CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA

Aprenda os sete degraus para melhorar sua memória de forma criativa e aumentar sua produtividade diária.
Portuguese
Portuguese [Auto]
Conseguirá fazer o Registro e a Retenção de informações com rapidez e qualidade.
Aprenderá a aprender mais rápido de forma simples e eficaz.
Despertará e desenvolverá a sua criatividade, de forma simples e natural.

Requirements

  • Vontade de aprender como se aprende mais e melhor!
  • Mente aberta para memorizar informações de forma diferente e criativa!

Description

CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA

Aprenda os (sete degraus do sucesso) para transformar sua memória de forma criativa e aumentar sua produtividade diária.


Seção 1 - Vídeo Bônus de memorização e Concentração

Aula 1 - Vídeo de Memorização e Concentração + Ebook - Técnicas Essenciais de Memorização disponível em (Materiais para download).

Seção 2 - os sete degraus para o sucesso acadêmico.

Aula 2 - Como estabelecer propósito para ler ou estudar; quais os fatores que melhoram a compreensão de textos.

Aula 3 - Como melhorar a concentração.

Aula 4 - Memorização de palavras chave de textos diversos.

Aula 5 - Como estudar textos técnicos.

Aula 6 - Técnica de Animação para memorizar sequência de ideias e tarefas.

Aula  7 - Como memorizar números de códigos, senhas e fórmulas.

Aula 8 Técnica do Mapa Mental para Gestão de Informações.

Aula 9 Encerramento + 10 Dicas para melhorar a memória em PDF disponível em (Materiais para download).

Instagram: @robinson_gessoni

Facebook: Igessoni


10 dicas para melhorar a memória


1) Ambiente adequado – É muito importante trabalhar e estudar em ambientes apropriados, silenciosos ou com música clássica instrumental de fundo, iluminados, ventilados e organizados. Assim o estímulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada.


2) Fazer uma coisa de cada vez - Esse é o principal erro. Fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Pensamos em diversos problemas e deixamos passar os dados que seriam relevantes. Identifique as prioridades do momento, entre para resolver aquele problema, se desligue do resto. Seguindo essa recomendação você logo perceberá que os episódios de esquecimentos serão cada vez mais raros.


3) Estar descansado - O bom funcionamento cerebral depende de descanso. Dormir em média 8 horas ininterruptas de sono por noite, com qualidade. Tirar férias de tempos em tempos, praticar atividades de lazer. Sem isso o cansaço cerebral te levará aos lapsos de memória.


4) Alimentação - A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de fácil digestão, fracionados durante o dia e em quantidade moderada. Refeição pesada e quantidade exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água.


5) Evitar medicamentos para dormir - Muitos remédios para dormir são usados indiscriminadamente. Alguns deles podem afetar um pouco a capacidade de memorização. Use-os com bom senso e sempre com orientação médica.


6) Tratar depressão e ansiedade - Muito importante. A depressão lentifica os processos cerebrais, o esquecimento pode ser um sintoma da depressão. A mesma coisa ocorre com a ansiedade. A pessoa muito ansiosa está sempre com uma pressão antecipatória, sofre antes da hora, preocupa-se antes da hora e se esquece de viver o momento. A ansiedade leva diretamente a problemas de atenção e concentração.


7) Exercitar o cérebro - Saia da zona de conforto. Coloque seu cérebro para realizar coisas novas. Faça coisas rotineiras de um jeito diferente, mude os caminhos, a mão que você come e escova os dentes, troque o mouse de lado. Aprenda outra língua, um instrumento, um novo esporte… enfim, seja criativo e exercite seu cérebro como se ele fosse um músculo. Um cérebro treinado é muito mais confiável.


8) Evitar álcool e o cigarro - O álcool é um inimigo da memória. Você passa do ponto e já não fixa nada. A longo prazo o álcool pode levar à atrofia cerebral (redução do tamanho do cérebro) e a quadros graves de esquecimentos. O tabagismo é também um vilão, favorece isquemias cerebrais, mesmo que pequenas e imperceptíveis que com o passar dos anos pode acarretar problemas cognitivos.


9) Inventar regras mnemônicas - É uma técnica milenar usada por muitos estudantes para decorar informações de maior complexidade, como leis, artigos, códigos, a tabela periódica, fórmulas de física, datas históricas, etc.…. Associamos uma informação difícil de ser memorizada a algo de maior facilidade, que tenha mais a ver com a gente, seja mais familiar. Uma boa regra mnemônica pode carregar uma informação por uma vida inteira. Essas técnicas lúdicas podem ser usadas com todo o tipo de informação, durante o dia-a-dia, facilitando o processo de evocação.


10) Se expor e reviver boas lembranças - Memórias ligadas a emoção são mais facilmente fixadas. As emoções positivas têm prioridade sobre emoções negativas. Um fenômeno conhecido como memória seletiva. Viaje, encontre os amigos, reúna a família, viva com intensidade e otimismo, suas memórias serão mais vivas e resistentes. Recorde sempre das boas coisas que viveu, reveja álbuns de fotografia, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais firme fica a lembrança. Com o tempo seu cérebro se empenhará cada vez mais em reter as experiências de vida.


(DR.LEANDRO TELES)

Neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização no Hospital das Clínicas (HCFMUSP). É membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e também atua como consultor em programas de TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da disseminação do conhecimento médico.






Who this course is for:

  • Pessoas interessadas em desenvolvimento pessoal.
  • Estudantes que queiram aprender mais e melhor, com menos esforço e sofrimento.

Course content

2 sections9 lectures1h 7m total length
  • Vídeo de Memorização e Concentração + Ebook - Técnicas Essenciais de Memorização
    34:34

Instructor

Especialista Certificado em Aprendizagem Acelerada e PNL
Robinson Gessoni
  • 4.6 Instructor Rating
  • 646 Reviews
  • 3,346 Students
  • 2 Courses

Sou Especialista Certificado em Aprendizagem Acelerada, PNL e Hipnose. Estudei Publicidade e Propaganda e sou membro da SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística).

Atuo, desde 1995, como consultor e facilitador aplicando Técnicas de Inteligência Emocional, Vendas, Oratória e Expressão Verbal na área comercial para ajudar empresas, executivos e profissionais liberais de várias áreas a conquistarem os seus resultados desejados.

Desde a década de 2000, atuo como Palestrante Motivacional e Instrutor aplicando Técnicas de Memorização, Concentração, Estudos, Leitura Eficaz, Mapas Mentais e Inteligência Emocional com a missão de ajudar pessoas em geral, a despertar e desenvolver o seu potencial para transformar os sonhos em realidade. Mais de 530.000 pessoas foram impactadas de forma positiva por minhas palestras, treinamentos e entrevistas cedidas para canais de televisão, rádio e youtube.

Autor de alguns projetos:

• Livro com o tema Curso Prático de Memorização;

• Cursos Online sobre os temas Memorização e Concentração, publicado na Plataforma UDEMY;

• DVD da Coleção Cérebro e Conhecimento com o tema Memorização Intensiva;

• CD o Método dos Campeões com Técnicas de Leitura, Estudo e Memorização.

• Guia Prático de Memorização & Concentração para o dia a dia.

Já proferi palestras e ministrei treinamentos para empresas e instituições de vários segmentos como: Johnson & Johnson, Telefônica/Vivo, Intel, Gerdau, CIESP, SENAI, SENAC, INSS, Damásio de Jesus, OAB, Tribunal de Justiça, Receita Federal, Subprefeituras de São Paulo, Rotary Club, dentre outras.

Metodologia: de uma maneira descontraída, eu aplico uma linguagem clara, dinâmica e objetiva que consegue envolver e encantar o público para gerar o resultado desejado em cada trabalho realizado. Inclui exposições teóricas, reflexões, vivências, exercícios físicos (motores), mentais e emocionais, tanto individuais como e em grupos, desafios, analogias e comparações, simulações e discussões de casos.