
Meu filho é surdo...e agora? Por onde começar a jornada?
O diagnóstico traz para a família um mix de emoções difíceis de lidar, além do susto. Nessa aula, conversamos a respeito disso.
Nesta aula, Dr. Luciano Moreira explica as causas, tipos e graus de surdez.
Nesta aula, Dr. Luciano Moreira fala sobre o tratamento das perdas auditivas leves e moderadas
Nesta aula, Dr. Luciano Moreira e fonoaudióloga Dra. Mariana Guedes Weber falam sobre Tratamento das perdas auditivas severas e profundas
Qual é o papel dos pais na estimulação da linguagem das crianças com deficiência auditiva?
A construção da autoestima da criança com deficiência auditiva começa em casa, na interação com os pais e o resto da família.
Os pais de crianças surdas devem estar bem informados a respeito dos direitos que os seus filhos têm. Nesta aula, explicamos de modo mais aprofundado alguns deles.
O implante coclear é uma maravilha da tecnologia que permite que surdos se tornem surdos que ouvem. Dr. Luciano Moreira explica melhor as indicações desta cirurgia, que, no Brasil, é feita pelo SUS ou planos de saúde.
Temos algumas considerações importantes para compartilhar com os pais que estão iniciando na jornada da surdez dos seus filhos...
Um dos piores erros que os pais podem cometer é sentir vergonha que o filho use aparelhos auditivos quando precisa deles! Isso faz com que a criança aprenda em casa a sentir vergonha de quem ela é, e isso tem péssimas consequências no futuro.
Esta aula ensina algumas atitudes que os pais precisam evitar, com todas as forças, para o bem do seu filho com deficiência auditiva
Temos alguns conselhos importantes para compartilhar com vocês, pais!
Mais uma aula que traz uma porção de conselhos para os pais!
A palavra bullying aterroriza os pais! Nesta aula, ensinamos a melhor maneira de lidar com o bullying sofrido por crianças com deficiência auditiva
Você já parou para pensar em como as novas gerações de crianças surdas são diferentes? Afinal, elas nascem podendo contar com a ajuda da tecnologia e da medicina para poder voltar a ouvir, ou ouvir melhor.
A fonoaudióloga Regina Tangerino explica mais sobre autoadvocacia, para que você possa ensinar o seu filho a praticá-la!
Paula Pfeifer dá uma aula introdutória sobre Capacitismo - você sabe o que é isso e por que deve lutar por um futuro anticapacitista?
A psicóloga Carla Rigamonti responde à todas as perguntas feitas pelos pais de #surdosqueouvem da primeira turma do curso online.
A psicóloga Carla Rigamonti responde à todas as perguntas feitas pelos pais de #surdosqueouvem da primeira turma do curso online.
A fonoaudióloga Sandra Giorgi Santanna tenta responder à pergunta número 1 dos pais de crianças surdas: será que meu filho vai falar?
A fonoaudióloga Monica Campello responde às dúvidas dos pais da primeira turma do curso sobre vários assuntos
A fonoaudióloga Monica Campello responde às dúvidas dos pais da primeira turma do curso sobre vários assuntos
Dr. Luciano Moreira responde às dúvidas dos pais da primeira turma do curso a respeito de implante coclear
Dr. Luciano Moreira responde às dúvidas dos pais da primeira turma do curso a respeito de implante coclear
Lau Patron dá uma aula e tanto sobre a construção de um futuro anticapacitista para os nossos filhos!
Fonoaudióloga Márcia Cavadas responde às perguntas dos pais de #surdosqueouvem
Fonoaudióloga Márcia Cavadas responde às perguntas dos pais de #surdosqueouvem
Você acabou de receber o diagnóstico de perda auditiva do seu bebê ou do seu filho pequeno? Desde então, quantas vezes você já pesquisou na internet sobre isso?
Apesar de você estar desnorteado e assustado, os médicos devem ter dito que seu filho pode se beneficiar da tecnologia e da reabilitação auditiva para ouvir melhor ou voltar a ouvir!
Caso você ainda ache que “todo surdo é mudo”, “todo surdo se comunica através de língua de sinais”, ou “todo surdo estuda em escola especial”, é hora de abandonar essas ideias e conhecer todos os caminhos possíveis para o seu filho.
Para quem é recomendado o Curso Para Pais de Crianças com Perda Auditiva?
Pais que acabaram de receber o diagnóstico de perda auditiva (ou receberam há pouco tempo) do seu bebê ou criança e se sentem perdidos neste mundo novo
Pais que estão inseguros quanto a seguir o caminho da reabilitação auditiva
Pais que receberam o diagnóstico há pouco tempo mas já decidiram seguir o caminho da reabilitação auditiva
O processo para fazer um bebê ou criança com perda auditiva se ouvir melhor ou voltar a ouvir, chamado “reabilitação auditiva”, é um processo que envolve a tecnologia, idas a médicos e a especialistas, e muitas questões emocionais ligadas à auto-estima e até mesmo à vergonha.
É preciso estar cercado de especialistas e consumir muita informação. Nem todos os pais:
Têm acesso fácil à informação de qualidade
Moram nas grandes cidades
Podem pagar consultas particulares com médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos especialistas em surdez e reabilitação auditiva para sanar todas as suas dúvidas.
Você talvez nem consiga lidar emocionalmente com o diagnóstico, nem esteja conseguindo entender direito o que está acontecendo e o que você pode fazer.
Você está investindo tempo e energia indo a várias consultas e pesquisando na internet, que está repleta de informações desatualizadas sobre o assunto.
Este curso foi criado especialmente para pais de crianças com perda auditiva que estão com dificuldades:
EMOCIONAIS
Estão com dificuldade de lidar emocionalmente com o diagnóstico, sem entender direito o que está acontecendo e o que podem fazer.
DE INFORMAÇÃO
Estão gastando tempo e energia pesquisando na internet, que está repleta de informações vagas e desatualizadas sobre o assunto.
DE RECURSOS
Os recursos financeiros não são suficientes para ter acesso a um acompanhamento contínuo de profissionais especializados que possam sanar todas as dúvidas.
CONHEÇA PAULA PFEIFER E DR.LUCIANO MOREIRA
Caso você não me conheça, meu nome é Paula Pfeifer. Sou uma surda que ouve através de dois ouvidos biônicos. Sou escritora e criadora do movimento Surdos Que Ouvem. Em 2018, meu trabalho liderando a comunidade de surdos que ouvem foi premiado pelo Facebook. Tornei-me a residente da América Latina de seu programa de líderes, e tive acesso a um fundo de um milhão de dólares para promover o movimento.
Meu marido, dr. Luciano Moreira, é um otorrinolaringologista que se dedica ao tratamento da surdez.
Por sabermos o que é voltar a ouvir e conhecermos tudo o que a reabilitação auditiva é capaz de fazer por um ser humano, decidimos construir esse curso – e convidamos profissionais renomados para agregar o seu conhecimento à nossa experiência.
Quando falamos de um bebê ou criança com qualquer grau de surdez (leve, moderado, severo ou profundo), quanto mais cedo ela iniciar a reabilitação auditiva, maiores são as chances de sucesso. Hoje, a tecnologia, a medicina e a fonoaudiologia, têm recursos para fazer com que bebês e crianças com qualquer grau de perda auditiva voltem a ouvir ou passem a ouvir melhor.
Você tem receio das perguntas difíceis que seu filho fará?
Você gostaria de ser aconselhado por quem lida com crianças e adultos com perda auditiva todos os dias?
Você se sente inseguro a respeito do futuro do seu filho?
Você gostaria de ter mais ferramentas para melhor desenvolvê-lo?
Você volta dos consultórios com mais perguntas do que respostas?
Você fez a escolha pelo caminho da reabilitação auditiva para o seu filho surdo?
Se respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, saiba que este Curso Para Pais vai te ajudar a apoiar o seu filho cada vez mais e melhor.
SEJA ALUNO DO CURSO ONLINE PARA PAIS DE CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA
O curso é um guia para os pais iniciantes no mundo da perda auditiva (surdez) , indo desde o susto inicial, passando pelo entendimento da surdez e suas causas, os métodos de diagnóstico e chegando às opções de tratamento.
Nosso objetivo é mostrar a vocês, pais de crianças com perda auditiva, todas as possibilidades que a tecnologia e a reabilitação auditiva oferecem, e como isso impacta o futuro e as oportunidades que elas terão.
Sobre Paula Pfeifer
Até 2013, eu não conseguia mais ouvir música, atender um telefonema ou compreender a voz humana. A prisão do silêncio me sufocava, e eu sentia muito medo de sair dela. Mas, depois que permiti que a tecnologia revolucionasse a minha vida, pude me tornar uma ativista da surdez, e ajudar milhares de pessoas a sair dessa prisão. Foi a melhor coisa que já fiz na vida.
Em 2019, venci o Facebook Community Leadership Program e tive acesso a um fundo de 1 milhão de dólares para criar e executar o projeto Surdos Que Ouvem, que levou informação de qualidade a milhões de pessoas em todo o Brasil, América Latina e Portugal. Milhares dessas pessoas se tornaram surdos que ouvem.
Lidero a maior comunidade voltada a pessoas com algum grau de surdez que são usuárias de tecnologias auditivas no Brasil – somos mais de 15.000 pessoas num grupo fechado no Facebook. Crio conteúdo sobre surdez, aparelhos auditivos e implante coclear há uma década. Escrevi dois livros – Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez – e ambos já foram traduzidos para o inglês e o espanhol.
Já dei palestras no Google, Facebook, Avon, Women of Tomorrow, WPP Stream, TEDx Talks e em inúmeras outras empresas sobre surdez e tecnologia, e milhares de pessoas acompanham meu trabalho. Ser um Surdo Que Ouve é uma realidade para milhões de pessoas no mundo inteiro, e espalhar esse conhecimento é fundamental.
Sobre Dr. Luciano Moreira
Meu interesse pela audição vem muito antes de eu ouvir falar em implante coclear ou reabilitação auditiva. O ano era 1992 e eu estava no segundo ano da faculdade de medicina. Sendo amante da música e sem mais interesses específicos dentro da área médica, os mistérios sonoros me direcionaram para a otorrinolaringologia. Foi assim que o fascínio pela audição se transformou no trabalho que venho exercendo nos últimos 23 anos.
Terminei minha graduação em medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1997 e a residência médica em Otorrinolaringologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2000, tendo no mesmo ano obtido o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela então Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Fui bolsista em Cirurgia do Ouvido e da Surdez da Fundação Georges Portmmann (Bordeaux, França) entre 2000 a 2001. E foi lá que acompanhei meus primeiros implantes cocleares.
O trabalho junto com Paula e o Projeto Surdos Que Ouvem me ajudou a abrir uma nova frente de atuação na minha missão que antes eu cumpria apenas no consultório e nas salas de cirurgia: Levar sons e audição a todos que precisam!
Professores Convidados
Dra. Marcia Cavadas, Fonoaudióloga
Dra. Mariana Guedes, Fonoaudióloga
Dra. Sandra Giorgi Santanna, Fonoaudióloga
Dra. Monica Campello, Fonoaudióloga
Dra. Regina Tangerino, Fonoaudióloga
Lau Patron, ativista da inclusão e mãe de criança com deficiência
Carla Rigamonti, Psicóloga
Cristiane Toledo Gontijo, Mãe de surdos que ouvem
Luciana Noschese Correia-Scarabeli, Assistente Social