esse é o jeito curto e grosso de classificar qualquer coluna, não só a coluna Nome da Tarefa.

Para desfazer O Project oferece várias opções para restaurar a ordem de classificação original (estrutura de tópicos):

  • Pressione Ctrl+Z para desfazer a sua última ação. Continue pressionando Ctrl+Z para desfazer uma série de ações.

  • Adicionar a coluna ID e, em seguida, classificá-las em ordem numérica.


Classificar várias colunas ao mesmo tempo

A caixa de diálogo Classificar ajuda a classificar por várias colunas ao mesmo tempo e oferece um modo de voltar para a estrutura de tópicos original do projeto se as coisas ficarem confusas.

  1. Clique em Exibição > Classificar > Classificar por

  2. Na caixa Classificar por, escolha Nome.

  3. Selecione Crescente (se já não estiver selecionada).

  4. Selecione Manter a estrutura de tópicos para garantir que seja possível restaurar o formato original do projeto.

  5. Clique em Classificar.

Project coloca em ordem alfabética tarefas Resumo primeiro e depois faz o s subtarefa em cada tarefa de resumo.

Para desfazer Na caixa de diálogo Classificar, clique em Redefinir e depois em Classificar.


Classificar tarefas por data

  1. Acesse o gráfico de Gantt.

  2. Clique na seta à direita do título de coluna Início ou Término.

  3. Clique em Classificar do Mais Antigo para Mais Recente ou Classificar do Mais Recente para Mais Antigo.

Para desfazer Pressione Shift+F3 para redefinir a ordem para ID do Pedido ou para a ordem de classificação original.


Classificar tarefas por recursos

Veja quem está agendado para trabalhar em cada tarefa sem sair do gráfico de Gantt.


  1. Acesse o gráfico de Gantt.

  2. Clique na seta à direita do título de coluna Nome da Tarefa.

  3. Clique em Agrupar por > Recurso.

Para desfazer Clique na seta à direita do título Nome da Tarefa e clique em Nenhum Grupo.

Você deve ter notado que há várias maneiras de informações do projeto de grupo no menu.


Criar um filtro personalizado

Com o Project, você pode filtrar sua exibição para ver somente as tarefas críticas, os marcos e outras informações mais importantes. Se não puder localizar um filtro que funcione para você, tente projetar um por conta própria.

  1. Na guia Modo de Exibição, no grupo Dados, clique na seta ao lado de Filtro e clique em Mais Filtros.

  2. Clique em tarefa ou recurso (dependendo do tipo de filtro que você deseja criar) e, em seguida, clique em novo.

  3. Digite um nome para o novo campo. Selecione Mostrar no menu se quiser incluir esse filtro na lista de grupos Dados.

  4. Na coluna E/Ou, escolha E para mostrar resultados que atendam a mais de um de seus critérios de filtro. Escolha Ou para mostrar linhas que atendam a um ou a outro.

  5. Na coluna Nome do Campo, escolha que campo você deseja filtrar.

  6. Na coluna Testar, decida como deseja fazer a correspondência do que escolheu para a coluna Nome do Campo e para a coluna Valor(es) na próxima etapa.

  7. Na coluna Valor(es), escolha o valor desejado ou digite um novo. Se você escolheu é igual a ou É diferente na coluna teste , você pode digitar um caractere curinga na coluna de valores (em vez de escolher uma opção na lista). Por exemplo, digitando um ponto de interrogação (?) encontre caracteres únicos. Digitar um asterisco (*) localiza qualquer número de caracteres. Se você usar caracteres curinga, certifique-se de que sua escolha para a coluna Nome do campo envolve texto (como o nome), em vez de números (como duração).

  8. Para adicionar outra linha a seu filtro (e para escolher outro nome de campo para filtrar), clique em Inserir Linha. Você pode agrupar linhas adicionando uma linha em branco. Adicione um E ou Ou na linha em branco para filtrar um grupo em relação a outro.

  9. Quando terminar, clique em Salvar.

Dica: Para remover rapidamente todos os seus filtros, use a tecla F3. Tenha em mente que os filtros de tarefa só funcionam com modos de exibição de tarefa e os filtros de recursos só funcionam com modos de exibição de recurso.

5.16 - Trabalhando com Classificação, Filtro e Realce
05:01
+ Execução do Plano do Projeto
7 lectures 01:16:48
6.0 - Introdução ao módulo 6
01:12
6.01 - Controle do Andamento - Conforme Planejado
18:08
6.02 - Controle do Andamento - Inserindo Porcentagem
19:08
6.03 - Controle do Andamento - Inserindo valores reais
10:20
6.04 - Controle do Andamento - Inserindo valores reais parte 2
17:34
6.05 - Controle de Andamento - Trabalho restante
06:33

Desativar uma tarefa


Quando você Desativar uma tarefa, ela fica no plano do projeto, mas não afeta a disponibilidade de recursos, o project agenda ou como outras tarefas são agendadas.

Este recurso está disponível somente no Project Professional.

  1. Clique em Exibir e, no grupo Visões de Tarefas, clique em Gráfico de Gantt. 

  2. Na tabela, selecione o número da tarefa que você deseja desativar.

  3. Clique em Tarefa e, no grupo Cronograma, clique em Inativa. A tarefa inativa fica na lista de tarefas, mas o texto fica cinza e com uma linha passando por ele.

Para reativar uma tarefa, selecione a tarefa inativa e clique em Desativar.

Tarefas desativadas x concluídas

A desativação não é uma boa maneira de arquivar as tarefas concluídas, pois ela pode ter efeitos inesperados no cronograma restante.

Em vez disso, marque as tarefas como concluídas. Selecione a tarefa e clique em Tarefa. No grupo Cronograma, clique em 100%.


6.06 - Controle de Andamento - Desativar Tarefas
03:53
+ Monitoramento do Plano do Projeto
4 lectures 28:21
7.00 - Introdução do Módulo 7
00:54

Caixa de diálogo Atualizar Projeto

Use a caixa de diálogo Atualizar projeto para atualizar as informações sobre grupos de tarefas ao mesmo tempo. Atualizar a porcentagem das tarefas de conclusão ou reagendar trabalho não concluído.

Você pode:

  • Atualize as informações de andamento (porcentagem de conclusão) de algumas ou todas as tarefas no seu projeto.

  • Reagende trabalho não concluído para iniciar após uma data específica.

Você pode aplicar a atualização para um projeto inteiro ou tarefas selecionadas.


Registro andamento no trabalho concluído

Atualizar trabalho como concluído até Escolha esta opção para atualizar o trabalho que realmente ocorreu, acordo com como o projeto foi agendado. Insira a data em que você está atualizando a agenda. Com essa opção, o Project trata as datas de agendado como real datas e define o campo % concluída para refletir isso. A data que você inserir fica o data de status para o projeto.

Para as tarefas selecionadas, as datas de término e início agendado são comparadas com a data em que você está atualizando a agenda.

  • Se a data de início agendada for após a data que você insira na caixa de diálogo, a tarefa é considerada não iniciada e está definido como 0% concluída.

  • Se a data de término agendada é anterior à data que você insere, a tarefa é considerada concluída e está definido como 100% concluída.

  • Se a data de início agendada ocorrer antes da data inserida e data de término agendada é após a data que você inserir, a tarefa é considerada em andamento. O Project calcula a porcentagem de conclusão.

Quando você atualiza datas de tarefas, o Project atualiza o campo % concluída. Você pode fazer com que o Project calcular a porcentagem aproximada da tarefa que foi concluída a partir da data que você inserir nesta caixa de diálogo. Como alternativa, você pode tê-lo deixar a porcentagem de conclusão definida como zero se a tarefa estiver em andamento ou defini-la como 100 se a tarefa estiver concluída. Projeto também define a data de início real, que indica que a tarefa está em andamento.

Definir 0% a 100% concluído Selecione para definir a porcentagem concluída dentro de um intervalo de 0 a 100, com base na data na caixa Atualizar trabalho como concluído até. Tarefas que não tenham iniciado são definidas como 0. Tarefas que foram concluídas são definidas como 100. Se uma tarefa está em andamento, o Project calcula a porcentagem que foi concluída e a definirá que o percentual concluído para esse valor.

Definir 0% ou 100% concluído somente Selecione para definir as tarefas que estão agendadas para terminar na data de "concluído até" como 100% concluída. O valor de porcentagem concluída para tarefas que não terminarão na data de "concluído até" não é alterado.


Reagendar trabalho não concluído

Reagendar trabalho não concluído para iniciar após Escolha esta opção para que o Project reagendar todo trabalho não concluído para começar na nova data de início que você insere na caixa Data.

Se uma tarefa não iniciou até a data especificada, a tarefa foram adiadas. Project reagenda o trabalho, definindo a data de início agendada para a sua data especificada e aplicando a não iniciar antes de (NIAD) restrição.

Se a tarefa estiver em andamento, mas atrasado, o Project agenda o restante duração para iniciar na sua data especificada.

Quando você reagenda tarefas com esta opção, o Project define os campos parar e continuar. A data do andamento registrado por último é colocada no campo Parar e sua data especificada para reagendamento é colocada no campo continuar.

Você pode especificar se deseja permitir em andamento tarefas a serem divididas. No menu arquivo, clique em Opções e clique na guia cronograma na caixa de diálogo Opções do Project . Certifique-se de que a caixa de seleção Dividir tarefas em andamento está selecionada. Isso permite que o projeto para reagendar trabalho não concluído com a caixa de diálogo Atualizar projeto. (A caixa de seleção Dividir tarefas em andamento é selecionada por padrão).


Projeto inteiro versus tarefas selecionadas

Projeto inteiro Escolha esta opção para definir informações de trabalho real para todas as tarefas do projeto.

Tarefas selecionadas Escolha esta opção para definir as informações de trabalho real da tarefa selecionada antes de abrir a caixa de diálogo Atualizar projeto.

Observação:

  • Use a caixa de diálogo Atualizar projeto para controlar e atualizar grupos de tarefas em geral. As opções na caixa de diálogo são mais úteis se você deseja controlar tarefas, mas não é necessário para fazê-lo em detalhes.

  • Use a caixa de diálogo Atualizar tarefas para controlar tarefas em detalhes.

  • Use os botões de % concluída na faixa de opções para atualizar rapidamente os dados reais. Selecione uma ou mais tarefas e, em seguida, vá para a guia tarefa na faixa de opções. No painel de agenda , clique no botão que tem a porcentagem apropriada de conclusão.

7.01 - Agendamento de trabalho não concluído
08:16

Nivelar atribuições de recursos

Quando as pessoas designadas para um projeto estão trabalhando em atribuições demais ao mesmo tempo, você pode nivelar as atribuições automaticamente. O Project as ajusta a uma linha do tempo mais realista. Vá para Recurso > Nivelar Tudo.

Para ter mais controle sobre o nivelamento, você pode nivelar atribuições selecionadas ou indivíduos específicos.

  • Selecione as tarefas com recursos superalocados e clique em recurso > Seleção de nível. Verifique a coluna de indicador para ver quais tarefas têm recursos superalocados. 

  • Para nivelar a carga de trabalho de um indivíduo específico, e não de todos os participantes, clique em Nivelar Recursos.

Esta imagem mostra o antes e o depois do nivelamento.


Nivelar atribuições de recursos

Quando as pessoas designadas para um projeto estão trabalhando em atribuições demais ao mesmo tempo, você pode nivelar as atribuições automaticamente. O Project as ajusta a uma linha do tempo mais realista. Vá para Recurso > Nivelar Tudo.

Para ter mais controle sobre o nivelamento, você pode nivelar atribuições selecionadas ou indivíduos específicos.

  • Selecione as tarefas com recursos superalocados e clique em recurso > Seleção de nível. Verifique a coluna de indicador para ver quais tarefas têm recursos superalocados. 

  • Para nivelar a carga de trabalho de um indivíduo específico, e não de todos os participantes, clique em Nivelar Recursos.

Esta imagem mostra o antes e o depois do nivelamento.


Algumas dicas úteis sobre o nivelamento

Remover o nivelamento cada vez que você nivela: Cada vez que você nivela um projeto, os efeitos anteriores do nivelamento são removidos. Para mudar isso, clique em Recurso > Opções de Nivelamento.

Ver quais tarefas foram niveladas: Para ver as alterações feitas nas tarefas pelo nivelamento, use o modo de exibição Gantt de Redistribuição. Clique em Modos de Exibição > Outros Modos de Exibição > Mais Modos de Exibição.

Controlar quais tarefas serão niveladas: Você pode querer algumas tarefas para não se mova quando outras tarefas são niveladas, como tarefas com datas de término crítico. Para evitar tarefas de movimentação, definir prioridades de tarefas para redistribuição de recursos.

Nivelar dentro de um período de tempo específico: Clique em Recurso > Opções de Nivelamento e especifique uma data De e uma data Até.

Não Nivelar tarefas agendadas manualmente: Normalmente, todos os tipos de tarefas são redistribuídos. Para mudar isso, clique em Recurso > Opções de Nivelamento.

Nivelar sem alterar a data de término do projeto: Clique em recurso > Opções de nivelamento e selecione a caixa nível Nivelar sem atrasar.

Observação: Se você selecionar essa caixa de seleção, você pode receber uma mensagem de erro sobre o projeto não é possível redistribuir o projeto inteiro. Não pode haver suficiente margem de atraso em seu cronograma para mover as atribuições sem alterar a data de término do projeto.

Resolver superalocações manualmente: Se não quiser efetuar um nivelamento, você poderá tentar outras maneiras de remover superalocações.

  • Substitua um recurso por outro que esteja disponível para trabalhar nesse período.

  • Coloque recursos mais qualificados em tarefas críticas no início do projeto. Um recurso mais qualificado provavelmente fará o mesmo trabalho em menos tempo.

  • Alterar um vínculo de tarefa para que algumas tarefas comecem ao mesmo tempo.

  • Reduza o escopo do cronograma removendo tarefas.

  • Reparta a carga de trabalho aumentando a duração das tarefas com recursos superalocados.

  • Reduza a carga de trabalho, reduzindo a quantidade de trabalho necessária para a conclusão da tarefa.

  • Alterar as horas de trabalho de recursos para reduzir a duração das tarefas.

  • Reduza a duração das tarefas, especialmente das tarefa crítica que têm impacto direto na data de término do projeto.

  • Verifique se os recursos não estão funcionando durante o período de folga. Se um recurso está trabalhando durante o horário de folga, o Project mostrá-las como superalocado.

Dica | O que você pode fazer

Remover o nivelamento cada vez que você nivela: Cada vez que você nivela um projeto, os efeitos anteriores do nivelamento são removidos. Para mudar isso, clique em Recurso > Opções de Nivelamento.

Ver quais tarefas foram niveladas: Para ver as alterações feitas nas tarefas pelo nivelamento, use o modo de exibição Gantt de Redistribuição. Clique em Modos de Exibição > Outros Modos de Exibição > Mais Modos de Exibição.

Controlar quais tarefas serão niveladas: Você pode querer algumas tarefas para não se mova quando outras tarefas são niveladas, como tarefas com datas de término crítico. Para evitar tarefas de movimentação, definir prioridades de tarefas para redistribuição de recursos.

Nivelar dentro de um período de tempo específico: Clique em Recurso > Opções de Nivelamento e especifique uma data De e uma data Até.

Não Nivelar tarefas agendadas manualmente: Normalmente, todos os tipos de tarefas são redistribuídos. Para mudar isso, clique em Recurso > Opções de Nivelamento.

Nivelar sem alterar a data de término do projeto: Clique em recurso > Opções de nivelamento e selecione a caixa nível Nivelar sem atrasar.

Observação: Se você selecionar essa caixa de seleção, você pode receber uma mensagem de erro sobre o projeto não é possível redistribuir o projeto inteiro. Não pode haver suficiente margem de atraso em seu cronograma para mover as atribuições sem alterar a data de término do projeto.

Resolver superalocações manualmente: Se não quiser efetuar um nivelamento, você poderá tentar outras maneiras de remover superalocações.

  • Substitua um recurso por outro que esteja disponível para trabalhar nesse período.

  • Coloque recursos mais qualificados em tarefas críticas no início do projeto. Um recurso mais qualificado provavelmente fará o mesmo trabalho em menos tempo.

  • Alterar um vínculo de tarefa para que algumas tarefas comecem ao mesmo tempo.

  • Reduza o escopo do cronograma removendo tarefas.

  • Reparta a carga de trabalho aumentando a duração das tarefas com recursos superalocados.

  • Reduza a carga de trabalho, reduzindo a quantidade de trabalho necessária para a conclusão da tarefa.

  • Alterar as horas de trabalho de recursos para reduzir a duração das tarefas.

  • Reduza a duração das tarefas, especialmente das tarefa crítica que têm impacto direto na data de término do projeto.

  • Verifique se os recursos não estão funcionando durante o período de folga. Se um recurso está trabalhando durante o horário de folga, o Project mostrá-las como superalocado.

7.02 - Trabalhando com nivelamento dos recursos e do projeto
06:20
7.03 - Analisando o Projeto
12:51
+ Encerramento do Plano e Recursos Adicionais
4 lectures 29:22
8.00 - Introdução ao Módulo 8
02:12
8.01 - Encerrando um Projeto
08:16
8.02 - Criando Modelos de Projetos
10:37

Comparar duas versões de um projeto


Você pode utilizar o utilitário Comparar Versões do Projeto para verificar diferenças entre a versão atual e uma versão anterior do mesmo projeto em um relatório detalhado. Também é possível utilizar essa ferramenta para comparar a versão atual com uma versão posterior do mesmo projeto.

  1. Na barra de ferramentas Comparar versões do projeto, clique em Comparar versões do projeto  .

    Se a barra de ferramentas não for exibida, no menu Exibir, aponte para Barras de Ferramentas e clique em Comparar Versões do Projeto.

  2. Em Escolha as versões do projeto que deseja comparar, nas caixas Versão 1 do projeto (versão anterior) e Versão 2 do projeto (versão posterior), clique nas versões que deseja comparar.

    Para localizar as versões do projeto, clique em Procurar. Se você utilizar o Microsoft Office Project Professional, será preciso efetuar logon no Microsoft Office Project Server para abrir os projetos que estão armazenados nele. Você pode comparar somente versões de projeto para as quais têm permissões de acesso.

  3. Em Escolha as tabelas a serem usadas na comparação, nas listas Tabela de Tarefas e Tabela de Recursos, clique nas tabelas que contenham os dados que deseja comparar.

    Se você não desejar comparar tarefas nem recursos, clique em Nenhum.

  4. Clique em OK.

    Somente para fins de comparação e geração de relatório, será criado um projeto temporário para exibir as tarefas e os recursos das duas versões.

  5. Para guardar o relatório para referência futura, clique em Salvar no menu Arquivo.

Observação: 

  • O relatório de comparação exibe codificação de cores e indicadores que fornecem uma variedade de informações sobre tarefas e recursos. Para ver uma legenda e obter ajuda sobre os símbolos usados, clique em Mais informações  na barra de ferramentas.

  • Um relatório de comparação é parecido, mas não é um cronograma de projeto. Pode parecer uma consolidação das duas versões que você está analisando, mas ele realmente contém somente as diferenças entre essas duas versões.

  • Você não pode utilizar os botões Procurar na caixa de diálogo Comparar Versões do Projeto para comparar versões de um projeto aberto no Windows Internet Explorer ou que esteja incorporado como um objeto OLE em um outro documento.

  • O utilitário Comparar Versões do Projeto não compara atribuições, compara somente tarefas e recursos.

8.03 - Comparação entre Projetos
08:17