Mobilização de recursos através de editais
Requirements
- Para realizar o curso você vai precisar de: dispositivos eletrônicos (celular, tablet ou computador) e conexão à internet.
Description
O curso Mobilização de recursos através de editais reúne materiais de apoio para escrita em editais que promovam a sustentabilidade de iniciativas socioculturais. Sabemos que este pode ser um campo burocrático, com demandas, chamadas e formatos, por vezes, pouco acessíveis. Então, esse curso é para você que gostaria de se aventurar por esse mundo e para que você e seu grupo se sintam mais amparados e encorajados a enviar propostas para editais.
Apesar de muitas vezes trabalhoso, esse processo pode gerar bons frutos e viabilizar iniciativas muito relevantes. A dica é exercitar bastante e ter persistência nesse percurso de escrita e envios de propostas, sabendo que mesmo tendo propostas recusadas no caminho, é sempre possível reaproveitar projetos para enviar em novos editais e tentar novamente.
A formação tem carga horária de 40h e trabalhará noções básicas para captação de recursos por meio de editais oferecidos por iniciativas públicas e privadas. Você será apresentado às diferentes etapas da escrita de um projeto de captação e poderá exercitar a construção deste projeto, videoaulas assíncronas, artigos, textos de apoio e sugestões de atividades a serem realizadas. Para realizar o curso você vai precisar de: dispositivos eletrônicos (celular, tablet, ou computador) e conexão à internet.
O conteúdo deste curso é de autoria da AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs.
Who this course is for:
- Representantes e membros de grupos, coletivos e organizações culturais da sociedade civil sem fins lucrativos.
Instructor
Nossa missão é realizar ações que gerem diálogos significativos e colaboração entre os mais variados sujeitos, atuando de modo criativo e transformador pela promoção do desenvolvimento humano. Nascemos de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, realizado de 1993 a 1996: a TV Sala de Espera. Da experiência – uma TV comunitária que tratava de qualidade de vida e cidadania – veio o propósito que nos levou a criar a instituição: promover o acesso público à comunicação.
Ao longo de uma trajetória de quase três décadas, a promoção do direito à comunicação conectou a AIC a variadas outras causas de interesse público e a inúmeras mobilizações. Além disso, nosso grupo cresceu e se diversificou. Centenas de pessoas já atuaram nos projetos realizados pela entidade. Milhares de pessoas e centenas de grupos, coletivos e entidades de promoção da cidadania, além de organizações públicas e da iniciativa privada, também se tornaram parte dos fazeres e dos saberes de nossa entidade.
Dessa forma, a AIC foi se transformando. Desenvolvimento humano e educação se tornaram áreas de interesse direto das ações realizadas. A atuação em comunicação, originalmente muito relacionada à produção midiática, passou a envolver um trabalho também voltado ao fortalecimento da comunicação estratégica das iniciativas comunitárias e pró direitos humanos.