O Processo Criativo para Arquitetos: Aprendendo a projetar
4.2 (7 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
53 students enrolled

O Processo Criativo para Arquitetos: Aprendendo a projetar

Continuação de: "Metodologia para projetos de Arquitetura", exercitando a teoria em projetos de média complexidade
4.2 (7 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
53 students enrolled
Created by Francisco Lauande
Last updated 4/2020
Portuguese
Current price: $30.99 Original price: $44.99 Discount: 31% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 4 hours on-demand video
  • 4 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • O Processo Criativo para realizar projetos de média complexidade. Este curso é, com efeito, a continuidade do curso "Método para projetos de Arquitetura" já oferecido pela Udemy cujo exercício final oferece um exercício de baixa complexidade
Requirements
  • Ter feito o curso "Método para projetos de Arquitetura"
Description

Este é um curso on-line e, por conseguinte, para que o aprendizado tenha efeito, é necessária a participação do aluno e assim: Fazer os exercícios propostos; oferecer questionamentos; buscar aprofundar o conteúdo. O dinamismo e eficiência do curso são decorrentes disso de forma inexorável. Ademais, o aprendizado depende em boa parte da vontade de quem quer aprender (!).


Este minicurso é a continuidade do minicurso: "Método para projetos de Arquitetura" (Nível 1). Recomenda-se, portanto, que este seja feito primeiramente como etapa preparatória para o melhor aproveitamento da apreensão do conteúdo ofertado nesta nova oportunidade.   


Nos dois cursos, o objetivo primordial é oferecer o conhecimento necessário para a prática projetual, ou seja, para que o aluno possa usufruir de um método de trabalho eficiente que o permita projetar a obra arquitetônica em qualquer tema e qualquer que seja o nível de complexidade. O conteúdo do curso foi construído a partir do entendimento de que o projeto arquitetônico é, com efeito, um equacionamento simultâneo de fatores intervenientes construídos a partir da análise do tema do ponto de vista funcional  e da formulação da conceituação. Pensar a  obra arquitetônica, pressupõe pensar  aspectos humanos, filosóficos, ecológicos, tecnológicos, econômicos, históricos e geográficos. Nesse sentido, o curso dá a devida ênfase à formulação de conceitos como o diferencial fundamental do bom profissional de Arquitetura e a etapa fundamental do processo criativo


O que faz alguém um Arquiteto de destaque? Por certo, o exercício da reflexão produzindo conceitos. Sendo assim, as primeiras aulas têm como objetivo levar o aluno a entender que um conceito deve ser o elemento condutor primordial do processo criativo e assim, começar a partir do exercício da analogia e da busca de novas abordagens para o tema abordado. O conceito tem o poder de articular todas as condicionantes inerentes ao projeto arquitetônico.  A obra arquitetônica que desconsidera a formulação do conceito nada mais é que uma mera construção, que pode ser pensada até mesmo por leigos, dispensando o serviço do Arquiteto.


Além da revisão das definições dos protocolos que constituem o Processo Criativo apresentados no primeiro curso,  é dada especial ênfase ao protocolo fundamental: A formulação de conceito ou a conceituação. Nesse sentido, são oferecidos estudos de casos a partir do pensamento e obras de preclaros da Arquitetura como exemplos de reflexões que levaram à execução de obras consideradas icônicas a partir de conceitos considerados revolucionários.


Um exercício é oferecido como preparação para o trabalho final. Ao redigir um texto, o aluno é convidado a formular um conceito sem a necessidade de materializá-lo em projeto. É, com efeito, um exercício de abstração, partindo do princípio de que a compreensão de um objeto parte necessariamente do seu entendimento a partir das experiências do observador, considerando a própria vivência e a definição do objeto historicamente construída. É disso que o espírito criador deve se alimentar sempre.


Mais uma vez, um exercício final é proposto: Um projeto de média complexidade no nível de um Estudo Preliminar, cujo tema é a escola. A tarefa possibilita que o aluno aplique o método ensinado incorporando os protocolos inerentes ao desenvolvimento do projeto arquitetônico. Quais sejam:  O Programa de Necessidades,  Organograma, o Fluxograma, o Lançamento de Manchas, e o Estudo Volumétrico.


O curso oferece aulas com objetividade e dinamismo, por meio do uso de vídeos, animações e slides.   


O acesso é vitalício, possibilitando que o aluno acesso as aulas quantas vezes quiser e que possa, mesmo ao já ter atendido as aulas, voltar a ter contato com o instrutor na medida em que dúvidas surgirem, sobretudo, a partir da prática nas aulas de projeto ao longo do curso.


Como aula bônus, o curso oferece como ensinamento os princípios para a boa escrita do Memoriais Descritivo e Justificativo. Nem sempre o autor do projeto tem a oportunidade de defender suas ideias pessoalmente, como acontece nos concursos de ideias de Arquitetura. A escrita, portanto, é uma forma importante de comunicação entre o Arquiteto e público para explicar o raciocínio adotado para encontrar a solução, lançando mão do poder de síntese. Expressar-se bem, falando ou escrevendo, é um dos diferenciais que definem um bom profissional, qualquer que seja a área de atuação profissional.


Inscreva-se já! Comece a praticar o método ensinado nos concursos de ideias para estudantes de Arquitetura. São oportunidades de ter o seu nome reconhecido como um talento antes de se gradua. Acompanhe essas chances pelo site ARCHDAILY  ou pelo PROJETAR.ORG.


Os que se inscreverem receberão o link para assistir na íntegra e gratuitamente o documentário: Oscar Niemeyer - Sensibilidade e Erudição.









Who this course is for:
  • Estudantes de Arquitetura. Arquitetos também são bem-vindos
Course content
Expand 18 lectures 04:03:37
+ Introdução
18 lectures 04:03:37
SOBRE A CONCEITUAÇÃO (ESTUDO DE CASOS)
10:56
SOBRE A CONCEITUAÇÃO (ESTUDO DE CASOS)
09:44
SOBRE A CONCEITUAÇÃO (ESTUDO DE CASOS)
20:33
SOBRE A CONCEITUAÇÃO (ESTUDO DE CASOS)
08:34
SOBRE A CONCEITUAÇÃO (ESTUDO DE CASOS
12:57
PRIMEIRO EXERCÍCIO: Exercitando a conceituação
04:21
MINHA PROPOSTA: CONCEITUAÇÃO PARA O PROJETO DE UMA CAPELA
16:35
APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA A CAPELA
15:11
ORGANOGRAMA E PROGRAMA DE NECESSIDADES
09:37
FLUXOGRAMA e LANÇAMENTO DE MANCHAS
14:05
MAQUETE VOLUMÉTRICA OU DE ESTUDO
12:14
EXERCÍCIO
12:24
MINHA PROPOSTA
12:37
CONCEITOS DE MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO E ENCERRAMENTO
24:05
AULA EXTRA
10:22