
Ao final desta etapa, como você obteve uma base inicial, já saberá como criar seu projeto, adicionar eventos e fazer o uso da função "ShowMessage(Const Msg: String)".
Vejo muita gente utilizando as units apenas como repositório dos métodos do formulário, ou seja, aquelas as quais estão atreladas aos forms, não sei se por preguiça ou por falta de conhecimento. Mostro aqui, como você pode fazer uso desse recurso que quando bem utilizado potencializa o seu trabalho.
Parâmetros são essenciais na programação, pois é através deles que podem ser transmitidos valores para os métodos, estes que os tratarão de acordo, de tal maneira a poder executar sua finalidade a contento. São essenciais mesmo, pois imagine, por exemplo, só a nível de curiosidade, como seria penoso realizar simples cálculos de média sem passar parâmetros..teríamos que ter inúmeras variáveis globais para tal finalidade e isso seria um caos!
Componentes é uma das cartas na manga do Delphi, são inúmeros. Centenas. E falo só dos nativos!
É claro que um bom programador precisa conhecer bem o framework, dominar as palavras reservadas da linguagem e ter um raciocínio lógico afiado, mas e o conjunto de componentes? Sem dúvida, unido a todos os requisitos citados, dominar uma boa quantidade de componentes é essencial.
Mãos a obra.
Esta é uma etapa de grande importância na concepção do sistema como um todo, pois estes objetos são responsáveis por cada passo dado por um usuário em suas interações com o sistema.
Nesta aula você verá como utilizar stored procedures de consulta, o select, utilizando ADO.
Nesta aula você verá como utilizar no Delphi, stored procedures de inclusão, o "insert", utilizando ADO.
Nesta aula você verá como utilizar no Delphi, stored procedures de atualização, o "update", utilizando ADO.
Nesta aula você verá como utilizar no Delphi, stored procedures de exclusão, o "delete", utilizando ADO.
Está é a aula de conclusão do curso, onde são adicionadas as últimas funcionalidades ao sistema de Agenda Telefônica, que são:
- Ampliação da pesquisa de contato;
- Adição de verificação de exclusão de contato;
- Adição do número de telefone ao ListBox;
- Ampliação da funcionalidade do botão Salvar - para também adicionar ao banco, os números de telefone;
- Preenchimento do ListBox com todos os telefones do contato selecionado no DBGrid;
- Remoção do número de telefone do Listbox e exclusão do mesmo do banco de dados.
* as instruções para a criação do banco de dados AGENDA através do Script fornecido, bem como também, como proceder no projeto Delphi, estão descritas no arquivo de Instruções no material para download.
Esta é uma aula adicional, que ampliará ainda mais o seu conhecimento, pois relatórios são cruciais no desenvolvimento de sistemas.
Você verá um passo a passo do início ao fim, com detalhes da maioria das propriedades e componentes mais utilizados - levando em consideração que este é um curso para iniciantes.
Neste curso, para você que é iniciante, saiba que é uma ótima escolha em fazê-lo, pois o ambiente Delphi é completo e muito intuitivo, desta forma, propício para uma rápida curva de aprendizagem.
Você aprenderá sobre a interface em si, e em meio a isso, veremos:
- como criar um projeto;
- criar e abrir formulários;
- verá como trabalhar com propriedades;
- conhecerá os eventos;
- conectará com o banco de dados SQL Server;
- aprenderá como fazer um C.R.U.D.