
A primeira aula deste curso é uma descrição teórica do que é lógica de programação. Mesmo sendo um pouco mais “chatinha”, essa aula teórica é necessária para que o aluno entenda os objetivos a serem alcançados com esse treinamento.
Uma das coisas que separa programadores profissionais de amadores é o correto uso das variáveis. Por isso vamos ver esse tópico logo de início.
Para fazer um código bem feito e fácil de manter, o primeiro passo é entender bem o problema que se deve solucionar e separá-lo em partes. Quando cada uma das partes estiver resolvida, o problema total também estará resolvido.
Depois de entender bem o problema e separá-lo em partes, a etapa seguinte é colocar a solução bem separada para facilitar futuras modificações.
Aula Teórica: A estrutura de comando mais frequente nos programas de qualquer linguagem, sem dúvida é a estrutura condicional. É importante prestar muita atenção no seu uso, pois sempre estaremos usando esse comando.
Aula Prática: Agora é a hora de colocar o uso do condicional em prática. Procure fazer com calma e não se preocupe com alguma dúvida pois usaremos esse comando mais vezes.
Aula Teórica: As estruturas de repetição fazem a mágica de multiplicar o trabalho automaticamente. No começo parece estranho e é até um pouco difícil de utilizar, mas com o tempo viram uma “mão na roda” em muitas situações!
Aula Prática: Muitas vezes é nesse momento que o aluno começa a sentir um pouco de dificuldade com os códigos. Saiba que somente com o tempo e a prática, você conseguirá lidar bem com as variações de comando e com as estruturas de repetição. Pratique, não se preocupe se não entender tudo. Continue praticando ;)
Aula Teórica: Um dos “pulos do gato” na programação é conseguir deixar o seu código o mais simples possível. Evitando colocar muitas linhas de código e facilitando a manutenção. Muitas vezes o caminho é deixar uma estrutura de repetição mais genérica para aceitar mais facilmente o resto do código.
Aula Prática: Agora vamos colocar na prática essa generalização da estrutura de repetição. Mantenha a calma mesmo que o código pareça estar muito complexo. Com o passar do tempo você vai se acostumando e tudo fica mais fácil.
Aula Teórica: Estamos chegando ao final do nosso trabalho. Agora o importante é saber que aprender fazendo, às vezes significa que você vai fazer primeiro e entender depois.
Aula Prática: Essa aula prática é muito importante. É possível que você tenha que chegar ao final da aula para só depois, revendo o vídeo, entender tudo o que foi feito. Continue em frente, a prática leva à perfeição.
Aula Teórica: Última parte da planilha. Agora é só finalizar e correr para o abraço! Não esqueça, aprender fazendo é continuar em frente, mesmo com algumas dúvidas. Não se deixe “empacar”.
Aula Prática: Chegamos na nossa última aula prática. Se você terminar e não sobrar nenhuma dúvida, parabéns! E se sobrarem algumas dúvidas? Não se preocupe, programação é uma prática complexa e o tempo é necessário para fazer com que o programador ganhe segurança e autonomia no trabalho. Mas é claro, não deixe de tentar resolver suas dúvidas com o Professor ;)
Obrigado por ter chegado até aqui. Obrigado por ter confiado no Office Resolve. Queremos te ajudar ainda mais no seu aprendizado de VBA. Aproveite todos os conteúdos do nosso site https://officeresolve.com.br/
Estamos a sua disposição! Sucesso!
Este curso é destinado a pessoas que desejam iniciar no mundo da programação, mas não necessariamente sejam programadores. A ideia é habilitar as pessoas a pensar de maneira lógica e entender como se deve estruturar um código para automatizar tarefas do dia a dia.
Quantas tarefas do seu dia a dia são repetitivas e demoradas?
Saiba que essas são as tarefas mais indicadas para serem automatizadas. Quando essa tarefa é feita em uma planilha, mais ainda indicado para automatizá-la com VBA.
Que tipo de tarefas costumam entrar nessa categoria?
Ter que criar novas planilhas com dados diários ou mensais;
Resumir dados semanais ou diários de operação para extrair relatórios;
Criar resumos de dados de um sistema que não possibilita manipular esses dados;
Claro que não vamos aprender a fazer tudo isso, mas se você quer se capacitar para chegar nesse nível, deve começar pelo básico: Lógica de Programação!
Sou Roberto Sabino, trabalho há muitos anos (mais de 20) com desenvolvimento de sistema, principalmente para mercado financeiro e ao longo de todo esse tempo venho trabalhando na docência. Sou professor em diversas instituições e adoro pesquisar novas tecnologias de aprendizagem.
Lembre-se que aprender VBA ou qualquer linguagem de programação pode ser um desafio, mas vamos fazer isso da maneira mais simples possível. Iniciar bem do começo, evoluir passo por passo e sempre deixar um caminho para aprimoramento do estudo será uma constante em nossos conteúdos.
Depois de tanto tempo e depois de ensinar a tantas pessoas, posso garantir que a força de vontade pode sobrepassar qualquer dificuldade inicial.
Um abraços e ótimos estudos.