Udemy

Investigue gastos públicos com a Lei de Acesso à Informação

Como usar portais de transparência e a Lei de Acesso à Informação para acessar dados de qualquer serviço público
Free tutorial
Rating: 4.5 out of 5 (6 ratings)
120 students
1hr 18min of on-demand video
Portuguese
Portuguese [Auto]

Usar a Lei de Acesso à Informação para conseguir documentos e dados inéditos
Obter dados sobre gasto de dinheiro público no Portal da Transparência
Pesquisar nomes de políticos, autoridades públicas, empresas e outros em busca de ligações com o poder público
Diferentes formas de analisar os dados públicos: consultas, dashboards e em planilha
Abrir recursos e reclamações quando os órgãos públicos não respondem como esperado

Requirements

  • Não é necessário ter qualquer experiência prévia.

Description

Duas ferramentas poderosas permitem hoje que qualquer pessoa possa buscar informações sobre gastos públicos e sobre aqueles responsáveis por decidir como esse recurso é usado. Uma delas é o Portal de Transparência. A outra é a Lei de Acesso à Informação.

Esses dispositivos permitem que qualquer pessoa verifique salários de servidores públicos, orçamento de ministérios e autarquias, verifique o andamento de políticas e muito mais. Também permite que qualquer pessoa envie perguntas - e tenha uma resposta garantida por lei - a qualquer órgão do Estado brasileiro. Dá até para enviar questionamentos à Presidência da República.

Por mais que estejam disponíveis à toda sociedade, há uma série de estratégias que facilitam o acesso a essas informações.

Este curso é uma introdução ao tema e é dedicado especialmente a profissionais e estudantes que precisam de dados e documentos públicos, seja para uma pesquisa na universidade, trabalho no escritório ou mesmo uma demanda do cotidiano, como saber mais informações do funcionamento de posto de saúde ou escola pública do seu bairro.

Vamos falar detalhamente sobre como usar esse direito de forma prática, com exemplos reais e estratégias para encontrar o que precisamos.

Eu sou jornalista, trabalho há mais de uma década em alguns dos principais meios de comunicação no Brasil e há mais de cinco anos treino outros jornalistas, pesquisadores e pessoas interessadas em monitorar o que o poder público faz com dados e documentos públicos.

Você não precisa ter nenhuma experiência prévia para assistir aos vídeos.

Who this course is for:

  • Profissionais e estudantes de comunicação
  • Jornalistas
  • Profissionais do Direito
  • Servidores públicos
  • Pesquisadores em políticas públicas
  • Assessores parlamentares
  • Ativistas

Instructor

Luiz Fernando Toledo
  • 4.5 Instructor Rating
  • 6 Reviews
  • 120 Students
  • 1 Course

Luiz Fernando Toledo é jornalista com mais de 10 anos de experiência em veículos de comunicação, como Estadão, CNN, Globo, UOL, BBC e Revista Piauí, além de ter sido o primeiro editor brasileiro de um dos maiores consórcios de jornalismo investigativo do mundo, a OCCRP.

Suas reportagens já colaboraram, concretamente, para economia de milhões em dinheiro público, abertura de investigações e aplicação de sanções diversas contra pessoas e empresas.

É repórter da BBC em Londres e pesquisador no Departamento de Política e Estudos Internacionais (POLIS) da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

É instrutor de alguns dos principais trainees de jornalismo do Brasil, do Estadão e da Folha de São Paulo. Já treinou mais de 2 mil profissionais e estudantes em cursos online ou presenciais, universidades, empresas e congressos no Brasil e no exterior.

É fundador da consultoria Data Fixers, de obtenção e análise de dados públicos, com parceiros em diversas redações brasileiras, no exterior e organizações do terceiro setor. Este projeto foi criado com financiamento integral das universidades de Columbia e Stanford, nos EUA.

Também foi um dos criadores da agência Fiquem Sabendo e o responsável por alguns dos projetos de maior impacto da organização, como a abertura dos dados e notas fiscais do cartão corporativo de ex-presidentes brasileiros.

Fez mestrado em administração pública com bolsa integral na Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e outro em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, em Nova York.

Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por quatro anos e lá treinou centenas de jornalistas profissionais e estudantes. Hoje colabora com o projeto Cruzagrafos, da mesma organização, como instrutor e curador de dados. É um dos diretores da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Foi bolsista de diversos programas internacionais renomados (fellowships), como o da Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Brown Institute for Media Innovation (Universidades de Stanford e Columbia), Reagan-Fascell Fellowship, da National Endowment for Democracy (NED) e Emerging Media Leaders, do International Center for Journalists (ICFJ). Também recebeu a principal bolsa do programa Jornalista de Visão (Instituto Ling) para estudo no exterior, foi premiado com a bolsa Person of The Year Fellowship (POY), da Brazilian-American Chamber of Commerce e recebeu ainda diversas bolsas internacionais de reportagem, como da Fundação Gabo e da Earth Journalism Network (Internews).

Top companies trust Udemy

Get your team access to Udemy's top 27,000+ courses