
Olá! Nesta vídeo aula irei apresentar para você tudo que você poderá aprender com este curso, todos os recursos que vocês receberão e as minhas boas-vindas.
Vamos compreender como podemos trabalhara a musicalidade da criança, utilizando recursos lúdicos e simples. Estimulando assim a criatividade, sensibilidade e o prazer de fazer música desta criança.
Hoje iremos vivenciar uma aula prática de musicalização infantil. Espero que estes exemplos surtam um efeito criativo, proporcionando para você ferramentas para desenvolver o seu trabalho a partir do que lhes apresentarei.
Este é o primeiro vídeo de uma série de 3 vídeos em que iremos abordar a percussão corporal.
A percussão corporal é um dos melhores recursos quando queremos musicalizar uma criança, é simples, é fisiológico, emocional, desenvolve a coordenação motora ampla, o ritmo, o desenvolvimento pessoal, dentre tantas outras habilidades e experiências que a percussão corporal pode proporcionar.
Nesta segunda aula de percussão corporal iremos fazer várias atividades, trazendo alguns recursos visuais e canções, que você poderá criar com a(s) criança(s) com quem você está trabalhando.
Este é o último vídeo da sequência de percussão corporal. Trarei para vocês várias atividades e recursos visuais, além de canções lúdicas e interativas, cheias de movimentos e sons.
Nesta vídeo aula irei abordar um conteúdo muito interessante, que são os objetos sonoros e trarei várias ideias simples, com recursos acessíveis e com boa qualidade para você produzir com a criança com a qual você está trabalhando.
Objetos sonoros são quaisquer objetos que possam produzir algum som agradável para produzir música, que vão desde potes, tampinhas, metais, plásticos, garrafas, etc.
Música e movimento estão intimamente ligadas. Quando falamos em musicalizar uma criança, a primeira coisa que devemos pensar é nas vivências motoras, sensoriais e de percepção sonora.
Nesta vídeo aula iremos vivenciar várias atividades lúdicas, com recursos simples, canções e músicas cheias de movimentos.
Quando falamos em aprender música, musicalização, musicalizar, compreendemos que é o ato de tornar alguém mais sensível a música. E isso torna a percepção sonora uma das primeiras habilidades que devemos enfatizar, desde a tenra idade.
A percepção sonora é o ato de "escutar atentamente" os sons e músicas, compreendendo a fonte sonora e os elementos musicais.
Como já falado na aula anterior, a percepção sonora deve ser amplamente desenvolvida com todas as crianças. Além de trazer uma compreensão musical e sensibilidade sonora, a percepção sonora também desenvolve a concentração, memorização e habilidades criativas.
Por fim, chegando em nossa última aula, falarei sobre a música utilizada em favor do relaxamento infantil. O relaxamento é um momento em que podemos trabalhar a concentração, a percepção sonora e a sensibilidade da criança.
O relaxamento consiste em proporcionar momentos calmos, relaxantes e de prazer através da música, dos sons, do movimento, da imaginação, etc.
Finalizo este curso agradecendo a todos que estiveram aqui comigo, vivenciando a música, brincando, sentindo e aprendendo. Espero que você tenha conseguido absorver o máximo possível deste curso, e que ele lhe proporcione várias experiências musicais para você e para a criança com quem você estará trabalhando.
Bem vindo ao curso de Musicalização Infantil elaborado pela professora Aline Vicenti, licenciada em Música e pós graduada em fonoaudiologia educacional.
Aqui você encontrará 11 aulas com 60 atividades musicais práticas, recursos visuais, músicas inéditas, músicas do cancioneiro infantil, além de brincadeiras, relaxamentos e canção divertidas que você poderá utilizar como recurso para musicalizar e estimular o desenvolvimento integral das crianças, através de vivências musicais divertidas e eficazes.
Este curso é para todos os profissionais do desenvolvimento infantil, desde professores, pedagogos, psicólogos, psicomotricistas e outros profissionais que atendem no ensino regular, escolas de música, consultórios ou outros locais, que querem proporcionar vivências e aprendizados através da musicalização infantil, utilizando músicas, brincadeiras, praticas musicais, canções e relaxamentos.
Não é necessário conhecimentos musicais, o profissional irá aprender e se musicalizar ao mesmo tempo em que aprende as atividades para utilizar em suas próprias atividades.
Para a elaboração deste curso partirmos da compreensão de que a música exerce forte influência no desenvolvimento infantil e o ensino da mesma deve fazer parte da primeira infância, fornecendo recursos cognitivos, motores, estéticos e emocionais.
Além disso, sabemos que a criança se desenvolve a partir das experiências, utilizando todos os seus sentidos, por isso este curso propõe várias atividades que visam o movimento, a coordenação motora, experiências sonoras, práticas musicais e a apreciação musical.
Os recursos de imagem e áudio utilizados no curso estarão disponíveis para download.