Método 2F2P de Petição Inicial
4.3 (33 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
111 students enrolled

Método 2F2P de Petição Inicial

Módulo Teórico
4.3 (33 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
111 students enrolled
Last updated 5/2019
Portuguese
Portuguese [Auto-generated]
Price: $24.99
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 1.5 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Aspectos teóricos da petição inicial, indispensáveis para o treinamento no método 2F2P de petição inicial
Requirements
  • Ser estudante de direito, de qualquer semestre
Description

"A matéria de processo é muito difícil..."

Qual estudante de direito nunca ouviu isso?

Na verdade, a matéria de direito processual não é difícil, mas apenas abordada de maneira inadequada.

Imagine uma escolinha de futebol: o professor entra na sala de aula, escreve no quadro o conceito de futebol, apresenta os elementos e requisitos da bola oficial, e termina a aula pedindo aos estudantes para ler sobre os movimentos musculares envolvidos no chute ao gol. O que esses estudantes vão aprender sobre o futebol?

Na faculdade de direito, acontece algo muito parecido. Em todas as matérias, a ênfase recai na teoria, e quase não se coloca em prática o que se aprende.

Com isso, os estudantes sentem enorme dificuldade para compreender o que lhe está sendo apresentado, e penam para obter êxito no Exame da OAB, bem como no início de sua carreira profissional.

Neste Módulo Teórico, você vai aprender os aspectos teóricos relevantes para a prática dessa importante peça processual, que serão complementados no Treinamento Presencial ao Método 2F2P© de Peticionamento Inicial.

Este Módulo Teórico explica o que é uma petição inicial, seus requisitos, os efeitos de sua apresentação ao juízo, e uma análise minudente de seus principais elementos.

Who this course is for:
  • Estudantes de direito
  • Advogados recém-formados
Course content
Expand all 12 lectures 01:30:14
+ Introdução
3 lectures 18:27

Seja bem-vindo ou bem-vinda ao nosso curso teórico de petição inicial! Nesta aula, vamos apresentar o conteúdo do curso e o planejamento das aulas.

Preview 03:34

Nesta aula, vamos aprender o conceito de petição inicial, e a distinção entre pedidos, ligados à tutela jurídica, e requerimentos, respeitantes à tutela processual.

Preview 07:05

As questões a seguir não têm finalidade avaliativa, mas apenas de fixação do conteúdo da videoaula. Você deve respondê-las, tendo como base o conteúdo da videoaula.

Exercícios de Fixação 1
3 questions

O protocolo da petição inicial produz efeitos processuais e materiais importantes. Nesta aula, veremos cada um desses efeitos.

Efeitos da petição inicial
07:48

As questões a seguir não têm finalidade avaliativa, mas apenas de fixação do conteúdo da videoaula. Você deve respondê-las, tendo como base o conteúdo da videoaula.

Exercícios de Fixação 2
3 questions
+ Requisitos Gerais da Petição Inicial
8 lectures 01:06:56

Os arts. 319, 320 e 330, §1º do Código de Processo Civil, apresentam os requisitos gerais da petição inicial. Fala-se em requisitos gerais, por se aplicarem a todas as demandas do procedimento comum, o que significa que a petição inicial deve ter requisitos específicos nos procedimentos especiais. Nesta aula, faremos um panorama geral dos requisitos gerais, que serão estudados em detalhe, nas aulas seguintes.

Panorama dos Requisitos Gerais da Petição Inicial
10:00

A petição inicial começa com a indicação, pelo autor, do juízo a que a demanda é dirigida. Nesta aula, vamos estudar o endereçamento e suas características.

Endereçamento
07:29

O autor deve informar, na inicial, sua qualificação, bem como a do réu, a fim de possibilitar a citação e as comunicações processuais. Nesta aula, vamos estudar os detalhes desse requisito da petição inicial.

Qualificação das Partes
05:58

Após endereçar a petição e qualificar as partes, o autor deverá apresentar a causa de pedir, formada pela descrição dos fatos e dos fundamentos jurídicos do pedido. Nesta aula, vamos mergulhar nesse importante requisito da petição inicial.

Causa de pedir: os fatos e fundamentos jurídicos do pedido
08:22

O pedido, núcleo da petição inicial, divide-se em imediato e mediato. O pedido mediato é o bem da vida pretendido pelo autor; o imediato, refere-se à técnica jurídica requerida e pode ser declaratório, constitutivo, condenatório, mandamental ou executivo. Nesta aula, vamos analisar os detalhes desse importante item da inicial.

Tipos de pedido
06:44

Em regra, não são admitidos pedidos implícitos, genéricos, confusos ou contraditórios com as causas de pedir. Segundo o CPC, o pedido deve ser certo, determinado, claro e coerente, conforme veremos nesta aula.

Requisitos do pedido
10:23

Prática muito comum é a cumulação de pedidos na petição inicial. Nesta aula, vamos estudar as formas de cumulação e suas características.

Cumulação de pedidos
10:41

Nesta aula, estudaremos os requisitos finais da petição inicial: a indicação do valor da causa, o requerimento (genérico) de provas, e a opção pela realização ou não da audiência de conciliação ou de mediação.

Valor da causa, requerimento de provas e opção pela audiência de conciliação
07:19
+ Encerramento
1 lecture 04:51

Em nossa última aula, falaremos da possibilidade de aditamento da inicial, bem como da ordem, dada pelo juiz, para que o autor emende a peça, sob pena de indeferimento.

Emenda e aditamento, indeferimento e deferimento da petição inicial
04:51