Curso Completo de Fotografia Mobile
3.6 (392 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
1,297 students enrolled

Curso Completo de Fotografia Mobile

apps e dicas para tirar as melhores fotos com seu celular
3.6 (392 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
1,297 students enrolled
Last updated 3/2016
Portuguese
Portuguese [Auto]
Current price: $34.99 Original price: $49.99 Discount: 30% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 2 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Retratar paisagens comuns ou muito conhecidas de forma inusitada
  • Colocar em prática treinos de composição que utilizam a perspectiva, a iluminação natural e a edição final de forma criativa
  • Aprender como é possível utilizar o seu celular como uma câmera fotográfica
  • Aprender a tirar o melhor proveito de cada foto pelo domínio de aplicativos, truques e técnicas facilmente aplicáveis nos cliques do dia a dia
  • Entender como a captação e o processamento de imagens pelo celular pode tornar a fotografia mobile extremamente vantajosa em termos de mobilidade, experimentação, e desenvolvimento do olhar
  • Conhecer aplicativos e ferramentas capazes de fazer de seu celular um equipamento fotográfico tão relevante quanto às câmeras profissionais
Requirements
  • Ter interesse em aprender
  • Gostar de tirar fotos com celular
Description

O celular pode ser uma ferramenta muito interessante em fotografia se bem utilizado. Além de conferir alta mobilidade, com o olhar certo, os apps corretos e boas técnicas você pode transformar seu celular em uma câmera profissional e tirar fotos inusitadas e com altíssima qualidade. Ticiana Porto, Paulo del Valle e Gal Oppido vão te ajudar nessa empreitada viajando pelas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo ensinando-o como fazer muito mais com o que carrega no bolso!

Acompanhe a fotógrafa Ticiana Porto durante uma visita a famosas locações cariocas, como a Pedra do Arpoador e a Praia do Leme, e confira maneiras de produzir imagens únicas e originais de paisagens previsíveis, ao colocar em prática treinos de composição que utilizam a perspectiva, a iluminação natural e a edição final de forma criativa.

Através de um passeio pela cidade do Rio de Janeiro, o fotógrafo e instagrammer profissional Paulo del Valle compartilha sua experiência para ensinar como é possível utilizar o seu celular como uma câmera fotográfica. Descubra porque o registro do inusitado pode se tornar o seu diferencial, e aprenda a tirar o melhor proveito de cada foto pelo domínio de aplicativos, truques e técnicas facilmente aplicáveis nos cliques do dia a dia.

Acompanhe Gal Oppido pelas ruas de São Paulo para entender como a captação e o processamento de imagens pelo celular pode tornar a fotografia mobile extremamente vantajosa em termos de mobilidade, experimentação, e desenvolvimento do olhar. Conheça aplicativos e ferramentas capazes de fazer de seu celular um equipamento fotográfico tão relevante quanto às câmeras profissionais.



Trailer - Créditos: 
Something Elated by Broke For Free
Creative Commons — Attribution 3.0 United States— CC BY 3.0 US

Who this course is for:
  • Instagramers
  • Pessoas que querem tirar fotos mais inusitadas com seu celular
  • Pessoas que querem aprender sobre apps e ferramentas fotográficas para celular
  • Pessoas que gostam de tirar fotos com seu celular e querem aprimorar seus resultados
Course content
Expand 28 lectures 02:08:35
+ Iniciar aqui
28 lectures 02:08:35

A fotógrafa Ticiana Porto, conhecida por colocar em foco a natureza e os cenários urbanos do Rio de Janeiro em seu perfil no Instagram, discute a influencia desse aplicativo em seu processo de captação de imagens, e introduz o exercício de buscar novos olhares como um recurso para trazer originalidade na fotografia de paisagens repetidamente exploradas no cotidiano da capital fluminense.

Preview 08:45

Chegando a um dos pontos mais conhecidos do Rio de Janeiro, a Pedra do Arpoador, Ticiana dá dicas de como encontrar alternativas interessantes de composição na fotografia de paisagem, levando em consideração o desafio da iluminação natural pouco favorável.

2. Reconhecendo um cenário
05:35

Ainda no Arpoador, Ticiana demonstra a influencia do posicionamento do fotógrafo e da seleção do recorte na composição de uma fotografia de paisagem realizada com a câmera do celular.  

3. Praticando a composição
05:58

Agora na Praia do Leme, Ticiana propõe outro exercício de composição fotográfica, destacando a oportunidade de aproveitar os elementos do cenário para criar o efeito de profundidade na imagem.

4. Aproveitando elementos do cenários
06:42

Ao trocar de ponto de vista na praia para trabalhar com uma perspectiva diferente, Ticiana experimenta fotografar diretamente contra a luz do sol, e também discute a respeito das alternativas de enquadramento da paisagem em relação à proporção da foto e suas finalidades. 

5. Perspectivas e proporções
05:18

Parte importante do processo de produção de imagens é a edição. Ticiana mostra como costuma balancear suas fotos através dos recursos disponíveis no aplicativo "Camera +".

6. Edição: parte 1
06:11

Parte importante do processo de produção de imagens é a edição. Ticiana mostra como costuma balancear suas fotos através dos recursos disponíveis no aplicativo "Camera +".

7. Edição: parte 2
04:55

PROJETO
Fotografar um lugar muito visitado.

Tarefa
Fotografe um lugar muito comum ou altamente visitado em sua cidade ou bairro. Procure registrar 05 imagens inusitadas, seguindo as dicas de composição e olhar fotográfico apresentadas durante o curso. 

Não se esqueça
A edição é também um exercício de composição na fotografia. Ela não é realizada apenas após a captação da imagem, mas também antes do clique, através da observação da paisagem e da escolha dos elementos que farão parte do recorte desejado.

Produto final
Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- 05 fotografias inusitadas de uma paisagem bastante comum e visitada.

Boa Sorte!


 

8. Conclusão e projeto
00:48

Conheça o designer e fotógrafo carioca Paulo del Valle, que trabalha hoje como instagramer profissional, e saiba como foi a sua introdução ao universo da fotografia com celular.

Preview 01:32

Antes de sair tirando fotos, entenda como usar o seu celular como uma câmera fotográfica. Através de algumas dicas básicas, como o cuidado com a lente, o manuseio do aparelho e a composição pela regra dos terços, você aprende a conseguir melhores resultados.

2. Dicas e técnicas essenciais para começar
02:39

Ter paciência e explorar o inusitado através de novos ângulos e situações é um dos caminhos para tornar suas fotos únicas e se destacar. Enquanto busca os momentos ideais para o clique, Paulo levanta alertas importantes, como problemas com a luz do sol, o uso do zoom digital e a hora certa de editar as imagens. 

3. Como se diferenciar e alguns alertas
04:54

Uma situação bastante comum na fotografia é sofrer com os registros em contraluz. Dependendo do foco, o excesso de luz deixa o céu estourado ou faz o objeto virar uma silhueta. A solução para esse problema pode ser encontrada no uso da técnica de HDR, que junta três fotos iguais com exposições diferentes em uma imagem final. 

4. HDR
01:38

Fotografias de longa exposição são ideais para quando você deseja registrar um movimento cujo efeito final é parecido com uma pintura. Explorando uma situação ideal para esse tipo de foto, Paulo captura o movimento da água batendo nas pedras da praia de Joatinga, explicando quais são os princípios e os equipamentos necessários para essa técnica, além de entrar em detalhes sobre o aplicativo “Average Camera Pro”. 

5. Longa exposição
09:23

Outra possibilidade é usar o celular para tirar fotos de cenas de ação. Ao fotografar movimentos, você pode tanto passar a ideia de imagem congelada, quanto reforçar a ideia de movimento. Conheça o aplicativo “Camera +” e as técnicas que permitem gerar os diferentes efeitos.

6. Fotografia de movimento
07:36

Paulo demonstra as funções básicas do aplicativo nativo do iPhone, e dos aplicativos “Camera +” e “Camera Noir”, reforçando que buscar o inusitado e registrar o que está acontecendo no seu cenário é sempre o diferencial que fará suas fotografias se destacarem das demais. 

7. Apps básicos
04:13

Aprenda a utilizar a ferramenta "panorama" para entortar objetos.

8. Truque - panorama
00:50

De volta a técnica de HDR, Paulo captura uma silhueta, demonstrando a diferença entre o resultado final do registro feito com a câmera do iPhone e através do aplicativo True HDR.  

9. Apps - True HDR
02:54

Conheça o aplicativo “Cortex Cam”, que ajuda a reduzir os ruídos de suas fotos tiradas em condições de pouca luz.

10. Apps - Cortex cam
02:37

Parte de ser um bom fotógrafo envolve não apenas tirar as fotos, mas também conseguir editá-las. Paulo apresenta seus aplicativos preferidos de edição, explicando os atributos mais interessantes de cada um.

11. Apps - Edição
12:06

PROJETO
Fotografe com seu celular utilizando as técnicas aprendidas durante o curso. 

Tarefa
Sua tarefa é tirar fotos com o celular utilizando as técnicas aprendidas durante o curso. Para refrescar a memória, aqui vão elas: fotografia de longa exposição, HDR, fotografia de movimento, fotografia de pôr do sol, fotografia com pouca luz e panorama. Escolha as cinco melhores e poste-as na plataforma para que o professor e outros alunos possam ver e compartilhar as suas opiniões.

Não se esqueça
A chave para se diferenciar é fazer aquilo que os outros não fazem. Mude de ângulo, busque situações inusitadas e explore o melhor do cenário a sua volta.  

Produto final
Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- Cinco das suas melhores fotografias utilizando técnicas aprendidas durante o curso, de acordo com a sua escolha.

Boa Sorte!

12. Conclusão e projeto
01:42

Gal Oppido conta como se iniciou no mundo da fotografia mobile e como essa nova ferramenta, que concentra de forma compactada o percurso de captar, gerar e processar imagens, influenciou seu olhar e sua formação como fotógrafo.

Preview 04:55

Entenda as vantagens de procurar por aplicativos que não vêm embutidos no celular, como o “Camera +”, por exemplo, que amplia as possibilidades de experimentação através do controle de foco e exposição da câmera.

2. Alguns aplicativos: Câmera +
02:12

Conheça as vantagens da mobilidade ocasionada pelo tamanho e pelo formato do celular, observando como a versatilidade do aparelho proporciona novos caminhos para o olhar.

3. Explorando o formato do seu celular
03:25

Perceba como o caráter de ferramenta do dia-a-dia faz do celular um equipamento fotográfico que não intimida.

4. A relação com o equipamento
01:59

Acompanhe a exploração de diferentes cenários proporcionada pela flexibilidade do celular, e o registro de diferentes exposições de luz através do aplicativo “Pro HDR”.

5. Captação em HDR
07:04

Observe como a captação pelo celular permite uma liberdade maior para construir cenários e composições ao redor das auto representações mais conhecidas como “selfies”.

6. Selfies
02:39

Entenda como é possível lidar com imagens que ainda não foram processadas na captação, além de ferramentas e filtros utilizados para destacar elementos desejados.

7. Tratamento das imagens
04:23

Gal reforça o caráter do celular como ferramenta eficiente para construir um olhar particular, explicando também algumas das funcionalidades e tendências da captação realizada por esse equipamento compacto e simples.

PROJETO
Fotografe com o celular.

Tarefa
Sua tarefa é captar imagens via celular, registrando situações dentro do seu universo de passagem, seja no quarto, na rua ou na cidade, utilizando as características típicas do aparelho.

Não se esqueça
O importante é aproveitar o caráter “intruso” do celular, tirando vantagem do formato e espessura do aparelho para explorar cenários.

Produto final
Suba o projeto na comunidade. Sua tarefa pode ser entregue da seguinte maneira:

- Use sua criatividade!

Boa Sorte!

8. Conclusão e projeto
05:42