Matemática Financeira - Investimentos e Financiamentos.
What you'll learn
- Uma vez concluído o curso, os participantes estarão aptos a lidar matematicamente com as situações práticas e reais que envolvem o conceito do valor do dinheiro no tempo. Ou seja, todas aquelas situações de investimento e de financiamento, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
Requirements
- O curso utiliza de matemática (álgebra) do ensino médio. Não requer conhecimentos além de alguma habilidade de lidar com somatórias e, um pouco, com logaritmos. Os cálculos serão sempre feitos utilizando uma calculadora eletrônica (normalmente, a HP12C ou uma emulação da mesma disponível para web e para smartphone).
Description
Este é um curso completo de Matemática Financeira, a matemática da análise de decisão econômica acerca de investimentos e de financiamentos. Completo porque as fórmulas utilizadas pelos modelos quantitativos não são simplesmente apresentadas e utilizadas. Todas as fórmulas são deduzidas para que se entenda perfeitamente o ambiente de decisão que motivou a dedução de cada uma. O curso está estruturado em 4 seções. A primeira trata dos conceitos fundamentais, tais como o valor do dinheiro do tempo (o pilar sobre o qual a Matemática Financeira está estruturada) e, umbilicalmente ligado a este, o conceito de equivalência econômica. Sem dúvida, o principal conceito, pois é através desse que é possível lidar com fluxos de caixa em datas diferentes. A primeira seção ainda trata das taxas de juros nominais e efetivas, apontando as diferenças e as fraquezas das taxas nominais para serem utilizadas na análise de decisão econômica. Indicaremos porque o setor bancário declara tais taxa quando trata de financiamentos ao público. É encerrada com a apresentação de inflação e como os modelos quantitativos de análise lidam com o fenômeno quando se deseja incorpora-la explicitamente nos modelos. A segunda seção apresenta os modelos de capitalização simples. Nestes, os juros calculados não são capitalizados, ou seja, não são incorporados ao principal para render juros. Não há juros sobre juros. Entenderemos porque o setor bancário costuma utilizar tais modelos nos financiamentos que oferece ao público. A terceira seção trata dos modelos de capitalização composta, quando os juros calculados são incorporados ao principal e passam a render juros a partir do próximo período de capitalização. Apresentará os modelos de cálculo do (1) valor futuro de fluxo presente único de caixa, (2) valor presente de fluxo futuro único de caixa, (3) valor futuro de série uniforme de fluxos de caixa, (4) fundo de renovação, (5) valor presente de série uniforme de fluxos de caixa e (6) fundo de amortização. E a quarta seção trata dos sistemas de amortização de financiamentos: (1) sistema de amortização constante, (2) sistema francês de amortização ou tabela Price, (3) sistema americano de amortização e (4) sistema de amortização variável. Ao longo de todo o curso são apresentados e resolvidos muitos exemplos envolvendo os modelos discutidos. Também são propostos exercícios para solução.
Who this course is for:
- Estudantes e profissionais que queiram desenvolver e praticar habilidades em lidar com o conceito do valor do dinheiro no tempo (juros) nas operações que se envolve quase que diariamente, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional. Também aqueles que participarão de processos seletivos (Banco do Brasil, CEF, etc.) onde tais conceitos são exigidos. É fundamental para aqueles que irão se submeter aos processos de certificação do mercado financeiro (CPA 10, CPA 20, etc.).
- Este curso é o primeiro de uma série de cursos denominada Especialização em Análise de Decisão Econômica.
Course content
- Preview14:54
- 14:48Matemática Financeira - Conceitos Fundamentais 1
- 10:12Matemática Financeira - Conceitos Fundamentais 2
- 13:53Matemática Financeira - Conceitos Fundamentais 3
Instructor
Engenheiro de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Vice-Presidente Financeiro e Diretor Administrativo-Financeiro de empresas de médio e grande portes de diversos setores da economia. Docente de disciplinas em cursos de pós-graduação "lato sensu" (MBA). Mais de 30 anos de experiência profissional e docente.
Durante toda a minha vida profissional tenho trabalhado com Análise de Decisão Econômica, onde a Matemática Financeira é uma das disciplinas. Estudo frequentemente o assunto com profundidade e boa parte das disciplinas que leciono nos programas de pós-graduação pertencem àquele campo de estudo.