Deixe seu rosto mais firme e jovem em 28 dias
0.0 (0 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
0 students enrolled

Deixe seu rosto mais firme e jovem em 28 dias

Conheça o Gaia Facial Fit
0.0 (0 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
0 students enrolled
Created by Herica Sanfelice
Last updated 10/2018
Portuguese
Portuguese [Auto-generated]
Price: $139.99
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 3 hours on-demand video
  • 1 article
  • 9 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Descubra como cuidar da sua beleza sem cremes, sem procedimentos invasivos e de maneira 100% natural
Requirements
  • Nenhum conhecimento ou habilidade são necessários
Description

Salve belezura! Toda a minha experiência e formação em educação física, ayurveda, biopsicologia, yoga, treinamento funcional, reeducação do movimento e facial fitness serviu como base para a criação do Gaia Facial Fit, programa de exercícios faciais apresentado neste curso para rejuvenescimento, beleza e bem-estar natural.

Os treinos duram cerca de 10 minutos por dia e se dividem em 5 sessões: respiração, estimulação sensorial, exercícios funcionais, exercícios de tonificação e relaxamento.

Lembre-se: mais importante do que a intensidade é a frequência. Siga o programa por 28 dias para obter os melhores resultados!

Vamos começar?

Who this course is for:
  • Pessoas procurando previnir ou reverter os efeitos do envelhecimento no rosto
Course content
Expand all 29 lectures 03:11:34
+ Semana 1
7 lectures 51:18

Para esta aula você vai precisar de uma escova.

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Suspiro – inspire profundamente pelas narinas e solte o ar pela boca de uma vez, emitindo o som: AHHHHH – repita 3x.
Benefícios: relaxamento e autorregulação do sistema nervoso. 

2- Escovação – com uma escova pequena, de limpeza de unhas, inicie a escovação fixando a escova entre as sobrancelhas, na raiz do nariz. Pressione a escova tracionando a pele passando sobre as sobrancelhas. Ao final do percurso pressione a escova por 3 segundos. Faça 3 movimentos e repita para o outro lado.

Tracione a escova ao redor da asa da orelha, partindo da frente do conduto auditivo. Repita 3x.

Mantendo o tônus da boca como se fosse pronunciar a letra “o”, inicie a tração das cerdas acima da articulação temporo-mandibular até a altura das sobrancelhas, em movimentos ascendentes. Repita 3 movimentos e, em seguida, num percurso diagonal a partir da mesma articulação, faça movimentos descendentes pelo músculo masseter 3 vezes. Repita para o outro lado.

Sobre a borda lateral do osso nasal, execute fricções suaves com a escova.

Fixe a escova no centro superior do lábio, friccione até a lateral da boca e em seguida até a borda central inferior do lábio, realizando um semicírculo, por 3x. Repita para o outro lado.

Fixe a escova numa diagonal, próxima aos lábios e friccione até a altura dos ossos zigomático e temporal – na altura das sobrancelhas –, tracione por alguns segundos, repita 4 vezes e faça o mesmo para o outro lado.

Afaste a arcada. Apoie a escova sobre os músculos da papada e, sem deslocar a mandíbula, deslize a escova até a parte inferior da mandíbula, suba em direção à base do crânio e por trás da orelha e tracione por alguns segundos no final. Repita 3x e faça para o outro lado.

Vire o rosto de lado, tracione a escova desde a raiz do pescoço e desça diagonalmente passando por cima das clavículas. Repita 3x e faça o mesmo para outro lado.

Benefícios: estimula produção e organização das redes de colágeno, melhora a circulação de nutrientes, elimina resíduos metabólicos, melhora a hidratação, aumenta o volume, relaxa tensões e aumenta a percepção local.


3- Percussão ATM – identifique a articulação abrindo e fechando a boca. Com a boca fechada, sem travar o maxilar, dê batidas vigorosas com os dedos das mãos, por aproximadamente 10 segundos.

Benefícios: relaxar a musculatura, melhorar a mobilidade articular, hidratar os tecidos, ativar a regeneração das fibras de colágeno, melhorar o contorno do rosto e aumentar a percepção da região. 

4- Sorriso falso – apoie os dedos polegar e indicador ao lado dos olhos, afastando os pés de galinha. Coloque o lábio inferior sobre o dente e o lábio superior sobre arcada superior. Eleve o canto da boca e as bochechas e faça 10 movimentos 3x. 

Benefícios: fortalecer as bochechas e elevar o canto dos lábios. 

5- Tchau bigode chinês – com polegar e indicador em forma de pinça, massageie a linha nasolabial. 

Benefícios: melhorar a produção e a organização das redes de colágeno, hidratar os tecidos, conferir mais volume e elasticidade à pele. 

6- Ponto da fragância - (ou Yingxiang , “Perfumes Recebidos”), localizado ao lado das narinas. A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Está associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura pela Medicina Tradicional Chinesa. Pressione com os dedos indicadores os pontos simultaneamente, ou faça pequenos movimentos circulares de 30 segundos a 1 minuto. 

Benefícios: Alivia a enxaqueca e incômodos associados à sinusite. Indicado para problemas nasais, paralisia facial, prurido, edema, acne. 

Preview 07:39

Para a aula de hoje você vai precisar de uma toalha para fazer os exercícios. :) 

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Esvaziando o pneu – inspire profundamente pelas narinas e esvazie os pulmões emitindo o som TSSSS, exalando todo o ar dos pulmões e ativando a musculatura interna do core – repita 3x.

Benefícios: eliminação de toxinas, exercício postural e fortalecimento da musculatura profunda do core. 


2- Toalha – Após lavar o rosto com água fria, eleve o queixo e faça movimentos circulares com as mãos sobre a toalha no pescoço e na papada, mudando as mãos de posição. Em seguida, fazendo um alongamento com o rosto como se fosse emitir o som “O”, faça movimentos circulares sobre o queixo, as bochechas, as têmporas e a testa. 

Benefícios: produção e organização das redes de colágeno, estímulo proprioceptivo, melhora na hidratação do tecidos e produção de ácido hialurônico. 

3- Boka loka – Realize movimentos grandes com o rosto, abrindo e fechando o maxilar em muitas direções por 10 segundos.

Benefícios: aumenta a hidratação dos tecidos, estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, melhora a dicção e relaxa a tensão. 


4- Código de barras – com os lábios fechados, deslize a língua no lábio interno superior e depois inferior, da raiz da gengiva até o meio da lábio, como se tirasse sujeira do dente. 

Benefícios: estimular a hidratação e irrigação de nutrientes ao redor dos lábios, relaxar os lábios, melhorar o volume e o tônus da boca.


5- Vibração – vibre os lábios soltos e relaxados por 30 segundos. Faça 3 séries com descanso entre elas, respirando quando precisar. 

Benefícios: Aumento da produção de colágeno e elastina na região da boca. 

6- Toque nos lábios – respire lenta e profundamente pelo menos 5x com os dedos sobre os lábios. 

Benefícios: Tocar os lábios é uma maneira de acalmar os ânimos. A boca é dotada de fibras nervosas que estimulam o sistema nervoso parassimpático e evocam a sensação calmante de estar comendo ou sendo amamentado. Serve também para administrar as emoções diante um vicio ou compulsão. 

Preview 04:20

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Bástrika – inspire profundamente pelas narinas e exale vigorosamente o ar pelas narinas, a partir da pressão do abdômen, como num espirro. A inspiração acontece naturalmente. Faça expirações em sequência: inicie com 3 movimentos e aumente gradativamente com a prática, sem esforçar-se demais. Realize 3 séries com descanso entre elas.

Benefícios: detox, desobstrução das narinas e fortalecimento da musculatura do abdômen e assoalho pélvico. 

2- Bocejar – inicie o movimento de espreguiçamento do rosto, mesmo que não esteja com vontade, e espreguice também o corpo.

Benefícios: esse mecanismo natural de autorregulação do sistema nervoso aumenta a prontidão neuromotora do corpo, a integração dos movimentos, a circulação de fluidos e é importantíssimo na manutenção da saúde. Deixamos de nos espreguiçar ou bocejar por ser considerado rude ou inadequado realizar esses movimentos socialmente. Mas sempre que passamos muitas horas imóveis, como por exemplo, depois do sono, este mecanismo natural autorregulador promove estímulos mecânicos necessários para a nutrição das células e hidratação dos tecidos, e é uma das formas mais ancestrais de autocuidado. Bocejar promove o deslizamento entre camadas dos tecidos, tornando-os mais móveis e hidratados, estimulando a produção natural de colágeno e ácido hialurônico. 


3- Círculos com o pescoço –
mantenha a coluna ereta, com a cabeça no prolongamento da coluna, o cóccix apontado para baixo, os ombros relaxados e o queixo paralelo ao chão. Relaxe a garganta, o maxilar e a musculatura da testa. Inicie fazendo círculos suaves com para um lado, o mais lento possível. Mantenha o olhar fixo num ponto, e sincronize a respiração com o movimento: inspirando a frente, expirando atrás. Repita 3x e gire a cabeça no sentido oposto, e invertendo a respiração, exalando na frente e inspirando a trás, por 3x. 

Benefícios: relaxa musculatura do pescoço e do trapézio, melhora mobilidade das vértebras cervicais e alinha a coluna. 

4- Estalos – estale a língua no céu da boca, fazendo o movimento o mais lento e forte possível, em 3 séries de 10 movimentos. 

Benefícios: Movimentos com a língua relacionam-se diretamente com os músculos da papada e do pescoço. Eles melhoram as linhas e a flacidez e fortalecem esta região, além de melhorar a dicção. 


5- Beicinho – apoie as mãos nas clavículas, levando o mandíbula e o lábio inferior suavemente pra frente, e então eleve o queixo. Mantenha por 20 segundos, volte e repita mais duas vezes. 

Benefícios: reduz linhas e rugas no pescoço, fortalece a musculatura do queixo, reduz a flacidez no pescoço e na papada. 


6- Liberação miofascial – sem creme e com o rosto limpo, inicie fazendo movimentos circulares ascendentes por todo o colo, pescoço e rosto. Em seguida realizaremos 8 deslizamento pelas linhas miofasciais.

Siga esse direção:

- Pescoço: deslize para baixo;

- Papo: deslize para a lateral e para fora;

- Queixo: para cima;

- Ao redor dos lábios: faça semicírculos;

- Suba desde a base na linha nasolabial até a parte interna dos olhos e deslize as mãos na diagonal até as têmporas;

- A partir da mandíbula, deslize pela lateral do rosto verticalmente até o cabelo;

- Semicírculos abaixo e acima dos olhos;

- Do meio da testa até a raiz dos cabelos, numa diagonal suave para fora.


Benefícios: estimular a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico; reorganização das redes de colágeno, eliminação de toxinas e remodelação dos tecidos. 

Papada e Pescoço
08:40

1- Fole – com a coluna ereta, inspire pelas narinas e solte o ar vigorosamente pela boca, utilizando a musculatura interna do abdômen, fazendo o som Haaaa. Faça 10 a 15 movimentos na sequência, descanse e repita mais duas vezes.

Benefícios: detox e fortalecimento da musculatura do core e assoalho pélvico. 


2- Pressão de palma – espalhe seu creme no rosto. Faça movimentos de deslizamento com a palma das mãos, da linha superior do pescoço pra baixo, virando a cabeça suavemente, e na região da nuca até o trapézio. Na papada, realize deslizamentos laterais. No queixo, com as palmas das mãos espalmadas, deslize as mãos até as orelhas. Faça círculos ascendentes do queixo até mandíbula. Suba as mãos pelas linhas nasolabiais e deslize as mãos sobre as bochechas até as orelhas. Ao redor dos olhos, tire a pressão e faça um semicírculo iniciando o movimento com os dedos no canto inferior da bolsa abaixo dos olhos e suba até o final da sobrancelha, deslizando os dedos suavemente. Deslize as mãos das sobrancelhas até a raiz do cabelo e, em seguida, pressione as palmas das mãos da testa até a nuca. 

Benefícios: relaxamento, aumento da hidratação, elasticidade, produção de ácido hialurônico. 

3- Yoga para os olhos – Siga o movimento do polegar: perto-longe, sobe-desce, semicírculos. Mantenha a coluna reta, olhe para a unha do seu polegar direito, aproxime e afaste a mão do seu rosto, mantendo o olhar fixo na unha. Desloque o polegar para direita, o máximo possível, e acompanhe com os olhos. Não mexa o tronco nem o rosto. Em seguida eleve a mão e realize um semicírculo para a direita e suba novamente a mão na linha dos olhos. Alterne a mão.

Benefícios: trabalha a musculatura ocular e melhora a visão. 

4- Coruja – com as mãos em formato de C, posicione o dedo indicador acima das sobrancelhas e o polegar nas bochechas, arregale os olhos sem elevar as sobrancelhas mantenha os olhos bem abertos por 20 segundos. Repita 3x.

Benefícios: Aumenta circulação ao redor dos olhos, aumentam o olhar, melhora a hidratação da região e o brilho do olhar, diminui inchaços nas olheiras, fortalece a musculatura da testa e ao redor dos olhos, aumenta a firmeza das pálpebras e diminui os pés de galinha. 

5- Drenagem – na pele limpa, utilize seu hidratante ou óleo preferido. Inicie a drenagem pulsando os nódulos linfáticos com a pressão dos dedos das mãos.

Realize 10 movimentos para estimular os linfonodos de cada região:

- Cruze as mãos em frente ao peito e pulse com os dedos a fossa das clavículas por 10 vezes;

- Siga na região occipital, na base do crânio; com a ponta dos dedos, massageie pulsando os gânglios abaixo do maxilar;

- Com os dois polegares pulse a região logo abaixo do queixo;

- Com os dedos indicador e médio em V, pulsar simultaneamente abaixo das orelhas e na região em frente aos ouvidos;

- Finalize pulsando a região das têmporas.

Em seguida faça os arrastos, com a intenção de mover os líquidos em direção a estes pontos estimulados, e pulse 3 vezes cada região. Os movimentos devem ser suaves e ondulantes. Inicie os movimentos com o dedo indicador e médio no centro da testa em direção às têmporas. Bombeie este ponto 3x e arraste o líquido até abaixo da orelha e depois continue o percurso até a fossa da clavícula.

Com os dedos indicador e médio, circule os olhos e leve o líquido até as têmporas e das têmporas até abaixo das orelhas e depois até as clavículas.

Depois faça os movimentos nas bolsas dos olhos, desde a raiz do nariz até as têmporas, até abaixo das orelhas e até as clavículas.

Com dois dedos, faça o movimento desde o meio do nariz até as têmporas, abaixo das orelhas e clavículas.

Passe agora pelas linhas nasolabiais, deslize o dedo indicador até abaixo das olheiras e faça os movimentos de onda até as têmporas, pulse 3x, desça até abaixo das orelhas e desça até as clavículas.

Inicie com os dedos centralizados acima dos lábios e mova em ondas em direção às têmporas, depois abaixo das orelhas e desça em direção às clavículas.

Abaixo da boca, mova os dedos até a região abaixo da mandíbula e desça em direção as clavículas.

Contraindicações: em caso câncer, feridas abertas, acne grau 3 ou grau 4 consulte seu médico.

Indicação: Grávidas, pessoas antes ou após cirurgia, após dormir pouco ou dormir demais, excesso de sal na alimentação, ressaca, uso de anticoncepcional ou medicação com cortisol.


Benefícios: eliminação de toxinas, irrigação, melhora na absorção de nutrientes e eliminação do excesso de líquidos e resíduos metabólicos. Também desincha, estimula a circulação local, ilumina a pele e fortalece o sistema imune. 

Pés de Galinha
08:40

Descrição e Benefícios

1- Abelha – os polegares fecham os ouvidos, os indicadores apoiam-se sobre os olhos, os dedos médios ficam acima dos lábios e os anelares, abaixo. Inspire profundamente pelo nariz e realize longas exalações emitindo um zumbido, como o som de uma abelha. Repita o exercício 3x. 

Benefícios: relaxamento, detox e estimulação do colágeno do rosto. 

2- Grande “O” – com as mãos na linha da testa, afaste o maxilar, faça um movimento com a boca como se fosse emitir a letra “O”. Abra bem os olhos e eleve as sobrancelhas, alongando todo o rosto com ajuda das mãos na linha dos cabelos. 

Benefícios: tonificação da pele, produção de colágeno, aumento de irrigação e circulação local. 

3- Gato – Apoie suas mãos sobre uma bancada ou encosto de uma cadeira, de forma que sua coluna se mantenha paralela ao chão, ou o mais próximo disso. Na expiração, traga o queixo em direção ao peito e osso púbico em direção ao umbigo, arredondando as costas, afastando as escápulas. Na inspiração, realize o movimento oposto, encaixando os ombros para trás e para baixo, unindo as escápulas e afastando o queixo do peito e o osso púbico do umbigo, fazendo uma curva contrária. Repita 6x. 

Benefícios: relaxa tensão das costas, melhora mobilidade da coluna e a consciência postural. 


4- Sacode a peruca – Entrelace as mãos no topo da cabeça e movimente o couro cabeludo para cima e para baixo por 10x.

Benefícios: relaxa a tensão da testa, melhora irrigação e hidratação dos tecidos, estimula a produção de colágeno e ajuda a reduzir linhas da testa. 


5- No worries – com a pressão dos dedos das mãos, deslize a testa pra cima rapidamente com uma pressão firme desde sobrancelha até a raiz do cabelo por 10x. 

Benefícios: relaxa a tensão, melhora a circulação, a oxigenação e o tônus da testa, estimula a produção de colágeno e ácido hialurônico, melhora a viscosidade da pele, ajuda na eliminação de toxinas, diminui linhas da testa.   

6- Gotas de chuva – Faça uma percussão suave com os dedos pelo rosto e pescoço. 

Benefícios: aumenta a percepção do rosto, relaxa a tensão e as linhas de expressão, melhora a circulação, estimula produção de colágeno, aumenta a circulação e oxigenação dos tecidos. 

Testa
04:20

Descrição e Benefícios

1- Leão – inspire profundamente e solte o ar pela boca, levando a língua para fora e os olhos voltados para o ponto entre as sobrancelhas, emitindo um som como um rugido. Repita 3x.

Benefícios: detox físico e emocional, alongamento do rosto e coluna cervical, relaxa tensões, hidrata, oxigena e irriga os tecidos, fortalece e tonifica a região do pescoço e da papada.


2- Vibração com o nariz – eleve o lábio superior e abra bem as narinas. Vibre um som de contínuo durante 30 segundos respirando sempre que preciso, ou até sentir um formigamento na região do nariz, boca e bochechas.

Benefícios: estímulo na produção de colágeno, aumento da circulação e oxigenação dos tecidos.


3- Manobra ATM – identifique a articulação temporo-mandibular abrindo e fechando a boca. Faça uma massagem vigorosa com movimentos circulares no sentido anti-horário, abrindo e fechando a boca por alguns segundos.

Benefícios: alivia tensão da mordida, contribui para a boa formação da linha da mandíbula e do queixo, melhora a circulação e a organização das redes de colágeno.


4- Beijo e sorriso – com uma pressão das mãos na lateral do rosto, esboce um sorriso e em seguida, contraia a boca num beijinho. Repita 3 séries de 10 movimentos.

Benefícios: Fortalece as bochechas, confere mais volume, diminui a flacidez do rosto, as linhas ao redor dos lábios e as linhas nasolabiais, melhora a circulação, a oxigenação e a produção de colágeno e elastina.


5- Macaco – encha bochechas de ar e passe o ar de um lado para o outro por 30 segundos. Repita 3x.

Benefícios: Diminui a flacidez das bochechas e das linhas nasolabiais, melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos e a produção de colágeno e elastina.


6- Ponto entre as sobrancelhas - (ou Yin Tang, “Salão Decorado”, “Terceiro Olho”)

Ativa a Glândula Pineal.

A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Está associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura pela Medicina Tradicional Chinesa. Pressione com o dedo indicador o ponto entre as sobrancelhas, ou faça pequenos movimentos circulares de 30 segundos a 1 minuto.

Benefícios: Indicado para dores de cabeça, ansiedade, fadiga, doenças nasais, problemas oculares, distúrbios psíquicos, regulação hormonal, equilíbrio emocional. Clareia a percepção, tranquilizando a consciência.

Bochechas e Bigode Chinês
03:05

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Respiração polarizada – utilizaremos o polegar direito para obstruir a narina direita, e o dedo anelar direito para obstruir a narina esquerda. Exale todo o ar, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda. Retenha o ar nos pulmões e, com pulmões cheios, troque o dedo e obstrua a narina esquerda com o anelar direito, exalando pela narina direita. Inspire pela mesma narina direita, retenha, troque o dedo e exale pela narina esquerda. A troca das narinas acontece sempre com pulmões cheios. Essa regra vai te ajudar a lembrar o momento da troca. Repita algumas vezes.

Benefícios: Considerada uma das respirações mais complexas do Yoga, exige coordenação, auto-observação e concentração nas fases da respiração. Esse exercício respiratório equilibra os dois hemisférios do cérebro e promove o equilíbrio do sistema nervoso central.


2- Lift Facial – com rosto limpo e sem loção hidratante, mantenha a coluna ereta. Faremos todos os movimentos de um lado, e depois passaremos para o outro. Comece pelo centro do pescoço deslizando as mãos em pinça, por 10 vezes. Depois apoie a mão esquerda no queixo, vire suavemente o rosto e com dois dedos faça uma pressão lateral do pescoço descendo por cima das clavículas por 10 vezes até ficar vermelho. Eleve suavemente o queixo e na papada, faça 10 deslizamentos com pressão para a lateral e para cima. Em seguida, com os dedos em pinça faça 10 movimentos no contorno do queixo até a orelha. Com 3 dedos, faça 10 movimentos a partir do queixo em direção às têmporas. Suba até a lateral da boca e deslize por 10 vezes sem deixar esticar demais os lábios. Na linha do nariz, tracione a pele com a mão esquerda e utilize dois dedos, o médio e o anelar, que têm menos pressão, e suba até as têmporas. Repita o mesmo percurso até as têmporas deslizando os dedos abaixo dos olhos.

Ao lado dos olhos, na região dos pés de galinha, deslize as mãos diagonalmente e pra cima em direção às têmporas até a linha do cabelo. Em seguida, faça movimentos ascendentes pela testa do lado direito e volte todo o percurso. Faça a massagem na outra metade do rosto.

Ao final, com os dedos em V, afaste as linhas dos lábios e nasolabiais com a pressão dos dedos 10x. Faça o mesmo com as bochechas cheias de ar sem deixar o ar escapar 10x. Segure por 10 segundos as bochechas cheias de ar, em seguida amasse os lábios para relaxar. Logo após a massagem, passe seu creme hidratante.

Benefícios: ilumina a pele, melhora a circulação, tonifica, estimula a produção de colágeno e ácido hialurônico, aumenta volume e promove simetria.


3- Fecha a boca – abra a boca, relaxando completamente o maxilar. Segure o queixo entre as mãos e crie uma resistência ao tentar fechar a boca. Você pode apoiar os cotovelos numa bancada ou mesmo apoiá-los no peito. Sinta a abertura da articulação temporo-mandibular.

Benefícios: relaxar a tensão do rosto, dos lábios e dos músculos da mordida e proporcionar a boa formação do queixo e da mandíbula.


4- Twister in – Gire a língua ao redor dos lábios, o mais lento possível, 3 voltas no sentido horário e 3 no sentido anti-horário.

Benefícios: melhora a circulação e a oxigenação nas linhas ao redor dos lábios, relaxa a musculatura, aumenta a absorção de água e nutrientes, aumenta o volume e reduz as linhas de expressão.


5- Sorriso de miss – Sorria sem abrir a boca e eleve o canto dos lábios, puxando o rosto em direção às orelhas com as mãos. Faça 3 séries de 30 segundos cada.

Benefícios: Fortalece os músculos das bochechas e do canto dos lábios, diminui a flacidez e a queda dos lábios.


6- Evocando a alegria – Mantenha uma postura firme e confortável. Tranquilize a respiração e relaxe as tensões do rosto, do maxilar e dos ombros.

Respire lenta e profundamente e, nas primeiras respirações, solte o ar num suspiro, numa atitude de alívio, permitindo que a tensão física e emocional vá embora. Sinta o fluxo de energia por todo o corpo: cabeça, tronco, braços e pernas, mãos e pés.

Banhe-se por uma luz branca, clara e revigorante, que entra pelo topo da sua cabeça e banha todo o corpo. Em seguida, traga à memória uma ocasião em que sentiu grande alegria, prazer e bem-estar. Talvez quando esteve em um lugar especial ou na presença de uma pessoa querida.

Fortaleça esta imagem mental com o máximo de detalhes: como era o ambiente? Qual roupa estava usando? Você estava sozinho ou com outras pessoas? O que estava acontecendo?

Lembre-se de como esse estado se refletiu no seu corpo, no seu rosto e na sua mente. Respire profundamente e absorva essas sensações. Intensifique esse sentimento à medida em que você respira. Traga um sorriso no rosto e sinta o calor no coração. Estenda essa alegria e bem-estar a todos os seres vivos. Irradie este sentimento a seus amigos, familiares, colegas, pessoas do bairro, da cidade, do estado e do planeta. “Que todos os seres sejam felizes”. Deseje coisas boas aos outros e a si mesmo. Abra seu coração para receber a alegria! Devagar, sem perder a conexão com esta deliciosa sensação, retorne a atenção ao momento presente. E agradeça!

Benefícios: Relaxamento, controle de estresse e bem-estar.

Código de Barras e Canto da Boca
14:34
+ Semana 2
7 lectures 37:59

Para esta aula você vai precisar de uma esponja como a da imagem abaixo ou um esfoliante.

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- 4:7:8 – comece com a coluna ereta. A língua deve estar posicionada logo atrás dos dentes. Inspire pelas narinas contando até 4. Retenha o ar nos pulmões contando até 7, exale pela boca contando até 8, fazendo um barulho de vento. Repita o exercício 4x pelo menos duas vezes ao dia.

Benefícios: Este exercício do Yoga, popularizado pelo Dr. Andrew Weill, que é considerado um guru da medicina integrativa, combate insônia, promove um relaxamento profundo, reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos, diminui cortisol e também é ótimo para combater compulsões. Por exemplo, você pode fazê-lo antes de sucumbir ao cigarro, ao doce ou qualquer outra compulsão. Se você sofre de insônia, você pode praticá-lo diariamente. Depois de 4 a 6 semanas você verá grandes mudanças.


2- Microesfoliação – com produtos ou com esponja vegetal, faça movimentos circulares e para cima. Mantenha um tônus no pescoço e na face enquanto realiza os movimentos.

Benefícios: remoção de tecido morto e de impurezas, renovação celular e estímulo à produção de colágeno.


3- Círculos com os ombros – mantenha a coluna ereta, a cabeça alinhada com o tronco, os braços relaxados ao longo do tronco, aperte a musculatura do trapézio esquerdo com a mão direita, e faça movimentos circulares com o ombro, enquanto respira profundamente. Faça pelo menos 3 movimentos girando o ombro para trás, e 3 movimentos para frente. Repita para o outro lado.

Benefícios: relaxa tensões, relaxa a musculatura dos ombros e das costas, melhora a mobilidade, a oxigenação dos tecidos e a consciência postural.


4- Pinça – deslize os dedos iniciando pelo queixo até as orelhas por 8x, ao redor da linha do maxilar, elevando suavemente o queixo para cima. Repita 3x.

Benefícios: boa formação da linha do maxilar e firmeza da pele.


5- Bulldog – apoie as mãos nas clavículas. Leve o maxilar inferior a frente e eleve o queixo. Mantenha por 20 segundos e volte. Repita mais 2x.

Benefícios: reduz linhas e rugas no pescoço, fortalece músculos da papada e do pescoço, reduz a flacidez e estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.


6- Silêncio – Sente-se confortavelmente com a coluna ereta – você pode sentar no chão, na cama ou mesmo numa cadeira. Relaxe os músculos do rosto e a tensão do maxilar, e feche os olhos suavemente. Então observe os menores movimentos da sua respiração, o movimento do peito, abdômen, costas. Sinta a temperatura do ar que toca sua pele e amplie seu poder de percepção do que acontece dentro de você. Permaneça por alguns minutos: comece devagar, de 1 a 5 minutos e, aos poucos, aumente esse tempo. Coloque um despertador e permita-se neste momento não ser incomodado e concentrar sua atenção em você mesmo, observando os seus pensamentos, os sentimentos e as percepções do corpo como se fosse um espectador: sem julgamentos, sem controle ou autocrítica. Simplesmente observe e respire profundamente.

Benefícios: relaxamento, bem-estar, controle de estresse, fortalecimento do sistema imune.

Papada e Pescoço
06:08

Para a aula de hoje você vai precisar de uma toalha para fazer os exercícios. :)

Descrição dos exercícios e benefícios:

1-Respiração Quadrada– mantenha a coluna ereta, o rosto e os ombros relaxados. Inspire pelas narinas em 4 tempos, retenha o ar com pulmões cheios em 4 tempos, exale em 4 tempos e retenha com pulmões vazios em 4 tempos. Com a prática, estenda o tempo mantendo a simetria das 4 fases da respiração.

Benefícios: equilibra os sistemas nervoso e imunológico, relaxa, combate insônia e regula ciclos hormonais.


2- Toalha – Após lavar o rosto com água fria, eleve o queixo e faça movimentos circulares com as mãos sobre a toalha no pescoço e na papada, mudando as mãos de posição. Em seguida, fazendo um alongamento com o rosto como se fosse emitir o som “O”, faça movimentos circulares sobre o queixo, as bochechas, as têmporas e a testa.

Benefícios: produção e organização das redes de colágeno, estímulo proprioceptivo, melhora na circulação, hidratação dos tecidos e produção ácido hialurônico.


3- 360 – com a coluna ereta e a cabeça no prolongamento da coluna, faça círculos com os olhos, movendo-os lentamente em todas as direções. Feche os olhos por alguns instantes e depois inverta o sentido.

Benefícios: melhora a visão, melhora a circulação intraocular, aumenta o brilho dos olhos e desincha olheiras.


4- Máscara – com apoio dos dedos indicador e médio no canto dos olhos, esprema a musculatura dos olhos rapidamente. Faça 3 séries de 10 movimentos.

Benefícios: fortalece pálpebras superiores e inferiores, aumenta os olhos, diminui pés de galinha e linhas ao redor dos olhos, melhora a circulação e aumenta a produção de colágeno.

5- Ponto Bambu (ou “Olhos Brilhantes”, Jingming, canto interno dos olhos)

A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Está associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura pela Medicina Tradicional Chinesa. Pressione com os dedos indicadores o canto interno dos olhos ou faça pequenos movimentos circulares de 30 segundos a 1 minuto.Benefícios: equilibra os sistemas nervoso e imunológico, relaxa, combate insônia e regula ciclos hormonais


Benefícios: indicado para todas as doenças oculares, como o lacrimejamento. Favorece o relaxamento, acalma a angústia, alivia o estresse e descongestiona o nariz.

Pés de Galinha
03:12

Descrição dos exercícios e benefícios:


1-Respiração diafragmática– posicione uma mão no abdômen e a outra nas costas. Inspire profundamente pelo nariz; na inspiração, o abdômen e as costas inflam. Na exalação, com a ajuda da musculatura, esvazie completamente os pulmões. Repita 8x.

Benefícios: relaxamento profundo, equilíbrio emocional, clareza de pensamentos.


2- Bocejar – inicie o movimento de espreguiçamento do rosto, mesmo que não esteja com vontade, e espreguice também o corpo.

Benefícios: esse mecanismo natural de autorregulação do sistema nervoso aumenta a prontidão neuromotora do corpo, a integração dos movimentos, a circulação de fluidos e é importantíssimo na manutenção da saúde. Deixamos de nos espreguiçar ou bocejar por ser considerado rude ou inadequado realizar esses movimentos socialmente. Mas sempre que passamos muitas horas imóveis, como por exemplo, depois do sono, este mecanismo natural autorregulador promove estímulos mecânicos necessários para a nutrição das células e hidratação dos tecidos, e é uma das formas mais ancestrais de autocuidado. Bocejar promove o deslizamento entre camadas dos tecidos, tornando-os mais móveis e hidratados, estimulando a produção natural de colágeno e ácido hialurônico.


3- Rotação – em pé ou sentada, mantenha a coluna ereta e leve um pesinho à frente do corpo com os braços estendidos, na linha dos ombros; você pode usar uma garrafinha de água. Na expiração, faça uma rotação do tronco levando o pesinho para trás do corpo, acompanhando o movimento com o olhar, enquanto o outro braço se mantém à frente. Os pés e os quadris se mantêm firmes. Inspire, retorne o pesinho à frente e faça a rotação para o outro lado, sem desalinhar os quadris. Repita 10 vezes, 5 vezes para cada lado.

Benefícios: fortalece a cintura escapular e melhora o posicionamento do pescoço e da cabeça.


4- Lift da Testa – com as mãos na raiz do cabelo, olhe pra baixo e faça o movimento do rosto como se fosse emitir o som da vogal “O”. Conte até 10 e repita 3x.

Benefícios: diminui linhas da testa, melhora a mobilidade dos tecidos, melhora a circulação, alonga, tonifica e aumenta a produção de colágeno.


5- Oriental – pressione o dedo indicador no final das sobrancelhas, afastando-as e elevando-as suavemente por 10 segundos, repita 3x.

Benefícios: Relaxa a tensão da testa, diminui linhas da testa e entre as sobrancelhas, eleva o olhar.


6- Liberação miofascial – sem creme e com o rosto limpo, inicie fazendo movimentos circulares ascendentes por todo o colo, pescoço e rosto.

Em seguida realizaremos 8 deslizamentos pelas linhas miofasciais. Siga essa direção:

- Pescoço: deslize para baixo;

- Papo: deslize para a lateral e para fora;

- Queixo: para cima;

- Ao redor dos lábios: faça semicírculos;

- Suba desde a base na linha nasolabial até a parte interna dos olhos e deslize as mãos na diagonal até as têmporas;

- A partir da mandíbula, deslize pela lateral do rosto verticalmente até o cabelo;

- Semicírculos abaixo e acima dos olhos;

- Do meio da testa até a raiz dos cabelos, numa diagonal suave para fora.

Benefícios: estimular a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico; reorganização das redes de colágeno, eliminação de toxinas e remodelação dos tecidos.


 

Testa
07:15

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Suspiro – inspire profundamente pelas narinas e solte o ar pela boca de uma vez, emitindo o som: AHHHHH – repita 3x.

Benefícios: relaxamento e autorregulação do sistema nervoso.

2- Socos – Faça uma percussão com socos nas articulações do crânio, atrás da orelha, pescoço e na articulação temporo-mandibular.

Benefícios: aumento da circulação, saúde e lubrificação das articulações, aumento na produção de colágeno, melhora no contorno do queixo, nos torna mais alerta e relaxa tensões.


3- Abre a boca – com a boca fechada, segure o queixo com o punho e crie uma resistência ao tentar abrir a boca. Você pode apoiar os cotovelos numa bancada ou mesmo apoiá-los no peito. Sinta a abertura da articulação temporo-mandibular.

Benefícios: relaxa a tensão do rosto, dos lábios e dos músculos da mordida, propicia uma boa formação do queixo e da mandíbula.


4- Baiacu – encha as bochechas de ar e pressione as mãos formato de conchas sobre as bochechas. Pressione as mãos sem deixar o ar escapar por 30 segundos, descanse e repita mais 2x.

Benefícios: aumenta a circulação, estimula a produção de colágeno, diminui a flacidez das bochechas, melhora as linhas ao redor dos lábios e as linhas nasolabiais.


5- Bexiga – encha a boca ar e dê tapinhas suaves nas bochechas sem deixar que elas se esvaziem por 20 vezes e repita mais 2x.

Benefícios: aumenta a circulação e a hidratação da pele, estimula a produção de colágeno, diminui a flacidez das bochechas, melhora as linhas ao redor dos lábios e as linhas nasolabiais.


6- Drenagem – na pele limpa, utilize seu hidratante ou óleo preferido. Inicie a drenagem pulsando os nódulos linfáticos com a pressão dos dedos das mãos.

Realize 10 movimentos para estimular os linfonodos de cada região:

- Cruze as mãos em frente ao peito e pulse com os dedos a fossa das clavículas por 10 vezes;

- Siga na região occipital, na base do crânio; com a ponta dos dedos, massageie pulsando os gânglios abaixo do maxilar;

- Com os dois polegares pulse a região logo abaixo do queixo;

- Com os dedos indicador e médio em V, pulsar simultaneamente abaixo das orelhas e na região em frente aos ouvidos;

- Finalize pulsando a região das têmporas.

Em seguida faça os arrastos, com a intenção de mover os líquidos em direção a estes pontos estimulados, e pulse 3 vezes cada região. Os movimentos devem ser suaves e ondulantes. Inicie os movimentos com o dedo indicador e médio no centro da testa em direção às têmporas. Bombeie este ponto 3x e arraste o líquido até abaixo da orelha e depois continue o percurso até a fossa da clavícula.

Com os dedos indicador e médio, circule os olhos e leve o líquido até as têmporas e das têmporas até abaixo das orelhas e depois até as clavículas.

Depois faça os movimentos nas bolsas dos olhos, desde a raiz do nariz até as têmporas, até abaixo das orelhas e até as clavículas.

Com dois dedos, faça o movimento nas bolsas dos olhos, desde o meio do nariz até as têmporas, abaixo das orelhas e clavículas.

Passe agora pelas linhas nasolabiais, deslize o dedo indicador até abaixo das olheiras e faça os movimentos de onda até as têmporas, pulse 3x, desça até abaixo das orelhas e desça até as clavículas.

Inicie com os dedos centralizados acima dos lábios e mova em ondas em direção às têmporas, depois abaixo das orelhas e desça em direção às clavículas.

Abaixo da boca, mova os dedos até a região abaixo da mandíbula e desça em direção às clavículas.

Contraindicações: em caso câncer, feridas abertas, acne grau 3 ou grau 4 consulte seu médico.

Indicação: Grávidas, pessoas antes ou após cirurgia, após dormir pouco ou dormir demais, excesso de sal na alimentação, ressaca, uso de anticoncepcional ou medicação com cortisol.

Benefícios: eliminação de toxinas, irrigação, melhora na absorção de nutrientes e eliminação do excesso de líquidos e resíduos metabólicos. Também desincha, estimula a circulação local, ilumina a pele e fortalece o sistema imune.

Bigode Chinês
07:35

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Esvaziando o pneu – inspire profundamente pelas narinas e esvazie os pulmões emitindo o som TSSSS, exalando todo o ar dos pulmões e ativando a musculatura interna do core – repita 3x.

Benefícios: eliminação de toxinas, exercício postural e fortalecimento da musculatura profunda do core.

2- Vibração dos lábios – com a boca fechada, eleve o canto da boca e vibre os lábios emitindo um som por 30 segundos, respirando quando precisar.

Benefícios: estimula a produção de colágeno, aumenta fluxos sanguíneos, irrigação e hidratação dos tecidos, melhora flacidez e linhas ao redor da boca, relaxa e dá volume aos lábios.


3- Pêndulos – em pé, mantenha a coluna ereta, os braços soltos e a cabeça no prolongamento do corpo. Relaxe o tronco e faça movimentos pendulares com os braços, movimentando a cintura escapular.

Benefícios: melhora a mobilidade dos ombros, relaxa a musculatura da cintura escapular, aumenta a consciência corporal, melhora a postura e o posicionamento do pescoço e da cabeça.

4- Sorriso com caneta – eleve o canto da boca e posicione um lápis ou uma caneta na horizontal, forçando por 30 segundos a expressão do canto dos lábios, mantendo a contração das bochechas. Você pode posicionar os dedos ao lado dos olhos para evitar as linhas dos pés de galinha que se formam ao elevar as bochechas.

Benefícios: elevar o canto da boca, diminuir a flacidez, fortalecer a musculatura e aumentar o volume das bochechas.

5- Escrever – com um lápis na boca e sem mexer a cabeça, vamos tentar escrever qualquer palavra no ar movendo a musculatura ao redor dos lábios e maxilar.

Benefícios: Melhora na circulação, na hidratação, na mobilidade dos tecidos, na firmeza da pele, na produção de colágeno e na dicção. Relaxa tensão da ATM, integra a musculatura, diminui as linhas ao redor dos lábios.

6- Toque dos lábios – respire lenta e profundamente pelo menos 5x com os dedos sobre os lábios.

Benefícios: Tocar os lábios é uma maneira de acalmar os ânimos. A boca é dotada de fibras nervosas que estimulam o sistema nervoso parassimpático e evocam a sensação calmante de estar comendo ou sendo amamentado. Serve também para administrar as emoções diante um vício ou compulsão.



 

Canto da Boca e Código de Barras
03:40

Para esta aula você vai precisar de uma escova como a da imagem abaixo:

Descrição dos exercícios e benefícios:


1- Bástrika

– inspire profundamente pelas narinas e exale vigorosamente o ar pelas narinas,

a partir da pressão do abdômen, como num espirro. A inspiração acontece

naturalmente. Faça expirações em sequência: inicie com 3 movimentos e aumente

gradativamente com a prática, sem esforçar-se demais. Realize 3 séries com

descanso entre elas.


Benefícios: detox, desobstrução das narinas e fortalecimento da musculatura do abdômen e assoalho pélvico.


2- Escovação – com uma escova pequena, de limpeza de unhas, inicie a escovação fixando a escova entre as sobrancelhas, na raiz do nariz. Pressione a escova tracionando a pele passando sobre as sobrancelhas. Ao final do percurso pressione a escova por 3 segundos. Faça 3 movimentos e repita para o outro lado.

Tracione a escova ao redor da asa da orelha, partindo da frente do conduto auditivo. Repita 3x.

Mantendo o tônus da boca como se fosse pronunciar a letra “o”, inicie a tração das cerdas acima da articulação temporo-mandibular até a altura das sobrancelhas, em movimentos ascendentes. Repita 3 movimentos e, em seguida, num percurso diagonal a partir da mesma articulação, faça movimentos descendentes pelo músculo masseter 3 vezes. Repita para o outro lado.

Sobre a borda lateral do osso nasal, execute fricções suaves com a escova.

Fixe a escova no centro superior do lábio, friccione até a lateral da boca e em seguida até a borda central inferior do lábio, realizando um semicírculo, por 3x. Repita para o outro lado.

Fixe a escova numa diagonal, próxima aos lábios e friccione até a altura dos ossos zigomático e temporal – na altura das sobrancelhas –, tracione por alguns segundos, repita 4 vezes e faça o mesmo para o outro lado.

Afaste a arcada. Apoie a escova sobre os músculos da papada e, sem deslocar a mandíbula, deslize a escova até a parte inferior da mandíbula, suba em direção à base do crânio e por trás da orelha e tracione por alguns segundos no final. Repita 3x e faça para o outro lado.

Vire o rosto de lado, tracione a escova desde a raiz do pescoço e desça diagonalmente passando por cima das clavículas. Repita 3x e faça o mesmo para outro lado.

Benefícios: estimula produção e organização das redes de colágeno, melhora a circulação de nutrientes, elimina resíduos metabólicos, melhora a hidratação, aumenta o volume, relaxa tensões e aumenta a percepção local.


3- Torção – Empurre a cabeça para baixo com as mãos entrelaçadas e crie uma ação de crescer com a coluna. Encaixe os ombros para baixo. Expire enquanto inclina o tronco para a lateral esquerda. Inspire e faça uma leve torção do tronco para olhar para o teto na diagonal esquerda, mantendo o espaço entre o queixo e o peito. Exale e volte para a posição inicial. Repita para o outro lado.

Benefícios: Aumenta a mobilidade da cintura escapular, do pescoço e do tronco, melhora a postura, ajuda a alinhar a posição da cabeça, relaxa a tensão do pescoço, melhora a oxigenação e a circulação.


4- Papada firme – use o dorso das mãos pra realizar batidas rítmicas na papada por 20 segundos, descanse 10 segundos e repita mais duas vezes.

Benefícios: aumenta a produção de colágeno, diminui a flacidez, aumenta a firmeza e a circulação, a oxigenação e renovação das células.


5- Girafa – olhe à frente e apoie suas mãos na parte alta do pescoço. Deslize os dedos até as clavículas enquanto eleva o queixo, alcance o mais alto que conseguir com a língua e segure por 10 segundos. Depois mostre a língua rapidamente por 10 vezes. Repita 3x.

Benefícios: diminui linhas e rugas do pescoço, alonga e relaxa a coluna cervical, fortalece a papada e diminui a flacidez da papada e do pescoço


6- Ponto “Mansão do Vento”, localizado no centro da nuca, abaixo do osso occipital.

A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Está associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura pela Medicina Tradicional Chinesa. Pressione com o dedo indicador o ponto no centro da nuca, ou faça pequenos movimentos circulares de 30 segundos a 1 minuto.

Benefícios: Exerce um benefício terapêutico a múltiplos órgãos de nosso corpo, melhora o sono e a digestão, diminui dor de cabeça, dor de dente, febre e a dor articular e favorece a circulação sanguínea.

Pescoço e Papada
07:32

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Fole – com a coluna ereta, inspire pelas narinas e solte o ar vigorosamente pela boca, utilizando a musculatura interna do abdômen, fazendo o som Haaaa. Faça 10 a 15 movimentos na sequência, descanse e repita mais duas vezes.

Benefícios: detox e fortalecimento da musculatura do core e assoalho pélvico.


2- Grande “O” – com as mãos na linha da testa, afaste o maxilar, faça um movimento com a boca como se fosse emitir a letra “O”. Abra bem os olhos e eleve as sobrancelhas, alongando todo o rosto com ajuda das mãos na linha dos cabelos.

Benefícios: tonificação da pele, produção de colágeno, aumento de irrigação e circulação local.


3- Foco longe (mais de 40m) – sem lente e sem óculos, sem franzir testa nem olhos, olhe para o ponto mais distante que conseguir enxergar. Relaxe os olhos para que a luz entre pelas retinas ao invés de forçá-los.

Benefícios: diminui a miopia, fortalece a visão e relaxa a musculatura intraocular e ao redor dos olhos.


4- “V” – com o dedo médio na porção interior e o indicador na porção exterior dos olhos, olhe pra cima. Esprema os olhos a partir da elevação das pálpebras inferiores. Faça 3 séries de 10 movimentos cada.

Benefícios: fortalece as pálpebras inferiores, evita bolsas abaixo dos olhos, melhora a circulação, aumenta a produção de colágeno e a hidratação dos tecidos e melhora as linhas ao redor dos olhos.


5- "Palming" – Aqueça a palma das mãos fazendo uma fricção e, quando sentir calor suficiente nas mãos, repouse-as sobre os olhos fechados, as pálpebras relaxadas e o olhar em direção à parte de trás da cabeça. Repita 3x ou o quanto achar necessário.

Benefícios: relaxa a tensão do rosto e a musculatura ao redor dos olhos, melhora e descansa a visão.

Pés de Galinha
02:37
+ Semana 3
7 lectures 55:09

Descrição dos exercícios e benefícios:

1-Abelha– os polegares fecham os ouvidos, os indicadores apoiam-se sobre os olhos, os dedos médios ficam acima dos lábios e os anelares, abaixo. Inspire profundamente pelo nariz e realize longas exalações emitindo um zumbido, como o som de uma abelha. Repita o exercício 3x.

Benefícios: relaxamento, detox e estimulação do colágeno do rosto.


2- Pressão de palma – espalhe seu creme no rosto. Faça movimentos de deslizamento com a palma das mãos, da linha superior do pescoço para baixo, virando a cabeça suavemente, e na região da nuca até o trapézio. Na papada, realize deslizamentos laterais. No queixo, com as palmas das mãos espalmadas, deslize as mãos até as orelhas. Faça círculos ascendentes do queixo até mandíbula. Suba as mãos pelas linhas nasolabiais e deslize as mãos sobre as bochechas até as orelhas. Ao redor dos olhos, tire a pressão e faça um semicírculo iniciando o movimento com os dedos no canto inferior da bolsa abaixo dos olhos e suba até o final da sobrancelha, deslizando os dedos suavemente. Deslize as mãos das sobrancelhas até a raiz do cabelo e, em seguida, pressione as palmas das mãos da testa até a nuca.

Benefícios: relaxamento, aumento da hidratação, elasticidade e produção de ácido hialurônico.


3- Círculos com o pescoço – mantenha a coluna ereta, com a cabeça no prolongamento da coluna, o cóccix apontado para baixo, os ombros relaxados e o queixo paralelo ao chão. Relaxe a garganta, o maxilar e a musculatura da testa. Inicie fazendo círculos suaves com para um lado, o mais lento possível. Mantenha o olhar fixo num ponto, e sincronize a respiração com o movimento: inspirando à frente, expirando atrás. Repita 3x e gire a cabeça no sentido oposto, invertendo a respiração, exalando na frente e inspirando atrás, por 3x.

Benefícios: relaxa a musculatura do pescoço e do trapézio, melhora a mobilidade das vértebras cervicais e alinha a coluna.


4- Semicírculos – faça movimentos semicirculares e ascendentes com a pressão dos dedos por toda a testa.

Benefícios: Aumenta a circulação, a oxigenação, o relaxamento e a mobilidade dos tecidos, aumenta a hidratação, diminui as linhas de expressão, estimula a produção de colágeno e ácido hialurônico.


5- Surpresa! – Eleve as sobrancelhas sem mover a testa, paralisando-a com os dedos indicadores. Permaneça na posição por 20 segundos e depois suba e desça as sobrancelhas rapidamente por 10 vezes. Repita 3x.

Benefícios: Melhora a circulação, a irrigação e a hidratação dos tecidos, melhora o tônus e a firmeza da pele, diminui linhas de expressão, melhora assimetrias, aumenta os olhos e estimula a produção de colágeno e elastina.

6- Silêncio – Sente-se confortavelmente com a coluna ereta – você pode sentar no chão, na cama ou mesmo numa cadeira. Relaxe os músculos do rosto e a tensão do maxilar, e feche os olhos suavemente. Então observe os menores movimentos da sua respiração, o movimento do peito, abdômen, costas. Sinta a temperatura do ar que toca sua pele e amplie seu poder de percepção do que acontece dentro de você. Permaneça por alguns minutos: comece devagar, de 1 a 5 minutos e, aos poucos, aumente esse tempo. Coloque um despertador e permita-se neste momento não ser incomodado e concentrar sua atenção em você mesmo, observando os seus pensamentos, os sentimentos e as percepções do corpo como se fosse um espectador: sem julgamentos, sem controle ou autocrítica. Simplesmente observe e respire profundamente.

Benefícios: relaxamento, bem-estar, controle de estresse, fortalecimento do sistema imune.

Testa
07:43

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Leão- inspire profundamente, e solte o ar pela boca, levando a língua pra fora, olhos voltados para o ponto entre as sobrancelhas, emitindo um som como um rugido. Repita 3x.

Benefícios: detox físico e emocional, alongamento do rosto e coluna cervical, relaxa tensões, hidrata, oxigena e irriga os tecidos, fortalece e tonifica a região do pescoço e da papada.

2- Lift Facial– com rosto limpo e sem loção hidratante, mantenha a coluna ereta. Faremos todos os movimentos de um lado, e depois passaremos pro outro. Comece pelo centro do pescoço deslizando as mãos em pinça, por 10 vezes. Depois apoie a mão esquerda no queixo, vire suavemente o rosto e com dois dedos faça uma pressão lateral do pescoço descendo por cima das clavículas por 10 vezes até ficar vermelho. Eleve suavemente o queixo e na papada, faça 10 deslizamentos com pressão pra lateral e pra cima. Em seguida, com os dedos em pinça faz 10 movimentos no contorno do queixo até a orelha. Com 3 dedos faça 10 movimentos a partir do queixo em direção as temporas, suba até a lateral da boca, e deslize por 10 vezes sem deixar esticar demaisos lábios. Na linha do nariz, tracione a pele com a mão esquerda e utilize dois dedos, o médio e o anelar que tem menos pressão, e suba até as têmporas, e repita o mesmo percurso até as temporas deslizando os dedos abaixo dos olhos.

Ao lado dos olhos, na região dos pés de galinha, deslize as mãos diagonalmente e pra cima em direção as temporas até a linha do cabelo. Em seguida faça movimentos ascendentes pela testa do lado direito e volta todo o percuso. Faça a massagem na outra metade do rosto.

Ao final, Os dedos em V, afaste as linhas dos lábios e nasolabiais com a pressão dos dedos. 10x. Faz o mesmo com as bochechas cheias de ar sem deixar o ar escapar 10x. Segure por 10 segundos as bochechas cheias de ar, em seguida amasse os lábios para relaxar. Logo após a massagem, passe seu creme hidratante.

Benefícios: efeito lift, ilumina a pele, melhora circulação, tonifica, estimula produção de colágeno e ácido hialurônico, aumenta volume e promove simetria.

3- Alongamento ATM– Articulação Têmporo-Mandibular - leve sua mão direita na região da têmpora esquerda, e a mão esquerda na região do maxilar. Criando uma ação diagonal contrária, faça deslizamento opostos com as mãos, massageando o musculo masseter e temporal, simultaneamente, criando espaço na ATM. Faça alguns movimentos até sentir relaxamento.

Benefícios: melhora o encaixe da mordida, alivia tensão muscular, reorganiza o movimento e remodela as redes de colágeno, favorece a boa formação da linha da madíbula.

4- Suavizar linhas das narinas- abra a boca para fazer um pre alongamento e faça movimentos pra cima ao lado do tronco do nariz, por 20 x


Benefícios: melhora circulação e irrigação dos tecidos, mobilidade dos tecidos, firmeza e tônus da pele, melhora linhas de expressão ao lado das narinas, aumenta produção de colágeno e ácido hialurônico.

5- Ponta do nariz - jogar a ponta do nariz rapidamente pra cima, por 20 vezes.

Benefícios: firmeza dos tecidos, diminui a queda da ponta do nariz.

6- Ponto da Fragância: ou “Perfumes Recebidos”, Yingxiang, localizado ao lado das narinas. A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Esta associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura, pela Medicina Tradicional Chinesa. Pressione com os dedos indicadores os pontos simultaneamente, ou faça pequenos movimentos circulares de 30”a 1’.

Benefícios: Alivia a enxaqueca e incômodos associados à sinusite. Indicado para problemas nasais, paralisia facial, prurido, edema, acne.

Nariz
11:11

Para esta aula você vai precisar de uma esponja como a da imagem abaixo ou um esfoliante.

Descrição dos exercícios e benefícios:


1- Respiração polarizada : utilizaremos o polegar direito para obstruir a narina direita, e o dedo anelar direito para obstruir a narina esquerda. Exale todo o ar, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda, retenha o ar nos pulmões e com pulmões cheios, troque o dedo e obstrua a narina esquerda com o anelar direito, exalando pela narina direita. Inspire pela mesma narina direita, retenha, troque o dedoe exale pela narina esquerda. A troca das narinas acontece sempre com pulmões cheios. Essa regra vai te ajudar a lembrar o momento da troca. Repita algumas vezes.

Benefícios: Considerada uma das respirações mais complexas do Yoga, exige coordenação, auto-observação e concentração nas fases da respiração. Esse exercício respiratório equilibra os dos hemisférios do cérebro e promovem equilíbrio do sistema nervoso central.


2- Microesfoliação - com produtos ou com esponja vegetal faça movimentos circulares e pra cima. mantenha um tônus no pescoço e na face enquanto realiza os movimentos.

Benefícios: remoção de tecido morto e impurezas, renovação celular, estímulo de produção de colágeno.


3 - Fecha a boca - abra a boca, relaxando completamente o maxilar. Segure o queixo entre as mãos e crie uma resistência ao tentar fechar a boca. Vc pode apoiar os cotovelos numa bancada ou mesmo apoiá-los no peito. Sinta a abertura da articulação temporo-mandibular.

Benefícios: relaxar a tensão do rosto, lábios e dos músculos da mordida, favorece a formação do queixo e da madíbula.


4- Código de barras - com os lábios fecados, deslize a língua no lábio interno superior e depois inferior, da raiz da gengiva até o meio da lábio, como se tirasse sujeira do dente.

Benefícios: estimular a hidratação e irrigação de nutrientes ao redor dos lábios, relaxar os lábios, aumenta o volume e tônus da boca.


5- Twister in - Gire a língua ao redor dos lábios, o mais lento possível, 3 voltas no sentido horário e 3 no sentido anti-horário.

Benefícios: melhora a circulação e oxigenação nas linhas ao redor dos lábios, relaxa a musculatura, aumenta absorção de água e nutrientes, aumenta volume, reduz linhas de expressão.


6- Twister Out – com a língua pra fora, circule a boca no sentido horário, depois no antihorario, o mais lento possível. Repita 3 voltas pra cada lado.

Benefícios: Melhora firmeza dos músculos da papada e pescoço, aumenta oxigeneção dos tecidos, a circulação de nutrientes, mobilidade dos tecidos, diminui linhas ao redor dos lábios.


7- -Liberação miofascial – sem creme, com o rosto limpo. Inicie fazendo movimentos circulares ascendentes por todo o colo, pescoço e rosto. Em seguida realizaremos 8 deslizamentos em diferentes áreas do rosto e pescoço.

Siga esse direção:

-Pescoço, deslize pra baixo;

-Papo, deslize pra lateral e pra fora;

-Queixo, pra cima;

-Ao redor dos lábios, faça semi-círculos;

-Suba desde a base na linha nasolabial, até a parte interna dos olhos e deslize as mãos na diagonal até as têmporas;

- A partir da mandíbula, deslize pela lateral do rosto verticalmente até o cabelo;

- Semi-círculos abaixo e acima dos olhos;

- Do meio da testa, até a raiz dos cabelos, numa diagonal suave pra fora;

Benefícios: estimular a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico; reorganização das redes de colágeno, eliminação de toxinas e remodelação dos tecidos.

Código de Barras e Papada
09:05

Para a aula de hoje você vai precisar de uma toalha para fazer os exercícios. :)


Descrição dos exercícios e benefícios:

1- 4:7:8 - comece coma coluna ereta. A língua deve estar posicionada logo atrás dos dentes. Inspire pelas narinas contando até 4: retenha o ar nos pulmões contando até 7, exale pela boca contando até 8, fazendo um barulho de vento. Repita o exercício 4 x pelo menos duas vezes ao dia.

Benefícios:Este exercício do Yoga, popularizado pelo Dr. Andrew Weill, considerado um guru da medicina integrativa, combate insônia, promove um relaxamento profundo, reduz pressão arterial, os batimentos cardíacos, diminui cortisol, e também é ótimo para combater compulsões - antes de sucumbir ao cigarro, ao doce, ou qualquer outra compulsão. Se você sofre de insônia, você pode praticá-lo diariamente. Depois de 4 a 6 semanas você verá grandes mudanças.


2- Toalha - Após lavar o rosto com água fria, eleve o queixo e faça movimentos circulares com as mãos sobre a toalha no pescoço e na papada, mudando as mãos de posição. Em seguida, fazendo um alongamento com o rosto como se fosse emitir o som “O”, faça movimentos circulares sobre o queixo, as bochechas, têmporas e testa.

Benefícios: produção e organização das redes de colágeno, estímulo proprioceptivo, melhora circulação, hidratação do tecidos e produção ácido hialurônico.


3- Dançarina indiana - apoie as mãos próximas as clavículas, eleve o indicador para servir de referência para seus pequenos movimentos. Inicie deslizando a cabeça pra frente e pra trás, sem desencaixar o queixo. Em seguida, faça deslizamentos laterais, sem entortar a cabeça, como uma dançarina Indiana. Repita 8x.

Benefícios: melhora mobilidade das vértebras cervicais, alonga músculos dos pescoço, melhora posicionamento do pescoço e da cabeça, diminui rigidez e tensão, melhora consiciência corporal e a postura.


4- Forças Opostas - Inclina a cabeça lateralmente para a direita e apoia mão direita sobre a tempora esquerda, criando forças opostas entre as mão e a cabeça, segure 10 segundo s e repita para o outro lado.

Benefícios: Fortalecimento e alongamento da musculatura do pescoço, relaxa tensão da cabeça, melhora ao posicionammeto da cebeça e do pescoço, aumenta circulação, oxigenação e mobilidade dos tecidos, estimula produção de colágeno.

5-Beijinho Cruzado:Apoie as mãos cruzadas em frente ao peito, eleve o queixo e dê um beijinho no céu, segure por 10 segundos em seguida, dê 10 beijinhos na sequência. Não esqueça de produzir um som de estalo! Descanse e repita mais duas vezes.

Benefícios:reduz linhas e rugas no pescoço, fortalece músculos das bochechas, da papada e pescoço, reduz flacidez do rosto e região dos lábios, aumementa produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.


6- Drenagem - na pele limpa, utilize seus hidratante ou óleo preferido. Inicie a drenagem pulsando o os nódulo linfáticos com pressão dos dedos das mãos..

Realize 10 movimentos para estimular os linfonodos de cada região:

- Cruze as mãos em frente ao peito e pulse com os dedos a fossa das clavículas, por 10 vezes;

- siga pra na região occipital, na base do crânio;

- com a ponta dos dedos, massageie pulsando os gânglios abaixo do maxilar;

- com os dois polegares pulse a região logo abaixo do queixo;

- com dedos em V, indicador médio, pulsar simultaneamente abaixo das orelhas e na região em frente aos ouvidos;

- finalize pulsando a região das têmporas.

Em seguida faça os arrastos, com a intenção de mover os líquidos em direção a estes pontos estimulados, e pulse 3 vezes cada região. Os movimentos devem ser suaves e ondulantes. Inicie os movimentos com o dedo indicador a médio no centro da testa em direção as têmporas, bombeie este ponto 3x, e arraste o liquido até abaixo da orelha, e depois continue o percurso até a fossa da clavícula.

Com o dedo indicador e médio, circule os olhos, e leve o liquido até as têmporas, das têmporas até abaixo das orelhas e depois até as clavículas.

Depois faça os o movimento nas bolsas dos olhos, desdea raiz do nariz até as temporas, até abaixo das orelhas e até as clavículas.

Com dois dedos, faça o movimento desde o meio do nariz até temporas, abaixo das orelhas e clavículas.

Passe agora pelas linhas nasolabiais, deslize o dedo indicador até a abaixo das olheiras e faça os movimentso de onda até as temporas, pulse 3 x, desça ate abaixo das orelhas e desça até a clavícula.

Inicie com os dedos centralizados acima dos lábios e mova em ondas em direção as temporas, depois abaixo das orelhas e desça em direçãoas clavículas.

Abaixo da boca, mova os dedos até a região abaixo da mandíbula e deça em direção as clavículas.

Contraindicações: em caso de câncer, feridas abertas, acne grau 3 ou grau 4.

Indicação: Grávidas, pessoas antes ou após cirurgia, após dormir pouco ou dormir demais, excesso de sal na alimentação, ressaca, uso de anti-concepcional ou medicação com cortisol.

Benefícios: eliminação de toxinas, irrigação, melhora na absorção de nutrientes, elimina excesso de líquidos e resíduos metabólicos, desincha, estimula a circulação local, ilumina a pele, fortalece sistema imune.

Pescoço e Papada
07:56

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Respiração Quadrada - mantenha a coluna ereta, o rosto e os ombros relaxados. Inspire pelas narinas em 4 tempos, retenha o ar com pulmões cheios em 4 tempos, exale em 4 tempos, retenha com pulmões vazios em 4 tempos – com a prática estenda o tempo mantendo assimetria das 4 fases da respiração.

Benefícios: equilíbrio do sistema nervoso, imunológico, relaxa, combate insônia e regula ciclos hormonais.


2- Bocejar - inicie o movimento de espreguiçamentodo rosto, mesmo que não esteja com vontade, e espreguice também o corpo.

Benefícios:esse mecanismo natural de auto-regulação do sistema nervoso, aumenta a prontidão neuro-motora do corpo, a integração dos movimentos, a circulação de fluidose é importantíssimo na manutenção da saúde. Deixamos de nos espreguiçar ou bocejar por ser considerado rude ou inadequado realizar esses movimentos socialmente. Mas sempre que passamos muitas horas imóveis, como por exemplo, depois do sono, este mecanismo natural auto-regulador promove estímulos mecânicos necessários para a nutrição das células e hidratação dos tecidos, e é uma das formas mais ancestrais de auto-cuidado. Bocejar promove o deslizamento entre camadas dos tecidos, tornado-os mais móveis e hidratados, estimulando a produção natural de colágeno e ácido hialurônico.


3- Piscar rápido - mantenha a coluna ereta, apoie os dedos indicadores apontados pra dentro sobre as bochechas e faça um alongamento do rosto comose fosse emitir a vogal ‘O’, olhe pra cimae pisque rapidamente por 30”repita 3x.

Benefícios: melhora lubrificação e o brilho do olhar, aumento do fluxo sanguíneo, fortalece as pálpebras, melhora mobilidade e irrigação dos tecidos sao redor dos olhos, diminui linhas.


4- Contorno dos olhos - faça semi-circulos suaves ao redor dos olhos, inicie o movimentos com o indicador abaixo dos olhos, na lateral externa, faça semicírculos suaves até final da sobrancelha.

Benefícios: melhora olheiras, circulação, oxigenação e irrigação da area dos olhos, estimula produção e organização das redes de colágeno, diminui linhas e bolsas.


5- Tchau pés de galinha - passe o braço direito sobre a cabeça e apoie a mão acima dos olhos, e posicione a mão esquerda abaixo dos olhos. Faça movimentos contrários com os dedos para suavizar os pés de galinha.

Benefícios: melhorara a hidratação da área dos olhos, a circulação e oxigenação, melhora pés de galinha, estimula a produção natural de colageno e ácido hialurônico.


6- Gotas de chuva - Faça uma percussão suave com os dedos pelo rosto e pescoço.Benefícios: aumenta a percepção do rosto, relaxa tensão e linhas de expressão, melhora circulação, estimula produção de colágeno, aumenta a circulação e oxigenação dos tecidos.

Pés de Galinha
05:04

Para esta aula você vai precisar de uma escova como a da imagem abaixo:


Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Respiração diafragmática - posicione uma mão no abdômen e a outra nas costas, inspire profundamente pelo nariz, na inspiração, o abdômen e as costas inflam. Na exalação, com ajuda da musculatura, esvazie completamente os pulmões. Repita 8 x

Benefícios: relaxamento profundo, equilíbrio emocional, clareza de pensamentos.


2- Escovação - com uma escova pequena, de limpeza de unhas, inicie a escovação fixando a escova entre as sobrancelhas, na raiz do nariz. Pressione a escova tracionando a pele passando sobre as sobrancelhas. Ao final do percurso pressione a escova por 3 segundos. Faça 3 movimentos e repita para o outro lado.

Tracione a escova ao redor da asa orelha, partindo do da frente do conduto auditivo.

Mantendo o tônus da boca como se fosse pronunciar a letra “ o”, inicie a tração das cerdas acima da articulação temporo mandibular, até a altura das sobrancelhas em movimentos ascendentes.,Repita 3 movimentos em seguida, em seguida, num percurso diagonal a partir da mesma articulação, faça movimentos descendentes pelo músculo masseter 3 vezes. Repita para o outro lado.

Sobre a borda lateral do osso nasal, execute fricções suaves com a escova

Fixe a escova no centro superior do lábio, friccione té a lateral da boca e em seguida até a borda central inferior do lábio, realizando um semi circulo, por 3 x. Repita para o outro lado.

Fixe a escova numa diagonal, próxima aos lábios e friccione até a altura dos ossos zigomático e temporal – na altura das sobrancelhas, tracione por alguns segundos, repita 4 vezes e faça o mesmo para o outro lado.

Afaste a arcada. Apóie a escova sobre os músculos da papada, e sem deslocar a mandíbula, deslize a escova até a parte inferior da mandíbula, suba em direção a base do crânio e por trás da orelha, tracione por alguns segundos no final. Repita 3 x e faça para o outro lado

Vire o rosto de lado, tracione a escova desde a raiz do pescoço e desça diagonalmente passando por cima das clavículas, repita 3 x e faça o mesmo para outro lado.

Benefícios: estimula produção e organização das redes de colágeno, melhora circulação de nutrientes, eliminação de resíduos metabólicos, melhora hidratação, aumenta o volume, relaxa tensões e a melhora a percepção local.


3 - Círculos com os ombros- mantenha a coluna ereta, a cabeça alinhada com o tronco, os braços relaxados ao longo do tronco, aperte a musculatura do trapézio esquerdo com a mão direita, e faça movimentos circulares com o ombro, enquanto respira profundamente. Faça pelo menos 3 movimentos girando o ombro pra trás, e 3 movimentos pra frente. Repita para o outro lado.

Benefícios: relaxa tensões, relaxa musculatura dos ombros e costas, melhora na mobilidade, oxigenação dos tecidos e na consciência postural.


4- Sacode a peruca - Entrelace as mãos no topo da cabeça, e movimente o couro cabeludo pra cima e pra baixo por 10 vezes.

Benefícios: relaxa a tensão da testa, melhora irrigação e hidratação dos tecidos, estimula produção de colágeno e ajuda a reduzir linhas da testa.


5- No worries - com a pressão dos dedos das mãos, deslize a testa pra cima rapidamente com uma pressão firme desde sobrancelha atá a raiz do cabelo por 10x.

Benefícios: relaxa tensão, melhora a circulação, oxigenação, o tônus da testa, estimula produção de colágeno e ácido hialurônico, melhora na viscosidade da pele, ajuda na eliminação de toxinas, diminui linhas da testa.


6- Lift da Testa - com as mãos na raiz do cabelo, olhe pra baixo, e faça o movimento do rosto como se fosse emitir o som da vogal “O”- conte até 10, repita 3x.

Benefícios: diminui linhas da testa, melhora a mobilidade dos tecidos, melhora circulação, alonga, tonifica e aumenta produção de colágeno.


7- Ponto da Coroa, “Xinhui”- localizado 8 dedos acima das sobrancelhas.

A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Esta associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura, pela Medicina Tradicional Chinesa. Mantenha a coluna ereta e a repsiração profunda, pressione com o dedo indicador o ponto do topo da cabeça ou faça pequenos movimentos circulares de 30”a 1’.

Benefícios: Estimula a regulação hormonal, eleva o humor e sensação de ansiedade, melhora dores de cabeça, diminui tensões físicas e emocionais. Aumenta o fluxo do fluido cérebro-espinhal.

Testa
09:16

Descrição dos exercícios e benefícios:


1 - Suspiro - inspire profundamente pelas narinas e solte o ar pela boca, de uma vez, emitindo o som, AHHHHH – repita 3 x.

Benefícios: detox, relaxamento e auto-regulação do sistema nervoso.


2- Vibração com o nariz- eleve o lábio superior e abra bem as narinas. Vibre um som de contínuo durante 30” respirando sempre que preciso, ou até sentir um formigamento na região do nariz, boca e bochechas.

Benefícios: estímulo na produçãode colágeno, aumento da circulação e oxigenação dos tecidos.


3- Alongamento ATM – Articulação Têmporo-Mandibular - leve sua mão direita na região da têmpora esquerda, e a mão esquerda na região do maxilar. Criando uma ação diagonal contrária, faça deslizamento opostos com as mãos, massageando o musculo masseter e temporal, simultaneamente, criando espaço na ATM. Faça alguns movimentos até sentir relaxamento.

Benefícios: melhora o encaixe da mordida, alivia tensão muscular, reorganiza o movimento e remodela as redes de colágeno, favorece a boa formação da linha da madíbula.


4- Bloom - Belisque suavemente o queixo e bochechas, por 30 segundos enquanto realiza o alongamentodo rosto como se fosse emitir o som da vogal “O” .

Benefícios: estimula colágeno, elastina, aumenta oxigenação, circulação de nutrientes e brilho na pele.


5- Sorriso falso - apoie o dedos polegar e indicador ao lado dos olhos, afastando os pes de galinha. coloque o lábio inferior sobre o dente, lábio superior sobre arcada superior, eleva o canto da boca e as bochechas, faça 3 séries de 10 movimentos cada.

Benefícios: estimula colégeno, eleva o canto da boca, diminui flacidez, fortalecer a musculatura e aumentar volume das bochechas.


6- Sorrir pro céu com caneta - eleve o canto da boca, e posicione um lápis ou uma caneta na horizontal, expressando um sorriso com a boca, eleve o queixo. Permaneça por 30”. Faça 3 séries, com descanso entre elas.

Benefícios: Fortalecimento dos músculos das bochechas, remodelação das redes de coágeno, fortalecimento do pescoço e da papada, elevação do canto dos lábios.


7- Toque dos lábios - respire lenta e profundamente pelo menos 5x com os dedos sobre os lábios.

Benefícios: Tocar os lábios é uma maneira de acalmar os ânimos. A boca é dotada de fibras nervosas que estimulam o sistema nervoso parassimpático e evoca a sensação calmante de estar comendo ou sendo amamentado. Serve também para administrar as emoções diante um vício ou compulsão.



 

Bochechas e Bigode Chinês
04:54
+ Semana 4
7 lectures 46:50

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Pneu – inspire profundamente pelas narinas, e esvazie os pulmões emitindo o som TSSSS, exalando todo o ar dos pulmões ativando a musculatura interna do core – repita 3x.

Benefícios: eliminação de toxinas, exercício postural, fortalecimento da musculatura profunda do core.

2- Grande ‘O’- com as mãos na linha da testa, afaste o maxilar, faça um movimento com a boca como se fosse emitir a letra “O”.Abra bem os olhos e eleve as sobrancelhas, alongando todo o rosto com a ajuda das mãos na linha dos cabelos.

Benefícios: tonificação da pele, produção de colágeno, aumento de irrigação e circulação local.


3- Percussão ATM- identifique a articulação abrindo e fechando a boca. Com a boca fechada, sem travar o maxilar, dê batidas vigorosas com os dedos das mãos, por aproximadamente 10 segundos.

Benefícios: relaxar a musculatura, melhorar mobilidade articular, hidratar os tecidos, ativar regeneração das fibras de colágeno, melhorar contorno do rosto, aumento da percepção da região.


4- Sorriso de miss -Sorria sem abrir a boca e eleve o canto dos labios, puxando rosto em direção as orelhas com as mãos. Faça 3 series x 30’ cada.

Beneficios: Fortalece os músculos das bochechas e do canto dos lábios, diminui flacidez.


5- Vibração - vibre lábios soltos e relaxados por 30”, faça de 3 séries com descanso entre elas, respirando quando precisar.

Benefícios: Relaxamento e aumento da circulação, da oxigenação e irrigação dos tecidos, produção de colágeno e elastina na região da boca.


6- Evocando alegria - Mantenha uma postura firme e confortável. Tranquilize a respiração e relaxe as tensões do rosto, maxilar e dos ombros.

Repire lenta e profundamente, e nas primeiras respirações, solte o ar num suspiro, numa atitude de alívio, permitindo que a tensão física e emocional vá embora. Sinta o fluxo de energia por todo o corpo, da cabeça, tronco, braços e pernas, mãos e pés.

Banhe-se por uma luz branca, clara e revigorante, que entra pelo topo da sua cabeça e banha todo o corpo. Em seguida, traga a memória uma ocasião que sentiu grande alegria, prazer e bem-estar. Talvez quando esteve em um lugar especial ou na presença de uma pessoa querida.

Fortaleça esta imagem mental com o máximo de detalhes: como era o ambiente? qual roupa estava usando?você estava sozinho ou com outras pessoas? O que estava acontecendo?

Lembre-se de como este estado se refletiu no seu corpo, no seu rosto e na sua mente. Respire profundamente e absorva essas sensações. Intensifique este sentimento a medida que respira. Traga um sorriso no rosto e sinta o calor no coração. Estenda essa alegria e bem-estar a todos os seres vivos. Irradie este sentimento a seus amigos, familiares, colegas, as pessoas do bairro, da cidade, do estado e do planeta. “que todos os seres sejam felizes”. Deseje coisas boas aos outros e a si mesmo. Abra seu coração para receber a alegria! Devagar, sem perder a conexão com esta deliciosa sensação, retorne a atenção ao momento presente. E agradeça!

Benefícios: Relaxamento, controle de estresse e bem-estar.

Bochechas e Código de Barras
05:52

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Bástrika - inspire profundamente pelas narinas, e exale vigorosamente o ar pelas narinas, a partir da pressão do abdômen, como num espirro. A inspiração acontece naturalmente. Faça expirações em sequência: inicie com 3 movimentos e aumente gradativamente com a prática, sem esforçar-se demais. Realize 3 séries com descanso entre elas.

Benefícios: detox, desobstrução das narinas e fortalecimento da musculatura do core e assoalho pélvico.


2- Pressão de palma – espalhe seu creme no rosto, e faça movimentos de deslizamento com a palma das mãos, da linha superior do pescoço pra baixo, virando a cabeça suavemente, e na região da nuca até o trapézioNa papada , realize deslizamentos laterais. . No queixo, com as palmas das mãos espalmadas, deslize as mãos até as orelhas. Faça círculos ascendentes do queixo até mandíbula.Suba as mãos pelas linhas nasolabiais e e deslize as mãos sobre as bochechas até as orelhas. Ao redor dos olhos, tire a pressão e faça um semi-circulo iniciando o movimento com os dedos no canto inferior da bolsa abaixo dos olhos e suba até o final da sobrancelha, deslizando os dedos suavemente. Deslize as mãos da sobrancelhas até a raiz do cabelo, e em seguida, pressione as palmas das mãos da testa até a nuca.

Benefícios: relaxamento, aumento hidratação, elasticidade, estimula produção ácido hialurônico.


3 - Rotação– em pé ou sentada, mantenha a coluna ereta, e leve um pesinho a frente do corpo com os braços estendidos, na linha dos ombros, vc pode usar uma garrafinha de água.Na expiração, faça uma rotação do tronco levando o pesinho pra trás do corpo, acompanhando o movimento com o olhar, enquanto o outro braço se mantem fà frente. Os pés e os quadris se mantêm firmes. Inspire, retorne o pesinho à frente e faça a rotação para o outro lado, sem desalinhar os quadris. Repita 10 vezes. 5 vezes pra cada lado.

Benefícios: fortalece cintura escapular e melhora posicionamento do pescoço e da cabeça.


4- Estalos - estale a lingua no céu da boca, fazendo o movimento o mais lento e forte possível.

Benefícios: Movimentos com a língua relacionam-se diretamente com os músculos da papada e pescoço, melhoram as linhas e flacidez, fortalecem esta região além de melhorar a dicção.


5- Beicinho - apoie as mãos nas clavículas, levando o mandíbula e o lábio inferior suavemente pra frente,e então eleve o queixo. Mantenha por 20”volte e repita mais duas vezes.

Benefícios: reduz linhas e rugas no pescoço, fortalece a musculature do queixo, reduz flacidez no pescoço e padada.


6- Twister Out – com a língua pra fora, circule a boca no sentido horário, depois no antihorario, o mais lento possível. Repita 3 voltas pra cada lado.

Benefícios: Melhora firmeza dos músculos da papada e pescoço, aumenta oxigeneção dos tecidos, a circulação de nutrientes, mobilidade dos tecidos, diminui linhas ao redor dos lábios.


7- Silêncio - Sente-se confortavelmente com a coluna ereta: você pode sentar no chão, na cama ou mesmo numa cadeira. Relaxe os músculos do rosto, a tensão do maxilar e feche os olhos suavemente. Então observe os menores movimentos da sua respiração, o movimento do peito, abdomen, costas, sinta a temperatura do ar que toca sua pele e amplie seu poder de percepção do que acontece dentro de você. Permaneça por alguns minutos, comece devagar de 1 a 5 minutos, e aos poucos, aumente esse tempo. Coloque um despertador e permita-se neste momento não ser incomodado e concentrar sua atenção em vc mesmo, observando seus pensamentos, sentimentos e percepções do corpo como se fosse um espectador: sem julgamentos, sem controle ou auto-critica. Simplesmente observe e respire profundamente.

Benefícios: relaxamento, bem-estar, controle de estresse, fortalecimento do sistema imune.

Pescoço e Papada
06:20

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Fole – com a coluna ereta, inspire pelas narinas e solte o ar vigorosamente pela boca, utilizando a musculatura interna do abdomen, fazendo o som Haaaa, faça 10 a 15 movimentos na sequência, descanse e repita mais duas vezes.

Benefícios: detox e fortalecimento da musculatura do core e assoalho pélvico.


2- Bocejar - inicie o movimento de espreguiçamentodo rosto, mesmo que não esteja com vontade, e espreguice também o corpo.

Benefícios:esse mecanismo natural de auto-regulação do sistema nervoso, aumenta a prontidão neuro-motora do corpo, a integração dos movimentos, a circulação de fluidose é importantíssimo na manutenção da saúde. Deixamos de nos espreguiçar ou bocejar por ser considerado rude ou inadequado realizar esses movimentos socialmente. Mas sempre que passamos muitas horas imóveis, como por exemplo, depois do sono, este mecanismo natural auto-regulador promove estímulos mecânicos necessários para a nutrição das células e hidratação dos tecidos, e é uma das formas mais ancestrais de auto-cuidado. Bocejar promove o deslizamento entre camadas dos tecidos, tornado-os mais móveis e hidratados, estimulando a produção natural de colágeno e ácido hialurônico.


3- Yoga para os olhos- Siga o movimento do polegar: perto-longe, sobe-desce, semi-círculos. Mantenha a coluna reta, olhe para a unha do seu polegar direito, aproxime e afaste a mão do seu rosto, mantendo o olhar fixo na unha. Desloque o polegar para direita, o máximo possível, e acompanhe com os olhos. Não mexa o tronco nem o rosto, Em seguida eleve a mão e realize um semi-circulo para a direita e suba novamente a mão na linha dos olhos. Alterne a mão.

Benefícios: trabalha musculatura ocular e melhora a visão.


4- 360 - com a coluna ereta e a cabeça no prolongamento da coluna, faça círculos com os olhos, movendo-os lentamente em todas direções, feche os olhos por alguns instantes e depois inverta o sentido.

Benefícios:melhora visão, melhora circulação intraocular, aumenta o brilho dos olhos.


5- Tchau olheiras - utilize o dedo médio e anelar que tem menos força para fazer uma suave percussão na bolsa abaixo dos olhos.

Benefícios: estimula circulação, ajuda a desinchar as olheiras, aumenta produção colágeno, relaxa e diminui bolsa e linhas.


6- Binóculo - com as mãos em formato de C, apoie o indicador sobre a sobrancelha e o polegar nas bochechas. Arregale os olhos, relaxe a testa, contando até 20, em seguida, contraia e relaxe a musculatura dos olhos 10x, repita 3 séries.

Benefícios: fortalece pálpebras, evita bolsas abaixo dos olhos, melhora a circulação, aumenta produção de colágeo, aumenta hidratação dos tecidos, melhora linhas ao redor dos olhos, aumenta o olhar, a lubrificação e brilho dos olhos.


7- Liberação miofascial – sem creme, com o rosto limpo. Inicie fazendo movimentos circulares ascendentes por todo o colo, pescoço e rosto. Em seguida realizaremos 8 deslizamentos em diferentes áreas do rosto e pescoço.

Siga esse direção:

-Pescoço, deslize pra baixo;

-Papo, deslize pra lateral e pra fora;

-Queixo, pra cima;

-Ao redor dos lábios, faça semi-círculos;

-Suba desde a base na linha nasolabial, até a parte interna dos olhos e deslize as mãos na diagonal até as têmporas;

- A partir da mandíbula, deslize pela lateral do rosto verticalmente até o cabelo;

- Semi-círculos abaixo e acima dos olhos;

- Do meio da testa, até a raiz dos cabelos, numa diagonal suave pra fora;

Benefícios: estimular a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico; reorganização das redes de colágeno, eliminação de toxinas e remodelação dos tecidos.

Pés de Galinha
08:04

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Abelha - os polegares fecham os ouvidos, os indicadores apoiam-se sobre os olhos, os dedos médios ficam acima dos lábios e os anelares, abaixo. Inspire profundamente pelo nariz e realize longas exalações emitindo um zumbido, como o som de uma abelha. Repita o exercício 3 x

Benefícios:relaxamento, detox e estimulação colágeno do rosto.


2- Lift Facial– com rosto limpo e sem loção hidratante, mantenha a coluna ereta. Faremos todos os movimentos de um lado, e depois passaremos pro outro. Comece pelo centro do pescoço deslizando as mãos em pinça, por 10 vezes. Depois apoie a mão esquerda no queixo, vire suavemente o rosto e com dois dedos faça uma pressão lateral do pescoço descendo por cima das clavículas por 10 vezes até ficar vermelho. Eleve suavemente o queixo e na papada, faça 10 deslizamentos com pressão pra lateral e pra cima. Em seguida, com os dedos em pinça faz 10 movimentos no contorno do queixo até a orelha. Com 3 dedos faça 10 movimentos a partir do queixo em direção as temporas, suba até a lateral da boca, e deslize por 10 vezes sem deixar esticar demaisos lábios. Na linha do nariz, tracione a pele com a mão esquerda e utilize dois dedos, o médio e o anelar que tem menos pressão, e suba até as têmporas, e repita o mesmo percurso até as temporas deslizando os dedos abaixo dos olhos.

Ao lado dos olhos, na região dos pés de galinha, deslize as mãos diagonalmente e pra cima em direção as temporas até a linha do cabelo. Em seguida faça movimentos ascendentes pela testa do lado direito e volta todo o percuso. Faça a massagem na outra metade do rosto.

Ao final, Os dedos em V, afaste as linhas dos lábios e nasolabiais com a pressão dos dedos. 10x. Faz o mesmo com as bochechas cheias de ar sem deixar o ar escapar 10x. Segure por 10 segundos as bochechas cheias de ar, em seguida amasse os lábios para relaxar. Logo após a massagem, passe seu creme hidratante.

Benefícios: efeito lift, ilumina a pele, melhora circulação, tonifica, estimula produção de colágeno e ácido hialurônico, aumenta volume e promove simetria.


3- Gato - Apóie suas mãos sobre uma bancada ou ou encosto de uma cadeira, de forma que sua coluna se mantenha paralela ao chão, ou o mais próximo disso. Na expiração, traga o queixo em direção ao peito e osso púbico em direção ao umbigo, arredondando as costas, afastando as escápulas. Na inspiração, realize o movimento oposto, encaixando os ombros pra trás e pra baixo, unindo as escápulas e afastando o queixo do peito e o osso púbico do umbigo, fazendo uma curva contrária. Repita 6 x.

Benefícios:relaxa tensão das costas, melhora mobilidade da coluna e a consciência postural.


4- Semi-círculos - faça movimentos semi- circulares e ascendentes com pressão dos dedos por toda a testa.

Benefícios: Aumenta circulação, oxigenação, relaxamento e mobilidade dos tecidos, aumento da hidratação, diminui as linhas de expressão, estimula produção de colágeno e ácido hialurônico.


5- Surpresa! - Eleve as sobrancelhas sem mover a testa, paralisando-a com os dedos indicadores, permaneça 20 segundos depois suba e desça as sobrancelhas, rapidamente por 10 vezes. Repita 3x

Benefícios:Melhora circulação, irrigação, hidratação dos tecidos, melhora o tônus e a firmeza da pele, diminui linhas, melhora assimetrias, aumenta os olhos, produção de colágeno e elastina.


6- Oriental - pressione o dedo indicador no final das sobrancelhas, afastando-as e elevando-as suavemente por 10 segundos, repita 3x.

Benefícios: Relaxa tensão da testa, diminui linhas da testa e entre as sobrancelhas, eleva o olhar.


7 – Ponto das Têmporas, “Tongziliao”. Localizado no final das sobrancelha.

A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Esta associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura, pela Medicina Tradicional Chinesa. Pressione com o dedo indicador os pontos das têmporas, ou faça pequenos movimentos circulares de 30”a 1’.

Benefícios: Alivia tensão dos olhos. Alivia tensões e dores de cabeça. Reduz hiperatividade.

Testa
12:55

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Leão- inspire profundamente, e solte o ar pela boca, levando a língua pra fora, olhos voltados para o ponto entre as sobrancelhas, emitindo um som como um rugido. Repita 3x.

Benefícios: detox físico e emocional, alongamento do rosto e coluna cervical, relaxa tensões, hidrata, oxigena e irriga os tecidos, fortalece e tonifica a região do pescoço e da papada.


2- Socos - Faça uma percussão com socos nas articulações do crânio, atrás da orelha, pescoço e na articulação temporo-mandibular.

Benefícios:aumento da circulação, saúde e lubrificação das articulações, aumento na produção de colágeno, melhora contorno do queixo, nos torna mais alerta e relaxa tensões.


3- Boka loka - Realize movimentos grandes com o rosto, abrindo e fechando o maxilar, em muitas direções por 10 segundos.

Benefícios: aumenta hidratação dos tecidos, estimula produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, melhora dicção, relaxa tensão.


4- Baiacu - encha as bochechas de ar, epressione as mãos formato de conchas sobre as bochechas. Pressione as mãos sem deixar o ar escapar por 30”, descanse e repita mais 2 x

Benefícios:aumenta a circulação, estimula colágeno, diminui flacidez das bochechas, melhoras linhas ao redor dos lábios e linhas nasolabiais.


5- Macaco - encha bochechas de ar e passe o ar de um lado para o outro por 30”. Repita 3x.

Benefícios; Diminui flacidez das bochechas e linhas nasolabiais, melhora a circulação e oxigenação dos tecidos, aumenta produção de colágeno e elastina.


6- Beijo e sorriso -  com pressão das mãos na lateral do rosto, esboce um sorriso e em seguinda, contaria a boca num beijinho. Repita 3 séries de 10 movimentos cada.

Benefícios: Fortalece as bochechas, confere mais volume, diminui flacidez do rosto, linhas ao redor dos lábios e linhas nasolabiais, melhora circulação, oxigenação, produção de colágeno e elastina.


7- Drenagem - na pele limpa, utilize seus hidratante ou óleo preferido. Inicie a drenagem pulsando o os nódulo linfáticos com pressão dos dedos das mãos..

Realize 10 movimentos para estimular os linfonodos de cada região:

- Cruze as mãos em frente ao peito e pulse com os dedos a fossa das clavículas, por 10 vezes;

- siga pra na região occipital, na base do crânio;

- com a ponta dos dedos, massageie pulsando os gânglios abaixo do maxilar;

- com os dois polegares pulse a região logo abaixo do queixo;

- com dedos em V, indicador médio, pulsar simultaneamente abaixo das orelhas e na região em frente aos ouvidos;

- finalize pulsando a região das têmporas.

Em seguida faça os arrastos, com a intenção de mover os líquidos em direção a estes pontos estimulados, e pulse 3 vezes cada região. Os movimentos devem ser suaves e ondulantes. Inicie os movimentos com o dedo indicador a médio no centro da testa em direção as têmporas, bombeie este ponto 3x, e arraste o liquido até abaixo da orelha, e depois continue o percurso até a fossa da clavícula.

Com o dedo indicador e médio, circule os olhos, e leve o liquido até as têmporas, das têmporas até abaixo das orelhas e depois até as clavículas.

Depois faça os o movimento nas bolsas dos olhos, desdea raiz do nariz até as temporas, até abaixo das orelhas e até as clavículas.

Com dois dedos, faça o movimento desde o meio do nariz até temporas, abaixo das orelhas e clavículas.

Passe agora pelas linhas nasolabiais, deslize o dedo indicador até a abaixo das olheiras e faça os movimentso de onda até as temporas, pulse 3 x, desça ate abaixo das orelhas e desça até a clavícula.

Inicie com os dedos centralizados acima dos lábios e mova em ondas em direção as temporas, depois abaixo das orelhas e desça em direçãoas clavículas.

Abaixo da boca, mova os dedos até a região abaixo da mandíbula e deça em direção as clavículas.

Contraindicações: em caso de câncer, feridas abertas, acne grau 3 ou grau 4.

Indicação: Grávidas, pessoas antes ou após cirurgia, após dormir pouco ou dormir demais, excesso de sal na alimentação, ressaca, uso de anti-concepcional ou medicação com cortisol.

Benefícios: eliminação de toxinas, irrigação, melhora na absorção de nutrientes, elimina excesso de líquidos e resíduos metabólicos, desincha, estimula a circulação local, ilumina a pele, fortalece sistema imune.

Bochechas e Bigode Chinês
03:55

Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Respiração polarizada - utilizaremos o polegar direito para obstruir a narina direita, e o dedo anelar direito para obstruir a narina esquerda. Exale todo o ar, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda, retenha o ar nos pulmões e com pulmões cheios, troque o dedo e obstrua a narina esquerda com o anelar direito, exalando pela narina direita. Inspire pela mesma narina direita, retenha, troque o dedoe exale pela narina esquerda. A troca das narinas acontece sempre com pulmões cheios. Essa regra vai te ajudar a lembrar o momento da troca. Repita algumas vezes.

Benefícios: Considerada uma das respirações mais complexas do Yoga, exige coordenação, auto-observação e concentração nas fases da respiração. Esse exercício respiratório equilibra os dos hemisférios do cérebro e promovem equilíbrio do sistema nervoso central.


2- Vibração dos lábios- com a boca fechada, eleve o canto da boca, e vibre os lábios emitindo um som por 30”, respirando quando precisar.

Benefícios: estimula produção de colágeno, aumenta fluxo sanguíneos, irrigação e hidratação dos tecidos, melhora flacidez e linhas ao redor da boca, relaxa e dá volume aos lábios.


3- Abre a boca- com a boca fechada, segure o queixo entre as mãos e crie uma resistência ao tentar abrir a boca. Vc pode apoiar os cotovelos numa bancada ou mesmo apoiá-los no peito. Sinta a abertura da articulação têmporo-mandibular.

Benefícios: relaxa tensão do rosto e dos músculos da mordida, boa formação do queixo e da madíbula.


4- Sorriso com caneta - eleve o canto da boca, e posicione um lápis ou uma caneta na horizontal, forçando por 30”a expressão do canto dos lábios, mantendo a contração das bochechas. Você pode posicionar os dedos ao lado dos olhos para evitar as linhas dos pés de galinha que se formam ao elevar as bochechas.

Benefícios: elevar o canto da boca, diminuir flacidez, fortalecer a musculatura e aumentar volume das bochechas.


5- Sorrir pro céu com caneta - eleve o canto da boca, e posicione um lápis ou uma caneta na horizontal, expressando um sorriso com a boca, eleve o queixo. Permaneça por 30”. Faça 3 séries, com descanso entre elas.

Benefícios: Fortalecimento dos músculos das bochechas, remodelação das redes de coágeno, fortalecimento do pescoço e da papada, elevação do canto dos lábios.


6- Gotas de chuva - Faça uma percussão suave com os dedos pelo rosto e pescoço.

Benefícios: aumenta a percepção do rosto, relaxa tensão e linhas de expressão, melhora circulação, estimula produção de colágeno, aumenta a circulação e oxigenação dos tecidos.

Canto da Boca e Código de Barras
03:55

Para esta aula você vai precisar de uma esponja como a da imagem abaixo ou um esfoliante.


Descrição dos exercícios e benefícios:

1- Respiração Quadrada - mantenha a coluna ereta, o rosto e os ombros relaxados. Inspire pelas narinas em 4 tempos, retenha o ar com pulmões cheios em 4 tempos, exale em 4 tempos, retenha com pulmões vazios em 4 tempos – com a prática estenda o tempo mantendo assimetria das 4 fases da respiração.

Benefícios: equilíbrio do sistema nervoso, imunológico, relaxa, combate insônia e regula ciclos hormonais.


2- Microesfoliação - com produtos ou com esponja vegetal faça movimentos circulares e pra cima. mantenha um tônus no pescoço e na face enquanto realiza os movimentos.

Benefícios: remoção de tecido morto e impurezas, renovação celular, estímulo de produção de colágeno.


3- Grande Alongamento - com as mãos numa bancada ou cadeira, alongue a coluna a partir da flexão do quadril, mantendo o tronco paralelo ao chão ou o mais próximo disso, os braços estendidos próximos as orelhas, sem arredondar as costas. Você pode flexionar os joelhos no inicio e aos poucos, sem perder a ação das costas alongadas e sem tirar os calcanhares do chão, estenda um joelho enquanto o outro permanece flexionado. Permaneça por 10 segundos e depois repita do outro lado.

Benefícios: alonga cadeia posterior do corpo, diminui tensão das costa, aumenta consciência postural e melhora postura.


4- Cisne - gire a cabeça para o lado esquerdo, e incline a cabeça para trás. Leve o braço direito para trás, apoiando o dorso da mão nas costas Mantenha por 10 segundos retorne a cabeça e faça para o outro lado.

Benefícios: Relaxa tensão, ameniza rugas e linha, tonifica, aumenta produção de ácido colágeno e tem efeito lift na lateral do pescoço.


5- Beijinho Cruzado - Apoie as mãos cruzadas em frente ao peito, eleve o queixo e dê um beijinho no céu, segure por 10 segundos em seguida, dê 10 beijinhos na sequência. Não esqueça de produzir um som de estalo! Descanse e repita por mais duas vezes.

Benefícios:reduz linhas e rugas no pescoço, fortalece músculos das bochechas, da papada e pescoço, reduz flacidez do rosto e região dos lábios, aumenta produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.


6 - Ponto Portal da Consciência, ou Porta para o Cérebro, “Naohu”

Localizado na nuca, na altura da base do crânio. Você pode encontrá-lo fazendo movimentos coma cabeça pra cima a e pra baixo, na linha dos lóbulos das orelhas orelhas, onde você percebe uma fossa.

A acupressão libera tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea, reduz as dores e gera um grande relaxamento. Esta associada aos pontos energéticos utilizados na acupuntura, pela Medicina Tradicional Chinesa. Pressione com os dedos indicadores a base do crânio, ou faça pequenos movimentos circulares de 30”a 1’.

Benefícios: Indicado para qualquer doença neurológica, tontura, zumbido, afonia. Utilizado para enxaquecas, tensões musculares e rigidez da nuca. Tranquiliza estados maníacos.


Parabéns por finalizar o programa!! Quero agradecer a oportunidade e dizer que fico feliz em ter tido a chance de contribuir no seu projeto de bem-estar e beleza natural! Continue fazendo os exercícios diariamente pra evitar, parar ou mesmo reverter os sinais de envelhecimento. E lembre-se de adotar hábitos saudáveis e divertir-se sempre!

Compartilhe comigo sua experiência <3

Bjs,

Pescoço e Papada
05:49