Introdução ao Lean & Lean Thinking
3.5 (6 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
30 students enrolled

Introdução ao Lean & Lean Thinking

Os conceitos essenciais da filosofia de gestão Lean
3.5 (6 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
30 students enrolled
Last updated 8/2018
Portuguese
Portuguese [Auto-generated]
Current price: $30.99 Original price: $44.99 Discount: 31% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 1.5 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • O aluno deste curso terá adquirido o alicerce dos conhecimentos fundamentais do Lean, que o permitirá expandir seu horizonte de conhecimentos para qualquer variação do tema.
Requirements
  • Não é necessário ter conhecimento prévio sobre o assunto.
Description

Quando navegamos pelo mar de conhecimentos em Lean muitas vezes ficamos na dúvida por onde ir, pois existem diversos livros sobre o tema, muitas vezes com custo elevado e poucos cursos disponíveis, sempre presenciais. Mesmo assim, por onde começar?

Para ajudar nessa tarefa, preparei este treinamento on-line com os conceitos essenciais do Lean que lhe permitirão construir seu alicerce dos conhecimentos nesta filosofia de gestão, fundamentado principalmente no livro-mestre do tema que é o Lean Thinking (Mentalidade Enxuta). Sua jornada de conhecimentos em Lean acabar de começar! Bem-vindo ao Lean!

Who this course is for:
  • Líderes, gestores, executivos, agentes de mudança e qualquer profissional que deseja entender como entregar mais valor aos seus clientes e aumentar a eficiência operacional de sua empresa.
Course content
Expand all 16 lectures 01:17:42
+ Introdução e conceitos iniciais do Lean
4 lectures 10:49

Estou muito feliz e empolgado que você se inscreveu e deseja aprofundar seus conhecimentos em Lean!

Muito obrigado pelo interesse neste assunto fascinante! Espero que contribua para sua evolução pessoal e de sua organização!

Preview 01:04

Neste primeiro vídeo faço uma introdução do que é o Lean e uma visão geral do que falaremos aqui.

Preview 01:53

Neste vídeo, fazemos uma apresentação do instrutor Rodolfo Luz, seu perfil profissional, qualificações, website e LinkedIn.

Preview 01:25

Nesta aula apresento um pouco mais do contexto do Lean e seus aspectos.

Preview 06:27
+ Origens do Lean
2 lectures 12:25

Gostaria de saber a origem do termo Lean e qual sua relação com o Sistema Toyota de Produção? Afinal, são a mesma coisa? Neste vídeo conto a história desta Filosofia de Gestão até a consolidação do Lean Thinking e na Comunidade Lean.

História do Lean e Comunidade Lean
06:56

No vídeo passado contei um pouco da origem da filosofia de gestão Lean e como o ciclo PDCA foi importante para a indústria japonesa e o Sistema Toyota de Produção melhorar continuamente com o passar das décadas se tornando a “Máquina que Mudou o Mundo”.

Neste vídeo falo um pouco mais do ciclo PDCA e como um conceito originado na década de 50 está incorporado no Lean e em diversos outros modelos de gestão de qualidade, TI, engenharia e até desenvolvimento pessoal.

O ciclo PDCA de melhoria contínua
05:29
+ Lean Thinking
6 lectures 30:51

Pronto para absorver a essência do mindset Lean?  

O Lean Thinking é a essência da mentalidade Lean, consolidada em 5 princípios aplicáveis a empresas de qualquer segmento. Trata-se de uma forma de pensar (Thinking) que você e todas as pessoas da organização devem tê-lo como parte da sua plataforma de conhecimento Lean, no meio profissional e inclusive pessoal!

Você sabia que sem a correta definição de valor do cliente, tudo que produzimos pode ser Desperdício?

Muitas vezes esquecemos de praticar empatia e nos colocar no lugar do cliente e verificar o que ele realmente espera de valor dos nossos produtos e serviços. Isso deve ser uma prática diária. É disto que fala o pilar principal do Lean Thinking: Valor.

Lean Thinking - Princípio: Valor
04:59

Você sabe o quão importante é mapear o fluxo de valor de seu produto?

Aprender a enxergar de forma Lean é o que propõe o princípio Fluxo de Valor do Lean Thinking. Uma vez compreendido o Valor do cliente, deve-se mapear seu fluxo de valor, o segundo passo na mentalidade enxuta que pode expor quantidades enormes de desperdício

Lean Thinking - Princípio: Fluxo de Valor
02:57

Olá! Você sabia que trabalho parado em sua mesa é desperdício?

Sim, é verdade! Quando desenvolvemos um produto, o mesmo deve fluir na cadeia de valor de forma contínua, ou seja, sem interrupções. É disso que fala o terceiro princípio do Lean Thinking, Fluxo. O fluxo contínuo além de permitir que o produto seja desenvolvido com mais agilidade, evita principalmente que sejam gerados estoques intermediários entre etapas do processos e evita que a próxima pessoa do fluxo fique parada gerando desperdício de recurso humano.

Mas se você pensa que isso somente se restringe a somente uma linha de produção está enganado!

Um trabalho em andamento (Work in Progress - WIP) pode ser um produto, um chamado, um relatório, uma requisição, uma pedaço de software, um documento, uma minuta de contrato, um pedido de compra, uma requisição de viagem, um processo de contratação e estes devem fluir da mesma forma! Estoques intermediários, são os documentos parados em sua mesa aguardando você atuar neles e trabalho parado é desperdício de tempo. Estoques intermediários também são as filas, sejam elas de chamados, de requisições, de pedidos e até de gente. Sim, em um hospital o WIP são as pessoas e convenhamos, ninguém quer ficar muito tempo sentado esperando em uma fila ou sala de espera quando se necessita de atendimento, não é mesmo? O próprio nome já diz, sala de espera, ou sala de desperdício de tempo, para o paciente (cliente) e para o hospital (empresa). Portanto, o fluxo contínuo é extremamente importante para empresas de qualquer segmento!

Lean Thinking - Princípio: Fluxo
04:20

Normalmente, você produz mais do que o cliente quer?

O sistema puxado, ou produção baseada na puxada, fala de não se produzir em demasia (superprodução) gerando estoques que são caros de ser mantidos e gerenciados. Mas fala também de não se produzir um produto com características adicionais não solicitadas pelo cliente (superprocessamento), gerando o famoso "gold plating". Apesar de haver uma boa intenção, fazer mais do que o cliente pediu pode acabar não gerando a reação esperada. Ele pode acabar não gostando ou simplesmente ignorando o trabalho extra desenvolvido, afinal ele não solicitou aquilo e nos melhores casos, você terá desperdiçado tempo e recursos fazendo algo que o cliente não pediu.
Portanto, em ambos os casos, produza exatamente o cliente pedir e se ele pedir. É disso que fala o quarto princípio do Lean Thinking, Puxar.

Lean Thinking - Princípio: Puxar
03:43

Você sabe a diferença de Kaikaku e Kaizen e qual sua relação com o princípio "Perfeição"?

No vídeo de hoje, falaremos sobre a importância de praticar a melhoria contínua do nosso processo e você vai entender um do principais pilares do Lean e do Sistema Toyota de Produção, que é “Perfeição”, quinto e último princípio do Lean Thinking.

Lean Thinking - Princípio: Perfeição
05:12

Pronto para adotar o Lean Thinking como mindset?

Neste vídeo, faremos uma síntese e conclusão do tema Lean Thinking, mostrando como os 5 princípios interagem entre si e como formam este mindset poderoso, que pode ser aplicado a qualquer área de atuação inclusive no seu meio pessoal.

Lean Thinking - Conclusão: Como os princípios interagem entre si
09:40
+ Conceitos Lean e Encerramento
4 lectures 23:37

Você consegue afirmar se a atividade que você está fazendo agora, agrega valor ao cliente?

Uma vez compreendido o que é Valor para o cliente, conseguimos identificar quais atividades fazem ou não do fluxo de valor e categorizá-las na óptica do Lean. Isso permite já mapear quais são as pistas de possíveis atividades que podemos reduzir ou eliminar, pois se não agregam valor, já são indícios de desperdício de tempo e recursos.

Neste vídeo, apresentarei os três tipos de atividades conforme a óptica de Valor do Lean.

Conceitos Lean - Classificação de Atividades
05:12

Você sabe o que é Muda, Mura e Muri?

Agora que você já sabe classificar as atividades que não agregam valor ao cliente, compreendemos que estas atividades podem vistas como desperdícios, de tempo e de recursos. Em japonês, este tipo de desperdício chama-se Muda.

Contudo, mesmo em casos em que as atividades agregam valor ao cliente, podemos encontrar inconstâncias, variações e sobrecargas em determinados pontos do fluxo de valor que também são indícios de desperdícios de recursos, para isso o Lean classifica estes desperdícios em outras duas categorias: Mura e Muri.

Explicarei sobre cada um dos tipos de desperdícios no vídeo de hoje. É muito importante conhecer esta classificação para que possamos ter estes critérios bem claros se objetivamos ter processos mais enxutos e livres de desperdício.

Conceitos Lean - Tipos de Desperdícios
04:40

Você viu Tim Woods!?

TIM WOODS é a sigla em inglês para cada um dos 8 desperdícios que devemos caçar e eliminar na nossa jornada Lean. Neste vídeo apresento quais são os 8 tipos de desperdícios que derivam da classificação Muda, Muri e Mura apresentada na última aula, com exemplos práticos para que você conheça bem os tipos de desperdícios sob esta classificação. Sabendo identificar e eliminar estes malfeitores, seus processos se tornarão mais enxutos e livres dos desperdícios a recompensa financeira é só um dos benefícios.

Conceitos Lean - Os 8 desperdícios TIM WOODS
12:24

Agora você detém o alicerce do conhecimento Lean!

Com este vídeo encerramos este curso de Introdução ao Lean & Lean Thinking. Gostaria de parabenizar você por ter iniciado sua jornada de conhecimentos e me sinto honrado por ter contribuído para você construir sua base da filosofia de gestão que é o Lean Thinking e seus conceitos.

Muitas vezes vamos direto às ferramentas, pois temos sede de realizar mudanças rápidas, mas se não compreendermos o mindset por trás das ferramentas, só conseguimos aproveitar somente uma pequena parcela de seu verdadeiro potencial. Muitas vezes uma aplicação pura de ferramentas não é perene e não se sustenta sem compreensão da mentalidade Lean (Mindset + Toolset).  

Portanto, se você chegou até aqui está pronto para abraçar as variações do Lean, como Lean Startup, Lean IT, Lean Office, Lean Manufacturing, Lean Software Development, Lean Six Sigma, Lean para Saúde, etc. Assim como, as diversas ferramentas Lean existentes como A3, Mapeamento de Fluxo de Valor, Gestão Visual, Kanban, Hoshin Kanri, etc.

Agora lhe convido para acessar meu site www.rodolfoluz.net, conferir meus artigos, se inscrever para receber em primeira mão as próximas novidades e conhecer meus treinamentos presenciais.

Obrigado! Aquele abraço!

Conclusão e encerramento do curso
01:21